Guia da Semana

O jazz é um ritmo que consegue contagiar por onde passa com seus acordes inusitados e composições dançantes. O estilo, que ganhou força em New Orleans, é uma mistura de sons africanos com a música europeia e que deu origem à vertentes como o blues e swing.

No Brasil, o estilo chegou através de músicos brasileiros, inspirados nos americanos, para montar suas bandas e ser atração principal de várias casas noturnas. Por já estar solidificado e consagrado por aqui, há bons lugares para curtir jazz em São Paulo.

Confira uma lista certeira de bares e restaurantes para escutar jazz na cidade e apreciar o estilo que agrada tantos públicos:

Jazz B


Foto: Reprodução/Instagram @jazzbclub | Reprodução/Instagram @jazzbclub

A casa Jazz B oferece mesas e arquibancadas para o público que vai curtir os shows ou apenas aproveitar o ambiente. O cardápio vai de pratos até bebidas variadas que inclui ótimos drinks. E ah, não tem horário ruim para visitar o Jazz B, pode ser para degustar um almoço com menu executivo, beber e petiscar no happy hour ou assistir às bandas que se apresentam por lá. O jazz está sempre presente, seja ao vivo ou nas caixas de som.

Endereço: Rua Gen. Jardim, 43 - República
Telefone: 3257-4290

Jazz nos Fundos


Foto: Reprodução/Instagram @jazznosfundos | Reprodução/Instagram @jazznosfundos

Com dois ambientes e localizado no Centro Cultural de Música Instrumental, o Jazz Nos Fundos recebe apresentações de terça a sábado em horários diversos. Uma das salas é voltada para o jazz e música com instrumentos, além de algumas mesas. O público pode assistir aos shows do bar petiscando e bebendo boas cervejas. A outra sala, a "Sala do Autor", é mais reservada e o objetivo é conseguir ver uma apresentação em silêncio.

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742 - Pinheiros
Telefone: 3083-5975

Madeleine Bar


Foto: Reprodução/Facebook Madeleine Bar | Reprodução/Facebook Madeleine Bar

Cheio de charme, o clube de jazz Madeleine Bar fica na Vila Madalena e reserva sossego para quem não gosta de muito agito. Com shows durante todo o mês, o cardápio criativo da casa e o ambiente à meia luz são dois pontos fortes. Uma ótima pedida é um programa a dois por lá.

Endereço: R. Aspicuelta, 201 - Vila Madalena
Telefone: 2936-0616

Jazz Restô & Burgers


Foto: Reprodução/Instagram @jazzrestaurante | Reprodução/Instagram @jazzrestaurante

O Jazz Restô & Burgers é uma casa especializada em comidinhas informais e música ao vivo. O som que circula pelos seus ambientes é o jazz e a agenda de shows é semanal. Por ser um espaço descontraído, o programa é ideal para quem está afim de escutar o estilo em um local despojado e que foge um pouco do padrão das casas de jazz tradicionais.

Endereço: Rua Vergueiro, 2080 - Vila Mariana
Telefone: 2369-1453

TonTon Jazz


Foto: Reprodução/Facebook Ton Ton Jazz

Há 18 anos na ativa em Moema, o TonTon Jazz investe em um ambiente confortável e totalmente inspirado no estilo do jazz para atrair seu público. As paredes são decoradas com fotos de grandes artistas e o cardápio não deixa a desejar nas comidas e bebidas.

Endereço: Alameda dos Pamaris, 55 - Moema
Telefone: (11) 3804-0858

Le Jazz Brasserie


Foto: Reprodução/Instagram @lejazzbrasserie | Reprodução/Instagram @lejazzbrasserie

Como o próprio nome diz, o Le Jazz Brasserie respira jazz através da sua decoração e trilha sonora. O restaurante oferece em seu cardápio pratos clássicos da cozinha francesa e promete preços acessíveis. Para comer, os destaques vão de ovo mollet, cote de porc, steak tartare, carne crua servida com ovos ao clássico cassoulet.

Endereço: R. dos Pinheiros, 254 - Pinheiros
Telefone: (11) 2359-8141

Bourbon Street Music Bar


Foto: Reprodução/Facebook Bourbon Street Music Bar

Considerado um dos melhores bares com música ao vivo, o Bourbon Street Music Bar tem forte inspiração de Nova Orleans. A casa está em Moema é uma das mais famosas em São Paulo a tocar o ritmo norte-americano. A programação semanal é agitada e o local conta com apresentações diárias de blues, jazz e soul. Por lá, já passaram Ray Charles, Nina Simone, Diana Krall e Johnny Rivers.

Endereço: R. dos Chanés, 127 - Moema
Telefone: (11) 5095-6100

Bares para tomar cerveja de garrafa por menos de R$10 em São Paulo

Opções para quem quer economizar na hora de beber uma gelada

26 bares que abriram em São Paulo em 2018 para conhecer novos ares

Novos points para botecar horrores na capital paulista

12 bares de rock para conhecer em São Paulo

Shows de bandas cover, noites especiais, decoração inspirada em grandes nomes do rock e até cardápio personalizado

Por Juliane Romanini

Atualizado em 24 Out 2018.