Guia da Semana

Novembro chegou repleto de novidades! Os eventos presenciais estão voltando a acontecer na cidade de São Paulo, mas ainda há uma grande gama de atividades online incríveis para conferir. São festivais em homenagem ao mês da consciência negra, festivais de cinema, eventos de moda, literatura, arte e até circo.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação grátis em novembro para você curtir. Confira:


► FESTIVAL BRASIL QUE LÊ

Entre os dias 7 e 28 de novembro, o ‘Festival Brasil Que Lê’ celebra a arte, a leitura e a literatura. A programação é composta por oito lives com debates, poesias, artes e músicas evidenciando o Brasil indígena, negro, periférico, LBGTQIA+, da ciranda, do jongo, do carimbó, das bibliotecas comunitárias, dos movimentos sociais e culturais periféricos.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 7 a 28 de novembro
Onde: Facebook e YouTube
Quanto: gratuito


► FEIRA DE ORGÂNICOS LAR CENTER

A tradicional Feira de Orgânicos Lar Center do shopping na Zona Norte volta a acontecer aos domingos, partir do dia 8 de novembro. O evento está completamente de acordo com as regras de saúde e segurança e pretende resgatar a valorização de produtos dos pequenos produtores, com ampla variedade de frutas, legumes, vegetais, temperos, e muito mais.

Quando: todo o domingo, a partir de 8 de novembro - das 8h às 13h
Onde: no estacionamento do Shopping Lar Center
Quanto: gratuito


► UMA VIRADA DE CORES

O projeto “Uma Virada de Cores”, que promoveu oficinas gratuitas de graffiti para mais de 500 jovens, está de volta, mas agora em formato 100% online. Nesta nova fase, será lançado um kit educacional de graffiti, composto por oito videoaulas e um ebook interativo, que serão apresentados como uma série de arte-educação virtual. As aulas acontecerão no canal do YouTube da Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil-Colômbia (AISCE)

Quando: a partir de 12 de novembro
Onde: YouTube
Quanto: gratuito


► ARTE SEM FRONTEIRAS

A Black Brazil Art realiza de 12 de novembro (quinta) a 8 de março (segunda) o evento virtual e gratuito Arte Sem Fronteiras. Com o tema “Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino - Representações Visuais e Afetivas”, o evento apresentará exposições virtuais, performances, lives, vídeos, painéis e debates. Em 13 encontros ao longo de cinco meses serão apresentados e discutidos temas artísticos voltados à raça e gênero. Com mais de 40 convidados de oito países, o Arte Sem Fronteiras é um programa preparatório para a segunda edição da Bienal Black Brazil Art, prevista para 2021.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 12 de novembro de 2020 a 8 de março de 2021
Onde: online - Instagram, Twitter e YouTube
Quanto: gratuito


► JOÃO BOSCO – “EU MORO DENTRO DA CASCA DO MEU VIOLÃO”

O Sesc 24 de Maio apresenta a série online ‘Eu Moro Dentro da Casca do Meu Violão’ com o músico e compositor João Bosco. A série ocorre entre os dias 10 de novembro e 01 de dezembro, às terças (20h), no canal do YouTube da unidade. O cantor convida o público a recordar as memórias de suas composições acompanhadas pelo seu fiel violão.

Quando: entre 10 de novembro a 1 de dezembro
Onde: YouTube
Quanto: gratuito


► 28° FESTIVAL MIX BRASIL

O 28° Festival Mix Brasil, evento dedicado à diversidade, acontece de 11 a 22 de novembro de forma online e gratuita. Apesar disso, haverá alguns encontros presenciais com sessões de cinema no CineSesc, espetáculos teatrais no Centro Cultural da Diversidade e exposição em diversos Centros Culturais de São Paulo – seguindo os protocolos de segurança. Neste ano, serão exibidos 101 filmes de 24 países, 6 espetáculos teatrais inéditos, shows, literatura, mesas sobre temas relevantes para comunidade lgbtqia+ e mais.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 11 a 22 de novembro
Onde: online e presencial (CineSesc, Centro Cultural da Diversidade, entre outros centros culturais em São Paulo)
Quanto: gratuito


► VIRADA DA CONSCIÊNCIA 2020

De 17 a 22 de novembro, na semana da Consciência Negra no Brasil, a Universidade Zumbi dos Palmares promove a Virada da Consciência 2020. O evento será promovido via digital, com mesas de debates sobre o racismo estrutural e protagonismo negro em diversas áreas. O evento também contempla a Flink Sampa, que este ano homenageia Ruth Guimarães e trata sobre literatura e cultura negra.

Quando: de 17 a 22 de novembro
Onde: online - confira aqui
Quanto: gratuito


► GALERIA INTERATIVA NO SHOPPING FREI CANECA

A Sherwin-Williams, fabricante de tintas e vernizes, está patrocinando a Galeria Interativa criada pelo artista plástico Renato Gave, no Shopping Frei Caneca. O público pode fotografar e compartilhar cliques nos cenários, a partir de 06 de novembro. A atração oferece para o público um espaço instagramável, localizado no Piso 2, com a entrada gratuita, até o dia 30 de janeiro de 2021.

Quando: de 6 de novembro a 20 de janeiro de 2021
Onde: Shopping Frei Caneca
Quanto: gratuito


► FESTIVAL DAS MARIAS

A primeira edição no Brasil do Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino acontece entre os dias 5 e 25 de novembro no formato online com todas as atividades gratuitas. O evento se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes.

Quando: de 5 a 25 de novembro
Onde: Online - Facebook, Instagram e Youtube
Quanto: gratuito


► FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA

O 7º Festival Internacional Cinema & Transcendência acontece entre 7 e 27 de novembro, no site do festival, totalmente gratuito. Será uma sessão única diária, às 21h, com apresentação ao vivo feita por Carina Bini, produtora e curadora do festival (os filmes só estarão disponíveis no horário da sessão).

Quando: 7 a 27 de novembro
Onde: Online - confira aqui
Quanto: gratuito

DOCUMENTÁRIOS: NOS BASTIDORES DA REALIDADE

O evento é idealizado pela Jornalismo Júnior, empresa júnior e veículo de comunicação da USP, e será dividido em duas mesas. A primeira, das 15h às 17h, terá como tema ‘Entrevistas e a construção do personagem em documentário’. São convidadas para essa mesa Hugo Katsuo, Luciana Burlamaqui e Susanna Lira. Após intervalo, a segunda mesa começará às 18h. A conversa contará com Caio Castor, Renan Collier e Renato Barreiros. O tema da mesa é ‘Documentários independentes: como tirar sua ideia do papel’.

Quando: 21 de novembro, das 15 às 20h
Onde: YouTube

COMGÁS TRANSFORMA IN LIVE

Com programação diversa, a ideia do evento é que o público possa assistir às aulas-show, cozinhar em casa a receita ensinada pelo chef e, em seguida, saborear o prato assistindo a um bom show musical. Nas aulas-show, haverá a aparticipação dos chefs Olivier Anquier, Janaína Rueda, Renata Vanzetto e o chef mirim Lorenzo Ravioli. Já na parte musical, terá shows de Nando Reis e Família Lima.

Confira a programação completa aqui

Quando: 20, 21, 28 e 29 de novembro
Onde: Youtube e Facebook

PRÉ-FLIP 2020

Como parte de suas ações de promoção à cultura, a EDP realiza a FLIP + na EDP, uma programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty composta por duas mesas literárias, realizadas nos dias 18 e 20 de novembro. As mesas serão mediadas pela antropóloga Lilia Schwarcz e a ação conjunta e online terá transmissão aberta nos canais do YouTube da FLIP e da EDP.

Quando: 18 e 20 de novembro
Onde: Youtube

BLACK DAS BLACKS MAGALU

O Magalu fará, na quinta-feira, 26 de novembro, véspera de Black Friday, a segunda edição do show Black das Blacks. A Black das Blacks Magalu será comandada pela atriz Taís Araújo e pelo apresentador Luciano Huck e contará com shows de nomes como a cantora Anitta, a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, o pagodeiro Dilsinho e a sensação do forró Barões da Pisadinha. A Black das Blacks será transmitida pelo no Multishow, no Globoplay e nas redes sociais do Multishow.

Quando: 26 de novembro
Onde: Youtube e Facebook, Globoplay e Multishow

#DIADACONSCIÊNCIANEGRA: LIVE DE 24 HORAS

O projeto Caravana da Juventude Negra transmite na próxima sexta-feira (20), a partir da meia noite, a live 'Vidas Negras Importam', projeto audiovisual que tem o objetivo de informar e promover a valorização da comunidade negra no Brasil. Na transmissão especial será abordada a história envolvida na criação do Dia da Consciência Negra, a importância da data, reflexões sobre a comunidade, entrevistas com personalidades do movimento e figuras políticas.

Quando: 20 de novembro
Onde: YouTube

MUSEU FELÍCIA LEIRNER E AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO

Comemorado em 20 de novembro, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro promovem ações temáticas. Entre 16 e 22 de novembro, o público conhecerá a trajetória de personalidades negras brasileiras que atuaram em diversos âmbitos sociais e culturais. Machado de Assis, Pixanguinha, Grande Otelo e Carolina Maria de Jesus são alguns nomes que serão abordados para explicitar a representatividade e a voz negra na sociedade.

Quando: de 16 a 22 de novembro
Onde: Site

LIVES JANELA UBC

Criada pela União Brasileira de Compositores, a série de lives Janela UBC é transmitida através do perfil do Instagram da organização. De 16 a 20 de novembro, o projeto receberá essa semana, sempre às 16h, a cantora Josyara e a executiva Aline Leivas.

Quando: de 16 a 20 de novembro
Onde: Instagram

#JHSPONLINE

A Japan House São Paulo apresenta neste mês de novembro uma série de streaming de música dentro da iniciativa #JHSPONLINE. Com curadoria especial de Chico Dub, produtor cultural e pesquisador musical, a série conta inicialmente com três apresentações inéditas e exclusivas para o canal do YouTube da instituição nos dias 19 e 27 de novembro e 03 de dezembro, sempre às 20h, trazendo relevantes músicos do cenário musical nipônico: Akira Sakata, Tomoko Sauvage e Kiki Hitomi.

Quando: 19, 27 e 3 de dezembro, às 20h
Onde: YouTube

FEIRA PRETA

A Feira Preta, maior mostra afroeempreendedora da América Latina, acontece no Santana Parque Shopping de 20 a 22 de novembro. Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a feira tem como objetivo propagar a cultura afro-brasileira reunindo expositores que se destacam como empreendedores em suas áreas de atuação e apresentam desde produtos de moda e beleza até acessórios e itens de decoração.

Quando: de 20 a 22 de novembro
Onde: Santana Parque Shopping

Por Lidia Capitani

Atualizado em 17 Nov 2020.