Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

6 benefícios da bicicleta elétrica que talvez você não saiba

Transporte ativo tem funcionamento simples, baixa manutenção e muito conforto.

Fotos: Reprodução/Facebook Vela Bikes

Sabe-se que mobilidade urbana é muito mais do que uma alternativa para o transporte, é também um fator determinante para a saúde de quem mora em grandes metrópoles. Afinal, uma cidade mais sustentável, é também mais saudável.

Você está cansado(a) de perder grande parte do seu dia preso no trânsito? Se sim, talvez seja o momento de você pensar em um meio de transporte alternativo, que permita o deslocamento ativo – e, automaticamente, uma melhora do lifestyle. Nesse cenário, uma bicicleta elétrica pode te ajudar muito!

Além de te ajudar a ter uma vida mais saudável e a fugir do trânsito, a bike elétrica também vai te ajudar a economizar dinheiro – segundo um estudo da Vela, é possível economizar R$ 12 mil ao ano.

O Guia da Semana, com a ajuda da Vela, reuniu alguns benefícios da bicicleta elétrica que talvez você não sabia. Confira:


1. Escolha sustentável


Foto: Reprodução/Facebook Vela Bikes | Reprodução/Facebook Vela Bikes


Nas condições de desenvolvimento urbano que possuímos atualmente, uma cidade saudável requer menos automóveis e mais opções alternativas de transporte. A bicicleta elétrica é uma das opções que oferece um caminho mais sustentável. Segundo o estudo “Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo”, desenvolvido pelo CEBRAP e Itaú, ao pedalar você pode economizar por mês, em média, 360g de CO², além de ganhar seis horas do dia para curtir.


2. Uma vida mais saudável

Apesar da assistência do motor, a movimentação física no dia a dia traz diversos benefícios para a saúde. Muitos adeptos da bike elétrica relatam grandes alterações de qualidade de vida e autoestima ao manter uma rotina de pedaladas. E os benefícios aparecem na saúde física, mental e disposição.


3. Mudança no relacionamento com as pessoas

Muitos adeptos relatam que passaram a ter um novo olhar sob a cidade. O transporte ativo permite o relacionamento com pessoas ao longo do caminho.


4. Ganho de tempo


Foto: Reprodução/Facebook Vela Bikes


A bicicleta elétrica é uma ótima alternativa para otimizar o tempo útil do dia a dia. Afinal, optando por ela você consegue fugir do trânsito nos horários de pico, além de reduzir bastante o tempo do trajeto.


5. Conforto e praticidade

A bicicleta elétrica é uma variação da bike normal. Ou seja, você pode tanto pedalar a sua bike normalmente quanto usufruir da praticidade do motor quando quiser. Sabe aquela subida que só de olhar você já fica cansado(a)? Com a bike elétrica você escolhe se quer suar em ladeiras.

A Vela funciona a partir do sistema de pedal assistido (pedelec) e requer que o usuário pedale para o funcionamento do motor. A potência é liberada a partir de ¼ de volta no pedal e progride suavemente até a aceleração máxima. Ela possui velocidade máxima de 25 km/h, não possui acelerador e o motor tem potência máxima de 350W.


6. Economia a longo prazo

É um investimento que, como qualquer outro, trará suas recompensas a médio/longo prazo. Comparando com outros veículos, você não terá custos com combustível e impostos anuais, além das manutenções serem mais simples e econômicas também.

Foto de capa: Reprodução/Facebook Vela Bikes | Reprodução/Facebook Vela Bikes

Atualizado em 7 Nov 2019.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade