Guia da Semana

De bares a lojas, boas opções de passeios é o que não falta na Paulista, a avenida que mais mexe com o coração dos paulistanos. A questão é que de alguns anos para cá, o ponto turístico se reinventou e agora é casa de vários centros culturais, que vão de pequenos edifícios a construções gigantes.

Não são poucos os motivos para conhecer a região, mas definitivamente o interesse é ainda maior com tantas novidades imperdíveis – cinema focado em filmes fora de Hollywood, SESC e centro cultural especializado na arte de fotografar são algumas opções.

O Oba Oba listou 7 rolês culturais imperdíveis para fazer na Avenida Paulista. Confira:

SESC Avenida Paulista


Fotos: Roberto Assem/Divulgação (via assessoria de imprensa)

O SESC Paulista tem 17 andares e dois subsolos que ocupam um belo espaço na Avenida Paulista, pertinho do metrô Brigadeiro. Dedicado às atividades já conhecidas da instituição, em especial àquelas relacionadas ao corpo, arte e tecnologia, o prédio conta com um café em sua cobertura e um mirante com vista panorâmica para a cidade, point digno de altas fotos do maior cartão-postal de SP.

Endereço: Avenida Paulista, 119 - Paraíso
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 19h.
Agenda do SESC Paulista

Instituto Moreira Salles


Foto: Bruno Fernandes/Divulgação (via assessoria de imprensa)

A nova sede do Instituto Moreira Salles, também conhecido por IMS, foi inaugurada em setembro de 2017 na Avenida Paulista, em um prédio de sete andares e 1200 metros quadrados de espaço para exposições. Apesar de não ser tão alta, a estrutura oferece aos visitantes uma vista privilegiada da avenida mais agitada e iluminada da capital, principalmente por contar com uma fachada translúcida. Ali, o público pode aproveitar exposições, cursos, um café e uma biblioteca.

Endereço: Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 11h às 20h.
Agenda do Instituto Moreira Salles

Itaú Cultural

Foto: Edouard Fraipont/Divulgação (via assessoria de imprensa)

Com o intuito de explorar a fundo a pesquisa e produção de conteúdo, o Itaú Cultural estimula artistas e suas manifestações variadas. A curadoria aposta em ideias inspiradoras e transformadoras que fomentam a cultura brasileira. A programação traz exposições, mostras, shows e até peças teatrais dentro de um prédio moderno e minimalista.

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado e domingo, das 11h às 20h.
Agenda do Itaú Cultural

Fiesp - SESI


Foto: Shutterstock

O Centro Cultural FIESP conta com uma programação diversificada, com shows gratuitos aos domingos, dia em que a Avenida Paulista é fechada para caros, peças de teatro, exposições, cursos e muito mais. Além da agenda cultural, o público pode aproveitar a cafeteria aconchegante do complexo para beber um bom café e degustar lanches rápidos.

Endereço: Avenida Paulista, 52 - Bela Vista
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h.
Agenda da FIESP

Japan House


Foto: Oba Oba

A Japan House traz para a capital um pouco da cultura japonesa. Com a missão de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, o centro cultural combina arte, tecnologia e negócios, oferecendo aos visitantes uma perfeita tradução do país oriental do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições. O espaço conta com cafeteria, galeria, biblioteca, restaurante e jardim. Mensalmente sua programação é renovada.

Endereço: Avenida Paulista, 52 - Paraíso
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Agenda da Japan House

Casa das Rosas


Foto: Shutterstock

A Parque Cultural Paulista, mais conhecido como Casa das Rosas, é um espaço dedicado à população que se identifica e tem interesse pela poesia e literatura. Cursos, oficinas, críticas literárias, palestras e debates acontecem no local. O projeto ainda busca apoiar a formação de escritores dentro de um mercado literário escasso, cedendo espaço através de um museu moderno. É de praxe inúmeros artistas, poetas, músicos, dramaturgos e escritores em geral usarem a casa democraticamente para expor suas experimentações.

Endereço: Av. Paulista, 37 - Paraíso
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h.
Agenda da Casa das Rosas

Reserva Cultural

Foto: Shutterstock

O prédio da Gazeta é casa da Reserva Cultural, espaço que reúne livraria, cinema e espaço para eventos na parte térrea do edifício. Com filmes aclamados em festivais ao redor do mundo e longe de best-sellers, as obras cinematográficas da programação são um luxo para fanáticos por longas fora da curva e de Hollywood.

Endereço: Av. Paulista, 900 - Bela Vista
Agenda da Reserva Cultural

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

9 rolês culturais que realmente valem a pena em São Paulo

Museus, centros culturais e outros points incríveis que você precisa conhecer em SP!

Confira 11 programas divertidos - e gratuitos - para aproveitar a Avenida Paulista aberta aos domingos

O programa "Rua Aberta" tem se mostrado uma ótima iniciativa!

11 bares badalados na região da Paulista para ir com os amigos

Saiba por onde anda a galera descolada, a cerveja barata e as boas porções

Por Juliane Romanini

Atualizado em 27 Dez 2018.