Guia da Semana

Tá afim de sair, mas está sem grana? Calma, não precisa se desesperar. Dezembro chegou e, felizmente, a cidade de São Paulo está com uma programação grátis bem eclética.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu os melhores eventos gratuitos ou bem baratinhos que rolam em São Paulo em dezembro. Confira:

GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock


FESTIVAL DE BRIGADEIRO

O Espaço D Gastronomia, localizado no Itaim Bibi, oferecerá dez versões diferentes de uma das sobremesas mais brasileiras que existem no mundo: o brigadeiro. O evento rola até o dia 21 de dezembro e conta com receitas originais e criações da chef confeiteira Denise Gelberg.

QUANDO: até 21 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 20h | sábados, das 11h às 17h
ONDE: Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 733 – Itaim Bibi


FESTIVAL DO PASTEL E DA COXINHA

Nos dias 15 e 16 de dezembro, sábado e domingo, o Parque da Água Branca recebe o Festival do Pastel e da Coxinha. O evento gastronômico acontece das 10h às 20h, unindo duas grandes paixões do paulistano em um só lugar.

QUANDO: 15 e 16 de dezembro, das 10h às 20h
ONDE:


FESTIVAL DE COXINHA E CERVEJA ARTESANAL

No dia 16 de dezembro, domingo, das 12h às 19h, acontece o Festival da Coxinha e Cerveja Artesanal na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência. Além das barraquinhas gastronômicas, ainda entram para o cardápio bolos e tortas. Esta já é a 8ª edição do evento, que está sempre lotado e reúne o público que gosta de experimentar de tudo um pouco

QUANDO: 16 de dezembro, das 12h às 19h
ONDE: Rua Joaquim Távora, 605 - Vila Mariana


FESTIVAL DE PANETONES E PUDINS

No dia 16 de dezembro, acontece o 2º Festival de Panetones e Pudins na Associação Hokkaido de Cultura e Assitência, em São Paulo, das 12h às 19h. Um Festival de Gostosuras Natalinas recheado de doces típicos da época, como o Panetone e Pudim.

QUANDO: 16 de dezembro, das 12h às 19h
ONDE: Associação Hokkaido de Cultura e Assitência

EXPOSIÇÃO


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Suporte Comunicação)


DIMENSÃO

De 2 de outubro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, a Japan House São Paulo apresenta a exposição Dimensão, inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio. A mostra, que tem assinatura do duo Nonotak Studio e curadoria da THE FORCE, apresenta instalações imersivas, obras cinéticas e luminosas, além de trilha sonora própria, propondo uma experiência que subverte as noções de tecnologia e arquitetura por um viés poético e contemporâneo.

QUANDO: terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h
ONDE: Japan House São Paulo


RAIZ

Entre os dias 20 de outubro e 20 de janeiro de 2019, a exposição Raiz fica em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera. Para quem ainda não sabe a respeito, trata-se de uma mostra do artista e ativista chinês Ai Weiwei, que trabalha com escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social.

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h
ONDE: Casa Melhoramentos - Vila Romana


PLANETAS DE ZIRALDO - CASA DE MELHORAMENTOS

A mostra Os Planetas de Ziraldo tem como ponto de partida o fascínio do cartunista pelo universo. Seu encantamento resultou, ao longo dos anos, em várias obras editadas pela Melhoramentos, como a recente coleção "Os Meninos dos Planetas" e ainda "Flicts", "O Planeta Lilás" e "O Pequeno Planeta Perdido", que acabaram por inspirar a exposição.

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h
ONDE: Casa Melhoramentos - Vila Romana


A BIBLIOTECA À NOITE

A mostra concebida pelo artista Robert Lepage e a Companhia Ex Machina é inspirada no livro de mesmo nome do escritor Alberto Manguel, que também participou da concepção. No livro, o autor aborda dimensões filosóficas, lógicas, arquitetônicas e sociais que fundamentam a existência das bibliotecas. Na exposição, os visitantes passeiam por dez bibliotecas, reais ou imaginárias, em realidade virtual. Para participar da programação integrada da exposição, clique aqui.

QUANDO: até 10 de fevereiro de 2019
ONDE: Sesc Avenida Paulista


A LIGHT UN LIGHT

A moda contemporânea do Japão é a nova faceta a ser revelada pela Japan House São Paulo, que embarca no mundo fashion com a exposição A Light Un Light, em cartaz até 6 de janeiro de 2019. Com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, a mostra apresenta itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.

QUANDO: terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h (até 06/01/2019)
ONDE: Japan House São Paulo

NA CIDADE


Foto: Gabriel Quintão/Divulgação


POP PLUS

Nos dias 8 e 9 de dezembro, acontece a 23° Pop Plus, no Club Homs, em São Paulo. Maior feira de moda plus size do país, o Pop Plus está prestes a se tornar o “maior evento plus size do mundo”. É isso mesmo: a edição 23° que comemora o sexto aniversário da feira acontecerá pela primeira vez nos dois salões do Club Homs (Nobre + Gran Real) dobrando sua capacidade para receber o público que em setembro foi de 12 mil pessoas.

QUANDO: 8 e 9 de dezembro
ONDE: Club Homs (Clique aqui para conferir a programação completa)


OFICINA DE NATAL

O Shopping Pátio Higienópolis programou oficinas de Natal, para auxiliar os pequenos a preparem suas cartinhas para o Papai Noel. Além das cartinhas, as crianças também aprendem a criar enfeites para a árvore de Natal em origami. As oficinas, gratuitas, ficam no Piso Vilaboim, e entre 3 e 23 de dezembro, funcionam diariamente das 12h às 20h (24 de dezembro, até 17 horas). O Papai Noel fica em seu trono, no Piso Pacaembu.

QUANDO: Até 24 de dezembro, das 12h às 20h
ONDE: Shopping Pátio Higienópolis


FEIRA JARDIM SECRETO

No dia 15 de dezembro, acontece mais uma edição da Feira Jardim Secreto, dessa vez em uma edição especial de natal. A feira acontece no Bairro do Bixiga, em São Paulo. Tudo é pensado e planejado para mostrar os produtores mais interessantes em um ambiente e estrutura justos. A intenção é que as pessoas saíam de suas casas, de seus computadores e celulares e venham até o Jardim viver essa experiência de convívio, conhecendo cada produtor pessoalmente.

QUANDO: 15 de dezembro, das 11h ás 20h
ONDE: Praça Dom Orione - Bairro do Bixiga


► RAPPIN' HOOD

Antonio Luiz Junior, o “Rappin' Hood’’, foi criado na Vila Arapuá, zona sul da cidade de São Paulo. É conhecido pelo estilo que une o rap com o samba, duas vertentes musicais que representam a voz das periferias. Sua identificação com o samba vem de berço. Rappin’ Hood frequentava rodas de samba e seus amigos pediam para cantar; como naquele momento, não tinha DJ e na falta de uma batida de rap, improvisava, em cima da levada do samba.

QUANDO: 6 de dezembro, às 20h | 7 de dezembro, ás 21h | 16 de dezembro, às 15h30
ONDE: Sesc Santana | Sesc Ipiranga | Sesc Itaquera


BAZAR DA VILA BUTANTAN

Nos dias 15 e 16 de dezembro, das 14 às 20 horas, a Vila Butantan promove o Bazar de Natal, que promete ser uma ótima oportunidade para garantir um presente diferenciado e especial de Natal para presentear pessoas queridas – e a si mesmo. Cerca de 40 expositores estarão na Vila Butantan apresentando uma variedade de produtos de decoração, utilidades e acessórios - inclusive para os pets -, todos confeccionados à mão.

QUANDO: Sábado e domingo, das 14h às 20h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


BEAUTY FACTORY

De 6 a 24 de dezembro, a marca O Boticário transforma o Largo da Batata em uma Beauty Factory. O projeto busca oferecer um espaço sensorial com experiências incríveis e totalmente gratuitas para o público. Em um barracão com doze ambientes temáticos, os visitantes encontram segredos dos produtos da marca através de efeitos especiais, arte, projeções 3D e até piscina de bolinhas.

QUANDO: Segunda à sexta-feira: 12h às 21h (exceto 24/12) | Sábado e domingo: 10h às 21h
ONDE:
QUANTO:
para entrar basta levar uma embalagem vazia de algum produto O Boticário (ou qualquer outra marca), brinquedo novo ou peça de roupa nova

Por Amanda Matos

Atualizado em 13 Dez 2018.