Guia da Semana

Se você é o tipo de pessoa que adora aproveitar ao máximo as atividades da cidade de São Paulo, mas está com a grana curta, fique tranquilo(a), pois o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de maio com rolês grátis ou baratos.

Confira 13 passeios gratuitos ou bem baratinhos para fazer em São Paulo em maio de 2022:


SHOWS


► RETRATO BRASILEIRO

O show traz o cuidado estético da música erudita em diálogo com diferentes estilos musicais populares, principalmente do Brasil e América Latina. Através de arranjos com vibrafone, baixo acústico e guitarra, o grupo propõe uma experiência que torna a música instrumental mais acessível para públicos diversos, e que se dá pelo prazer no encontro dos músicos com o repertório e o público.

QUANDO: 7 de maio, às 18h
ONDE: Sesc Santana [Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana]
QUANTO: entrada gratuita


► DILSINHO

Dilsinho se apresenta no Quintal do Espeto, em São Paulo, no dia 30 de maio. No repertório, hits como "Péssimo Negócio", "Refém" e "12 Horas" são os mais esperados.

QUANDO: 30 de maio, às 14h
ONDE: Quintal do Espeto [Av. Gen. Ataliba Leonel, 1933 - Santana]
QUANTO: 2kg de alimento


GASTRONOMIA


► FESTIVAL DA CERVEJA NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Nos dias 23 e 24 de abril, o Memorial da América Latina promove o Festival de Cerveja Artesanal. O evento, com entrada gratuita, traz diversos rótulos e sabores pra quem aprecia uma boa cerveja e também pra quem está buscando novas experiências com a bebida mais antiga do mundo. Além de diversos rótulos, o Festival da Cerveja contará com música, moda, arte, design e comidinhas saborosas.

QUANDO: 23 e 24 de maio, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina [Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda ]
QUANTO: entrada gratuita


EXPOSIÇÕES


► [ÍM]PARES

Metal, tecido, vidro, bambu, ratã, madrepérola, concha e até papel e casca de ovo são matérias-primas para as designers de joias japonesas Miki Asai, Naho Okamoto, Mariko Kusumoto, Emiko Suo e Nahoko Fujimoto criarem suas intrigantes peças, que estão reunidas na exposição inédita "[ím]pares", na Japan House São Paulo. A mostra apresenta a estética japonesa por meio de 75 criações inovadoras, entre colares, pingentes, brincos, anéis, pulseiras e broches a ocupar o térreo da instituição na Avenida Paulista, entre 5 de abril e 12 de junho. A visitação é gratuita.

QUANDO: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h [até 12 de junho]
ONDE: Japan House São Paulo [Av. Paulista, 52 - Bela Vista]
QUANTO: entrada gratuita


AMAZÔNIA

Até 31 de julho, o Sesc Pompeia recebe a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado. A mostra exibe o resultado de sete anos de experiências e expedições fotográficas na Amazônia brasileira. As fotografias - feitas por terra, água e ar - revelam a floresta, rios, montanhas e a vida em 12 comunidades indígenas, em uma Amazônia ainda desconhecida que não cessa de surpreender com a cultura e engenhosidade de seus povos, seus mistérios, sua força e sua incomparável beleza. Esse denso universo marcou o olhar do fotógrafo com imagens impressionantes, em sua grande maioria mostradas ao público pela primeira vez.

QUANDO: terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingo e feriado, das 10h30 às 18h [até 31 de julho]
ONDE: Sesc Pompeia [Rua Clélia, 93 - Pompéia]
QUANTO: entrada gratuita


► AYRSON HERÁCLITO: YORÙBÁIANO

A Pinacoteca de São Paulo recebe a exposição individual “Ayrson Heráclito: Yorùbáiano”, do artista Ayrson Heráclito. Originalmente concebida para o MAR - Museu de Arte do Rio em 2021, a versão paulistana de “Yorùbáiano” ocupa o quarto andar da Pinacoteca Estação. Na seleção de obras, o artista baiano articula culturas diversas, abarcando os mitos yorubanos ou nagôs e jejes, a um amálgama cultural único de saberes ancestrais, ensinamentos, lendas, ritos e visões de mundo distintos que fazem parte das matrizes religiosas e culturais do candomblé. Por intermédio dos trabalhos, o público pode conhecer as lendas, “ìtàns” e “orikis”, narrativas tradicionais que seguem presentes nas ruas, procissões, romances e enredos de escolas de samba brasileiras, tomando contato com um mundo sem pecado onde a natureza dos seres e dos bichos se complementa.

QUANDO: de segunda a sábado, das 10h às 18h [até 22 de agosto]
ONDE: Pinacoteca Estação [Largo General Osório, 66 – Luz]
QUANTO: entrada gratuita


► MODERNOS

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abriu, no dia 10 de março, a exposição Modernos. A mostra é dividida em dois grandes núcleos: "Antes de 1922", com curadoria de Felipe Chaimovich e que ficará em cartaz por três meses, e "Depois de 1922", com curadoria de Laura Rodríguez e que seguirá até novembro.O núcleo “Antes de 1922” contempla o envolvimento da família Prado – considerada uma das mais influentes famílias paulistas - com as artes, incluindo o financiamento da Semana de 1922 pelo mecenas Paulo Prado, um dos principais incentivadores do movimento. O público pode apreciar obras de Antônio Parreiras, Eliseu Visconti, Estevão Silva, Georg Grimm e João Batista Castagneto. Para constituir esse núcleo, o MAB FAAP conta com a parceria de outras instituições, que emprestaram obras de seus acervos, como a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu Afro Brasil, o Itaú Cultural, o Museu Antonio Parreiras (RJ) e o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA RJ). O núcleo “Depois de 1922” apresenta uma seleção de obras do acervo do MAB FAAP organizadas em uma série de agrupações de artistas que surgiram depois de 1930. O objetivo, segundo a curadora Laura Rodríguez, é mostrar a ebulição característica das vanguardas até o surgimento dos grupos concretistas.

QUANDO: segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
*fechado às terças-feiras, inclusive aos feriados! [até 27 de novembro]
ONDE: MAB FAAP [R. Alagoas, 903, Higienópolis]
QUANTO: entrada gratuita


TEATRO


► FOX FINDER - A CAÇA

Em um diálogo com a ascensão do fascismo e do conservadorismo em todo mundo, o premiado texto Foxfinder – A Caça, da autora inglesa Dawn King, ganha sua primeira montagem brasileira, dirigida por Wallyson Mota e traduzida pela atriz Carolina Fabri. O espetáculo estreia no dia 2 de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, onde fica em cartaz até 14 de junho, com apresentações às segundas e terças, às 19h. A obra é uma parábola distópica sobre o lugar do medo na dominação de um povo e os caminhos para instalação do fascismo em uma sociedade em decadência. A trama se passa em uma fazenda inglesa ameaçada pela crise da produção de alimentos que recebe a visita do inspetor William Bloor, um agente do Estado responsável por fiscalizar as propriedades agrícolas.

QUANDO: de 2 de maio a 14 de junho, segundas e terças-feiras, às 19h
ONDE: Teatro Sérgio Cardoso [Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista]
QUANTO: entrada gratuita [reserva pelo site da Sympla]


► LÁ MINIMA

Em 2022, a La Mínima comemora 25 anos de história de muita palhaçadas clássicas combinadas com números de dança, acrobacia cômica e excêntricos musicais. Para marcar bem a data e comemorar junto ao público, a companhia faz uma série de atividades, entre elas a apresentação de alguns dos seus mais emblemáticos espetáculos. De 7 a 15 de maio serão encenados: A Noite dos Palhaços Mudos, À La Carte e Ordinários. A programação completa está nas redes sociais da Companhia e no site www.laminima.com.br/.

QUANDO: 7 a 15 de maio
ONDE: Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo - CCSP [Rua Vergueiro, 1000 - Vergueiro]
QUANTO: entrada gratuita


► DOM QUIXOTE DE LA SAMPA E A MÁQUINA DO TEMPO

A Dona Mirna Cia. de Arte explora o famoso personagem clássico do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1557-1616) no espetáculo musical infantojuvenil "Dom Quixote de La Sampa e a Máquina do Tempo", que tem uma temporada de circulação gratuita por teatros e outros equipamentos culturais municipais, entre os dias 7 e 29 de maio. O musical transporta as aventuras do famoso cavaleiro da triste figura para um espaço lúdico paulistano, estabelecendo uma relação de contraste e crítica entre a São Paulo do século 21 e uma visão romântica sobre as realizações dos Bandeirantes, construída pelos livros didáticos e outras obras que costumavam exaltar essas figuras como heróis nacionais. Na trama, Dom Quixote de La Sampa é um valente senhor desmiolado e, junto de sua fiel escudeira, uma jovem em situação de rua chamada Sancha Trampa, anda pela cidade de São Paulo procurando grandes aventuras. Porém, depois de ler inúmeros livros de cavalaria, o homem já não consegue diferenciar realidade e fantasia, enxergando monstros em máquinas, ogros em escavadeiras e até feiticeiros em pessoas comuns. Diante de uma grande injustiça contra a preservação da natureza em SP, o velho senhor constrói uma máquina do tempo e parte em uma missão heroica com a proposta de acabar com um terrível feitiço chamado urbanização.

QUANDO: 7 e 8 de maio, às 16h
ONDE: Teatro Arthur de Azevedo – Avenida Paes Barros, 995, Alto da Mooca
QUANTO: entrada gratuita

QUANDO: 14 de maio, às 15h
ONDE: Centro Cultural Tendal da Lapa – Rua Guaicurus, 1.100, Lapa
QUANTO: entrada gratuita

QUANDO: 15 de maio, às 15h
ONDE: Teatro Municipal de Caieiras – Avenida Marcelino Bressiani, 178, V. Gertrudes
QUANTO: entrada gratuita

QUANDO: 21 de maio, às 17h e 22 de maio, às 14h
ONDE: CEU Jaçanã – Rua Francisca Espósito Tonetti, 105, Jardim Guarapira
QUANTO: entrada gratuita

QUANDO: CEU Inácio Monteiro – Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Guaianases
ONDE: Apresentação: 28 de maio, às 17h
QUANTO: entrada gratuita

QUANDO: 29 de maio, às 15h
ONDE: CEU Pera Marmelo – Rua Pera Marmelo, 226, Jaguará
QUANTO: entrada gratuita


► GALÁPAGOS DE DARWIN

Alguns marinheiros, únicos seres humanos nascidos nas Ilhas Galápagos, apresentam características evolucionistas e recepcionam o público a navegar por toda a exposição “Darwin, o original”. São marinheiros caracterizados com figurino da marinha inglesa, com sua proximidade à época do século XIX, período em que Darwin fez sua expedição pelo mundo no navio HMS Beagle. As perfomances acontecem em forma de interação com os visitantes da exposição, de forma divertida em dois grandes momentos da exposição: sobre a origem das espécies e a descendência ou origem do homem.

QUANDO: 28 e 29 de maio, das 10h às 12h e 14h às 16h
ONDE: Sesc Interlagos [Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial]
QUANTO: entrada gratuita


NA CIDADE


► BIKE TOUR SP: BIKE KIDS

O Bike Kids foi para levar crianças de até 8 anos de idade para um divertido passeio pela cidade. O Tour passa por diversos atrativos de São Paulo, como Casa das Rosas, Av. Brigadeiro Luis Antônio e Instituto Moreira Salles.

QUANDO: 1 a 29 de maio
ONDE: Avenida Paulista, 2355 - Consolação
QUANTO: 2kg de alimento [reserve seu ingresso aqui]


► PRIMEIRA FEIRA DE BRECHÓS INFANTIL

Chegou a hora de ter um evento para garimparmos peças para os pequenos! Serão mais de 30 expositores com peças desde o tamanho RN até os 10 anos, além de marcas autorais com brinquedos, pijamas, acessórios e muito mais para a criançada. O local escolhido para esse evento é o coworking B2mamy, um espaço que abriga os empreendimentos de muitas mães.

QUANDO: 21 de maio, das 10h às 18h
ONDE: Avenida Paulista, 2355 - Consolação
QUANTO: entrada gratuita [reserve seu ingresso aqui]

Por Amanda Matos

Atualizado em 9 Mai 2022.