Guia da Semana

Sabe-se que mobilidade urbana é muito mais do que uma alternativa para o transporte, é também um fator determinante para a saúde de quem mora em grandes metrópoles. Afinal, uma cidade mais sustentável, é também mais saudável.

Você está cansado(a) de perder grande parte do seu dia preso no trânsito? Se sim, talvez seja o momento de você pensar em um meio de transporte alternativo, que permita o deslocamento ativo – e, automaticamente, uma melhora do lifestyle. Nesse cenário, uma bicicleta elétrica pode te ajudar muito!

Além de te ajudar a ter uma vida mais saudável e a fugir do trânsito, a bike elétrica também vai te ajudar a economizar dinheiro – segundo um estudo da Vela, é possível economizar R$ 12 mil ao ano.

O Guia da Semana, com a ajuda da Vela, reuniu alguns benefícios da bicicleta elétrica que talvez você não sabia. Confira:


1. Escolha sustentável


Foto: Reprodução/Facebook Vela Bikes | Reprodução/Facebook Vela Bikes


Nas condições de desenvolvimento urbano que possuímos atualmente, uma cidade saudável requer menos automóveis e mais opções alternativas de transporte. A bicicleta elétrica é uma das opções que oferece um caminho mais sustentável. Segundo o estudo “Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo”, desenvolvido pelo CEBRAP e Itaú, ao pedalar você pode economizar por mês, em média, 360g de CO², além de ganhar seis horas do dia para curtir.


2. Uma vida mais saudável

Apesar da assistência do motor, a movimentação física no dia a dia traz diversos benefícios para a saúde. Muitos adeptos da bike elétrica relatam grandes alterações de qualidade de vida e autoestima ao manter uma rotina de pedaladas. E os benefícios aparecem na saúde física, mental e disposição.


3. Mudança no relacionamento com as pessoas

Muitos adeptos relatam que passaram a ter um novo olhar sob a cidade. O transporte ativo permite o relacionamento com pessoas ao longo do caminho.


4. Ganho de tempo


Foto: Reprodução/Facebook Vela Bikes


A bicicleta elétrica é uma ótima alternativa para otimizar o tempo útil do dia a dia. Afinal, optando por ela você consegue fugir do trânsito nos horários de pico, além de reduzir bastante o tempo do trajeto.


5. Conforto e praticidade

A bicicleta elétrica é uma variação da bike normal. Ou seja, você pode tanto pedalar a sua bike normalmente quanto usufruir da praticidade do motor quando quiser. Sabe aquela subida que só de olhar você já fica cansado(a)? Com a bike elétrica você escolhe se quer suar em ladeiras.

A Vela funciona a partir do sistema de pedal assistido (pedelec) e requer que o usuário pedale para o funcionamento do motor. A potência é liberada a partir de ¼ de volta no pedal e progride suavemente até a aceleração máxima. Ela possui velocidade máxima de 25 km/h, não possui acelerador e o motor tem potência máxima de 350W.


6. Economia a longo prazo

É um investimento que, como qualquer outro, trará suas recompensas a médio/longo prazo. Comparando com outros veículos, você não terá custos com combustível e impostos anuais, além das manutenções serem mais simples e econômicas também.

Foto de capa: Reprodução/Facebook Vela Bikes | Reprodução/Facebook Vela Bikes

Atualizado em 7 Nov 2019.