Guia da Semana

Sabe aquela sensação de conhecer um destino que tem ‘cara de viagem longa e distante’? Essa é a impressão que a Ilha da Gigóia, no Rio de Janeiro, passa aos cariocas e turistas que desembarcam por lá. Localizado a cerca de 10 minutos de barco da Barra da Tijuca, o destino é a aposta certa para quem quer curtir um Rio mais bucólico e menos caótico.

Com apenas três mil habitantes e sem espaço para carros, a ilha é tomada por construções charmosas, restaurantes e lojinhas para atrair os turistas. Além disso, é roteiro certo daqueles que querem fugir do óbvio e explorar o "lado B" da Cidade Maravilhosa.

Por isso, o Guia da Semana te apresenta esse paraíso e conta o que fazer na Ilha da Gigóia:

SE PERDER POR SUAS RUELAS


Foto: Shutterstock

A Ilha da Gigóia não conta com “grandes passeios”, mas isso não significa, nem de longe, que o lugar é sem graça. Com muito verde e diversos "labirintos" formados por suas ruelas, o local permite que o turistas caminhe sem pressa para descobrir cantinhos novos.

Por não entrar carros, as vias ficam livres para ser exploradas, fato que deixa tudo ainda melhor, principalmente nas noites quentes do Rio de Janeiro. Caminhar, fazer compras e encontrar um bom restaurante é a pedida certa.

IR EM SEUS BARES E RESTAURANTES


Foto: Shutterstock

A atração principal da Ilha são seus inúmeros estabelecimentos voltados para atender da melhor forma os visitantes. Por isso, seus decks e ruelas são tomados por bares e restaurantes com vista para o mar, que costumam oferecer desde porções despretensiosas a pratos bem servidos.

No almoço ou no jantar, esses lugares costumam ficar bem lotados - principalmente aos finais de semana. Vale a pena chegar cedo para garantir uma mesa ou tentar fazer uma reserva. Dentre os lugares mais badalados estão o Bar do Cícero, especializado em frutos do mar e com um deck com mesinhas; e o Bar do Caís, que oferece pratos com peixes e camarões por um preço mais acessível.

PASSEAR DE BARCO PELA REGIÃO


Foto: Shutterstock

Como a Ilha é pequena – em cerca de 20 minutos se conhece tudo –, a dica é aproveitar para passear de barco pela região e conhecer as outras ilhotas próximas a Gigóia. O passeio é constantemente oferecido pelos barqueiros, sendo possível negociar um preço mais acessível.

É em uma dessas voltas que está o Sports 360, espécie de clube para esportes aquáticos, onde é possível praticar desde kitsurf a stand up paddle. Eles oferecem um pacote day use, sendo que o acesso à piscina e áreas comuns estão inclusos.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 8 Mai 2019.