Guia da Semana

O mês de setembro chegou e, para a alegria de todos, ele está recheado de atrações gratuitas imperdíveis em São Paulo – sim, gente, rolês na faixa! São shows, exposições e eventos culturais para todos os gostos e todos os estilos.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu 13 passeios grátis em São Paulo em agosto de 2019. Confira:

SHOWS


GUILHERME ARANTES

No dia 22 de setembro, Guilherme Arantes se apresenta no Sesc Parque Dom Pedro II, em São Paulo. O show é gratuito e está marcado para às 16h. Guilherme é um dos poucos pianistas brasileiros a integrar o hall da fama da fabricante de pianos Steinway & Sons, em companhia de nomes como Guiomar Novaes, Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington. Contribuiu para o surgimento do fenômeno New Wave no Brasil, em 1981, com a música "Perdidos na Selva", considerada a primeira música do gênero no país.

QUANDO: 22 de setembro, às 16h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita

GASTRONOMIA


FESTIVAL GASTRONÔMICO NORDESTINO

De 6 a 22 de setembro, o Centro de Tradições Nordestinas recebe o Festival Gastronômico Nordestino, evento cujo objetivo é promover os pratos típicos do Nordeste a preço popular. Com entrada gratuita, o festival, que acontece às sextas-feiras, sábados e domingos, contará com pratos e bebidas por até R$ 9,90. Escondidinho de carne seca, vatapá, arrumadinho, sarapatel, caldo de mocotó e caldeirada maranhense são algumas das delícias.

QUANDO: sexta-feira, das 18h às 2h | sábado, das 13h às 5h | domingo, das 13h às 22h [de 6 a 22 de setembro]
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


►FESTIVAL DA BATATA & CERVEJA ARTESANAL

A Casa das Caldeiras recebe, nos dias 28 e 29 de setembro, o 2º Festival da Batata & da Cerveja Artesanal. Na ocasião, a batata será a protagonista e poderá ser encontrada nas versões assada, frita, como recheio, sozinha, acompanhada, com bacon, com queijo e muito mais.

QUANDO: 28 de setembro, a partir das 12h | 29 de setembro, a partir das 10h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita

EXPOSIÇÃO


Foto: Renato Mangolin /Divulgação (via assessoria de imprensa - Colateral Comunicação)


INVENÇÕES HÍBRIDAS

Até 3 de novembro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a mostra ‘Invenções Híbridas’, do artista paulista Paulo Nenflidio, que explora, de forma inovadora, o elo entre artes visuais, ciência, eletrônica, música e tecnologia. Sob a curadoria de Fernanda Vogas, a exposição apresenta 18 obras criadas pelo artista nos últimos 15 anos. Além do reconhecido valor estético, as peças apresentam aspectos interdisciplinares, onde estão presentes som, eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias.

QUANDO: de terça a domingo, das 9h às 19h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


A ARTE DE ELIFAS ANDREATO NA MÚSICA BRASILEIRA

Até 5 de outubro, o Museu Afro Brasil recebe a exposição A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira, que reúne retratos de gente como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, Gilberto Gil, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Tim Maia, Milton Nascimento, Criolo, João Bosco, entre outros. A seleção de obras inclui originais (alguns deles nunca antes expostos) e algumas reproduções, como o cartaz para os 50 anos da Semana de Arte Moderna.

QUANDO: de 20 de agosto a 5 de outubro
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


NUNO - POÉTICAS TÊXTEIS CONTEMPORÂNEAS

O universo têxtil japonês com sua riqueza e variedade de tecidos e estampas é a nova vertente da cultura japonesa a ser apresentada na Japan House São Paulo por meio da exposição ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas’, em cartaz até 27 de outubro. A mostra destaca peças criadas pela designer japonesa Reiko Sudo, da marca NUNO, que desenvolve linhas estéticas, materiais e técnicas, muitas vezes reinterpretando a tradição têxtil do Japão para o mundo contemporâneo.

QUANDO: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 18h [até 27 de outubro]
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita

CINEMA


* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


► PETS: A VIDA SECRETA DOS BICHOS

QUANDO: 21 de setembro, às 14h e às 17h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita


► OS BRINQUEDOS MÁGICOS

QUANDO: 22 de setembro, às 11h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


► VALENTE

QUANDO: 22 de setembro, às 17h e às 18h30
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► DUMBO

QUANDO: 28 de setembro, às 12h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► DIÁRIO DE UM BANANA

QUANDO: 28 de setembro, às 14h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita


► ASTERIX E O SEGREDO DA POÇÃO MÁGICA

QUANDO: 29 de setembro, às 11h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


► WIFI PALPH: QUEBRANDO A INTERNET

QUANDO: 29 de setembro, às 17h e às 19h
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita

Por Amanda Matos

Atualizado em 23 Set 2019.