Guia da Semana

Em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do movimento negro e antiescravocrata. Para além da data, diversos centros culturais estão com uma programação especial. São bate-papos, exposições, mostras de cinema, workshops e até atividades para as crianças.

Sendo assim, o Guia da Semana reuniu uma programação com diversas atividades em homenagem ao mês da Consciência Negra. Confira:


► 1º OCUPAÇÃO DE CONSCIÊNCIA NEGRA

Para homenagear o mês da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, o Tietê Plaza Shopping realizará o 1º evento OcupAção – Consciência Negra, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares. A ação de celebração, que vai de 01 a 29 de novembro, contará com diversas atividades artísticas gratuitas, como exposições, feira, oficinas, performances e mais.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 1 a 29 de novembro
Onde: Tietê Plaza Shopping
Quanto: gratuito


► PROGRAMAÇÃO VIDAS NEGRAS

Em setembro, o Museu da Pessoa iniciou uma programação especial Vidas Negras. Dentre as atividades, está a exposição “Vidas Negras”, que ocorre até 9 de dezembro no Shopping Center Norte. A programação completa reúne edital para coletivos e artistas negros, mostra audiovisual, exposição virtual, série de podcast, programa educativo, lives e registro de histórias de vida.

Confira a programação completa aqui

Quando: até janeiro de 2021
Onde: Shopping Center Norte e Museu da Pessoa
Quanto: gratuito


► MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NAS OFICINAS CULTURAIS

As Oficinas Culturais oferecem diversas atividades online e gratuitas em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A programação convida o público a refletir sobre a data com bate-papos, oficinas e workshop sobre a arte, cultura e história do movimento negro.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 12 de novembro a 4 de dezembro
Onde: online
Quanto: gratuito


► 16ª EDIÇÃO DA MOSTRA INTERNACIONAL DO CINEMA NEGRO

A Mostra chega a sua 16º edição anual, mas desta vez em formato online na plataforma digital do MIS no Vimeo. O festival promove a exibição de curtas, médias e longas-metragens que realizam um esforço pela construção da imagem de afirmação positiva do afrodescendente e das minorias.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 10 a 15 de novembro
Onde: online
Quanto: gratuito


► VIRADA DA CONSCIÊNCIA 2020

De 17 a 22 de novembro, na semana da Consciência Negra no Brasil, a Universidade Zumbi dos Palmares promove a Virada da Consciência 2020. O evento será online, com mesas de debates sobre o racismo estrutural e protagonismo negro em diversas áreas. O evento também contempla a ‘Flink Sampa’, que este ano homenageia Ruth Guimarães e trata sobre literatura e cultura negra.

Quando: de 17 a 22 de novembro
Onde: online - confira aqui
Quanto: gratuito


► MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO

Ao longo do mês de novembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo traz ao público atividades educativas online e presenciais pensadas a partir do protagonismo negro na arte e cultura. Entre as atividades propostas, destacam-se a live de narração de história, um panorama virtual sobre o recorte do acervo do MAM São Paulo com foco na produção de autoria negra brasileira, e encontro online que relaciona o museu e seus públicos a partir de temas como negritude, branquitude, anticolonialismo e democracia.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 10 a 26 de novembro
Onde: online e MAM
Quanto: gratuito


► CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ONLINE NO MUSEU DO CAFÉ

Voltada ao público infantil e familiar, o conto “o que aprendemos com os griots?” usará fantoches, sons, imagens e outros elementos cênicos para ampliar o imaginário sobre o continente africano, por meio da ludicidade. A live será compartilhada pelo Youtube e promove aumentar as referências culturais africanas para seu público.

Quando: 20 de novembro
Onde: YouTube
Quanto: gratuito

Por Lidia Capitani

Atualizado em 16 Nov 2020.