Guia da Semana

Santana é o principal e mais antigo bairro da região da Zona Norte de São Paulo, berço do Brasil Imperial e um dos principais polos comerciais da cidade. Já são mais de 200 anos de história, com parques, museus, espaços de eventos e prédios históricos ocupando seu território – o bairro é tão tradicional que quem nasce por lá é chamado de santanense.

Se você está cansado(a) de dar rolê sempre pelos mesmos bairros, que tal dar uma chance pra esse roteiro? Confira 8 lugares imperdíveis para conhecer em Santana que vão te surpreender:


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba


1. Villa Caetano's


Reprodução/Instagram @villacaetanos | Reprodução/Instagram @villacaetanos

Com mesas na calçada e um mega complexo de entretenimento, o Villa Caetano's é um dos mais procurados quando o assunto é happy hour. O bar conta com um amplo espaço para seus clientes e uma decoração pra lá de alegre, que traz um clima de vila ao empreendimento. No cardápio, o cliente encontra porções clássicas de boteco, opções variadas de cervejas e ainda tem música ao vivo na programação.

Villa Caetano's

Endereço: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5550 - Santana
Telefone: (11) 2283-2837

2. Ikedaya Bar


Reprodução/Instagram @ikedayabar | Shutterstock

Quem quiser sair da mesmice pode dar uma passadinha no Idekaya Bar, que fica localizado na Rua Alfredo Pujol. O local é um izakaya, ou seja, um autêntico bar japonês, onde os clientes podem beliscar pratos típicos da culinária e bebericar drinks com saquê e rótulos de cervejas importados do Japão. O mais legal é que a casa também oferece karaokê, tornando a experiência completa!

Ikedaya Bar

Endereço: Rua Alfredo Pujol, 1796 - Santana
Telefone: (11) 3853-1970

3. Degrau Bar


Reprodução/Instagram @degraubar | Reprodução/Instagram @degraubar

Com decoração descolada e industrial, o Degrau Bar se tornou point dos jovens em Santana. Inaugurado em 2017 na Rua Heliodora, o forte da casa é a alta coquetelaria, oferecendo uma vasta carta de drinks e coquetéis clássicos. No terraço, os visitantes se acomodam em cadeiras de praia e bancos de madeira. Tudo é iluminado por um charmoso varal de luzes.

Degrau Bar

Endereço: Rua Heliodora, 411 - Santana
Telefone: (11) 2978-5485

4. Chip's Burger


Reprodução/Facebook Chip's Burger | Reprodução/Instagram @chipsburger

Com temática dos anos 50, a hamburgueria Chip's Burger transporta seus clientes de volta ao passado! O ambiente retrô revive os cenários dos filmes americanos desta época, com poltronas vermelhas de lanchonete, letreiros neon e uma jukebox multicolorida. O cardápio traz opções clássicas, como cheese salada, cheese burger e cheese bacon, além de milk-shakes e porções caprichadas.

Chip's Burger

Endereço: Rua Doutor César, 718 - Santana
Telefone: (11) 2099-2803

5. O Embarxador


Reprodução/Instagram @oembarxador | Reprodução/Instagram @oembarxador

Se você procura por um lugar para degustar cervejas artesanais e petiscar comidinhas de qualidade, o seu lugar é no O Embarxador. Das dez torneiras da casa, só saem rótulos especiais, tanto nacionais, quanto importados. O ambiente é bem descontraído, com uma varanda que dá para rua, perfeito para aquele happy hour sem frescuras. Anexo ao espaço está a barbearia A Embaixada, para quem precisar dar aquele tapa no visual.

O Embarxador

Endereço: Rua Embaixador João Neves da Fontoura, 306 - Santana
Telefone: (11) 99681-4762

6. Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU)


Shutterstock

Quem passar pela Avenida Cruzeiro do Sul poderá apreciar as obras do MAAU - Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo. Os grafites decoram as pilastras das estações do Metrô no trecho elevado da Linha-1 Azul, entre as estações Tietê, Santana e Carandiru. São 33 colunas que formam o complexo, que conta com curadoria de Binho Ribeiro, Chivitz, entre outros artistas paulistanos. O motivo principal? Reconhecer o grafite como arte urbana, e não crime.

Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU)

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul - Santana

7. Bar do Luiz Fernandes


Reprodução/Facebook Bar do Luiz Fernandes | Reprodução/Facebook Bar do Luiz Fernandes

Conhecido pelos seus famosos bolinhos recheados, o Bar do Luiz Fernandes é um dos mais tradicionais da região de Santana. São quase 50 anos de história no bairro, oferecendo um happy hour "raiz", com ambiente aconchegante, cerveja de garrafa e mesas na calçada. O menu vai além do tradicional bolinho de carne, oferecendo porções de bolovo, pastel, coxinha, empada, entre outras delícias.

Bar do Luiz Fernandes

Endereço: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui
Telefone: (11) 2976-3556

8. Panetteria ZN


Reprodução/Facebook Panetteria Zn | Reprodução/Facebook Panetteria Zn

A Panetteria ZN é, sem sombra de dúvida, a padaria mais famosa da Zona Norte de São Paulo. O local ficou conhecido pela sua coxinha de 1kg, que, se devorada em até 10 minutos, sai de graça para o cliente. Além dessa criação, a padaria também conta com o pão de queijo de 1kg no cardápio, para aqueles que têm um apetite insaciável.

Panetteria ZN

Endereço: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 4740 - Imirim
Telefone: (11) 2236-6000

Foto de capa: Reprodução/Instagram @oembarxador | Reprodução/Instagram @degraubar

7 lugares incríveis que vão te convencer a dar um rolê pela região do Brooklin

Que tal conhecer um pouco mais deste bairro em expansão?

Zona Norte: 13 bares que você vai querer conhecer na região

Casas tradicionais, espaços com karaokê e boas opções de cervejas artesanais estão no roteiro

9 lugares incríveis que todo paulistano precisa conhecer no tradicional bairro da Mooca

O bairro, que é quase uma "nação independente", oferece muitas opções de lazer à gastronomia que o paulistano não encontra em nenhum outro lugar

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 11 Jun 2019.