Guia da Semana

O ano de 2018 chegou nos agraciando com diversos feriados com emenda - isso mesmo, nada de cair no final de semana ou em plena quarta-feira. Mas como neste ano ainda estamos em situação de crise, fica a dúvida: o que fazer nesses feriados sem gastar muito?

Pensando nisso, selecionamos opções bacanas e econômicas para explorar São Paulo nessas datas de folga - e curtir muito sem precisar sair da cidade! Tem programação gratuita e/ou bem baratinha, saindo mais em conta do que viajar nessas datas.

1. Praticar rapel urbano no viaduto da Sumaré ou no Mirante 9 de Julho


Reprodução/Instagram @maabel1 | @_lucasmagnani

A selva de pedra possui dois espaços em que é praticado o rapel urbano: a ponte sobre a Avenida Doutor Arnaldo, conhecida como Viaduto Sumaré, e o Mirante 9 de Julho. Para se arriscar na aventura e encarar os seus medos, basta contatar uma agência especializada. Já imaginou que poderia fazer algo assim sem sair de SP? Saiba mais aqui.

2. Praticar wakeboard ou stand up paddle nas Represas


Reprodução/Instagram @biancafal | @taina_bc

Na cidade de São Paulo pode não ter praia, mas tem represa! Aliás, tem duas: a Represa Billings e a Represa de Guarapiranga. Ambas possuem empresas de aluguel de equipamentos no local, como pranchas e caiaques, oferecendo pacotes por hora de uso. A hora de aluguel custa, em média, R$ 50. Para um feriado quente em SP, nada mal hein?

3. Curtir as praias da Represa de Guarapiranga


Shutterstock

Quem disse que SP não tem praia, hein? As águas da Represa de Guarapiranga são próprias para banho, o que possibilitou a criação de 18 praias em sua orla. Entre as mais visitadas, está a Praia do Sol, que é exclusivamente para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a praia do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc. Perfeito para quem quer curtir uma praia sem sair de SP!

4. Aventurar-se nas cachoeiras do Parque da Cantareira


Reprodução/Instagram @rafaelamassih | @mary_cerqueira

Além de praia, tem cachoeira para curtir sem sair de SP também! No Parque Estadual da Cantareira, localizado na Zona Norte da capital, você pode se aventurar por diversas trilhas e entrar em contato com a natureza, já que o local preserva parte da Mata Atlântica em seu território. Na Trilha da Cachoeira você encontra três quedas d'água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. As trilhas são autoguiadas nos finais de semana e monitoradas de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 15h30.

5. Aproveitar a programação gratuita no Mirante 9 de Julho


Ariel Martini/Divulgação Mirante 9 de Julho

Essa vai para quem está procurando programação gratuita em SP! O Mirante 9 de Julho, localizado acima do túnel da Avenida 9 de Julho, ficou 76 anos sem ter nenhum uso. Hoje, depois de revitalização, é um dos espaços multiculturais mais ricos da cidade! O local é aberto para todos, das 10h às 22h (exceto segunda-feira) e oferece exposições de arte urbana, projetos culturais, exibições de cinema ao ar livre e sinal wi-fi aberto - tudo de graça. Vocês só vão pagar se quiserem consumir algo no restaurante ou no café do Mirante, e mesmo assim os preços não são absurdos!

6. Praticar esportes radicais pelo rio Capivari-Monos


Shutterstock

A Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos é uma reserva florestal de 251 km² localizada no extremo sul de São Paulo, na região de Parelheiros. Você pode até não acreditar, mas este pedaço da Mata Atlântica, rico em paraísos naturais e paisagens de tirar o fôlego, existe dentro dos limites da capital. A região é cortada pelo rio Capivari-Monos e permite a prática de esportes radicais, como water trekking (trilha pelo leito do rio), boia cross e ducking (que é como o rafting, só que num bote menor). Além disso, também é possível praticar Stand Up Paddle, tirolesa e trilhas pela mata. Para mais informações sobre reservas, clique aqui.

7. Fazer um piquenique no parque com bons drinks e bons amigos


Shutterstock

E se for para ficar em São Paulo em um feriado prolongado, que tal organizar um piquenique ao ar livre de responsa? Essa é uma boa opção para quem quer se reunir com a galera sem gastar quase nada. Em São Paulo existem parques, jardins, espaços culturais e até praias urbanas que são lugares perfeitos para esta programação, você só vai precisar de uma canga ou toalha, comidinhas, bons drinks e bons amigos! Confira nossas sugestões de 11 lugares em SP perfeitos para fazer piquenique.

8. Tirar o dia para dar um rolê pela Liberdade (e enlouquecer nas comprinhas)


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

Sabe aquele roteiro que você sempre quis fazer pela Liberdade, mas para o qual nunca achou tempo na sua rotina? Que tal pegar um dia do seu feriado e finalmente riscar esse passeio da sua lista? Para quem procura uma programação econômica, o bairro oferece muitas opções de compras a preços baixíssimos (desde produtos alimentícios orientais até bugigangas tecnológicas). Inclusive, por lá os restaurantes japoneses, chineses e coreanos tendem a ser mais em conta! Confira esses 14 lugares obrigatórios na Liberdade para quem ama a cultura oriental e se programe.

9. Curtir a programação gratuita no Red Bull Station

Reprodução/Instagram @_tamandua | @dennisrs

O Red Bull Station ocupa um edifício de 1926 tombado como patrimônio histórico, onde antigamente funcionava a subestação de energia Riachuelo, desativada em 2004. O prédio reabriu as portas em outubro de 2013, trazendo muita programação musical e cultural gratuita aos paulistanos! São cinco andares que contam com programas permanentes de residências e ocupações, além de uma cafeteria a preços acessíveis (foto), um terraço com fonte luminosa e um estúdio de música (Red Bull Studio São Paulo). Que tal aproveitar gratuitamente muita cultura e música em SP no próximo feriado?

10. Visitar o Solo Sagrado de Guarapiranga


Reprodução/Site Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Às margens da represa existe o Solo Sagrado de Guarapiranga, um ambiente único em São Paulo. Com 327.500 metros quadrados de pura natureza, com muitas áreas verdes, quedas d'água e jardins floridos, é considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação de SP. O local, que abriga um Templo Messiânico, tem datas de visitação aberta ao público e de cultos religiosos. Perfeito para dar uma pausa da rotina, se conectar com a natureza, praticar yoga e aproveitar a luz do dia, para aqueles que estão procurando uma programação mais tranquilinha para o próximo feriado.

16 rolês gratuitos ou econômicos para fazer em SP se você e seus amigos estão sem grana

Conheça a melhor parte da cidade: aquela que é gratuita ou bem baratinha! ♥

19 lugares que compensam a falta de praias na cidade de São Paulo

Você vai descobrir que, no final das contas, São Paulo não é uma cidade tão cinza assim! ♥

14 rolês noturnos que todo paulistano precisa fazer pelo menos uma vez na vida

Experimentar a sala Drive-In da Caixa Belas Artes, cantar em um karaokê da Liberdade, aproveitar um happy hour na Vila Madá e por aí vai

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 25 Jul 2018.