Guia da Semana

14 lugares obrigatórios na Liberdade para quem ama a cultura oriental

Dicas de lugares para comer bem, comprar barato, se enriquecer culturalmente e se divertir na Liberdade!

A Liberdade é realmente um pedaço do Japão na cidade de São Paulo. A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital. Mas não foi só a cultura nipônica que se apropriou da região: chineses, coreanos e outras nacionalidades do mundo oriental compõem o mosaico cultural que existe no bairro.

Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura, bugigangas tecnológicas e um novo point aos paulistanos. São os locais mais tradicionais (e menos conhecidos) que valem sua visita, principalmente se você quer desbravar o Oriente. Confira esses 14 lugares obrigatórios para quem ama a cultura oriental e conheça a Liberdade com outros olhos!

1. Towa Mercearia e Bomboniere


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Tá procurando produtos importados e frescos? Então você precisa conhecer o Towa, um mercadinho localizado em frente à praça da Liberdade. A mercearia é especializada em produtos alimentícios da culinária japonesa, tailandesa e chinesa. A loja também vende por atacado - perfeito se você estiver abrindo um negócio ou um restaurante.

Towa Mercearia e Bomboniere

Endereço: Praça da Liberdade, 113 - Liberdade

2. Empório Azuki

Luísa Celiberto/Guia da Semana

Agora, se você quer um mercado mais "arrumadinho" (e com ar condicionado), pode ir até o Azuki, localizado na Rua Galvão Bueno. O empório é especializado em produtos orientais, desde os industrializados até os mais frescos, como cogumelos e peixes. Por lá nós encontramos até degustação de shimeji feito na hora, para anunciar a bandejinha na promoção.

Empório Azuki

Endereço: Rua Galvão Bueno, 16 - Liberdade

3. Kyoto Utensílios e Utilidades Domésticas

Luísa Celiberto/Guia da Semana

O charme da loja Kyoto, também localizada na Rua Galvão Bueno, são os artigos de decoração e os utensílios tradicionalíssimos. Os chinelos de madeira, característicos da cultura japonesa, chamam atenção logo na fachada da loja, e são vendidos por R$ 40. Aqui você também encontra lustres, sombrinhas, murais, estátuas, entre outros artigos de decoração, todos no mais autêntico estilo japonês. Perfeito para quem quer levar o Japão para dentro de casa!

Kyoto Utensílios e Utilidades Domésticas

Endereço: Rua Galvão Bueno, 51 - Liberdade

4. SoGo Plaza Shopping


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Quinquilharias japonesas - como não amar? O SoGo Plaza Shopping é uma galeria onde você vai encontrar bugigangas, fantasias cosplay, roupas, acessórios, artigos de decoração, aparatos tecnológicos, cosméticos, óculos, capinhas de celular, tudo! Trata-se de um verdadeiro paraíso dos importados e costuma lotar bastante aos fins de semana.

SoGo Plaza Shopping

Endereço: Rua Galvão Bueno, 40 - Liberdade

5. Livraria Chinesa


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Literatura e cultura? Tem também! A Livraria Chinesa, localizada na Avenida Liberdade, é o local ideal se você está procurando títulos específicos dessa língua. Além dos livros, mangás e revistas, você encontra dicionários chinês-português e chinês-inglês, perfeito para quem está se aventurando no idioma.

Livraria Chinesa

Endereço: Avenida da Liberdade, 622 - Liberdade

6. Yunitto-Lab SP 011

Luísa Celiberto/Guia da Semana

Quem entra na moderna loja Yunitto-Lab SP 011 encontra peças nada modernas: quimonos e trajes tradicionais feitos em seda e chinelos de palha tomam conta das araras e vitrines do estabelecimento. Uma armadura de samurai recepciona os clientes, e essa mistura de elementos antigos e atuais traz um ar descolado ao local. Alguns quimonos são importados e outros são fabricados na própria loja, nos fundos, onde fica localizada a área de confecção. Além das peças tradicionais, a Yunitto-Lab também oferece roupas do século XXI.

Yunitto-Lab SP 011

Endereço: Rua da Glória, 312 - Liberdade

7. Japan Society

Luísa Celiberto/Guia da Semana

Geeks e apaixonados por animê, se preparem - se você está procurando por camisetas neste estilo na Liberdade, a gente sugere que você conheça a Japan Society! O estabelecimento, por fora, não impressiona nada, mas a camisetaria ganha o cliente com a variedade nas opções. Mas o que mais surpreende é o que existe passando por essa vendinha de camisetas: um restaurante por quilo gigante escondido nos fundos do estabelecimento! Saiba mais sobre esse restaurante a seguir.

Japan Society

Endereço: Rua Américo de Campos, 39

8. Restaurante Nandemoyá

Luísa Celiberto/Guia da Semana

A coisa mais legal da Liberdade é que quase sempre os estabelecimentos não são por dentro o que aparentam ser por fora. E é por isso que poucas pessoas conhecem os melhores lugares! A vendinha de camisetas Japan Society esconde o restaurante Nandemoyá em seus fundos, um grande e arejado salão que oferece, entre outras coisas, comida japonesa por quilo. Por dentro, o ambiente não se parece nada com o galpão caindo as pedaços que encontramos no número 39 de rua Américo de Campos - então não deixe sua primeira impressão te enganar! A comida é muito boa e não pesa no bolso.

Restaurante Nandemoyá

Endereço: Rua Américo de Campos, 39

9. Aska Lamen


Reprodução Instagram @theycallmejoyful / @mr_saturn

A Liberdade pode estar cheia de restaurantes tradicionais, mas você com certeza precisa conhecer o Aska Lamen. Trata-se de um estabelecimento pequeno, tradicional e bastante concorrido pela qualidade de sua comida. O cardápio é basicamente formado de pratos quentes, como guiozas e o lamen (obviamente). Está sempre lotado e quem chega só ou em dupla é direcionado ao balcão, de onde você pode assistir aos cozinheiros preparando o seu prato. É um restaurante tão tradicional que não aceita cartões - para pagar, só em dinheiro!

Aska Lamen

Endereço: Rua Galvão Bueno, 466 - Liberdade

10. Yozisushimi Sushi (Sushi Amigo)


Reprodução Instagram @ecristinne / @marina.mapago

Este é mais um lugar da Liberdade que por fora não impressiona, mas por dentro conquista o cliente! Esqueça as temakerias gourmet que você deve conhecer em SP, o Yozishumi Sushi (ou Sushi Amigo, em português) tem uma proposta totalmente diferente. O ambiente é bem humilde e sem sofisticação, comandado pelo chef, tradicional do Japão, que cuida da cozinha sozinho, enquanto a esposa serve as mesas. É lá que você encontra o super temaki (essa beleza da foto à direita tão grande que a alga não fecha) e super combinados (como na foto à esquerda, são servidos em peças de madeira rústicas). Os itens do cardápio vem exagerados no sabor e no tamanho - e sem pesar no seu bolso por isso.

Yozisushimi Sushi

Endereço: Avenida Liberdade, 607 - Liberdade

11. Izakayada


Divulgação

O Izakayada é um verdadeiro "boteco japonês" ao estilo retrô em meio à Liberdade. Aberto em 2015, o estabelecimento é todo decorado com elementos da cultura japonesa, como bonecos de ação antigos do Ultramen e do Godzilla. Mas não é só disso que é composta a decoração do bar: cartazes de pin-ups americanas e elementos roqueiros também tomam conta das paredes. No cardápio existe um mix de petiscos japoneses, norte-americanos e mexicanos, que podem ser acompanhados por uma boa gelada ou um drink. O boteco abre a partir das 18h, de terça a sábado.

Izakayada

Endereço: Praça Carlos Gomes, 61 - Centro

12. Livraria Sol


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Mangás, revistas femininas, manuais de instrução, dicionários, livros e todo outro tipo de literatura oriental - é isso que oferece a Livraria Sol, localizada na Praça da Liberdade. Além dos inúmeros títulos, a loja conta com ar condicionado (o que naturalmente atrai qualquer um no calor de São Paulo) e atendentes atenciosos, todos orientais e familiarizados com os diferentes idiomas. Quer mergulhar de cabeça nessa cultura? Este é o local!

Livraria Sol

Endereço: Praça da Liberdade, 153 - Sé

13. Museu Histórico da Imigração Japonesa


Reprodução / Museu Histórico da Imigração Japonesa

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil ocupa, desde 1978, três andares da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, localizada na rua São Joaquim. O local conta com, aproximadamente, cinco mil objetos, 28 mil documentos e dez mil fotos, que retratam pontos marcantes da trajetória dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil. O museu aborda temas como: as relações diplomáticas entre o Brasil e Japão na época dos cafezais, a contribuição dos japoneses na agricultura brasileira, a Segunda Guerra Mundial e a reorganização da comunidade nipo-brasileira após a guerra, a instalação de indústrias japonesas no país e as relações socioculturais do intercâmbio entre os dois países, incluindo dança, religião, música, culinária e cinema. Perfeito para os curiosos por essa cultura!

Museu Histórico da Imigração Japonesa

Endereço: Rua São Joaquim, 381 - Liberdade

14. GiGi


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Terminando nossa lista com algo menos cultural, mas com certeza bem atrativo - uma lojinha de bugigangas! A GiGi, localizada na rua Galvão Bueno, tem tudo o que você pode precisar (e até coisas das quais você não precisa, mas vai querer comprar): copos, cofrinhos, porta-retratos, esculturas, miniaturas, pelúcias, artigos para decoração e muito mais. Aquele tipo de loja perfeita para encontrar um presente para alguém ou até para presentear a si mesmo com algum mimo.

Loja GiGi

Endereço: Rua Galvão Bueno, 152 - Liberdade

Descobrindo a Zona Sul de São Paulo: 8 lugares pouco conhecidos que valem a sua visita

A maior região da cidade esconde estabelecimentos que não estão sob os holofotes - mas merecem sua visita!

12 lugares que todo geek precisa conhecer em São Paulo

Conheça bares, casas de jogos, lojas, restaurantes e hamburguerias que seguem a temática!

15 lugares que todo amante de livros precisa conhecer em São Paulo

Confira opções de bibliotecas, livrarias, bares e muito mais

Atualizado em 17 Abr 2017.

Por Luísa Celiberto
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

China na Vila reúne comidas típicas e apresentações de Kung Fu na Vila Butantan

Com entrada gratuita, evento acontece neste sábado

Livraria Martins Fontes recebe Pedro Bandeira para bate-papo e sessão de autógrafos

Evento neste sábado, 27, faz parte do projeto "Autores que fazem história"

MIS comemora aniversário com programação especial e entrada gratuita

Museu armou festa com happy hour, discotecagens, videomaping e muito mais!

Martini promove happy hour no rooftop de prédio em SP

Primeira Terrazza Martini do ano vai apresentar drink sensação da Europa

Livraria Cultura do Conjunto Nacional recebe exposição do artista Thiago Cóstackz

Com entrada gratuita, mostra contará também com lançamento de livro

Novo espaço cultural em São Paulo abre as portas com instalação interativa

Localizado em Higienópolis, o Atelier Travessia recebe o público para encontros artísticos e musicais