Guia da Semana

A Liberdade é realmente um pedaço do Japão na cidade de São Paulo. A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital. Mas não foi só a cultura nipônica que se apropriou da região: chineses, coreanos e outras nacionalidades do mundo oriental compõem o mosaico cultural que existe no bairro.

Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura, bugigangas tecnológicas e um novo point aos paulistanos. São os locais mais tradicionais (e menos conhecidos) que valem sua visita, principalmente se você quer desbravar o Oriente. Confira esses 14 lugares obrigatórios para quem ama a cultura oriental e conheça a Liberdade com outros olhos!

1. Towa Mercearia e Bomboniere


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Tá procurando produtos importados e frescos? Então você precisa conhecer o Towa, um mercadinho localizado em frente à praça da Liberdade. A mercearia é especializada em produtos alimentícios da culinária japonesa, tailandesa e chinesa. A loja também vende por atacado - perfeito se você estiver abrindo um negócio ou um restaurante.

Towa Mercearia e Bomboniere

Endereço: Praça da Liberdade, 113 - Liberdade

2. Empório Azuki

Luísa Celiberto/Guia da Semana

Agora, se você quer um mercado mais "arrumadinho" (e com ar condicionado), pode ir até o Azuki, localizado na Rua Galvão Bueno. O empório é especializado em produtos orientais, desde os industrializados até os mais frescos, como cogumelos e peixes. Por lá nós encontramos até degustação de shimeji feito na hora, para anunciar a bandejinha na promoção.

Empório Azuki

Endereço: Rua Galvão Bueno, 16 - Liberdade

3. Kyoto Utensílios e Utilidades Domésticas

Luísa Celiberto/Guia da Semana

O charme da loja Kyoto, também localizada na Rua Galvão Bueno, são os artigos de decoração e os utensílios tradicionalíssimos. Os chinelos de madeira, característicos da cultura japonesa, chamam atenção logo na fachada da loja, e são vendidos por R$ 40. Aqui você também encontra lustres, sombrinhas, murais, estátuas, entre outros artigos de decoração, todos no mais autêntico estilo japonês. Perfeito para quem quer levar o Japão para dentro de casa!

Kyoto Utensílios e Utilidades Domésticas

Endereço: Rua Galvão Bueno, 51 - Liberdade

4. SoGo Plaza Shopping


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Quinquilharias japonesas - como não amar? O SoGo Plaza Shopping é uma galeria onde você vai encontrar bugigangas, fantasias cosplay, roupas, acessórios, artigos de decoração, aparatos tecnológicos, cosméticos, óculos, capinhas de celular, tudo! Trata-se de um verdadeiro paraíso dos importados e costuma lotar bastante aos fins de semana.

SoGo Plaza Shopping

Endereço: Rua Galvão Bueno, 40 - Liberdade

5. Livraria Chinesa


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Literatura e cultura? Tem também! A Livraria Chinesa, localizada na Avenida Liberdade, é o local ideal se você está procurando títulos específicos dessa língua. Além dos livros, mangás e revistas, você encontra dicionários chinês-português e chinês-inglês, perfeito para quem está se aventurando no idioma.

Livraria Chinesa

Endereço: Avenida da Liberdade, 622 - Liberdade

6. Yunitto-Lab SP 011

Luísa Celiberto/Guia da Semana

Quem entra na moderna loja Yunitto-Lab SP 011 encontra peças nada modernas: quimonos e trajes tradicionais feitos em seda e chinelos de palha tomam conta das araras e vitrines do estabelecimento. Uma armadura de samurai recepciona os clientes, e essa mistura de elementos antigos e atuais traz um ar descolado ao local. Alguns quimonos são importados e outros são fabricados na própria loja, nos fundos, onde fica localizada a área de confecção. Além das peças tradicionais, a Yunitto-Lab também oferece roupas do século XXI.

Yunitto-Lab SP 011

Endereço: Rua da Glória, 312 - Liberdade

7. Japan Society

Luísa Celiberto/Guia da Semana

Geeks e apaixonados por animê, se preparem - se você está procurando por camisetas neste estilo na Liberdade, a gente sugere que você conheça a Japan Society! O estabelecimento, por fora, não impressiona nada, mas a camisetaria ganha o cliente com a variedade nas opções. Mas o que mais surpreende é o que existe passando por essa vendinha de camisetas: um restaurante por quilo gigante escondido nos fundos do estabelecimento! Saiba mais sobre esse restaurante a seguir.

Japan Society

Endereço: Rua Américo de Campos, 39

8. Restaurante Nandemoyá

Luísa Celiberto/Guia da Semana

A coisa mais legal da Liberdade é que quase sempre os estabelecimentos não são por dentro o que aparentam ser por fora. E é por isso que poucas pessoas conhecem os melhores lugares! A vendinha de camisetas Japan Society esconde o restaurante Nandemoyá em seus fundos, um grande e arejado salão que oferece, entre outras coisas, comida japonesa por quilo. Por dentro, o ambiente não se parece nada com o galpão caindo as pedaços que encontramos no número 39 de rua Américo de Campos - então não deixe sua primeira impressão te enganar! A comida é muito boa e não pesa no bolso.

Restaurante Nandemoyá

Endereço: Rua Américo de Campos, 39

9. Aska Lamen


Reprodução Instagram @theycallmejoyful / @mr_saturn

A Liberdade pode estar cheia de restaurantes tradicionais, mas você com certeza precisa conhecer o Aska Lamen. Trata-se de um estabelecimento pequeno, tradicional e bastante concorrido pela qualidade de sua comida. O cardápio é basicamente formado de pratos quentes, como guiozas e o lamen (obviamente). Está sempre lotado e quem chega só ou em dupla é direcionado ao balcão, de onde você pode assistir aos cozinheiros preparando o seu prato. É um restaurante tão tradicional que não aceita cartões - para pagar, só em dinheiro!

Aska Lamen

Endereço: Rua Galvão Bueno, 466 - Liberdade

10. Yozisushimi Sushi (Sushi Amigo)


Reprodução Instagram @ecristinne / @marina.mapago

Este é mais um lugar da Liberdade que por fora não impressiona, mas por dentro conquista o cliente! Esqueça as temakerias gourmet que você deve conhecer em SP, o Yozishumi Sushi (ou Sushi Amigo, em português) tem uma proposta totalmente diferente. O ambiente é bem humilde e sem sofisticação, comandado pelo chef, tradicional do Japão, que cuida da cozinha sozinho, enquanto a esposa serve as mesas. É lá que você encontra o super temaki (essa beleza da foto à direita tão grande que a alga não fecha) e super combinados (como na foto à esquerda, são servidos em peças de madeira rústicas). Os itens do cardápio vem exagerados no sabor e no tamanho - e sem pesar no seu bolso por isso.

Yozisushimi Sushi

Endereço: Avenida Liberdade, 607 - Liberdade

11. Izakayada


Divulgação

O Izakayada é um verdadeiro "boteco japonês" ao estilo retrô em meio à Liberdade. Aberto em 2015, o estabelecimento é todo decorado com elementos da cultura japonesa, como bonecos de ação antigos do Ultramen e do Godzilla. Mas não é só disso que é composta a decoração do bar: cartazes de pin-ups americanas e elementos roqueiros também tomam conta das paredes. No cardápio existe um mix de petiscos japoneses, norte-americanos e mexicanos, que podem ser acompanhados por uma boa gelada ou um drink. O boteco abre a partir das 18h, de terça a sábado.

Izakayada

Endereço: Praça Carlos Gomes, 61 - Centro

12. Livraria Sol


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Mangás, revistas femininas, manuais de instrução, dicionários, livros e todo outro tipo de literatura oriental - é isso que oferece a Livraria Sol, localizada na Praça da Liberdade. Além dos inúmeros títulos, a loja conta com ar condicionado (o que naturalmente atrai qualquer um no calor de São Paulo) e atendentes atenciosos, todos orientais e familiarizados com os diferentes idiomas. Quer mergulhar de cabeça nessa cultura? Este é o local!

Livraria Sol

Endereço: Praça da Liberdade, 153 - Sé

13. Museu Histórico da Imigração Japonesa


Reprodução / Museu Histórico da Imigração Japonesa

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil ocupa, desde 1978, três andares da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, localizada na rua São Joaquim. O local conta com, aproximadamente, cinco mil objetos, 28 mil documentos e dez mil fotos, que retratam pontos marcantes da trajetória dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil. O museu aborda temas como: as relações diplomáticas entre o Brasil e Japão na época dos cafezais, a contribuição dos japoneses na agricultura brasileira, a Segunda Guerra Mundial e a reorganização da comunidade nipo-brasileira após a guerra, a instalação de indústrias japonesas no país e as relações socioculturais do intercâmbio entre os dois países, incluindo dança, religião, música, culinária e cinema. Perfeito para os curiosos por essa cultura!

Museu Histórico da Imigração Japonesa

Endereço: Rua São Joaquim, 381 - Liberdade

14. GiGi


Luísa Celiberto/Guia da Semana

Terminando nossa lista com algo menos cultural, mas com certeza bem atrativo - uma lojinha de bugigangas! A GiGi, localizada na rua Galvão Bueno, tem tudo o que você pode precisar (e até coisas das quais você não precisa, mas vai querer comprar): copos, cofrinhos, porta-retratos, esculturas, miniaturas, pelúcias, artigos para decoração e muito mais. Aquele tipo de loja perfeita para encontrar um presente para alguém ou até para presentear a si mesmo com algum mimo.

Loja GiGi

Endereço: Rua Galvão Bueno, 152 - Liberdade

Descobrindo a Zona Sul de São Paulo: 8 lugares pouco conhecidos que valem a sua visita

A maior região da cidade esconde estabelecimentos que não estão sob os holofotes - mas merecem sua visita!

12 lugares que todo geek precisa conhecer em São Paulo

Conheça bares, casas de jogos, lojas, restaurantes e hamburguerias que seguem a temática!

15 lugares que todo amante de livros precisa conhecer em São Paulo

Confira opções de bibliotecas, livrarias, bares e muito mais

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 17 Abr 2017.