Guia da Semana

Quem gosta de curtir a natureza precisa conhecer o Parque Ecológico Imigrantes, em São Bernardo do Campo. Trata-se de uma área verde incrível próxima a São Paulo onde é possível praticar trilhas e curtir a natureza sem ir muito longe da capital.

O projeto sustentável permitiu que o espaço impactasse o mínimo possível na natureza. Dessa forma, itens reciclados foram utilizados nas estruturas, transformando os espaços em verdadeiros 'anexos' das áreas verdes.

O Parque Ecológico Imigrantes assume um papel estratégico e importante no sentido de preservar e fornecer informações sobre a Mata Atlântica, ao mesmo tempo em que diverte e ensina os visitantes. Indicado para toda a família, o passeio é a pedida certa para curtir um dia longe dos barulhos de São Paulo.

O Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa saber sobre o Parque Ecológico Imigrantes:

TRILHAS EM MEIO A NATUREZA


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa)

Passear entre as árvores em uma plataforma suspensa a nove metros de altura, de onde é possível observar os pássaros e as folhas das árvores. Essa é uma das experiências que o visitante tem ao conhecer o Parque Ecológico Imigrantes.

Ao todo são seis trilhas disponíveis aos visitantes, sendo que elas se diferem em suas dificuldades e extensão. A Trilha Sensorial ganha destaque por oferecer um contato íntimo com a flora e fauna locais. Nela, deficientes visuais, cadeirantes e deficientes auditivos encontram experiências de aprendizado assim como qualquer outro visitante. O trajeto é agradável, em meio às árvores, e estende-se por uma passarela em madeira plástica sustentável. Elevada por palafitas, a estrutura gera o menor impacto possível sobre o solo e vegetação.

CURTIR AS ÁREAS VERDES

Outro destaque fica por conta dos três lagos artificiais, formados pela captação da água da chuva. Colocados em lugares estratégicos, os visitantes conseguem ouvir um barulho de cachoeira enquanto andam em meio à mata.

Para fechar com chave de ouro, os visitantes são encaminhados a um funicular (espécie de caminho utilizado para subir grandes distâncias), que leva ao topo da montanha. De lá, a imersão chega a ser completa já que é possível ver a paisagem do alto de 45 metros de altura, incluindo a rodovia ao lado, os prédios no horizonte e uma natureza praticamente intocada.

VISITAÇÃO

Quem quiser visitar o Parque Ecológico Imigrantes vai precisar agendar um horário diretamente no site deles. A entrada é gratuita, sendo que grupos grandes podem ter que pagar uma taxa de visitação. Um guia acompanhará os visitantes e explicará cada espaço dentro do complexo.

*as visitas poderão ser agendadas a partir de 10/12

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 13 Nov 2019.