Guia da Semana

Você sabia que é possível viajar sem sair de casa? O Uruguai, por exemplo, disponibiliza vários passeios virtuais pelo país. É possível conhecer o Museu Nacional de Artes Visuais, o Teatro Solís e até acompanhar lives no Instagram de comediantes uruguaios.

Ficou curioso(a)? Então, veja como visitar o Uruguai sem sair de casa:


► MUSEU FIGARI

Alguns museus do Uruguai proporcionam atividades online para você se aprofundar na cultura uruguaia. O Museu Figari oferece dois passeios virtuais que incluem a exposição permanente de Pedro Figari e Juan Carlos Figari Castro e a exposição “Estado de situación”, de Gerardo Mantero, que há alguns anos fazia parte do “Contactos”, um ciclo que conectava os laços entre o legado de Figari e a criação artística contemporânea. Confira aqui!


► MUSEU NACIONAL DE ARTES VISUAIS

O Museu Nacional de Artes Visuais expõe seu catálogo online completo com textos e obras de Rimer Cardillo, Pablo Uribe, Lacy Duarte e Guillermo Fernández, entre muitos outros. Além disso, é possível passear (em 3D) por seus corredores enquanto desfruta de sua coleção, que conta com obras notáveis como “La paraguaya”, de Juan Manuel Blanes, alguns estudos de Carlos Federico Sáez, filhos de Petrona Viera ou o velho catalão, de Rafael Barradas, juntamente a peças de Joaquín Torres García, Manuel Espínola Gómez, Luis A Solari. Confira aqui!


► PAISAGENS DO URUGUAI

Foto: Shutterstock

Através do canal do Youtube do Ministério do Turismo do Uruguai, você poderá ver paisagens incríveis deste país latino. Como o “Corredor de los Pájaros Pintados”, descobrindo suas cidades encantadoras; o Museu Anglo; visitar a capital, Montevidéu, e descobrir o encanto de tudo o que circunda a região metropolitana; absorver as águas do Atlântico; visitar a região leste, cheia de praias, áreas protegidas e casas antigas; ou simplesmente descobrir os segredos da gastronomia uruguaia. Confira aqui!


► RIA EM CASA

Se você já tem familiaridade com o espanhol, pode acompanhar as lives no Instagram dos comediantes uruguaios. São maratonas de stand-up e shows ao vivo de comédia tagueados pela hashtag "#ReiteEnCasa". São mais de 30 comediantes, entre eles Ernesto Muniz, Paola Bianco, Maxi da Cruz, El Ronco e Seba Almada, Andrés Bazzano e Yisela Paola.


► TEATRO SOLÍS

O Teatro Solís está com uma programação virtual imperdível para você conhecer a cultura local. O espaço oferece apresentações artísticas, conferências, palestras e documentários, de quarta a domingo, às 21h. Confira aqui!


► TRÍVIA

E que tal testar seus conhecimentos do Uruguai num jogo trívia? Este é o intuito do grupo Uruguay Alternativo, que se juntou à campanha #MeQuedoEnCasa. Teste seus conhecimentos sobre o país e ganhe prêmios importantes. Confira aqui!


► URUGUAI 360º

Foto: Ivo Antonie de Rooij / Shutterstock.com


No site Uruguai 360º você pode visitar cada pedacinho do Uruguai sem sair de casa! Através de imagens em 360º você poderá visitar as praias, pontos turísticos, parques, museus e muito mais! Confira aqui!


► ORQUESTA FILARMÓNICA

Pelo canal do Youtube da Orquesta Filarmónica você poderá ver uma variedade de concertos de várias épocas com participação de músicos conhecidos. Todas as sextas, às 21h, a grade de concertos é renovada.


► MUSEU BLANES

No site do Museu Blanes você pode conferir o catálogo de exposições passadas para ler, observar e desfrutar da cultura uruguaia. Além disso, é possível fazer um passeio virtual pelos corredores do museu. Confira aqui!

Por Lidia Capitani

Atualizado em 10 Ago 2020.