Guia da Semana

São Paulo: uma só cidade, mas tantas perspectivas diferentes! Talvez o tamanho da nossa metrópole explique como é possível reunir tanta cultura e diversidade debaixo de um só teto: a capital do estado paulista é a mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia (países que falam português) e de todo o hemisfério sul do planeta. Tá bom ou quer mais?

Para você que quer conhecer melhor cada cantinho da cidade da garoa, nós preparamos um roteiro imperdível pelos diversos bairros de São Paulo. Prontos para bater perna por aí?

Liberdade


Shutterstock | Reprodução/Instagram @emporioazuki

O bairro da Liberdade é um pedacinho do Japão na cidade de São Paulo. A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital. Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura, bugigangas tecnológicas e um novo point aos paulistanos.

Quer explorar esse bairro super tradicional? Então confira 9 lugares incríveis que você precisa conhecer na Liberdade!

Bixiga


Reprodução/Instagram @titusbar | Shutterstock

O Bixiga é uma das regiões mais tradicionais de São Paulo e símbolo da imigração italiana no Brasil. É famoso por reunir inúmeras cantinas, perfeitas para quem busca por massas artesanais e pratos fartos. Apesar de não ser oficialmente um bairro, a região corresponde à área localizada entre as ruas Major Diogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito de Bela Vista.

Dá uma olhada nesses 10 lugares que fazem do Bixiga um novo point descolado de SP e faça o seu próprio roteiro pelo bairro!

Mooca


Reprodução/Instagram @acasadochurro | Reprodução/Instagram @hotroddogmooca

A Mooca é um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo. Localizada na Zona Leste, a região é caracterizada pela imigração italiana, que influencia diretamente em sua gastronomia, e pela sua natureza industrial, com muitas fábricas, lojas e ferrovias. A verdade é que o bairro é quase que uma "nação independente" - com hino, bandeira, time de futebol e até sotaque próprio!

Confira 9 lugares incríveis que todo paulistano precisa conhecer no bairro da Mooca e seja bem-vindo(a) à Mooca, bello!

Perdizes e Pompeia


Reprodução/Instagram @mitoburger | Reprodução/Instagram @pikurruchas

Os bairros de Perdizes e Pompeia, que, de tão próximos, às vezes se misturam nos códigos postais, representam uma região mais residencial da Zona Oeste de São Paulo. Com suas ruas inclinadas e praças arborizadas, o local conta com um clima bucólico. Mas é entre as casas e os condomínios que existem vários points boêmios e gastronômicos incríveis, que precisam entrar para o seu roteiro já!

De hamburguerias a botecos e docerias, confira 14 lugares que você precisa conhecer na região de Perdizes e Pompeia e se surpreenda com estes bairros!

Vila Mariana


Reprodução/Instagram @jazzrestaurante | Reprodução/Instagram @velosobar

A cidade de São Paulo é conhecida por ter opções de lazer para todos os gostos: quem não dispensa um happy hour pode aproveitar os barzinhos da Vila Madalena, Pinheiros e Itaim Bibi. O Centro é reservado para os rolês cult. Já para os descolados, a Paulista é a região mais indicada. Mas um bairro que cada vez mais se torna um point gastronômico, cultural e boêmio é a Vila Mariana - e é por isso que você precisa conhecer alguns lugares por lá.

Confira 12 lugares imperdíveis para conhecer na Vila Mariana e aproveite o melhor dessa região.

Moema


Reprodução/Instagram @camarafria | Reprodução/Instagram @oburguer

O bairro de Moema, situado na Zona Sul de São Paulo, é conhecido por sua alta concentração de restaurantes e opções gastronômicas! Mas não é só de lugares chiques que é feita essa região nobre da cidade: têm muito rolê bacana e descolado para fazer por lá. Que tal conhecer um pouco mais desse distrito?

Confira 10 lugares diferentes e descolados em Moema e saiba como aproveitar os melhores points do bairro.

Paulista


Shutterstock

A Avenida Paulista é sinônimo de um mundo de possibilidades. De bares a lojas, boas opções de passeios não faltam na região, que fica localizada no coração dos paulistanos. O point bomba mais ainda aos domingos, em que a via mais importante de SP é fechada para carros e tomada pelo povo.

Para conferir os 11 bares mais badalados da região da Paulista, dá uma olhadinha no nosso roteiro! Agora, se você estiver numa pegada mais cult, confira 7 rolês culturais imperdíveis para fazer na Avenida Paulista.

Consolação


Shutterstock | Reprodução/Instagram @buraco

Localizada no coração de São Paulo, a Consolação é uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade. O distrito compreende parte do bairro de Vila Buarque, Cerqueira César, Higienópolis e Pacaembu, reunindo redutos intelectuais e um número considerável de patrimônios tombados. Mas nem só de história vive este bairro nobre de SP!

Confira 12 lugares imperdíveis para conhecer pela região da Consolação e aventure-se.

Augusta


Reprodução/Instagram @circushair | Reprodução/Instagram @hipokee

A noite é uma criança quando é preciso descrever a vida noturna na Rua Augusta, mas a região, que é famosa por seus bares e baladas, se tornou um roteiro divertido para todos os gostos. Pelos quarteirões que percorrem a parte dos Jardins até os últimos metros da rua sentido centro, há points gastronômicos, lojas descoladas e muito mais.

Os 11 bares mais badalados da Rua Augusta, você encontra aqui. Mas se você está procurando por um rolê mais gastronômico e cultural, dá uma olhada nesses 14 lugares que você precisa conhecer nesta icônica rua.

Centro


Reprodução/Instagram @urbecafebar | Reprodução/Facebook Drosophyla Bar

O Centro de São Paulo tem diversas preciosidades, muitas talvez você nem conheça e é por isso que a gente fez um apanhado de lugares incríveis que pode ser que você ainda não tenha escutado falar, mas deveria conhecer hoje mesmo. De bares a casas culturais e cafés, a lista é cheia de novidades que vão te agradar!

Vem conhecer um pouco mais do Centro da cidade e se aventurar nesses 10 lugares que tem tudo pra te impressionar!

República


Reprodução/Facebook Barouche | Reprodução/Instagram @zdelisandwiches

Localizado no coração da cidade, o bairro da República forma, juntamente com o distrito da Sé, o chamado Centro Histórico de São Paulo. Entre os prédios centenários e patrimônios históricos, como o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Palácio dos Correios e o Obelisco do Piques - monumento mais antigo da cidade -, tem muita novidade e coisa bacana para fazer por lá!

Confira 9 lugares imperdíveis para conhecer na região da República e já pode ir preparando o roteirinho do final de semana.

Jardins


Reprodução/Instagram @bigkahunaburgerr | Reprodução/Instagram @zdelisandwichshop

A região dos Jardins, localizada na Zona Oeste de São Paulo, é um território não-oficial que compreende as ruas de quatro bairros nobres da cidade: Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano. Além desses bairros, alguns trechos de Cerqueira César também são considerados parte da região. Apesar de ser um dos lugares mais nobres e requintados de SP, com lojas, restaurantes e serviços de luxo, por ali existem rolês para todos os bolsos e tribos!

Nós reunimos 10 lugares descolados que você vai querer conhecer na nobre região dos Jardins - confira!

Itaim Bibi


Reprodução/Facebook BREXÓ Bar & Cozinha | Reprodução/Facebook Tatu Bola

Tem como não amar o Itaim Bibi? O bairro, que se destaca como polo comercial, abrigando diversos prédios corporativos, e como point gastronômico, por reunir restaurantes renomados, também cresce cada vez mais no quesito happy hour. São diversos barzinhos para curtir com os amigos, para todos os gostos e todas as tribos, dos mais animados aos mais tranquilinhos.

Conheça os 16 melhores bares para curtir no Itaim Bibi e prepare-se para explorar a Zona Oeste de SP!

Pinheiros


Divulgação/Bar do Urso (via assessoria) | Reprodução/Facebook Z Carniceria

Se só vem a Vila Madalena na sua cabeça quando você pensa nos melhores bares de São Paulo, você tem muito o que conhecer na região vizinha! O bairro de Pinheiros, que já é conhecido por ser um polo gastronômico, cresce cada vez mais no quesito happy hour, oferecendo opções para todos os gostos e estilos.

Conheça os 12 melhores bares do bairro de Pinheiros para tomar uma gelada com os amigos.

Vila Madalena


Divulgação/Pracinha do Seu Justino (via assessoria) | Divulgação/Bar do Beco (via assessoria)

Vila Madalena: a concentração dos melhores bares e das maiores bagunças da cidade de São Paulo! Sempre bem frequentado por jovens, foliões e baladeiros, o bairro é considerado um dos lugares mais agitados (se não o mais) para você curtir o seu final de semana. Mas são tantas opções que até bate aquela dúvida: Em qual bar ir? Calma que a gente te ajuda a acertar na night!

Nós reunimos os 24 melhores e mais badalados bares da Vila Madalena para você conhecer cada um - confira!

Brooklin


Marcelo Sugano/Reprodução Facebook Bronx Comes e Bebes | Reprodução/Instagram @soulbotequim

O bairro do Brooklin, localizado na Zona Sul de São Paulo (mas administrado pelas regiões Oeste e Centro-Sul), é um dos mais nobres da cidade, reunindo grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna. É nesta região que está localizada a Ponte Estaiada, grande cartão-postal de SP, além de vias importantes, como a avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Quer conhecer um pouco mais deste bairro em expansão? Dá uma olhada nesses 7 lugares incríveis para dar um rolê pela região do Brooklin!

Morumbi


Reprodução/Facebook Pub Sports Bar - Morumbi | Reprodução/Instagram @stuntburger

Apesar de ser geograficamente localizado no Sul da capital paulista, o bairro do Morumbi faz parte da Zona Oeste de São Paulo, sendo oficialmente administrado pela Prefeitura Regional do Butantã. Conhecido por suas ruas sinuosas, parques e praças arborizadas, o distrito foi construído por famílias ricas e fazendeiras, concentrando a maior renda por habitante da cidade.

Entre os casarões antigos, os prédios modernos e as ladeiras íngremes, tem muita coisa legal para fazer por lá! Confira 9 lugares que todo paulistano precisa conhecer na região do Morumbi e descubra este bairro.

Freguesia do Ó

Gabriel Costta/Divulgação Oh Freguês (via assessoria) | Reprodução/Facebook Grelha - Burger, Breja & Comida bruta

A Freguesia do Ó carrega grande parte da história da cidade de São Paulo: o bairro é um dos mais antigos da capital, com mais de 435 anos de existência. O distrito, localizado na região noroeste de SP, preserva características antigas em suas construções, lembrando, em muitos pontos, uma nostálgica cidadezinha do interior.

Entre estabelecimentos tradicionais e novidades badaladas, tem muita coisa legal para fazer por lá! Conheça 7 lugares que valem a visita à Freguesia do Ó e surpreenda-se.

Santana


Reprodução/Instagram @oembarxador | Reprodução/Instagram @degraubar

Santana é o principal e mais antigo bairro da região da Zona Norte de São Paulo, berço do Brasil Imperial e um dos principais polos comerciais da cidade. Já são mais de 200 anos de história, com parques, museus, espaços de eventos e prédios históricos ocupando seu território – o bairro é tão tradicional que quem nasce por lá é chamado de santanense.

Se você está cansado(a) de dar rolê sempre pelos mesmos bairros, que tal dar uma chance pra esse roteiro? Confira 8 lugares imperdíveis para conhecer em Santana que vão te surpreender.


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

8 lugares em São Paulo que vão fazer você se sentir fora do país

Que tal viajar pelo mundo sem sair de SP?

22 mirantes em São Paulo para ver a cidade de cima

A capital paulista possui paisagens maravilhosas - e pode ser apreciada por diversos ângulos!

22 lugares para explorar em São Paulo usando apenas o metrô

Deixe o carro em casa: conheça a cidade de Norte a Sul usando apenas o transporte sobre trilhos!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 4 Out 2018.