Guia da Semana

A cidade de São Paulo é conhecida por ter opções de lazer para todos os gostos: quem não dispensa um happy hour pode aproveitar os barzinhos da Vila Madalena, Pinheiros e Itaim Bibi. O Centro é reservado para os rolês cult. Já para os descolados, a Paulista é a região mais indicada. Mas um bairro que cada vez mais se torna um point gastronômico, cultural e boêmio é a Vila Mariana - e é por isso que você precisa conhecer alguns lugares por lá.

Confira 12 lugares imperdíveis para conhecer na Vila Mariana e aproveite o melhor dessa região:

1. Veloso Bar


Reprodução/Instagram @velosobar

O Veloso Bar é um dos points de happy hour mais famosos do bairro. O carro-chefe da casa são suas deliciosas coxinhas com catupiry, que até já ganharam prêmio de melhor petisco de boteco. O pequeno espaço do local está sempre lotado de clientes (por isso, se quiser pegar uma mesa, é bom chegar bem cedo). Para harmonizar com a coxinha, o bar oferece caipirinhas bem exóticas, como a de tangerina com pimenta dedo de moça, e rótulos de cerveja variados.

Veloso Bar

Endereço: Rua Conceição Veloso, 54 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5572-0254

2. Jazz Restô & Burgers


Reprodução/Facebook Jazz Restô & Burgers

O Jazz Restô & Burgers, restaurante e hamburgueria localizado do ladinho da estação Ana Rosa do Metrô, conta com um ambiente rústico e todo decorado por instrumentos musicais, antiguidades, luzinhas e tijolinhos à mostra. A casa oferece do buffet de almoço até hambúrgueres e porções caprichadas. O local ainda conta com programação de jazz ao vivo em algumas noites da semana!

Jazz Restô & Burgers

Endereço: Rua Vergueiro, 2080 - Vila Mariana
Telefone: (11) 2369-1453

3. Fortunato Bar


Reprodução/Instagram @fortunatobarsp

O Fortunato, bar e restaurante localizado na movimentada Joaquim Távora, aposta numa apresentação inusitada e diferentona de seus drinks, pratos e sobremesas. O Pleasure Chopp aí da foto, por exemplo, é um dos doces mais pedidos da casa: uma caneca coberta por brigadeiro e farofa crocante, recheada com sorvete de creme, calda de chocolate e farofa crocante, coberta com chantilly e um bombom de chocolate (ufa!). Deixe a dieta em casa antes de ir conhecer o local!

Fortunato Bar

Endereço: Rua Joaquim Távora, 1356 - Vila Mariana
Telefone: (11) 2371-9041

4. Gibi Cultura Geek


Tiago Almeida/Divulgação

O bar Gibi Cultura Geek, localizado na Vila Mariana, foi criado para ser mais do que um ponto de encontro de pessoas com os mesmos interesses, mas sim para ser um verdadeiro espaço totalmente dedicado à cultura geek. Tudo relacionado a tecnologia, ficção científica, quadrinhos, videogames e etc. faz parte da decoração e até do cardápio do bar, que também conta com itens temáticos. O estabelecimento ainda conta com um acervo de gibis disponível para leitura e está sempre recebendo eventos, workshops e palestrantes relacionados à cultura geek.

Gibi Cultura Geek

Endereço: Rua Major Maragliano, 364 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5084-1165

5. Come On Dog


Reprodução/Instagram @comeondogbr

A Come On Dog, recém-inaugurada na Rua Major Maragliano, é especializada em versões bem caprichadas de cachorro-quente. Além da variedade de sabores, a casa se destaca pelo uso de salsicha, pão e demais ingredientes artesanais, tornando o lanche mais saboroso e menos prejudicial à saúde. Entre os sabores mais diferentões do cardápio está o Dog Nutella, feito com pão, banana e creme de avelã.

Come On Dog

Endereço: Rua Major Maragliano, 433 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5083-4879

6. Box St. Burger & Bar


Reprodução/Instagram @box_st

A Box St. Burger & Bar, hamburgueria também localizada na Joaquim Távora, conta com um ambiente descolado, parcialmente a céu aberto e constituído por três contêineres restaurados. No cardápio você encontra diversas opções de lanches, dos mais clássicos até os mais elaborados e exóticos, além de porções de batatas rústicas, bolinhos de carne desfiada, mix de queijos à milanesa, cervejas e bons drinks para acompanhar.

Box St. Burger & Bar

Endereço: Rua Joaquim Távora, 991 - Vila Mariana
Telefone: (11) 2495-9603

7. Luz, Câmera, Burger!


Reprodução/Instagram @luzcameraburger

A Luz, Câmera, Burguer!, hamburgueria que nasceu inicialmente como um food truck, é administrada pelos sócios de uma produtora de filmes, o que explica toda a temática criativa do local. São dois contêineres formando a estrutura da casa, dando um ar informal e descolado ao ambiente. Além disso, a casa ainda conta com uma área externa nos fundos para acomodar os clientes em cadeiras de madeira, troncos e grandes carretéis antigos.

Luz, Câmera, Burguer!

Endereço: Rua Caravelas, 339 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5083-4432

8. Quintal do Espeto


Reprodução/Instagram @quintaldoespeto

O Quintal do Espeto possui diversas unidades em São Paulo e, felizmente, uma delas se encontra na Vila Mariana. O bar conta com uma programação musical bem variada, animando a galera com samba, sertanejo, MPB e pop rock de terça a domingo, inclusive nos feriados. O diferencial da casa é o ambiente descontraído de "quintal", com mesas ao ar livre, muita vegetação e espetinhos deliciosos que ficam passando pelas mesas.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 1195
Telefone: (11) 5092-5118

9. Cervejoteca


Reprodução/Instagram @cervejoteca

A Cervejoteca, que conta com a sua loja matriz na Vila Mariana, tem o maior acervo de cervejas da cidade! São mais de 750 rótulos nacionais e importados nas prateleiras, tudo à disposição do cliente cervejeiro. A casa oferece cursos na área e degustações, além de contar com sommeliers para te ajudar na escolha do rótulo ideal. Mais do que uma loja de cervejas especiais, o local é realmente um espaço dedicado à cultura cervejeira. A casa também conta com porções deliciosas para harmonizar com as bebidas.

Cervejoteca

Endereço: Rua Sena Madureira, 749 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5084-6047

10. Let's Beer


Reprodução/Instagram @letsbeer

Ainda no universo cervejeiro, temos a Let's Beer: um empório de cervejas artesanais com mais de 200 rótulos diferentes, de diversos tipos e países de origem, prontos para a degustação dos clientes. Além de funcionar como bar e loja, o espaço localizado na Rua Joaquim Távora ainda promove eventos com sommeliers, palestras sobre o mundo da cerveja, tardes com food trucks e eventos com música ao vivo.

Let's Beer

Endereço: Rua Joaquim Távora, 961 - Vila Mariana
Telefone: (11) 2589-9695

11. Bira Café Bar


Roberto Seba | Reprodução/Instagram @biracafebar

O Bira é um café, bar e restaurante japonês localizado na badalada Joaquim Távora, grudado de parede com a cervejaria let's Beer (acima). O menu oriental oferece desde almoços executivos a porções de petiscos e sanduíches típicos do Japão, além de bons drinks e um cafezinho para acompanhar. Tudo isso em um só local!

Bira Café e Bar

Endereço: Rua Joaquim Távora, 955 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5083-2236

12. Bráz Quintal


Ricardo D'Angelo/Divulgação

A Bráz Quintal, unidade da rede de pizzarias Bráz localizada na região da Vila Mariana, é uma casa tradicional italiana que recepciona os clientes com um charmoso deck a céu aberto, rodeado por um grande jardim de árvores frutíferas e flores. Na parte externa, além de mesas com ombrelones, há uma lareira que aquece as mesas nos dias mais frios.

Bráz Quintal

Endereço: Rua Gandavo, 447 - Vila Clementino
Telefone: (11) 5082-3800

Sem carne ou derivados: 15 lugares em SP que são o paraíso para vegetarianos e veganos

Restaurantes, docerias, lojas e até mesmo um açougue vegano para conhecer em SP!

12 lugares que todo cinéfilo precisa conhecer em São Paulo

Conheça salas, bibliotecas e centros culturais dedicados ao universo da sétima arte!

Além dos bares e baladas: 14 lugares que você precisa conhecer na Rua Augusta

De rolê pra experimentar boas coxinhas a restaurante intimista e brechó descolado

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 18 Jul 2019.