Guia da Semana

O Bike Tour SP é um projeto que promove passeios culturais gratuitos de bicicleta em São Paulo e que já levou mais de 70 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da capital paulistana.

Impossibilitados de realizar passeios pelas ruas da cidade desde o último mês de março, seus idealizadores precisaram inovar e pensar em soluções criativas para continuar arrecadando alimentos para as instituições que o Bike Tour SP apoia. Para dar continuidade ao trabalho social, eles criaram o Bike Tour SP Virtual.

A proposta do novo projeto é guiar o participante por meio de um mapa interativo e um sistema de áudio, o AudioTour, que traz informações históricas, culturais e curiosidades sobre cada ponto visitado (em português e inglês). Para participar, basta acessar o site www.biketoursp.com.br e fazer sua doação (mínimo de R$50). Logo após a doação, será liberado o acesso aos passeios virtuais.

Para garantir a acessibilidade, está disponível também a versão em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) de cada um dos áudios para atender o público com deficiência auditiva.


Sobre o Bike Tour SP

Fundado em 2013 pelos irmãos André e Daniel Moral, o Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito formado por grupos de até 15 pessoas que pedalam acompanhados por dois monitores e com um equipamento de áudio, o AudioTour, que informa dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português e inglês.

Com seis opções de roteiros espalhados pela cidade, o Bike Tour SP empresta a bicicleta para o participante e os equipamentos de segurança. Os roteiros oferecidos passam pelo Centro Novo, Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho e Vila Madalena. Destinados a um público que vai de ciclistas urbanos até crianças, os tours utilizam, na maioria do tempo, a estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade, e podem ser realizados até por quem não pedala há algum tempo.

Por Amanda Matos

Atualizado em 1 Jun 2020.