Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

'Pimp My Carroça' está concorrendo no festival francês Mega Cities; saiba mais!

Competição popular será decidida na base do 'joinha' - o vídeo que tiver mais likes leva o troféu.

Foto: Reprodução/Youtube (frame)

O Pimp My Carroça está concorrendo no festival francês Mega Cities. A ONG inscreveu um mini doc em que retrata o atendimento de 46 catadores e 27 carroças pimpadas.

A competição será decidida na base do ‘joinha’ – ou seja, o vídeo que tiver mais likes leva pra casa o troféu (para participar, basta acessar o vídeo e clicar no botão de like). A votação fica aberta até 31 de agosto.


Sobre o Mega Cities

O Mega Cities é um festival francês que premia mini documentários que retratem possíveis soluções para os imensos problemas das imensas cidades que existem hoje no mundo. O filme Invisible Heroes (Heróis Invisíveis, em português) mostra a edição do Pimp My Carroça que aconteceu em 2016, no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Sobre o Pimp My Carroça

É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade - e aumentar sua renda - por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 1.400 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e dois mil voluntário(as) - além de 9 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 13 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.

Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o Cataki, aplicativo gratuito que aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.


Por Amanda Matos

Atualizado em 15 Ago 2018.

Mais notícias

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade

Tour virtual: conheça o centro de São Paulo sem sair de casa

Na Cidade

Bares, restaurantes e salões de beleza reabrem em São Paulo a partir desta segunda-feira (6); saiba tudo!

Na Cidade