Guia da Semana

Com seus mais de 12 milhões de habitantes, a maior cidade do país não decepciona quando o assunto é globalização. São Paulo é a cidade brasileira com maior influência no cenário global, característica que se traduz na infraestrutura, nos hábitos e, principalmente, na gastronomia dos paulistanos.

Que tal rodar pelas cozinhas do mundo inteiro sem sair de SP? Conheça o melhor da gastronomia italiana, espanhola, coreana, alemã, entre outras pela cidade:

Nova York


Reprodução/Instagram @burgerjointnybr | Reprodução/Instagram @zdelisandwiches

Todo mundo sabe que São Paulo é uma cidade completa em muitos sentidos, principalmente quando o assunto é gastronomia! É possível encontrar restaurantes mundialmente renomados, das mais variadas especialidades e nacionalidades. Outra metrópole que é ícone gastronômico é Nova York, rica em sabores diferenciados e pratos tradicionais. Mas será que a mistura dessas culturas dá certo?

Conheça 7 points gastronômicos em São Paulo que vão fazer você se sentir em Nova York e tire a prova!

Havaí


Reprodução/Instagram @poke_haus | Reprodução/Instagram @mrpokebr

Talvez você já tenha ouvido falar da mais nova tendência gastronômica brasileira - e ela vem lá do Havaí! O poke é um prato tradicional havaiano à base de peixe cru (geralmente salmão ou atum), servido em uma tigela com arroz ou salada, acompanhado por molho, frutas e/ou algas. O nome "poke", no dialeto havaiano, significa "cortar", o que faz referência ao corte do peixe neste prato: em cubos grandes e suculentos.

Nós reunimos 9 restaurantes em São Paulo que servem o poke havaiano para você conhecer e experimentar!

Itália


Reprodução/Instagram @braztrattoria | Reprodução/Instagram @basilicatapaoitaliano

A Itália é um país que se destaca por sua história, arquitetura, cultura e, principalmente, pela gastronomia! O cardápio, recheado de vinhos, massas frescas e doces tradicionais, como o cannoli, conquistou paladares pelo mundo todo, inclusive na cidade de São Paulo, onde diversos estabelecimentos são dedicados a esta culinária típica.

Quer se sentir na Itália sem sair de SP? Confira 12 points gastronômicos dedicados à culinária italiana na cidade e mangia che te fa bene!

Espanha


Reprodução/Instagram @verissimobar | Reprodução/Instagram @verissimobar

A Espanha é um país muito rico, seja pela sua arte, cultura, arquitetura ou gastronomia. Quem é que não saliva ao pensar em pratos típicos como a paella, o jámon e o churro, além de uma variedade de queijos, frutos do mar, azeites e vinhos? Ah, e não vamos esquecer das tapas, os aperitivos espanhóis servidos em pequenas porções em bares ou restaurantes.

Se você ficou com água na boca só de pensar, precisa dar uma passadinha nesses 9 points gastronômicos em São Paulo para se sentir na Espanha. Buen provecho!

Portugal


Reprodução/Facebook Casa Godinho | Reprodução/Facebook Casa Mathilde - Doçaria Tradicional Portuguesa

Já se passaram muitos anos desde o fim do período colonial, e mesmo assim Portugal continua tendo muita influência no dia a dia do brasileiro. Além do idioma, o que nos torna mais próximos dos nossos irmãos lusitanos, é o apreço pela gastronomia portuguesa! Do bacalhau ao pastel de Belém, é difícil resistir a essas delícias.

Por sorte, a multifacetada cidade de São Paulo conta com diversos points gastronômicos que vão te fazer se sentir em Portugal. Conheça todos eles e prepare seu paladar!

França


Reprodução/Facebook Le Bou Bistrô | Reprodução/Facebook Le Jazz Brasserie

A França é uma potência com forte influência política, econômica, cultural e, principalmente, gastronômica no mundo todo. A culinária típica abrange pratos como o tartare, o fois gras, o croissant, o petit gateau, o creme brûlée, entre outras delícias irresistíveis! Por sorte, a cidade de São Paulo possui muitos lugares pra você sentir e experimentar esses sabores.

Conheça 11 points gastronômicos em SP para se sentir na França e bon apetit!

Alemanha


Reprodução/Facebook Bar Zur Alten Mühlen | Reprodução/Instagram @braugarten

A Alemanha é a terra de muitas delícias culinárias: o joelho de porco, o salsichão, as linguiças artesanais, o chucrute e o strudel são alguns dos pratos que conquistaram o paladar dos brasileiros. Para a sorte dos paulistanos, a cidade de São Paulo é um dos maiores polos gastronômicos do país - com bares e restaurantes capazes de te transportar pra bem longe!

Conheça 8 bares e restaurantes em São Paulo que vão te transportar para a Alemanha e aproveite a viagem gastronômica.

Japão


Reprodução/Instagram @izakaya.toki | Reprodução/Instagram @jojo_ramen

Muito além dos rodízios, que já caíram nas graças dos paulistanos, o Japão está presente em diversos points gastronômicos por São Paulo! Os izakayas, por exemplo, são autênticos bares japoneses, e cada vez mais ganham o seu espaço pelos bairros mais badalados da cidade. E o lámen, que é de origem chinesa, mas ganhou personalidade na culinária japonesa, já virou um prato queridinho por aqui.

Conheça 8 izakayas para explorar o lado B da culinária japonesa na cidade e 7 lugares que todo apaixonado por lámen precisa visitar em São Paulo!

Coreia


Reprodução/Instagram @newshinlakwan | Reprodução/Instagram @komahrestaurante

Não é de hoje que a gastronomia coreana caiu nas graças dos brasileiros. A pimenta Sriracha e o Korean BBQ (churrasco coreano), por exemplo, já podem ser considerados duas grandes tendências gastronômicas. Restaurantes especializados nessa rica culinária passam a fazer cada vez mais parte do cotidiano dos paulistanos.

Quer descobrir este universo de sabores exóticos? Conheça 8 restaurantes coreanos em São Paulo que com certeza vão abrir o seu apetite.

China


Reprodução/Facebook Ton Hoi | Reprodução/Instagram @omg.ohmygula

A culinária chinesa veio lá do outro lado do mundo e conquistou um público fiel em São Paulo, uma das capitais mais gastronômicas do Brasil. Com receitas tradicionais e de sabor marcante, como o yakissoba, o frango xadrez, o guioza e o rolinho primavera, por exemplo, é difícil resistir a essa cozinha milenar!

Conheça 7 restaurantes chineses em São Paulo para explorar a culinária asiática e surpreenda-se com novos sabores.

México


Reprodução/Facebook Restaurante Dedo de La Chica | Reprodução/Facebook Hecho En Mexico

É provável que a sua familiaridade com a comida mexicana seja através dos famosos tex-mex espalhados pela cidade, certo? Mas a verdade é que a culinária deste país latino tão rico vai além das quesadillas com queijo e tacos com guacamole. Para experimentar de tudo um pouco e degustar as variedades da gastronomia do México, que tal conhecer algumas casas pra lá de bacanas em SP?

Veja um roteiro com 11 restaurantes mexicanos para conhecer em São Paulo e desfrute do melhor da culinária latina.

Peru


Reprodução/Instagram @laperuanabr | Reprodução/Facebook Barranco Pisco Bar

A herança histórica e cultural do Peru se traduz de muitas maneiras nos dias atuais - principalmente na gastronomia. Sua culinária típica é influenciada por diversas outras nacionalidades, como a japonesa, a chinesa, a espanhola e a italiana. Mesmo assim, trata-se de uma comida com personalidade forte, que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo todo.

Em São Paulo, não seria diferente! Conheça 9 points gastronômicos que vão fazer você se sentir no Peru e 6 lugares para tomar drinks com pisco em SP.

Argentina


Reprodução/Instagram @empanadascaminito | Reprodução/Instagram @juanitosempanadas

Apesar dos argentinos serem o inimigo número 1 do Brasil quando o assunto é futebol, no campo da gastronomia essa rivalidade não se aplica. A culinária da Argentina tem um espacinho especial no coração dos brasileiros, com suas empanadas, seu dulce de leche, o choripan, o alfajor, o bife de chorizo e a parrillada!

Que tal desbravar as comidas típicas dos nossos "hermanos" sem sair de SP? Conheça 8 points gastronômicos que vão fazer você se sentir na Argentina.

Brasil


Shutterstock | Reprodução/Instagram @mocotorestaurante

A rica culinária brasileira é o principal atrativo de diversos restaurantes e bares da metrópole paulista. Da verdadeira comida de boteco a pratos típicos de regiões como o Nordeste, sem esquecer da famosa caipirinha, há opções para todos os paladares. Vai de feijoada, baião de dois, acarajé ou tutu de feijão?

Conheça 9 lugares para experimentar o melhor da culinária brasileira em São Paulo e aproveite nossas delícias nacionais!

*Fotos de capa: Reprodução/Instagram @laperuanabr | Reprodução/Instagram @komahrestaurante

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?

22 bares que abriram em São Paulo em 2018 para conhecer novos ares

Novos points para botecar horrores na capital paulista

9 lugares para apreciar arte ao ar livre em São Paulo

Porque os melhores museus da cidade não estão confinados entre quatro paredes!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 23 Out 2018.