Guia da Semana

Se você acredita que tudo que é relacionado a arte é chato, ultrapassado e/ou entediante, tá na hora de você repensar os seus conceitos. São Paulo oferece uma diversidade de rolês culturais que valem muito a pena principalmente se você busca sair da sua zona de conforto e se enriquecer de informação, conhecendo coisas novas.

E aí, vamos ser cult? Confira 13 rolês culturais que realmente valem a pena em São Paulo e aventure-se:

1. Sesc Paulista


Pedro Vannucchi/Divulgação Sesc Paulista (via assessoria)

Inaugurado em abril de 2018, o Sesc Paulista tem 17 andares e dois subsolos que ocupam um espaço privilegiado na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo. Dedicado às atividades já conhecidas da instituição, em especial àquelas relacionadas ao corpo, arte e tecnologia, o prédio conta com um café em sua cobertura e um mirante com vista panorâmica para a cidade, point digno de altas fotos.

Sesc Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 119 - Paraíso
Telefone: (11) 3170-0800

2. Japan House


Reprodução/Instagram @japanhousesp | Reprodução/Instagram @japanhousesp

Inaugurada em 2017 na Avenida Paulista, a Japan House é o primeiro centro cultural do mundo dedicado à cultura nipônica! A casa, que traduz o Japão do século 21 ao mesmo tempo em que mostra as raízes e tradições do país, oferece ao público exposições, oficinas, gastronomia oriental e muita tecnologia - tudo com entrada gratuita. O prédio conta com três andares, cafeteria, restaurante, jardim e uma biblioteca com cerca de 2 mil exemplares.

Japan House

Endereço: Avenida Paulista, 52 - Bela Vista
Telefone: (11) 3090-8900

3. Museu da Imagem e do Som (MIS)

Ding Musa/Divulgação MIS | Letícia Godoy/Reprodução Instagram @mis_sp

O Museu da Imagem e do Som (MIS) é conhecido por suas exposições elaboradas e ultratecnológicas. O museu segue a filosofia de registrar e preservar as obras audiovisuais do passado e do presente, a fim de fazer um levantamento da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais. O espaço conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777

4. Farol Santander


Shutterstock | Renato Suzuki/Divulgação Farol Santander (via assessoria)

O antigo edifício Banespa foi reformado e em 2018 virou o Farol Santander. O espaço cultural ocupa grande parte do prédio e recebe exposições, pista de skate e um simpático café que fica no mirante, o andar mais desejado pelo público. A vista deslumbrante do centro da cidade é de tirar o fôlego - e claro que vale aproveitar o passeio para curtir as exposições que estão por lá.

Farol Santander

Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro
Telefone: (11) 3553-5627

5. Red Bull Station


Reprodução/Facebook Red Bull Station | Reprodução/Facebook Red Bull Station

Instalado em um edifício de 1926, localizado no Centro de São Paulo e tombado como patrimônio histórico, o Red Bull Station é um espaço que conta com uma rica programação cultural e musical. São cinco andares, onde se misturam diferentes expressões criativas, além de contar com residências e ocupações, uma cafeteria a preços acessíveis, um terraço com fonte luminosa e um estúdio de música, o Red Bull Studio São Paulo. Pra melhorar: a entrada é gratuita!

Endereço: Praça da Bandeira, 137 - Centro
Telefone: (11) 3107-5065

6. Mirante 9 de Julho


Ariel Martini/Divulgação Mirante 9 de Julho (via assessoria)

O Mirante 9 de Julho, revitalizado em 2016, é hoje um dos espaços multiculturais mais ricos da cidade! E sabe o que é melhor? É tudo de graça. Aberto para todos, o local oferece uma programação com muita arte urbana, projetos culturais, exposições, exibições de cinema ao ar livre e até mesmo sinal wi-fi grátis. O café do Mirante está à disposição para quem quiser fazer uma boquinha ou té mesmo tomar um drink.

Mirante 9 de Julho

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista
Telefone: (11) 3111-6342

7. Itaú Cultural


Shutterstock | Reprodução/Instagram @itaucultural

O Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, é um instituto sem fins lucrativos que, desde 1987, promove a arte e a cultura pelo Brasil, por meio de exposições, programas e até mesmo a produção vídeos, livros e enciclopédias para bibliotecas públicas e outros centros culturais. Se você procura ampliar os seus horizontes sobre a cultura brasileira, esta é uma ótima opção.

Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista
Telefone: (11) 2168-1777

8. Fundação Ema Klabin


Reprodução/Instagram @emaklabin | Reprodução/Instagram @emaklabin

Localizada no Jardim Europa, a Fundação Ema Klabin é um verdadeiro oásis em meio ao caos paulistano. A casa-museu é aberta à visitação pública e abriga uma coleção de artefatos artísticos, históricos e científicos, reunidos ao longo de mais de 70 anos pela empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin, filha de imigrantes lituanos. Além disso, o local promove atividades culturais e educativas, recebendo programação musical aos sábados.

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa
Telefone: (11) 3897-3232

9. Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP)


Reprodução/Instagram @mac_usp | Reprodução/Instagram @mac_usp

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) já foi até sede do Detran. O prédio fica no Parque do Ibirapuera e possui um acervo com mais de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. Considerado um dos maiores museus da capital, ele é um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional. No rooftop os visitantes ainda encontram restaurante, bar e café, além dessa vista incrível.

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP)

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera
Telefone: (11) 2648-0254

10. Sesc 24 de Maio


Matheus José Maria/Divulgação Sesc 24 de Maio (via assessoria)

O recém-inaugurado Sesc 24 de Maio conta com alguns diferenciais: além da localização privilegiada, bem no Centro de São Paulo, o local conta com uma ampla e moderna infraestrutura. Além de teatro (com 245 lugares), o local conta com espaços de convivência, comedoria, cafeteria, biblioteca, área para exposições, clínica odontológica, espaços para prática esportiva, áreas de tecnologia, arte, solário e uma piscina de 500m² na cobertura do edifício, com vista panorâmica para a cidade.

Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de maio, 109 - República
Telefone: (11) 3350-6300

11. Instituto Moreira Salles (IMS)


Shutterstock | Reprodução/Instagram @imoreirasalles

O Instituto Moreira Salles, também conhecido por IMS, fica localizado na Avenida Paulista, em um prédio envidraçado de sete andares e 1200 metros quadrados de espaço. Além das exposições, o espaço também recebe workshops, debates, oficinas, shows e mostras de cinema. Os visitantes também podem desfrutar de uma biblioteca com mais de 6 mil livros especializados em fotografia, além de livraria, café e restaurante.

Instituto Moreira Salles (IMS)

Endereço: Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista
Telefone: (11) 2842-9120

12. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)


Shutterstock | Reprodução/Instagram @masp_oficial

Em um dos cartões-postais da cidade funciona o mais importante museu de arte ocidental da América Latina: o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). A coleção, de mais de 8 mil peças, inclui obras de Rafael, Mantegna, Botticelli, Delacroix, Renoir, Monet, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse, Chagall, Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, entre outros. Já são 70 anos de história, recebendo as exposições mais importantes do país.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Endereço: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista
Telefone: (11) 3149-5959

13. Instituto Tomie Ohtake


Shutterstock

O Instituto Tomie Ohtake, localizado em um colorido e inusitado prédio em Pinheiros, conta com oito salas de exposição, quatro ateliês, uma sala de seminários e uma de documentação. Os ambientes são integrados por um grande hall com restaurante, livraria, loja de design e um café. A área de aproximadamente 7.500 m² é destinada à realização de exposições de arquitetura, artes plásticas e design.

Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 - Pinheiros
Telefone: (11) 2245-1900


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

De praia artificial a acampamento em rooftop: 13 rolês inusitados para sair da rotina em SP

Para você que já está cansado de cinema, balada ou barzinho - vem descobrir programas inusitados para fazer em SP!

8 passeios gastronômicos em São Paulo para aproveitar os melhores comes e bebes da cidade

Aquele roteirinho ideal para você que é de lanches

Do cultural ao gastronômico: lugares incríveis para se aventurar sozinho por São Paulo

Um roteiro irresistível pra quando o objetivo é aproveitar a própria companhia

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 11 Out 2018.