Guia da Semana

Se você é paulistano com orgulho e ama a sua cidade, com certeza já se deparou com a seguinte provocação: "Ah, mas em São Paulo não tem praia". Sim, é verdade, a capital paulista não é uma cidade litorânea. Mas, com toda sua diversidade e espaços urbanos diferenciados, SP consegue nos surpreender com lugares inusitados, descontraídos e com um clima praiano para colorir a selva de pedra!

Para aproveitar ao máximo o calor sem ter que sair da capital, listamos 15 lugares que compensam a falta de praias na cidade de São Paulo. Você vai descobrir que, no final das contas, SP não é uma cidade tão cinza assim!

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

1. Bar Benê


Reprodução/Facebook Bar Benê | Reprodução/Facebook Bar Benê

O descolado Bar Benê, localizado em Pinheiros, vai além do seu ambiente interno e também acomoda os clientes na pracinha anexa à construção, em cadeiras de praia e carretéis de madeira reutilizados. No cardápio você encontra cervejas, vinhos, sucos naturais e bons drinks. A decoração do local é uma atração à parte, com elementos do jazz, luzinhas penduradas e os tijolinhos à mostra decorando as paredes.

Benê Bar

Endereço: Rua Padre Garcia Velho, 158 - Pinheiros
Telefone: (11) 3628-0119

2. Lazy Park


Reprodução/Facebook Lazy Park | Reprodução/Facebook Lazy Park

Localizado na região da Mooca, o bar e restaurante Lazy Park conta com ambiente descontraído e a céu aberto. Contêineres reciclados abrigam o bar e a cozinha, e os clientes podem se acomodar em cadeiras de praia, nas sombras de árvores frondosas. O cardápio comporta comidinhas para o café da manhã, almoço e jantar, como hambúrgueres e pizzas, mas também cervejas e drinks para o happy hour, como caipirinhas e sangrias.

Lazy Park

Endereço: Rua Itabaiana, 727 - Alto da Mooca
Telefone: (11) 3729-3448

3. Lar Mar


Reprodução/Facebook LAR MAR | Reprodução/Facebook LAR MAR

O Lar Mar é um espaço em Pinheiros que mistura espaço bar, restaurante, loja de surf e ateliê. O local conta com nada mais, nada menos do que 16 toneladas de areia branca trazidas diretamente da praia, onde os clientes podem relaxar em cangas, pufes ou em cadeiras de praia. Além de contar com uma programação musical animada por DJs nos fins de semana, a casa oferece produtos de surf, moda praia e conta com um cardápio cheio de comes&bebes leves e refrescantes.

Lar Mar

Endereço: Rua João Moura, 613 - Pinheiros
Telefone: (11) 96620-6858

4. Praça Pôr do Sol


Shutterstock

A Praça Pôr do Sol, que leva esse nome pelo espetáculo que a vista proporciona ao paulistano quase todo fim de tarde, é um espaço público de São Paulo que ganhou um pouco do caráter de praia. Pessoas com cangas, cestas de piquenique e violões se reúnem no gramado para assistir ao pôr do sol em dias ensolarados e tirar boas fotos da paisagem.

Praça Pôr do Sol

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N - Alto De Pinheiros

5. Pitico

Reprodução/Instagram @piticofalafel | Reprodução/Instagram @piticofalafel

O bar Pitico, localizado próximo ao Largo da Batata, se transformou no point com clima de praia preferido dos paulistanos! Trata-se de um cantinho de verde no meio do bairro de Pinheiros, a céu aberto, estruturado por cinco contêineres reciclados e com cardápio especializado em comidinhas orgânicas. Os clientes se acomodam do jeito mais informal e confortável possível: em cadeiras de praia.

Pitico

Endereço: Rua Guaicui, 61 - Pinheiros
Telefone: (11) 3582-7365

6. Represa de Guarapiranga


Shutterstock

São Paulo pode não ter praia, mas tem represa! Localizada na Zona Sul da cidade, a Represa de Guarapiranga conta com oficialmente 18 praias em sua orla, todas públicas e próprias para banho. Entre as mais visitadas está a Praia do Sol, que é exclusivamente para banhistas, mas também existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a Praia do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc.

7. Frutaria São Paulo


Reprodução/Instagram @frutariasaopaulo | Reprodução/Instagram @frutariasaopaulo

A Frutaria São Paulo, localizada próxima ao Parque Ibirapuera, é um cantinho arborizado, com fachada toda em deck de madeira e pedra rústica, que traz o clima praiano para a Vila Nova Conceição. No cardápio, o melhor das opções saudáveis, combinando com o estilo de vida de quem se exercita ali pelo parque. Dá para mergulhar numa tigelona de açaí enquanto aproveita o dia ensolarado no deck do local!

Frutaria São Paulo

Endereço: Avenida Hélio Pellegrino, 100 - Vila Nova Conceição
Telefone: (11) 3842-5618

8. Parque do Ibirapuera


Shutterstock

O parque mais querido por todos os paulistanos não poderia ficar de fora dessa lista: com seus 1584 km² de área, o Parque do Ibirapuera é perfeito para caminhar, pedalar, correr, praticar esportes e até visitar museus e exposições culturais. Só que o amor pelo parque vai muito além disso: em dias quentes, pessoas levam suas cangas e toalhas para relaxar no gramado, apreciando a linda vista da cidade refletida no lago. Não tem praia, mas tem esse parque maravilhoso né!

Parque do Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Telefone: (11) 5574-5045

9. Casa na Praia


Reprodução/Facebook Casa na Praia | Reprodução/Facebook Casa na Praia

O bar e restaurante Casa na Praia chama a atenção por seu aspecto rústico de quiosque praiano. Localizado no bairro da Vila Mariana, o bar abriu suas portas em 2010 para trazer esse clima despojado e de verão para a Zona Sul de São Paulo. Além do ambiente todo aberto e bem tropical, a casa conta com um cardápio de culinária simples e saborosa, com muitos peixes e frutas no menu.

Casa na Praia

Endereço: Rua Doutor Amâncio De Carvalho, 329 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5082-5002

10. Peixaria Bar e Venda


Reprodução/Instagram @peixariabarevendaoficial | Reprodução/Instagram @peixariabarevendaoficial

O ambiente descontraído e charmoso de uma peixaria localizada na Vila Madalena também serve de bar e restaurante para seus clientes! Esse é o cenário do estabelecimento Peixaria Bar e Venda, que tem decoração praiana, mesas na calçada e até cadeiras de praia para acomodar os clientes. Conhecido pelos pescados fresquíssimos e pelas caipirinhas de pote, é difícil não se sentir um pouquinho mais perto da praia num ambiente como este.

Peixaria Bar e Venda

Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 112 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2589-3963

11. Bar do Beco


Reprodução/Instagram @bardobeco | Reprodução/Instagram @bardobeco

O Bar do Beco funciona como um anexo da viela mais icônica da Vila Madalena, o Beco do Batman. Instalado em uma casa, o bar conta com um ambiente bem informal, acomodando seus clientes em mesas ao ar livre do "quintal", rodeado por árvores frutíferas e paredes grafitadas. No cardápio você encontra comidinhas de piquenique, como sanduíches acompanhados por cervejas especiais e drinks.

Bar do Beco

Endereço: Rua Aspicuelta, 17 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3031-0645

12. Pirajá


Reprodução/Facebook Pirajá | Reprodução/Facebook Pirajá

Além de trazer o clima praiano para a capital, o bar Pirajá também traz o espírito carioca para o bairro paulistano! Localizado numa esquina arborizada de Pinheiros, o bar conta com mesas de madeira ao ar livre que ocupam todo o calçadão do estabelecimento, que tem suas fachadas abertas à rua. O clima é perfeito para reunir os amigos e tomar um chopp bem gelado.

Pirajá

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64 - Pinheiros
Telefone: (11) 3815-6881

13. Quintal do Espeto


Reprodução/Instagram @quintaldoespeto | Reprodução/Instagram @quintaldoespeto

O Quintal do Espeto, que conta com unidades em Moema, Alto da Lapa, Perdizes, Vila Mariana, Tatuapé e Vila Madalena, é um bar com ambiente a céu aberto especializado em espetinhos. O cliente pode escolher entre mais de 50 opções, que vão desde os salgados tradicionais até os vegetarianos e doces. O espaço conta com programação de música ao vivo (samba, sertanejo, MPB e entre outros) e a comanda é individual, portanto, sem dor de cabeça na hora de rachar a conta.

Quintal do Espeto

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

14. Pé no Parque


Reprodução/Instagram @penoparque | Reprodução/Instagram @penoparque

O restaurante Pé no Parque, situado numa agradável esquina do bairro de Moema, não tem portas nem paredes em sua fachada - e ainda conta com deck de madeira e paredes de tijolinho para tornar o ambiente mais aconchegante. O cardápio agrada os amantes de comida saudável: só opções orgânicas, com grelhados, saladas, smoothies, açaí, sucos e sorvetes.

Pé no Parque

Endereço: Rua Inhambu, 240 - Moema
Telefone: (11) 5051-3376

15. Prainha Interlagos


Reprodução/Instagram @prainha.interlagos | Reprodução/Instagram @prainha.interlagos

Entre os muitos estabelecimentos localizados na orla da Represa de Guarapiranga, existe o bar e restaurante Prainha Interlagos. Os visitantes podem se acomodar em mesas "pé na areia", situadas no terreno da represa, e aproveitar de chopes, drinks, porções apetitosas e pratos de almoço com uma bela paisagem. Aos finais de semana, o local conta com uma programação musical variada (ligue para conferir).

Chopperia Prainha

Endereço: Avenida Atlântica, 4000 - Interlagos
Telefone: (11) 5669-1658


*Fotos de capa: Reprodução/Facebook Lazy Park | Reprodução/Facebook Pitico

11 rolês para aproveitar os dias mais longos do horário de verão em São Paulo

O que você faz para curtir a sua hora a mais de sol no dia?

Do Nordeste ao Sul: confira um roteiro imperdível de praias para curtir o verão pelo Brasil

Afinal, lugares paradisíacos não faltam pelo Brasil!

Pet friendly: 18 bares e hamburguerias em SP para dar um rolê com seu cachorro

Lugares onde animais são bem-vindos, com tigela de água na faixa ou até mesmo cardápio especialmente para eles!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 29 Nov 2018.