Guia da Semana

Explorar São Paulo ao ar livre é um dos programas preferidos dos paulistanos, que encontram na cidade diferentes roteiros para curtir o dia e fugir dos lugares fechados. Seja para o verão, quando o calor é inevitável, ou para as tardes ensolaradas de inverno, esses endereços oferecem uma maior qualidade de vida para quem deseja aproveitar um dia diferente.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com bares, restaurantes, áreas verdes e muitos outros points onde é possível curtir São Paulo ao ar livre em qualquer época do ano:

MIRANTE 9 DE JULHO


Foto: Ariel Martini/Divulgação (via assessoria de imprensa)

De abandonado e esquecido a redescoberto, o Mirante 9 de Julho é um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante – ou seja, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade.

Um dos programas mais legais para fazer por lá é curtir uma sessão de cinema ao ar livre! A tela é abrigo para os olhos de quem quiser ver e as poltronas são a escadaria. Com uma mistura de estilos e programações temáticas que envolvem diferentes assuntos, o Mirante é um passeio e tanto para os amantes da sétima arte. Para saber quando vai rolar a próxima sessão de filme e outras atividades especiais, clique AQUI.

VISTA IBIRAPUERA


Foto: Rubens Kato/Divulgação (via assessoria de imprensa)

O complexo Vista São Paulo, em cima do MAC, reúne restaurante, bar e um café bem moderninho, sendo perfeito para um almoço, jantar ou um happy hour. Como o próprio nome do empreendimento diz, a vista é um dos pontos fortes do espaço, já que está em um dos lugares mais bonitos da cidade: em frente ao Parque Ibirapuera.

Como o local é todo de vidro, os visitantes podem apreciar o famoso parque nas enormes sacadas do espaço ou subir até o rooftop para uma vista ainda melhor.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 [ 8º andar]

PARQUE BURLE MARX


Foto: Shutterstock

Localizado na região do Panamby, o Parque Burle Marx se destaca por seu paisagismo, com jardins que englobam coqueiros e fontes artificiais. Além disso, o parque é um ótimo passeio para os amantes da natureza, por contar com trilhas e caminhos que adentram a mata fechada do local.

A vegetação do parque é constituída de espécies remanescentes da Mata Atlântica, abrigando mais de 90 espécies de animais silvestres. É a pedida certa para fugir do comum e conhecer lugares novos pela cidade.

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Parque Morumbi

LAR MAR


Foto: Reprodução/Facebook Lar Mar

O Lar Mar, localizado em Pinheiros, é um misto de bar, restaurante, loja de surf e ateliê que promete transportar os paulistanos diretamente para a praia. O local conta com 16 toneladas de areia branca trazidas diretamente do litoral, dando um autêntico clima praiano ao espaço.

Os clientes podem relaxar em cangas ou em cadeiras de praia enquanto curtem bons drinks ou, eventualmente, eventos como aulas de yoga e cinema ao ar livre.

Endereço: Rua João Moura, 613 - Pinheiros

PARQUE DA ÁGUA BRANCA


Foto: Shutterstock

Está precisando relaxar e quer um lugar bem sossegado longe do agito dos parques da capital? O Parque da Água Branca, na Zona Oeste, é a melhor opção. Ao contrário do que pensam, o lugar costuma permanecer com clima tranquilo, longe da agitação dos centros urbanos, mesmo que esteja localizado em uma grande avenida.

Por lá, é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes, coisa que dificilmente encontramos em uma cidade movimentada.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca

FEIRINHA BAR


Foto: Divulgação/Feirinha Bar (via assessoria de imprensa)

Para somar à lista de bares a céu aberto em São Paulo, o Feirinha Bar vem uma proposta diferente dos demais estabelecimentos da Vila Olímpia. Com ambiente descontraído, o empreendimento busca inspiração nas feiras de rua da cidade, simulando uma charmosa viela.

Os clientes se acomodam da maneira mais informal possível, com cadeiras de praia e bancos de madeira. O cardápio conta com drinks bem feitos, porções e cerveja gelada.

Endereço: Rua Cavazzola, 92 - Vila Olímpia

ESTHER ROOFTOP


Foto: Reprodução/Facebook Esther Rooftop

Localizado no 11° andar do Edifício Esther, primeiro prédio modernista de São Paulo, o Esther Rooftop foi inaugurado em agosto de 2016 pelos irmãos franceses Olivier e Pierre Anquier. O restaurante, que fica no topo do prédio, oferece muito além de um cardápio caprichado.

A casa oferece menus para um brunch aos domingos e um cardápio digno de um bistrot parisiense, com todos os "clássicos". Para deixar tudo ainda melhor, o cliente consegue ter uma vista privilegiada da Praça da República, um dos cartões-postais da cidade.

Endereço: Rua Basílio da Gama, 29 - República

GREENHOUSE


Foto: Divulgação/Greenhouse (via assessoria de imprensa)

A cerveja Hoegaarden criou um espaço perfeito para os amantes de chopp: a Greenhouse. O local, que fica no Largo da Batata, em Pinheiros, é um grande convite para os consumidores repensarem suas prioridades em meio ao caos da cidade e se reconectarem com a natureza.

O bar, que é único em todo o mundo, apresenta aos clientes a versão em chopp da cerveja - que também só é encontrada no estabelecimento. Para acompanhar, porções gourmet e um ambiente digno de uma vila belga.

Endereço: Rua Fernão Dias, 672 - Pinheiros

QUINTAL DO ESPETO


Foto: Divulgação/Quintal do Espeto (via assessoria de imprensa)

O Quintal do Espeto é um dos endereços mais famosos quando o assunto é comer espetinhos de qualidade. Com sete unidades espalhadas por São Paulo, todas as casas são repletas de árvores e mesinhas espalhadas pelo espaço, formando um verdadeiro quintal.

A grande variedade de opções é outro ponto positivo, já que por lá é possível encontrar desde espetinhos de brigadeiro e coxinha até cortes nobres de carne. A cerveja gelada e a música ao vivo deixam a experiência ainda melhor.

Endereço: veja a unidade mais próxima de você

PARQUE IBIRAPUERA


Foto: Shutterstock

O Parque do Ibirapuera é uma das áreas verdes mais visitadas da cidade. Parte do sucesso se dá pelo seu tamanho e pela quantidade de atrações que ele abriga: são mais de 390 acres formados por jardins coloridos, construções históricas, museus, auditórios e monumentos que lhe renderam o título de Patrimônio Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Por isso, é possível passar o dia todo passeando pelo parque.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

GALERIA 540


Foto: Reprodução/Facebook Galeria 540

O Galeria 540, em Pinheiros, combina o melhor dos mundos: galeria de arte, espaço para shows e bar em um mesmo ambiente. Idealizado com o intuito de ser um espaço colaborativo, a casa está sempre mudando, o que garante uma nova experiência a cada visita.

Cadeiras de praia espalhadas entre os contêineres criam um ambiente a céu aberto bem descontraído para quem quer reunir os amigos e beber cerveja.

Endereço: Rua Mourato Coelho, 540 - Pinheiros

CASA DAS ROSAS


Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Bem no comecinho da Avenida Paulista está a incrível Casa das Rosas, um espaço dedicado às mais diversas manifestações culturais, com enfoque em poesia e literatura. O casarão foi construído em 1935, época em que a região era ocupada por mansões dos senhores do café.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de conhecer lugares diferentes dentro de São Paulo, não pode deixar de percorrer seus jardins cheios de rosas coloridas.

Endereço: Avenida Paulista, 37 - Paraíso

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 25 Jun 2019.