Guia da Semana

São Paulo é tão enorme e multicultural que até os próprios paulistanos conseguem se sentir turistas em sua cidade de nascença! Entre pontos turísticos famosos e points badalados, que se renovam com frequência, é difícil não se surpreender diariamente com a capital paulista.

Que tal conhecer SP sob uma nova perspectiva? Conheça 9 lugares em São Paulo que vão te fazer se sentir um verdadeiro turista:

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

1. Parque Burle Marx


Shutterstock | Reprodução/Facebook Parque Burle Marx

Localizado na região do Panamby, o Parque Burle Marx se destaca por seu paisagismo, com jardins que englobam coqueiros e fontes artificiais. Além disso, o parque é um ótimo passeio para os amantes da natureza, por contar com trilhas e caminhos que adentram a mata fechada do local. A vegetação do parque é constituída de espécies remanescentes da Mata Atlântica, abrigando mais de 90 espécies de animais silvestres.

Parque Burle Marx

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Parque Morumbi
Telefone: (11) 93115-1247

2. Farol Santander


Shutterstock | Renato Suzuki/Divulgação (via assessoria)

O antigo edifício Banespa foi reformado e em 2018 virou o Farol Santander. O espaço cultural ocupa grande parte do prédio e recebe exposições, pista de skate e um simpático café que fica no mirante, o andar mais desejado pelo público. A vista deslumbrante do centro da cidade é de tirar o fôlego - e claro que vale aproveitar o passeio para curtir as exposições que estão por lá.

Farol Santander

Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro
Telefone: (11) 3553-5627

3. Bar Obelisco


Tadeu Brunelli/Divulgação Bar Obelisco (via assessoria) | Gustavo Tamashiro/Divulgação Bar Obelisco (via assessoria)

O Vista Ibirapuera inaugurou mais um espaço em seu complexo gastronômico. O bar Obelisco fica no rooftop do MAC - Museu de Arte Contemporânea da USP - e convida o público a degustar um bom drink curtindo um cenário estonteante de São Paulo. Com inspiração brasileira, a carta de coquetéis foi criada pelo mixologista Laércio Zulu, enquanto os petiscos são assinados pelo chef Marcelo Corrêa Bastos. As porções vão de pão de queijo recheado a lanches.

Bar Obelisco

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301 - Ibirapuera
Telefone: (11) 97382-7261

4. Mercado Municipal


Shutterstock

Localizado na região central de SP, o Mercado Municipal é conhecido por ser um dos maiores empórios gastronômicos da cidade, com uma variedade de alimentos que vai de frutas e grãos até açougues, peixarias e lanchonetes. Além de muita comida boa, a arquitetura do local é capaz de surpreender visitantes e até os próprios paulistanos com suas claraboias e vitrais. O mercado é famoso pelo seu sanduíche de mortadela, que vem no capricho e leva mais recheio do que pão.

Mercado Municipal

Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro

5. Liberdade


Shutterstock | Reprodução/Instagram @emporioazuki

O bairro da Liberdade é um forte reduto da imigração japonesa na cidade de São Paulo, reunindo restaurantes tradicionais, alimentos importados, karaokês orientais e lojas de bugigangas vindas diretamente da Ásia. É fácil se sentir um turista andando pelas ruas da região, que são enfeitadas por postes vermelhos e algumas placas escritas no alfabeto estrangeiro. Não deixe de aproveitar a feirinha que acontece aos domingos, na Praça da Liberdade.

Liberdade

Endereço: Praça da Liberdade - Liberdade

6. Fundação Ema Klabin


Reprodução/Instagram @emaklabin | Reprodução/Instagram @emaklabin

Localizada no Jardim Europa, a Fundação Ema Klabin é um verdadeiro oásis em meio ao caos paulistano. A casa-museu é aberta à visitação pública e abriga uma coleção de artefatos artísticos, históricos e científicos, reunidos ao longo de mais de 70 anos pela empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin, filha de imigrantes lituanos. Além disso, o local promove atividades culturais e educativas, recebendo programação musical aos sábados.

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa
Telefone: (11) 3897-3232

7. Pavilhão Japonês


Shutterstock

O Pavilhão Japonês, construção inspirada no Palácio Katsura, em Quioto, é um retiro de paz e tranquilidade em meio ao Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. O cenário, formado por um jardim repleto de árvores japonesas, além de um lago com carpas coloridas, é perfeito para um passeio agradável e diferente, além de ser uma alternativa ao frenesi esportivo do parque. O local abre as portas para o público de quarta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Pavilhão Japonês

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera
Telefone: (11) 5081-7296

8. La Vieiras (Yacht Club Santo Amaro)


Juliana Sartori/Guia da Semana | Reprodução/Instagram @yachtclubsantoamaro

O La Vieiras, localizado dentro das dependências do Yacht Club Santo Amaro, à beira da Represa de Guarapiranga, traz a deliciosa experiência de almoçar com essa vista. Você pode até pensar que não estamos mais em São Paulo, por causa de todo verde e de toda natureza que cerca o ambiente. É com esse clima de "férias" que o restaurante recebe associados e não-associados, de terça a sexta-feira, das 11h45 às 15h.

La Vieiras (Yacht Club Santo Amaro)

Endereço: Rua Edson Regis, 481 - Jardim Guarapiranga
Telefone: (11) 2867-4485

9. Sesc Paulista


Pedro Vannucchi/Divulgação Sesc Paulista (via assessoria)

Inaugurado em abril de 2018, o Sesc Paulista tem 17 andares e dois subsolos que ocupam um espaço privilegiado na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo. Dedicado às atividades já conhecidas da instituição, em especial àquelas relacionadas ao corpo, arte e tecnologia, o prédio conta com um café em sua cobertura e um mirante com vista panorâmica para a cidade, point digno de altas fotos.

Sesc Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 119 - Paraíso
Telefone: (11) 3170-0800

Pra comer e beber: 13 lugares para um encontro durante o dia em São Paulo

Bares, restaurantes e passeios culturais para um date de sucesso

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?

Da espanhola à coreana: mais de 100 points gastronômicos em SP para conhecer diferentes tipos de culinária

Que tal rodar pelas cozinhas do mundo inteiro sem sair de SP?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 28 Set 2018.