Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

9 lugares imperdíveis para conhecer na região da República, no Centro de São Paulo

Do coração de SP para o seu roteirinho do final de semana!.

Fotos: Reprodução/Facebook Barouche | Reprodução/Instagram @zdelisandwiches

Localizado no coração da cidade, o bairro da República forma, juntamente com o distrito da Sé, o chamado Centro Histórico de São Paulo. Entre os prédios centenários e patrimônios históricos, como o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Palácio dos Correios e o Obelisco do Piques - monumento mais antigo da cidade -, tem muita novidade e coisa bacana para fazer por lá!

Confira 9 lugares imperdíveis para conhecer na região da República e já pode ir preparando o roteirinho do final de semana:

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

1. Z Deli Sandwich Shop


Reprodução/Instagram @zdelisandwiches | Reprodução/Instagram @zdelisandwiches

O Z Deli Sandwich Shop, lanchonete que segue o perfil das delicatessen nova-iorquinas, inaugurou uma unidade na região da República em dezembro de 2017. Apesar de manter os clássicos do cardápio, o novo endereço aposta em novidades no menu e preços mais baixos em relação às outras lojas. Entre os aperitivos, há os novos croquetes de pastrami e o Bun, um pão chinês feito no vapor com pastrami de gado wagyu, salada coleslaw, picles e maionese.

Z Deli Sandwich Shop

Endereço: Rua Bento Freitas, 314 - República
Telefone: (11) 3129-3162

2. Sesc 24 de Maio


Matheus José Maria/Reprodução Portal SESCSP | Marina Burity/Reprodução Portal SESCSP

Inaugurado em agosto de 2017 na República, o Sesc 24 de Maio conta com uma localização privilegiada: bem no coração do Centro de São Paulo. Além disso, o local conta com uma ampla e moderna infraestrutura, com teatro, espaços de convivência, comedoria, cafeteria, biblioteca, área para exposições, clínica odontológica, espaços para prática esportiva, áreas de tecnologia, arte, solário e uma piscina de 500m² na cobertura do edifício, com vista panorâmica para a cidade.

Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de maio, 109 - República
Telefone: (11) 3350-6300

3. Barouche


Reprodução/Facebook Barouche | Reprodução/Instagram @barouche.sp

Localizado no Largo do Arouche, o Barouche funciona em um espaço pequeno e aconchegante, com mesas na calçada para acomodar os seus clientes. O ambiente segue o estilo retrô, se destacando dos demais botecos da região com drinks clássicos e boas criações. O cardápio é simples, mas gostoso: tem salame do Mercadão e tábua de frios com queijo brie para beliscar entre uma bebida e outra.

Barouche

Endereço: Largo do Arouche, 103 - República
Telefone: (11) 3224-9097

4. A Casa do Porco Bar


Reprodução/Facebook A Casa do Porco Bar | Reprodução/Facebook A Casa do Porco Bar

Na Casa do Porco, localizada na região da República, o porco é o protagonista do cardápio, com pratos e entradas que exploram esse ingrediente de maneira criativa. Porcopoca (pururuca temperada com sal de especiarias), torresmo de panceta com goiabada, temaki, tartare e o curioso sushi feito de papada de porco (foto) são algumas das releituras presentes no cardápio. Comandada pelo chef Jefferson Rueda, a casa é point obrigatório para quem é fã da carne suína.

A Casa do Porco

Endereço: Rua Araújo 124 - República
Telefone: (11) 3258-2578

5. Paribar


Reprodução/Instagram @restparibar | Reprodução/Instagram @restparibar

Com mesas na calçada e uma ciclovia que passa pela fachada do bar, o Paribar é uma experiência agradável para todos os públicos no coração da cidade. Situado na Praça Dom José Gaspar, o local oferece desde drinks nostálgicos, como Caju Amigo e Rabo de Galo, até coquetéis contemporâneos com gim, tequila e saquê. Quem chega pedalando ainda pode desfrutar de um desconto de 10% no brunch, que é servido apenas aos domingos.

Paribar

Endereço: Praça Dom José Gaspar, 42 - República
Telefone: (11) 3159-0219

6. Hot Pork e a Sorveteria do Centro


Reprodução/Instagram @hot.pork | Reprodução/Instagram @hot.pork

Inaugurado em dezembro de 2017 pelo chef Jefferson Rueda, o Hot Pork é especializado no porco-quente, a versão de cachorro-quente com todos os ingredientes feitos de maneira artesanal, sem conservantes, emulsificantes e corantes. Pouco depois, nasceu a Sorveteria do Centro, empreendimento anexo que também vem com a pegada de ingredientes naturais e sem aditivos, com sorvetes cremosos servidos na casquinha.

Hot Pork e Sorveteria do Centro

Endereço: Rua Bento Freitas, 448 - Campos Elíseos
Telefone: (11) 3129-8735

7. Ramona


Reprodução/Facebook Ramona | Reprodução/Facebook Ramona

O ambiente underground do Ramona é charmoso e convidativo, com mesas ocupando a calçada da praça onde está localizado. O bar, que aposta no rock como trilha sonora, possui no cardápio coquetéis clássicos, cervejas e, eventualmente, com festas durante a noite e shows ao ar livre durante o dia.

Endereço: Avenida São Luís, 282 - República
Telefone: (11) 3258-6385

8. PlayArte Marabá


Shutterstock

Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no Centro da capital paulista. Reformado em maio de 2009, o cinema de rua foi reaberto pela PlayArte e funciona até hoje, com uma das maiores salas de cinema do Brasil, mas sem perder o charme histórico. A programação de filmes é bem diversificada - vai desde os cult até os blockbusters.

PlayArte Marabá

Endereço: Avenida Ipiranga, 757 - República
Telefone: (11) 5053-6996

9. Esther Rooftop


Reprodução/Facebook Esther Rooftop | Reprodução/Facebook Esther Rooftop

O Esther Rooftop ocupa o 11º andar do Edifício Esther, um dos prédios mais antigos do Centro da cidade. O luxuoso restaurante tem vista privilegiada da Praça da República e conta com inspiração francesa, com pratos clássicos da culinária no menu. Os irmãos Olivier e Pierre Anquier são os responsáveis pelo empreendimento, que possibilitou a entrada de visitantes ao prédio, que antes era restrita apenas a moradores.

Esther Rooftop

Endereço: Rua Basílio da Gama, 29 - República
Telefone: (11) 3256-1009

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?

Bike friendly: 11 lugares para ir de bicicleta em São Paulo

Para fugir do trânsito caótico dos carros e da lotação dos transportes públicos, a bike acaba sendo a melhor opção para o paulistano!

10 lugares incríveis que ficam no centro de São Paulo e talvez você ainda não conheça

Saiba os lugares escondidinhos - mas incríveis - do coração de SP


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Set 2018.

Mais notícias

11 eventos drive-in imperdíveis em São Paulo em agosto

Na Cidade

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade