Guia da Semana

Passear por São Paulo sempre nos reserva boas surpresas, mas há determinados lugares que são tão clássicos na cidade que você precisa ter visitado ao menos uma vez na vida – caso contrário, que tipo de paulistano você é? Brincadeiras à parte, a capital paulista é imensa e maravilhosa, tanto no cenário cultural quanto no gastronômico e histórico.

Será que você já fez todos esses passeios que são a 'cara e o focinho' da terra da garoa? Aproveita que dá tempo de zerar a lista:

Ver uma exposição no MASP e apreciar a vista da Paulista


Foto: Shutterstock

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, também conhecido como MASP, é um dos edifícios culturais mais importantes do Brasil. Situado em plena Avenida Paulista, o ponto turístico chama a atenção pela imensidão arquitetônica, que tem a assinatura de Lina Bo Bardi. O museu recebe várias exposições icônicas que passam pela programação cultural da cidade.

Endereço: Avenida Paulista, 1578
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h

Assistir a um jogo no Pacaembu, o estádio mais antigo da cidade


Foto: Shutterstock

Com 77 anos de história completados em 2017, o Estádio do Pacaembu brilha entre as sedes esportivas do Brasil. A casa, que abriga um museu completo sobre a história do futebol, já recebeu várias partidas épicas, despedida de jogadores famosos e jogos da Copa da Mundo. Hoje, após muito tempo, o estádio ainda é considerado um dos mais charmosos pelos paulistanos.

Museu do Futebol
Endereço:
Praça Charles Miller, s/n
Horário: terça a sexta, das 9h às 17h (entrada até às 16h); sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (entrada até às 17h)

Comer um yakisoba na tradicional feira da liberdade


Foto: Shutterstock

O bairro nipônico é palco de uma tradicional feira de rua aos domingos e atrai muitos turistas. Mas além dos 'gringos', os paulistanos sempre estão por ali para provar as iguarias japonesas, entre elas, o clássico yakisoba feito na chapa e petiscos variados, como o guioza e o tempurá. Não deixe de ir mais cedo para passear por lá e conhecer um pouco da cultura oriental.

Veja algumas das comidas mais diferentonas da Liberdade

Beber uma cerveja na badalada Vila Madalena


Foto: Reprodução/Facebook Pátio SP | Reprodução/Facebook Pracinha do Seu Justino

O bairro boêmio, carinhosamente apelidado de Vila Madá, é um dos points mais clássicos para tomar uma cerveja e curtir um barzinho a céu aberto na capital. Música ao vivo, exibição de jogos de futebol e roda de samba não faltam por ali - sem contar que os ambientes costumam ser descolados e cheios de alegria, como todo bar deve ser.

Veja um roteiro com os melhores bares da Vila Madalena

Curtir uma das baladas que ficam na Rua Augusta


Foto: Reprodução/Facebook Blitz Haus - Fotógrafo Raul Ortigoza | Reprodução/Facebook Selva

A Rua Augusta é o tipo de rolê que não tem como dar errado se você procura por casas noturnas, músicas ecléticas e gente moderninha. São vários quarteirões sediando baladas que vão do pop ao funk e rock. Aos finais de semana, as filas se perdem em meio à multidão que transita pelos bares da região.

Comer o clássico pastel de feira


Foto: Reprodução/Facebook Pastel da Maria - Itaim | Shutterstock

Pastel de rua é puro amor - e é uma das comidas que mais define as comidas de rua da cidade. São várias barraquinhas espalhadas pelas feiras que acontecem durante a semana e final de semana na capital, mas ainda há os restaurantes especializados na delícia. Uma dica é provar o Pastel da Maria, eleito em 2010 o melhor pastel de feira pela Prefeitura.

Veja lugares para comer pastel de feira em São Paulo

Se acabar no lanche de mortadela do Mercadão


Foto: Reprodução/Facebook Mercado Municipal de São Paulo - aqui e aqui

O Mercadão é um dos passeios mais comuns para se fazer durante os finais de semana em São Paulo, principalmente por aqueles que não negam um sanduíche de mortadela suculento. As filas se formam nas barracas que servem o lanche - e acredite, é assim o dia inteiro. O sanduíche é tão gigante que é quase impossível mordê-lo inteiro!

Endereço: R. Cantareira, 306
Horário: segunda a sábado, das 6h às 18h; domingos e feriados, das 6h às 16h

Passar no Bar do Estadão e experimentar o sanduíche de pernil


Foto: Reprodução/Facebook Bar e Lanches Estadão - aqui e aqui

Os adeptos das baladas no centro da metrópole provavelmente já deram uma passadinha no Bar do Estadão durante a madrugada - fim de rolê, sabe? O boteco, de ambiente simples, é point para matar a larica. Afinal, o bar é famoso por seu lanche bem servido de pernil. O sanduíche é feito com a carne, molho de cebola, pimentão e queijo, tudo na medida certa.

Endereço: Viaduto Nove de Julho, 193
Horário: aberto 24 horas

Comprar bugigangas na 25 de março


Foto: Shutterstock

Falar sobre a capital paulista e não mencionar a agitada 25 de março é quase um insulto à cidade. Lotada de segunda a sábado, e ainda mais durante os feriados e datas comemorativas, a região é uma perdição para quem adora cosméticos, itens de decoração, bugigangas de todos os tipos e roupas. Mas sua fama de 'tem de tudo' compete acirradamente com o número de furtos e roubos que acontecem por ali - então fique esperto!

Desça na estação São Bento para acessar a 25 de março

Aproveitar uma feijoada bem servida no Sujinho


Foto: Reprodução/Google Maps | Shutterstock

O restaurante segue colecionando tradições que já passaram de 50 anos, entre os pratos clássicos do cardápio está a famosa feijoada, que rola às quartas e sábados. O 'mexido de feijão' acompanha couve, mandioca frita, torresmo e laranja; a combinação perfeita.

Endereço: Rua da Consolação, 2063, 2068, 2078

Visitar a Galeria do Rock no centro de São Paulo


Foto: Reprodução/Google Maps

A Galeria do Rock fica a poucos metros da estação República do metrô - e os roqueiros não pensam duas vezes na hora de citar o local que respira rock todos os dias como referência em São Paulo. Ali, os fãs do estilo musical - e por que não de vida? - podem encontrar relíquias de bandas, camisetas de grupos, CDs, álbuns e inúmeras lojas de roupas.

Endereço: Av. São João, 439
Horário: segunda a sábado, das 10h ás 18h

Comer em uma das cantinas do Bixiga


Foto: Reprodução/Google Maps | Shutterstock

O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo e símbolo da imigração italiana no Brasil. O lugar é famoso por reunir inúmeras cantinas, perfeitas para quem busca por massas artesanais e pratos fartos. São tantas opções de restaurante que é preciso vários jantares para decidir qual é o melhor deles.

Fazer um piquenique no Parque do Ibirapuera


Foto: Shutterstock

Quem disse que não dá para aproveitar a natureza dentro de uma cidade grande? O Parque do Ibirapuera é apenas uma das paradas obrigatórias para desestressar na capital. Sua enorme extensão, que conta com lagos, pistas de skate, ciclovias, quadras esportivas e uma imensidão de grama para descansar, é contrastante quando vista de cima, seja em mirantes ou de um avião.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

Tomar bons drinks no Riviera Bar


Foto: Reprodução/Facebook Riviera Bar e Restaurante

Quem passa pela região da Consolação, na Avenida Paulista, provavelmente já reparou na placa contrastante e neon do Riviera, um clássico da noite paulistana. Por dentro, seu ambiente aconchegante e a bela vista das janelas impressionam logo de cara. O cardápio vai de petiscos a pratos quentes, e claro, uma carta ampla de drinks para serem degustados.

Endereço: Av. Paulista, 2584
Horário de funcionamento do bar: segunda a quarta, das 18h à 0h; quinta, das 18h à 1h; sexta, das 18h às 3h; sábado, das 18h às 3h

Garimpar no Brás e na José Paulino


Foto: Shutterstock

Se for pra falar de moda, é preciso citar a região do Brás e da José Paulino, dois pontos pra lá de importantes para os 'sacoleiros' de plantão. Ambos os lugares são sede de lojas que apostam em preços baratos para atrair seus clientes - vale uma atenção maior para a José Paulino, que é famosa por ter belos vestidos de festa por um preço acessível.

A região do Brás pode ser acessada pela linha vermelha do metrô, estação Brás. Já a José Paulino fica a poucos metros da Luz

Lugares com chopp e drinks à vontade para aproveitar o happy hour em São Paulo

Pode comemorar porque nesses lugares você sai trançando as pernas e com a conta bancária viva

9 rolês culturais que realmente valem a pena em São Paulo

Museus, centros culturais e outros points incríveis que você precisa conhecer em SP!

12 comidas que são a cara de SP e todo paulistano precisa experimentar uma vez na vida

Dos lanches tradicionais a tradicionais petiscos e doces, o roteiro é delicioso demais para você dizer não

Atualizado em 21 Out 2019.