Guia da Semana

Não há dúvidas de que o maior prazer que existe nessa vida é comer, certo? O ato de se alimentar vai muito além das necessidades vitais para sobrevivência talvez seja por isso que é tão difícil controlar a gula! Se você se considera um food lover, a gente tem uma dica maravilhosa de roteiro: que tal visitar lugares em São Paulo em que a comida é a protagonista?

Venha saborear diversos quitutes com esses 8 passeios gastronômicos em São Paulo. Aquele roteirinho ideal para você que é de lanches:

1. Aproveitar a feirinha oriental da Liberdade


Shutterstock

Aos sábados e domingos, das 9h às 18h, São Paulo recebe a Feira de Arte, Artesanato e Cultura, ou Feirinha da Liberdade, como é mais conhecida. O evento, que já é tradição no bairro oriental e ocupa a Praça da Liberdade, reúne o melhor da gastronomia oriental - como yakissobas, sushis, sashimis, bolinhos e outros alimentos típicos. Além das comidinhas, os visitantes ainda podem levar para casa objetos típicos da cultura japonesa, com peças de todos os tipos.

2. Visitar os festivais gastronômicos que acontecem em São Paulo


Shutterstock

São Paulo conta com uma programação intensa de festivais gastronômicos durante o ano inteiro! Geralmente esses eventos contam com entrada gratuita e reúnem todo o tipo de especialidade: de bacon e cerveja artesanal a hambúrguer e churrasco. E só ficar de olho na programação e curtir os comes&bebes que rolam em diversos pontos da cidade!

3. Passear pelo Mercado Municipal de São Paulo


Shutterstock

O Mercado Municipal, localizado no Centro de São Paulo, é conhecido por ser um super empório gastronômico da cidade, com uma variedade de alimentos que vão de frutas e grãos até açougues, peixarias e lanchonetes. O destaque vai para o seu famoso sanduíche de mortadela, que leva mais recheio do que pão, como se pode ver na foto.

Mercado Municipal

Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro

4. Curtir a paisagem do Vista Ibirapuera, que reúne café, restaurante e bar


Reprodução/Instagram @vistaibirapuera | Reprodução/Instagram @vistaibirapuera

O Vista Ibirapuera é um complexo que reúne restaurante, café e bar no rooftop do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). A visita ao terraço do museu é válida para quem quer curtir uma vista de tirar o fôlego, emoldurada pelo belíssimo Parque do Ibirapuera. Vale lembrar que a entrada ao prédio é gratuita - você vai pagar só o que consumir por lá.

Vista Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera
Telefone: (11) (11) 2658-3188

5. Passar uma tarde no Vila Butantan


Reprodução/Instagram @vilabutantan | Reprodução/Instagram @vilabutantan

Com ambiente a céu aberto e estruturado por contêineres, o Vila Butantan é um super complexo de lojas, lanchonetes, food trucks e bares. Além de oferecer diferentes opções gastronômicas, com marcas já consolidadas, como o Açougue Vegano, Bar do Urso, Bubblekill, Cuor di Crema e Vinil Burger, o local ainda recebe convidados, em eventos que geralmente acontecem aos finais de semana.

Vila Butantan

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 - Butantã
Telefone: (11) 3564-8731

6. Conhecer os empórios e restaurantes do Eataly


Reprodução/Instagram @eatalybr | Reprodução/Instagram @eatalybr

O Eataly é um complexo gastronômico que abriga sete restaurantes, além de empório, lojas e estandes, dos quais os visitantes podem comprar e levar para casa os ingredientes servidos nos cardápios dos estabelecimentos. Por lá, você pode conhecer diversas tradições gastronômicas de cada região da Itália, entre frutos do mar, peixes, risotos, massas, pizzas, carnes, queijos, vinhos e muito mais.

Eataly

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1489 - Vila Olímpia
Telefone: (11) 3279-3300

7. Visitar o Mercado Municipal de Pinheiros


Reprodução/Instagram @mercadodepinheiros | Reprodução/Instagram @napolicentralepizza

Mesmo não sendo o principal mercadão da cidade, o Mercado Municipal de Pinheiros chama a atenção pelo seu tamanho e variedade gastronômica. Fica localizado próximo ao Largo da Batata e traz lojas, empórios, quitandas e restaurantes em um ambiente convidativo. O destaque do complexo vai para a pizzaria Napoli Centrale, que traz a legítima pizza italiana para São Paulo, e para a Comedoria Gonzales, que serve ceviches, sanduíches e assados de maneira prática e informal.

Mercado Municipal de Pinheiros

Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 - Pinheiros
Telefone: (11) 3518-9096

8. Deliciar-se pelas cantinas tradicionais do Bixiga


Shutterstock

O Bixiga, região tradicionalmente italiana em São Paulo, conta com inúmeras opções de cantinas para você que curte uma boa massa. Além dos restaurantes fixos, como a Lellis Trattoria, Famiglia Mancini e o C...Que Sabe!, o bairro também recebe anualmente a Festa da Achiropita, festival gastronômico que ocupa as ruas em homenagem à padroeira do bairro.



Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

13 bares para curtir o happy hour com deliciosos espetinhos em São Paulo

Porque não existe melhor combinação do que cerveja + espetinho de churrasco!

8 pizza-bares descolados para curtir um happy hour gostoso em São Paulo

Pizzas deliciosas, bons drinks e uma cerveja gelada para acompanhar - tem happy hour melhor?

9 lugares em São Paulo que vão te fazer se sentir um verdadeiro turista

Capital reserva surpresas e novidades para os visitantes e também para os próprios paulistanos!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 9 Out 2018.