Guia da Semana

O cenário econômico atual foi afetado pela pandemia do Covid-19, impactando todos os setores, incluindo o mercado imobiliário. Porém, algumas empresas driblaram a crise e ganharam destaque. É o caso da INVEXO, imobiliária carioca focada em imóveis de luxo, que fechou exclusividade com um empreendimento da construtora Engeziler, no bairro de Botafogo: o Botafogo Xperience.

Com a crise dos últimos 5 anos, houve uma retração em todos os setores econômicos, afetando o mercado imobiliário. Essa crise foi atenuada em meados de 2019, quando o setor da Construção Civil se beneficiou com ajustes fiscais e outras medidas liberais. Em suma, essas mudanças incentivaram o lançamento de novos empreendimentos, o que reaqueceu o mercado.

Esse reaquecimento foi paralisado com o Covid-19 no começo do ano, culminando em uma nova crise econômica. No mercado imobiliário, os efeitos dessa crise tiveram seu ápice nos meses de março e abril.

Segundo João Paulo Salgueiro, sócio da INVEXO, “a chegada do Covid no mês de março estragou o bom momento que o mercado imobiliário estava passando. O vírus atrapalhou bastante a recuperação que estava acontecendo, realmente foram meses complicados. As vendas praticamente cessaram. Todo mundo estava com medo de sair de casa”.

A partir de maio a situação foi contornada com os protocolos da OMS, incentivos governamentais e avanço nas pesquisas; as pessoas adquiriram maior confiança, adotando práticas preventivas corretas em suas rotinas.

Salgueiro informa que “Desde maio, a nossa empresa retornou ao patamar dos meses antecedentes à Covid-19”.

Além disso, com a taxa Selic em baixa, os investidores estão migrando da renda fixa para o mercado imobiliário. No Brasil, os investidores em sua maioria são conservadores e investem em imóveis e na poupança.

Como diz Salgueiro, “na minha visão o mercado imobiliário já está em alta. Temos uma saída de capital da renda fixa e migração para outros investimentos. Na sua maioria a população brasileira é avessa ao mercado acionário, pois considera de alto risco. E a maioria dos brasileiros gosta do que é seguro, como poupança e imóveis. É uma tendência. A gente já percebe um fluxo da renda fixa direto para os imóveis. Logo, acredito que o mercado já está em alta. O principal motivo por não percebermos sinais mais evidentes é por causa da pandemia em vigor.”

A pandemia trouxe novos conceitos como o Novo Normal. No mercado imobiliário, ele é aplicado através de novas práticas de limpeza e prevenção, como uso de máscaras, álcool em gel 70º e outros métodos, possibilitando a reabertura de imobiliárias e também as visitas aos decorados.

A retomada de atividades teve um impacto positivo para a INVEXO, que se destaca por seus métodos pioneiros. Especializada em imóveis de luxo, conquistou a exclusividade do lançamento residencial Botafogo Xperience, da construtora Engeziler e RAF Arquitetura.

O Botafogo Xperience conta com 15 apartamentos exclusivos, com plantas atrativas e metragens generosas, divididas em “tipo” ou Garden. Todos possuem três quartos com suítes, sala, varanda, cozinha, área de serviço, incluindo opções com home office e terraço.

De acordo com Rodrigo Sambaquy, da RAF, “a intenção desejada foi criar a sensação de sair de dentro de casa para aquele espaço semi aberto para respirar... A pérgula, o gazebo de madeira no jardim... ideias clássicas de espaços da casa se fundem ao estilo contemporâneo e urbano de morar em edifícios. Um edifício para o estilo de vida das novas famílias cariocas que escolhem o tradicional bairro de Botafogo para morar.”

Contando com o trabalho inovador da INVEXO, a tradição da Engeziler e o projeto arquitetônico da RAF, o Botafogo Xperience é um lançamento que promete marcar o mercado imobiliário carioca. Conforme seu próprio slogan diz: “Viver em Botafogo é uma experiência maravilhosa. Morar no Botafogo Xperience será ainda melhor.”



#publipost

Conheça a Ilha da Gigóia, um paraíso rústico sem sair do Rio de Janeiro

Localizado há 10 minutos do Rio de Janeiro, o lugar encanta por sua simplicidade e charme

Além da capital: 10 lugares imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro

Cidades históricas, praias paradisíacas e muita natureza: conheça o melhor do Rio de Janeiro!

Atualizado em 5 Ago 2020.