Guia da Semana
Na Cidade
Por Juliana Sartori

Parque Estadual da Cantareira é refugio verde dentro de SP

E quem disse que para curtir a natureza é preciso sair da capital?.

Um oásis em meio a Selva de Pedra: o Parque Estadual da Cantareira é o paraíso que você precisa conhecer! (Reprodução Commons Wikimedia via Renan William Candido e Editora EPR)

Para aqueles que gostam de fazer um passeio diferente e fugir da rotina, a dica é explorar ao máximo os lugares incríveis que a cidade de São Paulo oferece. A melhor parte é que a maioria desses passeios oferece algo que, muitas vezes, não encontramos em meio ao trânsito e barulho da capital: silêncio e contato com a natureza

Engana-se quem acha que para aproveitar áreas verdes e bem preservadas é preciso sair da capital: o Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande) é a prova de que é possível encontrar um oásis verde sem ir muito longe. Localizado na Zona Norte, o parque possui uma área com mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, divido em trilhas, lagoas e um mirante de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Ainda não conhece ou quer saber tudo o que dá para fazer por lá? Então confira:

Trilhas em meio à natureza


Reprodução Commons Wikimédia via Rcezar87 e Renan William Candido 

O Parque da Cantareira é um lugar de contemplação e caminhadas, ou seja, ambiente perfeito para curtir a natureza e seu silêncio. Por isso, não é permitida a prática de esportes, bicicletas ou animais de estimação. A dica é vestir uma roupa confortável para explorar as trilhas e áreas verdes do local sem preocupações.

Por lá, o visitante encontra três trilhas, sendo elas: Trilha das Figueiras, Trilha da Bica e Trilha da Pedra Grande. Na primeira, com, aproximadamente, 920 metros de percurso suave, o visitante pode observar as árvores altas que deram o nome à trilha e possivelmente bugios alimentando-se de seus frutos e outras espécies de animais. 

Já na Trilha da Bica, com 1,4 km de percurso suave, o visitante passa ao redor de uma queda d'água em que é possível refrescar-se com a água da bica e observar, se tiver sorte, um bando de quatis que frequenta a área e bugios (espécie de macaco).

A grande atração do parque é certamente a Trilha da Pedra Grande, com seus quase 10 km de extensão (ida e volta). Ela leva até a grande formação de granito, de onde é possível ter uma bela vista panorâmica da cidade. A trilha leva também ao Museu da Pedra Grande.

Piquenique na natureza 


Reprodução Guasca Tur e Commons Wikimédia via José Muniz 

Para quem gosta de fazer piquenique em lugares diferentes, a dica é curtir os espaços dedicados à prática no Parque da Cantareira. Como lá não existe lanchonete, muitos visitantes costumam estender toalhas em meio ao grande gramado para aproveitar ainda mais o espaço. 

Um dos lugares preferidos de quem visita o parque é o Lago das Carpas, que possui alguns quiosques para piquenique e um imenso gramado ideal para deitar ou estender toalhas. Por lá, é possível ainda admirar lindas carpas coloridas no pequeno lago. Para alcançar a área, é necessário pegar a Trilha para a Pedra Grande.

Passeio sem precisar de carro


Reprodução Shutterstock

Um dos pontos positivos do Parque é que não é necessário carro próprio para a visitação. Por ser mais acessível, o Núcleo Pedra Grande do Parque da Cantareira é o mais visitado.  Para chegar de transporte público até o parque, o caminho é o mesmo do Horto Florestal, já que estão localizados um do lado do outro. Por isso, a dica é descer no metrô Parada Inglesa e de lá pegar ônibus da linha 2020-10 Horto Florestal. Mas você também pode descer na Estação Santana e pegar o ônibus Vila Albertina (1775).

Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da SPTRANS.

Serviço

Endereço: Rua do Horto, 1799, Tremembé
Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h
Preço: R$ 13 (crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam). Estudantes pagam meia-entrada.
Telefone: (11) 2203-0115

 


Por Juliana Sartori

Atualizado em 27 Abr 2017.

Mais notícias

O que fazer no feriado de Corpus Christi 2019 em São Paulo

Na Cidade

Festival de sopas, show do Nando Reis e mais 21 eventos imperdíveis neste fim de semana em São Paulo

Na Cidade

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo Feminina 2019 em São Paulo

Na Cidade

Conheça 10 points gastronômicos no bairro da Mooca

Na Cidade

'Smorgasburg', 'Quermesse do Calvário' e mais 17 eventos neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

Explore São Paulo: 9 lugares imperdíveis na Vila nova Conceição

Na Cidade