Guia da Semana

De acordo com a definição criada pela The Vegan Society da Inglaterra (mais antiga entidade vegana do mundo), o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. A dieta, então, é baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.

Felizmente, a cidade de São Paulo abriga, cada vez mais, cantinhos veganos bacanas, que são o paraíso das pessoas que praticam o veganismo. Diante disso, o Guia da Semana fez um roteiro com 8 lugares em São Paulo que são o paraíso para veganos. Confira:

VEGANERIA


Foto: Reprodução/Facebook Veganeria

Apesar de muitas sorveterias possuírem versões veganas em seus cardápios, a Veganeria Stuzzi se destaca por contar apenas com sabores que se encaixam nessa classificação. Todos os sorvetes, tortas, cafés e doces da casa não possuem nada de origem animal, podendo ser desfrutados por veganos, vegetarianos, carnívoros... enfim, para todos os paladares! Além da grande variedade de sabores feitos à base de água ou leite de amêndoas, é possível beber espresso ou capuccino com leite de castanhas.

Endereço: Rua Harmonia, 506 - Vila Madalena

CASA JAYA


Foto: Reprodução/Facebook Casa Jaya Foto 1 | Foto 2

A Casa Jaya é um centro eco-cultural localizado no bairro de Pinheiros que oferece desde aulas de yoga, cursos artísticos e workshops de meditação até comidinhas deliciosas. Dentro do espaço há um restaurante vegano, o Nectare, que diariamente conta com duas opções de pratos quentes, além de um farto buffet de saladas orgânicas onde você pode se servir à vontade e quantas vezes quiser. A cafeteria do local conta com opções como bolo de brigadeiro, brownie e cheesecake - tudo vegano!

Endereço: Rua Capote Valente, 305 - Pinheiros

POP VEGAN


Foto: Shutterstock

Localizado na região da Consolação, o POP Vegan Food surpreende quando o assunto é variedade de cardápio. O menu é vegano, sem nenhuma proteína animal ou ingredientes derivados, oferecendo desde o "PF" até a pizza. E não vá pensando que os preços são absurdos não – é tudo bem acessível e de boa qualidade.

Endereço: Rua Fernando de Albuquerque, 144 - Consolação

PADOCA VEGAN


Foto: Reprodução/Instagram @padocavegan Foto 1 | Foto 2

Quem não ama tomar um café da manhã caprichado em uma padaria? Os veganos encontram um cardápio cheio de delícias na Padoca Vegan, na Vila Madalena. Além de não ter nenhum alimento de origem animal em sua produção, a casa conta com embalagens recicláveis, não produzindo plástico! Legal, né?

Endereço: Rua Harmonia, 1275 - Vila Madalena

VEGAN BURGER


Foto: Shutterstock

O Vegan Burger é uma hamburgueria vegana que trabalha apenas com delivery de lanches que, obviamente, não contam com nenhum tipo de alimento derivado de animais. Localizado no Centro, o estabelecimento realiza as entregas de bike, o que limita o raio de entrega apenas na região central da cidade.

Delivery: (11) 3101-7912

LOVING HUT


Foto: Reprodução/Instagram Foto 1 | Foto 2

O Loving Hut faz parte de uma franquia internacional de restaurantes veganos com unidades em diversos países. Em São Paulo, as casas ficam na Vila Mariana e no Jardins, oferecendo dezenas de opções para quem procura uma boa refeição vegana sem frescuras. Por lá, o cliente encontra desde pratos brasileiros, como o arroz e feijão, até itens da cozinha asiática, como o sushi.

Endereço: Rua França Pinto, 243 | Rua Augusta, 1961

VEGAN & CO


Foto: Shutterstock

O Vegan & Co., localizado na região do Butantã, é um restaurante vegano que tem a missão de dar alternativas gastronômicas isentas de ingredientes de origem animal para aqueles que optaram por não matar para comer. O estabelecimento funciona em um ambiente bucólico, de parede de tijolinhos, e conta com um cardápio que vai desde a feijoada até o estrogonofe, tudo vegan. E o melhor é que os pratos contam com um preço acessível.

Endereço: Rua Padre Justino, 653 - Butantã

VEGACY


Foto: Reprodução/Instagram @vegacy Foto 1 | Foto 2

O Vegacy é um restaurante vegano descolado, ideal para quem quer comer bem em um ambiente bacana. O cliente tem a opção de comer no buffet da casa, que apresenta desde macarrão à lasanha de beringela, ou pode pedir algum prato à la carte, como hambúrgueres, porções e wraps.

Endereço: Alameda Jaú, 1581

LAUT GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock

O restaurante Laut é um daqueles endereços "secretos" na cidade – muita gente não sabe que ele existe. Localizado em uma charmosa galeria, o lugar é especializado em pratos veganos e crudívoras, isto é, crus. No melhor estilo “raw food”, os pratos de lá levam ingredientes que não são cozidos, nem assados de forma tradicional! Vale a experiência.

Endereço: Rua Augusta, 1524 - Jardins

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 31 Mai 2019.