Antiguidades, comidinhas, roupas, acessórios e artesanato – como toda boa capital cultural, o Rio de Janeiro não deixa a desejar quando o assunto são feirinhas de rua. É por isso que o Guia da Semana reuniu algumas das mais tradicionais feiras da cidade. Aqui, dá para se divertir gastando pouco!
Confira:
BABILÔNIA FEIRA HYPE

Reprodução/Site Oficial Babilônia Feira Hype
Criada em 1996, a Babilônia Feira Hype reúne moda, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia em um só lugar. Itinerante e sem calendário fixo, o evento leva o clima das tradicionais feiras e mercados de rua a diversos pontos do Rio - fique de olho no site e não perca a próxima!
FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO
A feira, que acontece no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, sintetiza o nordeste do país e oferece ao visitante tudo que a região dispõe, exibindo nas suas quase 700 barracas muito artesanato, comidinhas, bebidas, apresentações folclóricas e muita música regional.
Onde? Campo de São Cristóvão, s/n, São Cristóvão
Quando? Terça a quinta, 10h às 18h / sábado e domingo, 10h às 21h
FEIRA DE ANTIGUIDADES DA GÁVEA

Shutterstock
Desde 1997, a feira reúne colecionadores e curiosos que apreciam o valor e a beleza de peças antigas - tudo é coordenado pela Associação Brasileira de Antiquários (ABA). Por lá, você encontra porcelana, pratarias e expositores que fornecem para alguns dos mais badalados brechós da cidade.
Onde? Praça Santos Dumont, s/n, Gávea
Quando? Domingos, 9h30 às 16h
FEIRA HIPPIE DE IPANEMA
Tradição na zona sul, a Feira Hippie de Ipanema é considerada a maior galeria de artes e artesanato do mundo ao ar livre. Desde 1968, é o lugar ideal para encontrar produtos feitos à mão, comidinhas e até uma galeria de artistas de rua a céu aberto.
Onde? Praça General Osório, s/n, Ipanema
Quando? Domingos, 10h às 19h
FEIRA ORGÂNICA E CULTURAL DA GLÓRIA

Shutterstock
Além de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos, a freia oferece atividades culturais, como exibições de yoga e workshops sobre alimentação saudável. Também tem artesanato, gastronomia e uma roda de samba que acontece a cada quinze dias.
Onde? Rua do Russel 300, Glória
Quando? Sábados, 7h às 13h
FEIRA NOTURNA DE COPACABANA
No calçadão central da movimentada Avenida Atlântica, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves, a Feira Noturna de Copacabana reúne cerca 150 barracas, que oferecem ao visitante obras de arte, artesanato e moda. Um passeio inusitado para curtir a noite carioca!
Onde? Avenida Atlântica (Miguel Lemos x Almirante Gonçalves)
Quando? Diariamente, 18h às 01h
FEIRINHA DA GENERAL GLICÉRIO
O encontro entre a feira livre da Rua Professor Ortiz Monteiro, o Chorinho da Praça General Glicério e as barraquinhas de artesanato fazem da feirinha um dos grandes atrativos das Laranjeiras - música boa, comprinhas e boa gastronomia te esperam nas históricas ruas do bairro!
Onde? Praça de São Salvador, s/n, Laranjeiras
Quando? Domingos, 9h às 18h
FEIRA DO RIO ANTIGO

Shutterstock
Representante máxima do espírito boêmio carioca e ponto de encontro de poetas, artistas e escritores, a Rua do Lavradio recebe, no primeiro sábado de cada mês, a celebrada Feira do Rio Antigo. São barraquinhas de moda, arte e artesanato que misturam às tradicionais lojas de móveis antigos da região.
Onde? Rua do Lavradio, Lapa
Quando? Primeiro sábado do mês, 10h às 18h