Guia da Semana

Em meio ao cinza e trânsito de São Paulo, ainda restam algumas reservas e espaços que conectam as pessoas com a natureza. É o caso de Parelheiros, que fica no extremo sul da cidade e é uma região conhecida por seus atrativos naturais, que incluem trilhas, esportes radicais e borboletário.

Para fugir um pouco dos tradicionais passeios pela cidade e quem sabe explorar o 'lado B' de São Paulo, Parelheiros é o lugar ideal. Cachoeiras, trekking, tirolesa e relaxar em meio à natureza são alguns dos atrativos.

O Guia da Semana fez um roteiro com passeios imperdíveis em Parelheiros, no extremo sul de São Paulo:

FAZENDA MARAVILHA


Foto: Shutterstock

Com boas opções de trilha e visita a cachoeiras, a Fazenda Maravilha é um daqueles passeios em meio à natureza que mistura pontos históricos interessantes com um pedaço da natureza esquecida em São Paulo. Rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna da Mata Atlântica são avistados com bastante frequência nas trilhas por onde se chega às cachoeiras do Sagui, do Oásis e do Fornão, todas com bons locais para banho.

A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique mediante o pagamento de taxa de acesso, sendo necessário agendar sua visita antes. Todas as trilhas são fáceis, ou seja, não é obrigatória a presença de guia turístico - caso queira, este pode ser contratado à parte.

Fazenda Maravilha
Estrada sem nome - Emburá do Alto
Agendamento: (11) 99749-1724
Terça a domingo das 9h às 18h

SELVA SP: PARQUE DE AVENTURA


Foto: Shutterstock (Imagem Ilustrativa)

Já para quem quer um pouco de aventura em meio à natureza, a dica é conhecer o Parque de Aventura. Indicado para todas as idades, as atrações disponíveis são: BoiaCross através do Rio Capivari - onde o participante desce o rio em cima de uma boia; Stand Up Paddle - realizado em uma parte mais tranquila do rio; Tirolesa com 130 metros de altura; Rapel, Trilhas e Trekking.

Além disso, durante o mês são realizados eventos específicos que variam desde trilhas para conhecer outras cachoeiras à rafting no rio. As atividades nem sempre são realizadas em todas as épocas do ano, por isso é bom sempre se informar antes de ir.

Parque de Aventura
Estrada do Capivari, 5.005 - Engenheiro Marsilac
Agendamento e informações: (11) 94727-4296 / (11) 94728-5809 ou [email protected]
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 17h


BORBOLETÁRIO DE SÃO PAULO


Foto: Shutterstock (Imagem Ilustrativa)

Já pensou em observar de perto o nascimento de borboletas e ver uma incrível diversidade de espécies e cores? O primeiro Borboletário de São Paulo e um dos maiores do Brasil fica dentro do Acampamento Águias da Serra, em uma área de proteção ambiental. Além do passeio ao borboletário, o visitante pode almoçar em um restaurante e curtir as atividades extras do espaço.

Clique AQUI para saber mais informações.

Borboletário de São Paulo
Estr. da Ponte Alta, 4300 - Engenheiro Marsilac
(11) 2908-0125

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 3 Dez 2020.