Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

22 lugares para explorar em São Paulo usando apenas o metrô

Deixe o carro em casa: conheça a cidade de Norte a Sul usando apenas o transporte sobre trilhos!.

Fotos: Shutterstock

Que São Paulo é maravilhosa e cheia de opções de lazer, todo mundo sabe. Agora o que talvez você não saiba é que dá para fazer vários passeios diferentes na cidade usando apenas o metrô - sem precisar ter carro e sem gastar absurdos com táxis, Uber e afins. A outra vantagem desse meio de transporte é: zero trânsito!

Confira 22 lugares para explorar em São Paulo usando apenas o metrô e escolha aquele que tiver mais a sua cara. Separe o bilhete único e boa viagem!

 

 LINHA 1 - AZUL 


►  Mercado Municipal


Shutterstock | Reprodução/Facebook Hooca Bar

O Mercado Municipal, localizado no Centro de São Paulo, é conhecido por ser um super empório gastronômico da cidade, com uma variedade de alimentos que vai de frutas e grãos até açougues, peixaria e lanchonetes. O destaque é o sanduíche de mortadela do Hooca Bar, que leva mais recheio do que pão, como se pode ver na foto! O mercado fica a apenas 7 minutos andando da Estação São Bento.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro

 

► Rua 25 de Março


Shutterstock

Perto da Estação São Bento também está localizada a Rua 25 de Março, famosa por ser um maiores dos centros comerciais de São Paulo. E quem é que não adora fazer umas comprinhas, né? Principalmente se for pra pagar pouco! A caminhada da estação não dá nem dois minutinhos - nem vai dar pra suar!

Endereço: Rua 25 de Março - Centro

 

► Bairro da Liberdade


Shutterstock

Como não amar a Liberdade? O bairro é um verdadeiro pedaço do Japão e de outras culturas orientais em São Paulo. Por lá dá para curtir de tudo: literatura, arte, arquitetura, bugigangas tecnológicas e, principalmente, gastronomia! Aos sábados e domingos, das 9h às 18h, rola uma feirinha gastronômica imperdível na Praça da Liberdade, repleta de delícias como yakissobas, sushis, sashimis, bolinhos e outros alimentos típicos. A Estação da Liberdade te deixa bem no meio do bairro para você curtir um pouco de tudo.

Confira 14 lugares obrigatórios na Liberdade para quem ama a cultura oriental e explore ainda mais este bairro!

 

► Jazz Restô & Burgers


Reprodução/Facebook Jazz Restô & Burgers

A Jazz Restô & Burgers é uma hamburgueria bem bacana localizada na Vila Mariana, do ladinho da Estação Ana Rosa. A temática da casa gira em torno do jazz, com uma decoração descolada e baseada em instrumentos de verdade, espalhados pelas paredes de concreto e tijolinho. Além de hambúrgueres e cachorro-quentes saborosos, a casa também oferece buffet de almoço e, durante a noite, música ao vivo!

Endereço: Rua Vergueiro, 2080 - Vila Mariana

 

► Veloso Bar


Reprodução/Site Oficial Veloso Bar

Todo paulistano que se preze já provou (ou pelo menos já ouviu falar) da coxinha do Veloso, certo? O bar, também localizado na Vila Mariana, é famoso pela sua versão da comida de boteco, que já foi eleita a melhor da cidade. Além das coxinhas, o local oferece um happy hour descontraído e animado. Dá para chegar tanto pela Estação Ana Rosa (7 min andando), quanto pela Estação Vila Mariana (8 min andando).

Endereço: Rua Conceição Veloso, 54 - Vila Mariana

 

 

 LINHA 2 - VERDE 


► Bar do Beco


Divulgação/Bar do Beco

Inaugurado no fim de 2017 no Beco do Batman, o Bar do Beco é uma ótima opção de passeio na Vila Madalena! O bar conta com mesas ao ar livre e um grande quintal, rodeado por árvores frutíferas, num ambiente descontraído e decorado por belos grafites. O cardápio da casa é formado por diversos tipos de sanduíches, com cervejas especiais e drinks para acompanhar. Da Estação Vila Madalena, são 15 minutos de caminhada até o endereço.

Quer desbravar o bairro mais boêmio da cidade? Conheça 24 bares da Vila Madalena que você precisa conhecer!

 

► Museu do Futebol


Shutterstock

Museu de Futebol, localizado em anexo ao Estádio do Pacaembu, conta a história do esporte mais amado pelos brasileiros. Os visitantes podem conferir curiosidades sobre o tema, conhecer mais sobre os grandes ídolos do futebol, curtir exposições que usam e abusam da tecnologia, além de participar de atividades interativas, como treinar o seu "chute virtual", por exemplo. Aos sábados, o ingresso é gratuito! Você vai ter que andar 18 minutos da Estação das Clínicas para chegar até lá.

Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu
Telefone: (11) 3664-3848

 

► Instituto Moreira Salles


Bruno Fernandes/Divulgação IMS

A nova sede do Instituto Moreira Salles, também conhecido por IMS, foi inaugurada em setembro do ano passado na Avenida Paulista. O prédio conta com sete andares e 1200 m² de espaço para receber exposições culturais. Descendo na Estação Consolação, você só vai ter que andar 3 minutos para chegar!

Endereço: Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista
Telefone: (11) 2842-9120

 

► Veggie Raw Burger'N'Bar


Divulgação/Veggie Raw Burger'N'Bar

Cadê os vegetarianos (e os simpatizantes) de plantão? A Raw Burger'N'Bar, hamburgueria "carnívora" que já conta com uma unidade na Vila Madalena, abriu as portas de outra casa na Rua Augusta, em junho do ano passado. Nesta unidade, o cardápio é 100% vegetariano, com lanches feitos de cogumelos, legumes, sementes e afins. Da Estação Consolação, você só vai demorar 5 minutos para chegar a pé!

Endereço: Rua Augusta, 2052 - Cerqueira César

 

► Selva


Luiz Fernando | Reprodução/Facebook Selva

A Selva é um dos mais novos points da Rua Augusta! Inaugurada em abril do ano passado, a balada conta com uma programação noturna animada de terça a domingo, com festas ecléticas que vão do pop ao funk, do sertanejo ao pagode, da eletrônica a brasilidades. A caminhada da Estação Consolação é meio longa (15 min andando), mas vale a pena pra não ter que gastar com Uber!

Quer saber mais? Conheça 11 bares badalados para conhecer na região da Rua Augusta e divirta-se!

 

 

 LINHA 3 - VERMELHA 


► Memorial da América Latina


Shutterstock

Memorial da América Latina, localizado na região da Barra Funda, conta com uma programação intensa de festivais gastronômicos, mostras culturais, entre outros eventos. A maior parte da programação conta com entrada gratuita, pra você curtir sem gastar um centavo! Pra economizar no transporte também, fica a dica: o Memorial fica a apenas 4 minutos da Estação Barra Funda.

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Telefone: (11) 3823-4600

 

► Audio Club


Shutterstock

A Audio Club, localizada na Avenida Francisco Matarazzo, é uma das principais casa de shows de São Paulo! O local recebe de tudo um pouco: de festas badaladas até turnês de grandes artistas nacionais. Se você está buscando uma programação animada para sua noite, basta descer na Estação Barra Funda e andar uns 7 minutinhos.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 694 - Água Branca
Telefone: (11) 3862-8279

 

► Air Rooftop


Divulgação/Air Rooftop

Air Rooftop ocupa o terraço do Shopping Light desde junho de 2016, num prédio localizado ao lado do Viaduto do Chá e do Teatro Municipal. A balada, que era pra ser um projeto pop-up, agradou tanto que veio para ficar, e até hoje recebe festas semanais, geralmente embaladas pelo ritmo eletrônico. Além dos eventos, a vista é o grande ponto forte do local, para os baladeiros que querem ter uma experiência única. Para chegar de metrô, basta descer na Estação Anhangabaú, que fica na mesma rua, e andar dois minutos.

Endereço: Rua Formosa, 157 - Centro
Telefone: (11) 3051-5775

 

► A Casa do Porco


Reprodução/Facebook A Casa do Porco Bar

Casa do Porco, localizada no bairro da República, é o paraíso para quem ama a carne suína! Por lá, você encontra um cardápio dedicado ao porco: lombo, presunto, torresmo, panceta, costelas e até mesmo o inovador sushi de bacon. Comandada pelo chef Jefferson Rueda, a casa é point obrigatório para quem aprecia boa carne sem frescuras. O local fica do lado da Estação República, a apenas 5 minutos.

Endereço: Rua Araújo 124 - República
Telefone: (11) 3258-2578

 

► Esther Rooftop


Divulgação/Esther Rooftop

Esther Rooftop é um restaurante para se comer nas alturas! Localizado no 11º andar do Edifício Esther, o luxuoso restaurante tem vista privilegiada da Praça da República e do Centro da cidade. Almoçar ou jantar com essa vista não seria nada mal, certo? O local fica do ladinho da Estação República.

Endereço: Praça da República, 80 - República
Telefone: (11) 3256-1009

 

 

 LINHA 4 - AMARELA 


► Cinesala


Reprodução/Facebook Cinesala

Cinesala funciona como um cinema de rua desde 1962 em São Paulo. O local fica em Pinheiros e a apenas 5 minutos da Estação Fradique Coutinho. Em cartaz, o visitante encontra uma grande variedade de filmes, com ingressos que variam de R$ 20 a R$ 80. Mas o diferencial está nos sofás acolchoados que ocupam as primeiras fileiras da sala, oferecendo o máximo de conforto aos cinéfilos.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Pinheiros
Telefone: (11) 5096-0585

 

► Casa 92


Reprodução/Facebook Casa 92

A Casa 92 é uma balada com ambiente bem intimista, que mais se parece com uma house party! O local fica a poucos quarteirões da Estação Faria Lima (4 minutos a pé), na região do bairro de Pinheiros. A balada tem seu atendimento como um diferencial e seu cardápio exclusivo de drinks, e geralmente é animada por eletrônico e hits atuais.

Endereço: R. Cristóvão Gonçalves, 92 - Pinheiros

 

► Vila Butantan


Reprodução/Facebook Vila Butantan

O Vila Butantan, antigamente conhecido como Butantan Food Park, reinaugurou totalmente repaginado: além dos food trucks, o local abriga uma galeria a céu aberto, com lojas e restaurantes instalados em contêineres reciclados. A proposta do local é proporcionar lazer e convivência, oferecendo serviços, gastronomia e atividades culturais. Pra chegar, é só descer na Estação Butantã e andar 6 minutos.

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 - Butantã
Telefone: (11) 3564-8731

 

► Pitico


Reprodução/Facebook Pitico

Pitico, localizado no Largo da Batata, é um bar com ambiente bem descolado e descontraído, acomodando os seus clientes em cadeiras de praia e em um lindo quintal ao ar livre. A estrutura do bar é formada por cinco contêineres, e o cardápio oferece de comidinhas orgânicas e drinks elaborados. O local fica a apenas 9 minutos da Estação Pinheiros.

Endereço: Rua Guaicui, 61 - Pinheiros
Telefone: (11) 3582-7365

 

► Bar do Urso


Divulgação/Bar do Urso

Do ladinho da Estação Fradique Coutinho (apenas 2 minutos andando), está o Bar do Urso! O estabelecimento é dedicado aos chopes e cervas artesanais da Cervejaria Colorado, marca natural de Ribeirão Preto que costuma incorporar ingredientes exóticos e diferentões em seus rótulos.

Endereço: Rua Mourato Coelho, 23 - Pinheiros
Telefone: (11) 3562-7010

 

 

 LINHA 5 - LILÁS 


► Bar do Juarez


Reprodução/Facebook Bar do Juarez

O Bar do Juarez, unidade da Rua Joaquim Nabuco, fica a apenas 11 minutos a pé da Estação Brooklin, do novo trecho da linha Lilás do Metrô! O bar é um dos mais tradicionais da cidade, oferecendo petiscos de qualidade e chopp Brahma, sempre gelado.

Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 325 - Brooklin
Telefone: (11) 3969-4988

 

► Burdog


Shutterstock

Também pertinho da Estação Brooklin (apenas 4 minutos andando) está a lanchonete Burdog, que desde 1968 faz a alegria dos paulistanos com seus hambúrgueres, milk-shakes e porções bem servidas. O local segue a linha tradicional das hamburguerias mais antigas, sem aquele conceito "gourmet" - aqui o hambúrguer é raiz!

Endereço: Avenida Santo Amaro, 5197 - Brooklin
Telefone: (11) 5184-0010

 

15 rooftops perfeitos para curtir as noites quentes de verão em São Paulo

Pegue uma roupa curta e uma sandália de dedos porque as noites de verão estão aí!

15 rolês bem clássicos em São Paulo que definem um paulistano de verdade

Por mais que seja incrível conhecer lugares novos na capital, os tradicionais nunca serão esquecidos

10 rolês para fazer em São Paulo por até R$ 10

Roteirinho pra você aproveitar a cidade gastando o mínimo possível!


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 15 Abr 2019.

Mais notícias

Explore São Paulo: conheça o melhor da capital em 25 fotos

Na Cidade

8 lugares para aproveitar o melhor do Tatuapé

Na Cidade

Shopping de São Paulo recebe Roda-Gigante de 30 metros de altura até 26 de maio; saiba mais!

Na Cidade

O que fazer em São Paulo no feriado da Páscoa 2019

Na Cidade

Surpreenda-se: 10 lugares encantadores em São Paulo

Na Cidade

19 eventos imperdíveis que acontecem em São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019

Na Cidade