Guia da Semana

Com as altas temperaturas do verão se aproximando, o brasileiro só quer saber de uma coisa: praia! E boas opções não faltam pelo litoral deste nosso país continental, que abriga lugares paradisíacos do Nordeste ao Sul. Seja de carro, ônibus ou avião, é sempre possível encontrar o seu "lugar ao sol" pelo Brasil!

Desbrave as mais belas orlas do país com este roteirão de praias para conhecer neste verão:

Praias mais belas do Rio de Janeiro


Shutterstock

O terceiro estado mais populoso do país é também mundialmente conhecido pelas suas belíssimas praias! Da capital, apelidada de Cidade Maravilhosa, até a Região dos Lagos, que conta com águas tão translúcidas que remetem ao Caribe, o Rio de Janeiro oferece uma variedade de paisagens paradisíacas para encantar qualquer visitante.

Deu vontade de viajar? Conheça as 10 praias mais belas e paradisíacas do litoral do Rio de Janeiro e prepare o roteiro.

Praias incríveis para conhecer em Paraty


Shutterstock

A cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, reserva muitos encantos aos seus turistas. Além de contar com praias belíssimas, de águas claras e cercadas por vegetação nativa, o local ainda conta com um charmoso Centro Histórico, que abriga construções dos séculos 18 e 19, e oferece muitas trilhas mata adentro, passeio ideal para os mais aventureiros.

Quem quer relaxar pela orla da cidade não se desaponta nem um pouco: veja 9 praias incríveis para conhecer em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e prepare para se apaixonar.

Praias paradisíacas em Florianópolis


Shutterstock

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil, é uma cidade que reúne diversos destinos paradisíacos para os turistas, principalmente durante o verão. O município é composto pela Ilha de Santa Catarina, além de abranger uma parte continental e pequenas ilhas ao seu redor. Acredite, não é à toa que o local é conhecido como Ilha da Magia!

Que tal explorar os quatro cantos da ilha com paisagens de tirar o fôlego? Aventure-se nessas 10 praias paradisíacas para conhecer em Florianópolis.

Praias imperdíveis em Ubatuba


Shutterstock

Localizada no litoral norte de São Paulo, fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro, a cidade de Ubatuba conta com algumas das mais belas praias paulistas. O local tem mais de 80% de seu território ocupado pelo Parque Estadual da Serra do Mar, sendo uma das grandes reservas de preservação da Mata Atlântica no Brasil. Sem contar que a vegetação dá um toque único à paisagem!

Que tal se aventurar na chamada "capital do surf"? Confira 15 praias que todo paulistano precisa conhecer em Ubatuba, no litoral norte de SP.

Praias paradisíacas em Ilhabela


Shutterstock

Localizada no litoral norte de São Paulo, a 135 km da capital paulista, Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos existentes no Brasil. O local possui uma das mais acidentadas paisagens da costa brasileira, formando serras, cachoeiras e praias belíssimas, que atraem muitos turistas durante o verão. E opção é o que não falta: a ilha possui 40 praias para serem aproveitadas na alta estação!

Tá pensando em visitar essa ilha no litoral de SP? A gente te ajuda elencando 13 praias paradisíacas que você precisa conhecer em Ilhabela.

Praias obrigatórias em São Sebastião


Shutterstock

O município de São Sebastião, localizado no litoral norte do estado de São Paulo, é famoso por abrigar lugares paradisíacos, de aspecto rústico e com um alto nível de preservação de belezas naturais. São 36 praias que compõem a sua orla, fora as ilhas presentes em seu litoral e que podem ser visitadas pelos turistas - a Ilhabela, por exemplo, é a mais famosa e disputada delas.

Que tal se aventurar por essa cidade litorânea? Confira 9 praias que todo paulistano precisa conhecer em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Praias mais bonitas do Guarujá


Shutterstock

Poucas pessoas sabem, mas a cidade de Guarujá, no sul do estado de São Paulo, fica localizada na Ilha de Santo Amaro, terceira maior do litoral paulista e situada a poucos metros do continente. A cidade praiana fica a apenas 90 km da capital, sendo o destino mais procurando pelos paulistanos durante o verão.

Se você está procurando um local próximo a São Paulo para passar as férias ou até mesmo fazer um bate e volta, Guarujá vai te surpreender - conheça as 11 praias mais bonitas que você encontra por lá.

Melhores praias do litoral norte de SP


Shutterstock

O litoral norte de São Paulo é conhecido por ter as praias mais rústicas, preservadas e paradisíacas de todo o Estado. De Bertioga a Ubatuba, são mais de 200 praias com paisagens que misturam vegetação nativa, rochedos, morros e um oceano de águas claras e limpas.

Para te ajudar a escolher entre os pontos mais belos da orla paulista, separamos as 10 praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo.

Melhores praias do litoral sul de SP


Shutterstock

Apesar de o litoral norte receber a fama por ter as praias mais paradisíacas, é importante reconhecer que o litoral sul de São Paulo também tem as suas belezas! As praias mais preservadas da região não perdem em nada para lugares como Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, por exemplo.

Neste verão, troque o norte pelo sul: conheça as 8 praias mais bonitas do litoral sul de São Paulo e coloque o pé na estrada.

Praias perfeitas para bate e volta (partindo de SP)


Shutterstock

Que o litoral paulista está cheio de praias paradisíacas, a gente já sabe. Mas nem todas são próximas o bastante para fazer aquele bate e volta partindo de São Paulo, né? Esse esquema de ir e voltar no mesmo dia é a melhor maneira de viajar sem gastar muito já que você elimina os custos de hospedagem logo de cara.

A boa notícia é que tem muita coisa legal pertinho de SP! Conheça 8 praias do litoral de São Paulo para fazer bate e volta e bote o pé na estrada.

Praias para bate e volta de ônibus (partindo de SP)


Shutterstock

Sol, calor e verão combinam com praia, né?! Então, nada como cair na estrada e fazer um bate e volta até o litoral de São Paulo. O melhor é que pra curtir esse passeio você nem precisa se preocupar em ter um carro, já que muitas dessas praias são facilmente visitadas por ônibus, que saem dos principais terminais rodoviários da capital - sem falar que esse é um modo mais barato de se viajar!

Sem carro? Sem problemas! Confira 8 praias do litoral de São Paulo para fazer bate e volta de ônibus e aproveite ao máximo o seu final de semana.

Praias quase desertas no litoral de SP


Shutterstock

É durante os dias mais quentes que as praias do litoral de São Paulo ficam mais lotadas! Turistas, banhistas, ambulantes e moradores disputam pelo limitado espaço na faixa de areia, numa confusão que muitas vezes dificulta este momento que deveria ser de paz e tranquilidade. Quer fugir da muvuca e da agitação? Então este roteirinho foi feito pra você!

Dá uma olhada nessas 8 praias quase desertas para conhecer no litoral de São Paulo e aproveite o silencioso som do sossego.

Praias de surfista no litoral de SP


Shutterstock

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que aproveitam a praia para relaxar e aquelas que só conseguem pensar em aproveitar as ondas para surfar! Se você se identifica mais com esse segundo tipo, você vai pirar nesse roteiro com as melhores praias próximas a São Paulo para pegar ondas e aproveitar o dia todo em cima da prancha.

Conheça as 11 melhores praias para surfar próximas a São Paulo.

Piscinas naturais próximas a São Paulo


Shutterstock

Você sabe o que são piscinas naturais? Por definição, trata-se de uma formação natural de contenção de água, seja ela doce ou salgada, que geralmente existe em praias e cachoeiras. As "bordas" das piscinas podem ser formadas por rochas, bancos de areia ou barreiras de corais, por exemplo.

Que tal aproveitar este verão para conhecer estes paraísos da natureza? Nós selecionamos 11 piscinas naturais próximas a São Paulo para te ajudar nessa missão.

Piscinas naturais pelo Brasil


Shutterstock

Rochas, bancos de areia e barreiras de corais são responsáveis por diversas piscinas naturais espalhadas pelo Brasil, formando bolsões de águas calmas e tranquilas, cenário ideal para quem quer mergulhar ou apenas relaxar mesmo. Essa retenção de água natural pode acontecer em rios, mares e cachoeiras - ou seja, em águas salgadas ou doces.

Aventure-se nessas 14 piscinas naturais de águas cristalinas para conhecer pelo Brasil e prepare-se para ficar boquiaberto.

Praias brasileiras que mais parecem piscinas


Shutterstock

Na contramão das praias de tombo, que com suas ondas fortes e mar agitado são ideias para surfistas, as praias de águas calmas são ideais para relaxar e se banhar, principalmente quando se viaja com crianças. No litoral brasileiro é possível encontrar lugares paradisíacos com essas características, onde o turista até se sente numa verdadeira piscina!

Conheça 11 praias brasileiras com águas tão calmas que mais parecem piscinas e prepare o roteirinho para o verão.

Águas tão cristalinas que nem parecem que são no Brasil


Shutterstock

Pensou em mar de águas cristalinas, pensou no Caribe (ou em outro lugar paradisíaco do exterior), certo?Errado! Apesar de muita gente não conhecer, existem diversos oásis de água azul translúcida que você pode aproveitar sem nem ter que sair do país. Você pode se surpreender com as paisagens que existem em pleno território brasileiro - você nem vai acreditar que todos esses lugares existem no Brasil!

Aproveite o verão para conhecer esses 10 lugares com água tão cristalina que você não vai acreditar que são no Brasil. Esses paraísos nos dão a certeza de que Deus, com certeza, é brasileiro!

Praias paradisíacas pelo Brasil


Shutterstock

Verão é sinônimo de sol, e sol é sinônimo de praia. Dá para discordar? Não! Mas entre tantas opções desse nosso Brasil, cheio de belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, qual praia escolher para curtir a estação mais quente do ano?

Que tal animar suas próximas férias com lugares paradisíacos e brasileiros? A gente te ajuda com essa lista de 14 praias incríveis que você precisa conhecer neste verão.

Praias de nudismo pelo Brasil


Shutterstock

Todo mundo já ouviu falar em praia de nudismo, né? São nestas praias reservadas que as pessoas praticam o naturismo, filosofia baseada no retorno ao estilo de vida mais natural possível. Porém, se engana quem pensa que nessas áreas não existem regras! Ao contrário do que muitos pensam, essa prática não tem a ver com atos de conotação sexual. O lance aqui é ter uma experiência libertadora e inesquecível!

Se você está curioso e busca se aventurar em novas experiências, confira nosso roteiro de 8 praias de nudismo para conhecer pelo Brasil. Nada melhor do que curtir uma praia ao natural, né?

12 destinos impressionantes no Brasil para morrer de amores pelo país

Cachoeiras deslumbrantes, praias paradisíacas e pequenos cantinhos que parecem a Europa

Dos modelos clássicos aos descolados: 8 marcas de biquínis que você precisa conhecer se ama praia, mar e piscina

A nova proposta da moda praia é não deixar o conforto passar batido de um jeito autêntico e descolado

12 lugares paradisíacos no Brasil para conhecer com os amigos se vocês amam acampar

Que tal trocar um hotel 5 estrelas por um hotel de 5 BILHÕES de estrelas?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 9 Nov 2018.