Guia da Semana

Com o Carnaval de rua cancelado, os blocos tiveram que se adaptar à nova realidade. Por isso, a programação carnavalesca conta com diversos eventos virtuais com shows incríveis para os foliões curtirem de casa. Tem Barões da Pisadinha, Banda Eva e Diogo Nogueira, além de apresentações de blocos conhecidos como Agrada Gregos, Amigos da Onça e mais!

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 19 eventos online para curtir o Carnaval em casa. Confira:


► #CAMAROTEBRAHMAEMCASA

A Cervejaria Brahma, conhecida por seus históricos camarotes durante a folia, preparou uma programação especial para o consumidor aproveitar os dias com segurança e sem aglomeração. A partir de 13 de fevereiro, Brahma promove transmissões ao vivo com combinações únicas de artistas que nunca cantaram juntos: Zeca Pagodinho com a dupla Zé Neto & Cristiano; Matheus e Kauan com Os Barões da Pisadinha e por aí vai. A transmissão acontece no canal Multishow bem como no canal do YouTube da Multishow e dos artistas. As apresentações estão marcadas para sábado, das 20h às 22h30, e domingo, das 14h às 17h. Sabrina Sato será a responsável por comandar os shows diretamente do Sambódromo e por interagir com o público.

Quando: a partir de 13 de fevereiro
Horário: sábado, das 20h às 22h30 | domingo, das 14h às 17h
Onde: Multishow, Youtube dos artistas e do Multishow


► TROVADORES URBANOS FAZ LIVE DE CARNAVAL

O Carnaval deste ano também terá muita marchinha e Baile de Máscaras. Essa é a proposta das lives dos Trovadores Urbanos. No dia 12 de fevereiro, às 20h, acontecerá uma live gratuita pela página do grupo no Facebook e no Youtube com o tema ‘Baile de Máscaras com os Trovadores Urbanos’.

Quando: 12 de fevereiro, às 20h
Onde: Youtube e Facebook Trovadores Urbanos


► FESTIVAL MINHOQUEENS

O Festival MinhoQueens de Cultura Drag vai levar shows com as cantoras Pepita, Lia Clark, Kaya Conky e Danny Bond, DJs, performances de dança, dublagem e debate sobre a evolução da arte drag ao público de forma online e gratuita a partir do sábado de Carnaval (13). O evento vai contar com seis apresentações nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro, sendo duas lives por sábado: às 16h e às 20h, com os DJs residentes do bloco. Ao todo, serão mais de 40 atrações drag queens e transgender, sendo um debate com Rita Von Hunty, Salete Campari, Tchaka e Duda Navara e performances de dança e lypsinc.

Quando: 13, 20 e 27 de fevereiro, das 16h e às 20h
Onde: confira aqui


► CARNAVAL VIRTUAL DO MONOBLOCO

Se os foliões não podem ir às ruas, o Monobloco resolveu levar a alegria de seus desfiles para dentro de suas casas para que todos brinquem de forma segura no Carnaval 2021. O Carnaval do Monobloco começa dia 9 e se despede no dia 13 de fevereiro, com um desfile virtual que acontecerá na plataforma Cidade Alta RP. No dia 9 de fevereiro, 10 vídeos inéditos estreiam no canal do Monobloco no YouTube, gravados de forma remota. Diretores e integrantes das baterias do Monobloco gravaram temas que vinham sendo ensaiados nas oficinas de percussão do bloco.

E para ficar ainda melhor, no próximo dia 13, a partir das 20h30, o Monobloco vai animar foliões de todo o Brasil no primeiro Carnaval gamer brasileiro. O evento acontecerá na plataforma Cidade Alta RP, o maior servidor brasileiro de GTA. A plataforma contará ainda com trio elétrico, abadás, um circuito virtual de OOH, festa de abertura e encerramento, eventos, além da participação de 100 influenciadores que farão livestreaming nas principais plataformas de streaming para milhares de seguidores.

Quando: 13 de fevereiro
Onde: Plataforma Cidade Alta RPG


► CARNATINDER

O Tinder irá promover um Carnaval online hospedado no servidor Cidade Alta do GTA e contará com apresentações musicais ao vivo de Luísa Sonza, Giulia Be e o Léo Santana. Além de participar de missões interativas, prêmios especiais e ativações surpresa, os participantes também terão acesso ao Tinder dentro do jogo, e poderão usar o aplicativo para dar match com outras pessoas no evento. E para aqueles que não estão acostumados a acessar este servidor RPG do GTA, toda a ação será transmitida ao vivo no YouTube pelos canais dos headliners do festival, bem como por um esquadrão de influenciadores gamers via Twitch.

Quando: de 13 a 16 de fevereiro
Onde: Plataforma Cidade Alta do GTA


► E-CARNAVAL SULAMÉRICA

A SulAmérica promove no dia 12 de fevereiro o e-Carnaval SulAmérica. O evento acontece das 18h às 21h, com plateia virtual, diretamente do Morro da Urca, Bondinho Pão de Açúcar, onde Preta Gil vai fazer seu show e interagir com seus colegas, que também farão apresentações: Péricles participa de São Paulo; Jota Quest, de Belo Horizonte; e Bell Marques, de Salvador.

Quando: 12 de fevereiro, das 18h às 21h
Onde: Canal da SulAmérica no YouTube, canais LIKE e 500 da Claro TV, pela rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso


► MEU CARNAVAL COM BELL MARQUES

A Baía de Todos os Santos será cenário da live "Meu Carnaval", que Bell Marques transmite no seu canal do YouTube neste domingo, 14 de fevereiro. O Forte de São Marcelo será palco da transmissão, que começará às 16h, horário em que, tradicionalmente, sai o bloco Camaleão no circuito Barra-Ondina, durante o Carnaval.

Quando: 14 de fevereiro, às 16h
Onde: YouTube


► LIVE DIOGO NOGUEIRA

Diogo Nogueira faz live no dia 14/02, às 12hs, com transmissão através de seu canal do YouTube. Ele cantará enredos, sambas e marchinhas clássicos do carnaval.

Quando: 14 de fevereiro, às 12h
Onde: YouTube


► CAMAROTE SALVADOR COM VINTAGE CULTURE

No próximo dia 20 de fevereiro, às 16h, o Camarote transmitirá um show exclusivo de Vintage Culture, no canal oficial do artista no YouTube, de dentro de um veleiro em movimento, na Baía de Todos-os-Santos, um dos lugares mais emblemáticos da Bahia e do Brasil. O percurso da embarcação passa por pontos como: Farol da Barra, Porto da Barra, Gamboa, Bahia Marina e o Forte de São Marcelo.

Quando: 20 de fevereiro, às 16h
Onde: YouTube


► CÉU NA TERRA

Como acontece todo ano, o Céu na Terra vai promover a folia de sábado de Carnaval, mas dessa vez os “celestiais”, como são chamados os fãs fiéis do Bloco, vão assistir tudo de casa. Dentro da estratégia #carnaemcasa, o baile do Céu na Terra será no dia 13 de fevereiro, a partir das 19h, com transmissão pelo Canal do Céu na Terra no YouTube e Facebook.

Quando: 13 de fevereiro, às 19h
Onde: YouTube e Facebook do Céu na Terra


► AMIGOS DA ONÇA

O Amigos da Onça, que completa 10 anos em 2021, vai transportar a alegria para a Live ”Amigos da Onça e seus 10 carnavais: Folia, volto já!”, que acontece no dia 12 de fevereiro, às 21h, diretamente do Teatro Riachuelo, abrindo o 'Carnaval Online Riachuelo'.

Quando: 12 de fevereiro, às 21h
Onde: YouTube


► ÀTTOOXXÁ

Para "marcar" o show que o Àttooxxá sempre faz no Por do Sol na Praça Castro Alves, o grupo se une na live de Carnaval. No dia 14, às 17h, no perfil do Instagram - @attooxxa –, eles vão manter o ritual do por do sol ao transmitir a live do alto de um prédio na cidade baixa para que além das músicas, a vista e a vibe de Salvador e da Bahia de todos os Santos seja uma das atrações. No repertório, as clássicas músicas do Àttooxxá que deixam o público frenético, como “Elas Gostam”, “Chora Viola”, “Molinho” e “Vai Ferver”, e músicas nunca performadas ao vivo, como o single “Molhadinha”, lançado em parceria com o Parangolé, prometem animar os fãs.

Quando: 14 de fevereiro, às 17h
Onde: Instagram @attooxxa


► CARNAVAL TÁ ON

A live será no canal do YouTube do Multibloco, com direção musical de Thaís Bezerra e Lino Amorim. O evento terá participação dos cantores Ana Bispo, Xandy Carvalho, Priscila Barreto, Adriano Góes, entre outros. No dia, será lançado também o samba-enredo do Multibloco 2021, com clipe gravado com integrantes da Oficina de Percussão.

Quando: 20 de fevereiro, às 18h
Onde: YouTube


► AGRADA GREGOS

Há 6 anos o "Agrada Gregos", maior bloco LGBTQI+, vem abrindo o Carnaval com o maior desfile do sábado. Assim, no sábado e domingo de Carnaval o bloco vai transitar por São Paulo com o trio elétrico passando pelos pontos mais tradicionais de desfile de Carnaval de rua da cidade e também avenidas movimentadas, além de pontos históricos. A transmissão ao vivo do trio será feita através do Instagram do bloco (@agradagregos). O Bloco Agrada Gregos ainda fará uma "festa online" com a presença da rainha do bloco, Gretchen, na segunda-feira, às 20h. Você pode comprar o ingresso clicando aqui.

Quando: 13 e 14 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: Instagram


► BANDA EVA

No mês da festa popular mais amada pelos brasileiros, o Teatro Bradesco preparou uma programação especial para os foliões aproveitarem, de casa, o melhor do Carnaval. No dia 26 de fevereiro, no YouTube do Teatro Bradesco, às 20h, o espetáculo fica por conta da Banda Eva. O público poderá curtir “Eva”, “Me Abraça”, “Não Me Conte Os Seus Problemas”, “Não Precisa Mudar” e muito mais.

Quando: 26 de fevereiro, às 20h
Onde: YouTube


► BLOCO BANHO DE XÊRO

O artista Hans Lins gravou um show fechado para ser exibido no Canal Universitário de BH e na plataforma YouTube. O repertório reúne as canções “Prefixo de verão” (Beto Silva), “Acima do sol” (Samuel Rosa e Chico Amaral), “Di Saquê” e “Roçar teu pelo” (Hans Landim), “Beija-flor” (Xexéu e Zé Raimundo), “Eu também quero beijar” (Pepeu Gomes), “Baianidade Nagô” (Evandro Rodrigues), “Circulou” (Magary Lord, Fábio Alcântara e Leonardo Reis), “Colorir papel” (Levi Lima), “Meu Love é glitter” (Pedro Thiago e Leopoldina Azevedo), “We are the world of Carnaval” (Nizan Guanaes), “Maimbê Dandá” (Carlinhos Brown e Mateus Aleluia) e “Eva” (Umberto Tozzi).

Quando: 13 de fevereiro, às 20h”
Onde: YouTube


► FESTIVAL TÔ ME GUARDANDO

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura lançaram a programação completa do “Festival Tô Me Guardando”, iniciativa inédita que pretende apoiar as manifestações carnavalescas de São Paulo no momento em que a pandemia ainda impede a realização da maior festa de rua do mundo. A programação é composta por 380 atividades, entre instalações artísticas e lúdicas na cidade, apresentações onlines e atividades nos espaços culturais da Prefeitura, bem como apresentações nas redes sociais dos blocos e projetos. O Festival ocorre entre os dias 12 e 28 de fevereiro.

Quando: de 12 a 28 de fevereiro
Onde: confira a programação completa aqui


► GLIXARIA TÁ ON

O Bloco Glixaria está promovendo a festa virtual “Glixaria Tá On”, que vai ao ar até o dia 20 de fevereiro. Com a temática LGBTQIPA+, a festa aborda também questões como sustentabilidade, diversidade e ética. A programação contará com lives de entrevistas, discotecagens, oficina de percussão, playlists exclusivas na plataforma Spotify e vídeos no IGTV.

Quando: até dia 20 de fevereiro
Onde: Instagram


► BERÇO ELÉTRICO

O bloco carnavalesco Berço Elétrico vai promover no sábado, 13/2, a partir das 14h, uma festa virtual. Serão duas horas de apresentação com a banda do Berço Elétrico tocando ao vivo as marchinhas tradicionais, axé music, os hits infantis e dos anos 80 e 90.

Quando: 13 de fevereiro, às 14h
Onde: YouTube

Por Lidia Capitani

Atualizado em 12 Fev 2021.