Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

9 lugares imperdíveis para conhecer na região da República, no Centro de São Paulo

Do coração de SP para o seu roteirinho do final de semana!.

Fotos: Reprodução/Facebook Barouche | Reprodução/Instagram @zdelisandwiches

Localizado no coração da cidade, o bairro da República forma, juntamente com o distrito da Sé, o chamado Centro Histórico de São Paulo. Entre os prédios centenários e patrimônios históricos, como o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Palácio dos Correios e o Obelisco do Piques - monumento mais antigo da cidade -, tem muita novidade e coisa bacana para fazer por lá!

Confira 9 lugares imperdíveis para conhecer na região da República e já pode ir preparando o roteirinho do final de semana:
 

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
 

1. Z Deli Sandwich Shop


Reprodução/Instagram @zdelisandwiches | Reprodução/Instagram @zdelisandwiches

Z Deli Sandwich Shop, lanchonete que segue o perfil das delicatessen nova-iorquinas, inaugurou uma unidade na região da República em dezembro de 2017. Apesar de manter os clássicos do cardápio, o novo endereço aposta em novidades no menu e preços mais baixos em relação às outras lojas. Entre os aperitivos, há os novos croquetes de pastrami e o Bun, um pão chinês feito no vapor com pastrami de gado wagyu, salada coleslaw, picles e maionese.

Z Deli Sandwich Shop

Endereço: Rua Bento Freitas, 314 - República
Telefone: (11) 3129-3162
 

2. Sesc 24 de Maio


Matheus José Maria/Reprodução Portal SESCSP | Marina Burity/Reprodução Portal SESCSP

Inaugurado em agosto de 2017 na República, o Sesc 24 de Maio conta com uma localização privilegiada: bem no coração do Centro de São Paulo. Além disso, o local conta com uma ampla e moderna infraestrutura, com teatro, espaços de convivência, comedoria, cafeteria, biblioteca, área para exposições, clínica odontológica, espaços para prática esportiva, áreas de tecnologia, arte, solário e uma piscina de 500m² na cobertura do edifício, com vista panorâmica para a cidade.

Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de maio, 109 - República
Telefone: (11) 3350-6300
 

3. Barouche


Reprodução/Facebook Barouche | Reprodução/Instagram @barouche.sp

Localizado no Largo do Arouche, o Barouche funciona em um espaço pequeno e aconchegante, com mesas na calçada para acomodar os seus clientes. O ambiente segue o estilo retrô, se destacando dos demais botecos da região com drinks clássicos e boas criações. O cardápio é simples, mas gostoso: tem salame do Mercadão e tábua de frios com queijo brie para beliscar entre uma bebida e outra.

Barouche

Endereço: Largo do Arouche, 103 - República
Telefone: (11) 3224-9097
 

4. A Casa do Porco Bar


Reprodução/Facebook A Casa do Porco Bar | Reprodução/Facebook A Casa do Porco Bar

Na Casa do Porco, localizada na região da República, o porco é o protagonista do cardápio, com pratos e entradas que exploram esse ingrediente de maneira criativa. Porcopoca (pururuca temperada com sal de especiarias), torresmo de panceta com goiabada, temaki, tartare e o curioso sushi feito de papada de porco (foto) são algumas das releituras presentes no cardápio. Comandada pelo chef Jefferson Rueda, a casa é point obrigatório para quem é fã da carne suína.

A Casa do Porco

Endereço: Rua Araújo 124 - República
Telefone: (11) 3258-2578
 

5. Paribar


Reprodução/Instagram @restparibar | Reprodução/Instagram @restparibar

Com mesas na calçada e uma ciclovia que passa pela fachada do bar, o Paribar é uma experiência agradável para todos os públicos no coração da cidade. Situado na Praça Dom José Gaspar, o local oferece desde drinks nostálgicos, como Caju Amigo e Rabo de Galo, até coquetéis contemporâneos com gim, tequila e saquê. Quem chega pedalando ainda pode desfrutar de um desconto de 10% no brunch, que é servido apenas aos domingos.

Paribar

Endereço: Praça Dom José Gaspar, 42 - República
Telefone: (11) 3159-0219
 

6. Hot Pork e a Sorveteria do Centro


Reprodução/Instagram @hot.pork | Reprodução/Instagram @hot.pork

Inaugurado em dezembro de 2017 pelo chef Jefferson Rueda, o Hot Pork é especializado no porco-quente, a versão de cachorro-quente com todos os ingredientes feitos de maneira artesanal, sem conservantes, emulsificantes e corantes. Pouco depois, nasceu a Sorveteria do Centro, empreendimento anexo que também vem com a pegada de ingredientes naturais e sem aditivos, com sorvetes cremosos servidos na casquinha.

Hot Pork e Sorveteria do Centro

Endereço: Rua Bento Freitas, 448 - Campos Elíseos
Telefone: (11) 3129-8735
 

7. Ramona


Reprodução/Facebook Ramona | Reprodução/Facebook Ramona

O ambiente underground do Ramona é charmoso e convidativo, com mesas ocupando a calçada da praça onde está localizado. O bar, que aposta no rock como trilha sonora, possui no cardápio coquetéis clássicos, cervejas e, eventualmente, com festas durante a noite e shows ao ar livre durante o dia.

Endereço: Avenida São Luís, 282 - República
Telefone: (11) 3258-6385
 

8. PlayArte Marabá


Shutterstock

Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no Centro da capital paulista. Reformado em maio de 2009, o cinema de rua foi reaberto pela PlayArte e funciona até hoje, com uma das maiores salas de cinema do Brasil, mas sem perder o charme histórico. A programação de filmes é bem diversificada - vai desde os cult até os blockbusters.

PlayArte Marabá

Endereço: Avenida Ipiranga, 757 - República
Telefone: (11) 5053-6996
 

9. Esther Rooftop


Reprodução/Facebook Esther Rooftop | Reprodução/Facebook Esther Rooftop

Esther Rooftop ocupa o 11º andar do Edifício Esther, um dos prédios mais antigos do Centro da cidade. O luxuoso restaurante tem vista privilegiada da Praça da República e conta com inspiração francesa, com pratos clássicos da culinária no menu. Os irmãos Olivier e Pierre Anquier são os responsáveis pelo empreendimento, que possibilitou a entrada de visitantes ao prédio, que antes era restrita apenas a moradores.

Esther Rooftop

Endereço: Rua Basílio da Gama, 29 - República
Telefone: (11) 3256-1009
 

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?

Bike friendly: 11 lugares para ir de bicicleta em São Paulo

Para fugir do trânsito caótico dos carros e da lotação dos transportes públicos, a bike acaba sendo a melhor opção para o paulistano!

10 lugares incríveis que ficam no centro de São Paulo e talvez você ainda não conheça

Saiba os lugares escondidinhos - mas incríveis - do coração de SP


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Set 2018.

Mais notícias

Explore São Paulo: conheça o melhor da capital em 25 fotos

Na Cidade

8 lugares para aproveitar o melhor do Tatuapé

Na Cidade

Shopping de São Paulo recebe Roda-Gigante de 30 metros de altura até 26 de maio; saiba mais!

Na Cidade

O que fazer em São Paulo no feriado da Páscoa 2019

Na Cidade

Surpreenda-se: 10 lugares encantadores em São Paulo

Na Cidade

19 eventos imperdíveis que acontecem em São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019

Na Cidade