Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

Passeios grátis ou bem baratinhos em São paulo em dezembro de 2018

Rolês para todos os gostos e estilos.

Foto: Divulgação (via assessoria SPMJ) | Shutterstock

Tá afim de sair, mas está sem grana? Calma, não precisa se desesperar. Dezembro chegou e, felizmente, a cidade de São Paulo está com uma programação grátis bem eclética.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu os melhores eventos gratuitos ou bem baratinhos que rolam em São Paulo em dezembro. Confira:

GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock


FESTIVAL DE BRIGADEIRO

O Espaço D Gastronomia, localizado no Itaim Bibi, oferecerá dez versões diferentes de uma das sobremesas mais brasileiras que existem no mundo: o brigadeiro. O evento rola até o dia 21 de dezembro e conta com receitas originais e criações da chef confeiteira Denise Gelberg.

QUANDO: até 21 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 20h | sábados, das 11h às 17h
ONDE: Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 733 – Itaim Bibi


FESTIVAL DO PASTEL E DA COXINHA

Nos dias 15 e 16 de dezembro, sábado e domingo, o Parque da Água Branca recebe o Festival do Pastel e da Coxinha. O evento gastronômico acontece das 10h às 20h, unindo duas grandes paixões do paulistano em um só lugar.

QUANDO: 15 e 16 de dezembro, das 10h às 20h
ONDE:


FESTIVAL DE COXINHA E CERVEJA ARTESANAL

No dia 16 de dezembro, domingo, das 12h às 19h, acontece o Festival da Coxinha e Cerveja Artesanal na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência. Além das barraquinhas gastronômicas, ainda entram para o cardápio bolos e tortas. Esta já é a 8ª edição do evento, que está sempre lotado e reúne o público que gosta de experimentar de tudo um pouco

QUANDO: 16 de dezembro, das 12h às 19h
ONDE: Rua Joaquim Távora, 605 - Vila Mariana


FESTIVAL DE PANETONES E PUDINS

No dia 16 de dezembro, acontece o 2º Festival de Panetones e Pudins na Associação Hokkaido de Cultura e Assitência, em São Paulo, das 12h às 19h. Um Festival de Gostosuras Natalinas recheado de doces típicos da época, como o Panetone e Pudim.

QUANDO: 16 de dezembro, das 12h às 19h
ONDE: Associação Hokkaido de Cultura e Assitência

EXPOSIÇÃO


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Suporte Comunicação)


DIMENSÃO

De 2 de outubro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, a Japan House São Paulo apresenta a exposição Dimensão, inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio. A mostra, que tem assinatura do duo Nonotak Studio e curadoria da THE FORCE, apresenta instalações imersivas, obras cinéticas e luminosas, além de trilha sonora própria, propondo uma experiência que subverte as noções de tecnologia e arquitetura por um viés poético e contemporâneo.

QUANDO: terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h
ONDE: Japan House São Paulo


RAIZ

Entre os dias 20 de outubro e 20 de janeiro de 2019, a exposição Raiz fica em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera. Para quem ainda não sabe a respeito, trata-se de uma mostra do artista e ativista chinês Ai Weiwei, que trabalha com escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social.

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h
ONDE: Casa Melhoramentos - Vila Romana


PLANETAS DE ZIRALDO - CASA DE MELHORAMENTOS

A mostra Os Planetas de Ziraldo tem como ponto de partida o fascínio do cartunista pelo universo. Seu encantamento resultou, ao longo dos anos, em várias obras editadas pela Melhoramentos, como a recente coleção "Os Meninos dos Planetas" e ainda "Flicts", "O Planeta Lilás" e "O Pequeno Planeta Perdido", que acabaram por inspirar a exposição.

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h
ONDE: Casa Melhoramentos - Vila Romana


A BIBLIOTECA À NOITE

A mostra concebida pelo artista Robert Lepage e a Companhia Ex Machina é inspirada no livro de mesmo nome do escritor Alberto Manguel, que também participou da concepção. No livro, o autor aborda dimensões filosóficas, lógicas, arquitetônicas e sociais que fundamentam a existência das bibliotecas. Na exposição, os visitantes passeiam por dez bibliotecas, reais ou imaginárias, em realidade virtual. Para participar da programação integrada da exposição, clique aqui.

QUANDO: até 10 de fevereiro de 2019
ONDE: Sesc Avenida Paulista


A LIGHT UN LIGHT

A moda contemporânea do Japão é a nova faceta a ser revelada pela Japan House São Paulo, que embarca no mundo fashion com a exposição A Light Un Light, em cartaz até 6 de janeiro de 2019. Com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, a mostra apresenta itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.

QUANDO: terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h (até 06/01/2019)
ONDE: Japan House São Paulo

NA CIDADE


Foto: Gabriel Quintão/Divulgação


POP PLUS

Nos dias 8 e 9 de dezembro, acontece a 23° Pop Plus, no Club Homs, em São Paulo. Maior feira de moda plus size do país, o Pop Plus está prestes a se tornar o “maior evento plus size do mundo”. É isso mesmo: a edição 23° que comemora o sexto aniversário da feira acontecerá pela primeira vez nos dois salões do Club Homs (Nobre + Gran Real) dobrando sua capacidade para receber o público que em setembro foi de 12 mil pessoas.

QUANDO: 8 e 9 de dezembro
ONDE: Club Homs (Clique aqui para conferir a programação completa)


OFICINA DE NATAL

O Shopping Pátio Higienópolis programou oficinas de Natal, para auxiliar os pequenos a preparem suas cartinhas para o Papai Noel. Além das cartinhas, as crianças também aprendem a criar enfeites para a árvore de Natal em origami. As oficinas, gratuitas, ficam no Piso Vilaboim, e entre 3 e 23 de dezembro, funcionam diariamente das 12h às 20h (24 de dezembro, até 17 horas). O Papai Noel fica em seu trono, no Piso Pacaembu.

QUANDO: Até 24 de dezembro, das 12h às 20h
ONDE: Shopping Pátio Higienópolis


FEIRA JARDIM SECRETO

No dia 15 de dezembro, acontece mais uma edição da Feira Jardim Secreto, dessa vez em uma edição especial de natal. A feira acontece no Bairro do Bixiga, em São Paulo. Tudo é pensado e planejado para mostrar os produtores mais interessantes em um ambiente e estrutura justos. A intenção é que as pessoas saíam de suas casas, de seus computadores e celulares e venham até o Jardim viver essa experiência de convívio, conhecendo cada produtor pessoalmente.

QUANDO: 15 de dezembro, das 11h ás 20h
ONDE: Praça Dom Orione - Bairro do Bixiga


► RAPPIN' HOOD

Antonio Luiz Junior, o “Rappin' Hood’’, foi criado na Vila Arapuá, zona sul da cidade de São Paulo. É conhecido pelo estilo que une o rap com o samba, duas vertentes musicais que representam a voz das periferias. Sua identificação com o samba vem de berço. Rappin’ Hood frequentava rodas de samba e seus amigos pediam para cantar; como naquele momento, não tinha DJ e na falta de uma batida de rap, improvisava, em cima da levada do samba.

QUANDO: 6 de dezembro, às 20h | 7 de dezembro, ás 21h | 16 de dezembro, às 15h30
ONDE: Sesc Santana | Sesc Ipiranga | Sesc Itaquera


BAZAR DA VILA BUTANTAN

Nos dias 15 e 16 de dezembro, das 14 às 20 horas, a Vila Butantan promove o Bazar de Natal, que promete ser uma ótima oportunidade para garantir um presente diferenciado e especial de Natal para presentear pessoas queridas – e a si mesmo. Cerca de 40 expositores estarão na Vila Butantan apresentando uma variedade de produtos de decoração, utilidades e acessórios - inclusive para os pets -, todos confeccionados à mão.

QUANDO: Sábado e domingo, das 14h às 20h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


BEAUTY FACTORY

De 6 a 24 de dezembro, a marca O Boticário transforma o Largo da Batata em uma Beauty Factory. O projeto busca oferecer um espaço sensorial com experiências incríveis e totalmente gratuitas para o público. Em um barracão com doze ambientes temáticos, os visitantes encontram segredos dos produtos da marca através de efeitos especiais, arte, projeções 3D e até piscina de bolinhas.

QUANDO: Segunda à sexta-feira: 12h às 21h (exceto 24/12) | Sábado e domingo: 10h às 21h
ONDE:
QUANTO:
para entrar basta levar uma embalagem vazia de algum produto O Boticário (ou qualquer outra marca), brinquedo novo ou peça de roupa nova


Por Amanda Matos

Atualizado em 13 Dez 2018.

Mais notícias

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade

Tour virtual: conheça o centro de São Paulo sem sair de casa

Na Cidade

Bares, restaurantes e salões de beleza reabrem em São Paulo a partir desta segunda-feira (6); saiba tudo!

Na Cidade

8 atrações turísticas na Avenida Paulista para curtir online

Na Cidade