Guia da Semana

A programação de férias nos shoppings de São Paulo está recheada de atividades imperdíveis. Com atrações para a criançada e para os adultos também, o roteiro é a aposta certa para quem quer curtir o mês na capital.

Sempre pensando em você, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação infantil dos shoppings de São Paulo para as férias de janeiro de 2020. Confira:

CAPITAL


Casa Bossa, no Shopping Cidade Jardim | Foto: Fran Nagata (via assessoria)


► JARDIM PAMPLONA SHOPPING

Até o dia 25 de janeiro, o Jardim Pamplona Shopping preparou uma programação gratuita para os fãs de games. Durante esse período, crianças a partir de 4 anos e adolescentes poderão se divertir nas férias na Arena Playstation, que conta com 8 games stations, cada uma com um jogo diferente. Cada participante tem direito a 30 minutos para aproveitar a jogatina.

Quando: até o dia 25 de janeiro, de segunda a domingo, das 12h às 20h
Onde: Jardim Pamplona Shopping | Segundo piso, em frente à loja Tip Top [R. Dr. Veiga Filho, 133 - Higienópolis]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING IBIRAPUERA

Até 26 de janeiro, o Shopping Ibirapuera traz o mar para o meio da capital! O "Festival Almasurf" chega para disseminar os esportes radicais com prancha, principalmente o surf e sua filosofia inspiradora. Multicultural, o evento conta com exposições de fotos e pranchas, biblioteca especializada, além de instalação artística e espaço exclusivo para as crianças.

Para proporcionar uma primeira experiência no universo e no estilo de vida dos esportes com pranchas, o evento disponibilizará três pranchas de equilíbrio e instrutores devidamente capacitados. O espaço das crianças também terá óculos de realidade virtual, que colocará os pequenos surfistas dentro do mar, onde poderão pegar uma onda e completar um tubo, considerada a manobra mais mágica e cobiçada da modalidade.

Quando: até 26 de janeiro, de segunda a domingo, das 12h às 20h
Onde: Shopping Ibirapuera | Piso Moema e Jurupis [Av. Ibirapuera, 3.103 - Moema]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING WEST PLAZA

De 17 a 19 de janeiro, o Boulevard, área aberta e arborizada do shopping, torna-se palco de nostálgicas brincadeiras de rua, como corrida de saco, corda e amarelinha, entre outras atividades que são sucesso entre o público infantil. Com entrada gratuita, o primeiro festival do ano conta ainda com opções gastronômicas em foodtrucks e foodbikes, além de shows de blues, pop rock e MPB.

Quando: de 17 a 19 de janeiro | de segunda a domingo, das 12h às 20h
Onde: Boulevard do Shopping West Plaza [Av. Francisco Matarazzo, s/n, Água Branca]
Quanto: entrada gratuita
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING IGUATEMI SÃO PAULO

Durante o mês de janeiro, o Iguatemi São Paulo conta com uma programação especial para entreter os pequenos durante suas férias escolares. Com o intuito de estimular a criatividade por meio de atividades lúdicas e manuais, quatro oficinas gratuitas ficarão espalhadas pelo shopping do dia 14 a 26 de janeiro para crianças de 2 a 12 anos.

No Piso Térreo do shopping, em frente à Mistral, a Oficina de Fantoches, acontecerá em parceria com a Puket e as crianças poderão criar monstrinhos com as meias. A Oficina de Slime estará no Piso Faria Lima, em frente à Costume e será desenvolvida em parceria com a Petit Main, para personalização da brincadeira. Já em frente à Livraria Cultura no Piso Superior, a Oficina de Foguete, oferecerá aos pequenos materiais para montar seu foguete, simular o fogo e fazer personalizações - ao lado, na Oficina de Asas, as crianças receberão asas de borboletas, dragões e dinossauros em tecido, e poderão decorá-las do jeito que quiserem.

Quando: de 14 a 26 de janeiro, de segunda a sábado, das 11h às 19h | domingos e feriados das 14 às 20h
Onde: Shopping Iguatemi São Paulo [Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING CIDADE JARDIM

Entre 11 e 26 de janeiro, das 13h às 19h, a Casa Bossa - espaço de eventos localizado no Shopping Cidade Jardim - será palco para mais uma edição do “Tudo é Brincadeira”, um evento para as crianças explorarem diversas opções de atividades, de acordo com o tempo e o interesse de cada uma.

Para deixar as férias ainda mais gostosas, o espaço com mais de 650 m² vai receber um Tanque de Areia Mágica, Faz de Conta de Casinha, Mesa de Artes e uma área especial voltada para bebês. E todos os dias ainda terão atividades de brincadeiras musicais às 15h. As brincadeiras estimulam crianças e adultos a se divertirem juntos, com muito conforto, segurança, imaginação e criatividade.

Quando: de 11 a 26 de janeiro, das 13h às 19h, atividade de música às 15h
Onde: Casa Bossa, no Shopping Cidade Jardim [Av. Magalhães de Castro, 12.000]
Quanto: crianças a partir de R$40 meia hora | adultos a partir de R$20 meia hora [crianças menores de 12 meses não pagam e menores de 3 anos devem estar acompanhadas de adulto responsável]
Compre aqui ou na bilheteria do evento
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING CIDADE SÃO PAULO

A partir do dia 08 de janeiro, a Arena Games tomará conta do 4º Piso do Shopping Cidade São Paulo, com estações de jogos de vídeo games como Fifa, Just Dance, Minecraft e Call of Dutty. O espaço possui entrada gratuita e diversão garantida para crianças a partir de 04 anos e também para adultos, que poderão jogar em consoles de XBOX e Play Station 4, desafiar os amigos para uma competição em dupla, em grupo ou até mesmo jogar online com gamers do mundo inteiro. Para tornar o espaço ainda mais divertido, a Arena Games conta também com campeonatos entre os visitantes presentes.

Quando: de 8 a 26 de janeiro | de segunda à sexta, das 13h às 19h30
Onde: Shopping Cidade São Paulo | Piso 4, em frente ao Cinemark [Av. Paulista, 1230 - Bela Vista]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


SHOPPING PARQUE DA CIDADE

De 11 de janeiro a 2 de fevereiro, o Shopping Parque da Cidade promove seu Festival de Teatro para animar as férias escolares das crianças. São peças teatrais clássicas como A Pequena Sereia, Branca de Neve e O Mágico de Oz. Cada apresentação tem lotação máxima de 80 crianças e terá entrada gratuita. As sessões ocorrem aos sábados e domingos, das 17h às 18h. Oficinas de fantoches e dedoches também serão oferecidas para que as crianças possam aprender sobre a temas atuais como sustentabilidade e responsabilidade ambiental enquanto brincam.

Quando: de 11 de janeiro a 2 de fevereiro
Onde: Shopping Parque da Cidade (Av. Nações Unidas, 14.401 – Chácara Santo Antônio)
Quanto: entrada gratuita


► CENTRAL PLAZA SHOPPING

Para animar as férias da criançada, o Central Plaza Shopping promove as Férias Geniais – Xperience. Em um cenário lúdico e interativo, o público poderá unir entretenimento e conhecimento de qualidade durante as atividades. Dentre as atividades, é possível aproveitar o Cinema, composto por uma cuba cilíndrica com uma sequência de doze imagens, que são refletidas por tiras de espelho, criando uma ilusão de movimento contínuo das imagens. Além disso, é possível entender como se criam os Tornados e Furacões, através de um imenso tubo que mostra como acontece o fenômeno dos redemoinhos no mar. Esses redemoinhos quando formados podem virar tornados ou furacões.

Há ainda muitas outras brincadeiras: Orbitas e Planetas, Arrepiando os Cabelos, Espelho de Ilusão Convexo, Espelho de Ilusão Côncavo, Teste suas Habilidades, Banco de Pregos, Looping, Teste dos Nervos, Vamos Girar, Caleidoscópio, Painel de Pinos, Gruta Infinita e Comunicação Sem fio. No total, são 15 experimentos totalmente interativos, que dão vida às brincadeiras.

Quando: de 07 de janeiro a 10 de fevereiro, segunda-feira à sábado, das 13h às 20h45 | domingos e feriados, das 12h às 20h45
Onde: Central Plaza Shopping | Praça de Eventos [Av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 – Vila Prudente]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING SP MARKET

Do real – com muitos blocos de espuma coloridos – ao virtual, com óculos de realidade virtual e impressora 3D, o espaço “Em Construção” apresenta diferentes estações, convidando meninos e meninas, de 4 a 12 anos, a desafios físicos e intelectuais, experimentando a arte da construção. As atividades são gratuitas e acontecem no Shopping SP Market, de 09 de janeiro a 02 de fevereiro.

Na área Mãos à obra, as crianças fazem suas construções com blocos coloridos e carrinhos de mão de brinquedo e terão que enfrentar paredes de escalada e escorregadores, que levam à piscina de bolinhas. No espaço do Arquiteto, as crianças deverão escolher um tipo de moradia e fazer o desenho da maneira que acharem mais legal!

Em outro momento, com imersão total no mundo virtual através de óculos de Realidade Virtual, o desafio é navegar virtualmente por “cenários perigosos”, como por exemplo se sentirem prestes a cair em um canteiro de concreto ainda molhado. Para encerrar, há uma área para jogar Minecraft, tipo de jogo online de arquitetura e seus personagens, onde as crianças podem criar cenários fantásticos com blocos pixelados.

Quando: de 09 de janeiro a 02 de fevereiro, das 14h às 20h
Onde: Shopping SP Market [Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING MARKET PLACE

Se você quer um roteiro diferenciado de férias para a criançada, o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação é uma ótima opção. A ideia é que os pais aproveitem o recesso escolar com os filhos cercados de muita diversão! As atividades de janeiro incluem 10 tipos de oficinas criativas com muita mão na massa.

Diferente de versões anteriores, na nova programação, durante o período de 3 horas e meia, os pequenos participarão de três oficinas ao invés de duas e terão um tempo exclusivo para brincar. O horário do lanche permanece e os pais têm a opção de enviar um aperitivo de casa ou comprar na lanchonete local com desconto.

Acompanhadas por monitores especializados, as crianças terão à disposição vários materiais para brincar e estimular o pensamento criativo. Ao final, é possível levar para casa todas as invenções feitas no espaço!

Quando: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Onde: Shopping Market Place, Piso Superior [Av. Doutor Chucri Zaidan, nº 902, Vila Cordeiro]
Quanto: para participar uma única vez: R$95 | para participar os cinco dias da semana: R$400
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING ANÁLIA FRANCO

Entre os dias 9 de janeiro e 2 de fevereiro, o Shopping Anália Franco promove seu evento de férias em parceria com o canal “Manual do Mundo”. Baseado nas experiências científicas realizadas pelo maior canal de YouTube de Ciência e Tecnologia em língua portuguesa, a atração terá diversas atividades para as crianças brincarem, além de aprenderem na prática sobre assuntos de física, ciências de forma simples e divertida.

A cada dia uma oficina diferente será ministrada para que crianças de 4 a 12 anos possam aprender na prática as experiências do canal e ainda com direito a levar os experimentos para casa. A programação conta com: porta celular de origami, uma torre de líquidos coloridos e que não se misturam e ainda um “girocopo” – brinquedo ensinado no canal.

E além dessa agenda de oficinas, a família toda poderá aproveitar e fazer fotos engraçadas nos espaços surpreendentes de ilusão de ótica. A atração ainda conta com uma área baby, para que os menores de 3 anos também aproveitem as férias e se divirtam com um escorregador e uma piscina de espuma.

Quando: de 9 de janeiro e 2 de fevereiro, sexta a domingo, das 13h às 20h30 | sábados e feriados, das 10h às 21h30
Onde: Shopping Anália Franco [Av. Reg. Feijó, 1739 - Tatuapé]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING INTERLAGOS

Especialmente para o período de férias, o Shopping Interlagos apresenta a experiência imersiva Sensations. A atração, que ocorrerá entre 17 de janeiro e 16 de fevereiro, tem o objetivo de estimular nas pessoas vivências únicas, a partir da alta tecnologia, mesclando shows de luzes, sons, texturas e ilusão de ótica. A atividade se conecta com o que há de mais moderno em arte no mundo, interagindo com a linguagem das redes sociais e do mundo virtual.

Os visitantes, logo na entrada, se deparam com o túnel Axis, um convite a percepção de rotação, através dos eixos uniformes. É possível, ainda, passar pelo Ambiente de Expressões Digitais, com as famosas carinhas tão utilizadas para conversações sem palavras no mundo dos mensageiros digitais, em formato gigante.

No espaço, há o Túnel de Luzes Dançantes, atividade que cria ambientes psicodélicos e surrealistas para o divertimento da garotada. Já a Sala de Projeções chama a atenção devido aos equipamentos de última geração, com capacidade para criar um ambiente abstrato e surreal.

E não para por aí. Para desafiar ainda mais o cérebro humano, o participante é conduzido a um labirinto espelhado. O desafio fica mais intenso a cada passo. Já imaginou se perder em um labirinto todo espelhado? A atração mais “instagramável” fica por conta da piscina Pop-Art, com bolas transparentes e coloridas que se confundem com a estampa da parede, ideal para fotos com os amigos ou a família.

Quando: de 17 de janeiro a 16 de fevereiro | de segunda a domingo, inclusive feriados das 10h às 22h
Onde: Shopping Interlagos [Avenida Interlagos, 2.255]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING CENTER LAPA

O Shopping Center Lapa preparou mais uma edição da Oficina de Slimes para crianças de 04 a 12 anos. Entre os dias 9 e 26 de janeiro, com a supervisão de professora especializada em artesanato Ligia Arteira, meninos e meninas irão colocar a mão na massa para criarem seu próprio Slime, a massinha flexível que faz o maior sucesso.

A atividade é gratuita e no espaço há capacidade para 16 crianças, em sessões a cada 30 minutos. Porém, para participar, é necessário o cadastro no local, que deverá ser feito por um responsável maior de 18 anos. Para gastar um pouco mais de energia, os pequenos, entre 3 e 8 anos, também podem aproveitar o Cantinho da Criança, com piscina de bolinhas, escalada de rampa, escorregador playkids e espaço para desenhar. A monitora ainda desenvolve oficinas para entreter os pequenos.

Quando: de 9 a 17 de janeiro | de quinta a domingo, das 12 às 18h
Onde: Shopping Center Lapa | Piso 1 [Rua Catão, 72 - Lapa]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING FREI CANECA

No Shopping Frei Caneca as férias estão recheadas de ação e atividades. O empreendimento trouxe o Zink’s, um espaço lúdico que reúne diversas brincadeiras que foram desenvolvidas especialmente para promover a interação entre pais e filhos. Além deste, o Game Vault promove workshops, jogos de tabuleiro e batalha medieval com espadas de espuma.

No Zink’s, crianças até 12 anos vão participar de oficinas de arte que resgatam os tempos de infância dos pais. No local, os pequenos visitantes também vão se divertir com eventos com temáticas científicas, tais como ilusão de ótica, densidade de materiais e efeito efervescente. O local ainda possui Espaço Bebê com atividades e brincadeiras interativas que estimulam a aprendizagem cognitiva na primeira infância.

Já no espaço Game Vault, a brincadeira gira em torno do universo geek. Serão ministrados workshops gratuitos de pintura em miniaturas, jogos de tabuleiro e Magic. Além dos cursos, os pequenos vão embarcar na cultura da idade média e travar uma batalha com espadas de espuma. O Game Vault fica no Piso 1 e a família toda pode passar por lá para jogar e se divertir

Quando: Zink’s - de segunda a domingo das 14h às 20h | Game Vault - segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h
Onde: Shopping Frei Caneca [R. Frei Caneca, 569 - Consolação]
Quanto: Zink’s - R$35,00 para 1ª hora e R$10,00 adicional para as demais horas | Game Vault - grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING PÁTIO PAULISTA

O Shopping Pátio Paulista traz para as férias de janeiro uma atividade que promete grandes desafios para a criançada e uma volta ao passado para os pais. O Mundo dos Blocos é um ambiente de diversão criativo e colorido, com centenas de blocos montáveis que, com criatividade, se transformam no que a criança imaginar. No mesmo espaço, o público poderá brincar em uma piscina de bolinhas e participar de outras atividades interativas, como para desenho e pintura, labirinto dos blocos, mesa de areia e brinquedos eletrônicos.

Quando: de 15 de janeiro a 29 de fevereiro, segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 12h às 20h
Onde: Shopping Pátio Paulista | Praça de Eventos [R. Treze de Maio, 1947 - Bela Vista]
Quanto: R$15 por 15 minutos de permanência no local. Para ter mais 15 minutos, é acrescentado R$12. A entrada dos acompanhantes dos pequenos com mais de 3 anos custa R$8. Pessoas com necessidades especiais têm direito a meia entrada.
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING METRÔ ITAQUERA

A diversão no Shopping Metrô Itaquera está garantida durante as férias! O centro de compras receberá o Parque temático Masha e o Urso, baseado no desenho animado. Toda a família poderá curtir as 12 atividades distribuídas em um ambiente lúdico, com cenários e as brincadeiras inspirados nos episódios da animação, como a Casa e o Quintal do Urso, um divertido Caça a Borboletas, uma plantação de cenouras e morangos para colheita, além de um escorregador na neve com uma piscina de bolinhas.

Quando: a partir do dia 16 de janeiro, segunda a sexta-feira, das 12h às 22h | sábados, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 12h às 20h
Onde: Shopping Metrô Itaquera [Av. José Pinheiro Borges, s/n - Itaquera]
Quanto: R$35 por pessoa (Criança a partir de 11 meses e Adultos) pelo período de 1h (As horas adicionais custam R$15)

Além disso, o shopping também traz uma savana lúdica com o evento inspirado em “O Rei Leão”. Nele, crianças de todas as idades poderão participar de diversas atividades que remetem ao clássico, promovendo uma experiência divertida e imersiva. E como neste universo tão mágico ninguém pode ficar de fora, os participantes com necessidades especiais poderão circular pelo espaço e desfrutar da ativação.

Na atração, o público é impactado por uma imensa imagem de Simba no pórtico de entrada e uma cenografia toda inspirada na savana e em cenas do filme. A Pedra do Rei, por exemplo, dá vida a Escalada do Leão, a partir de uma imensa parede de escalada que conta com o acesso todo feito com uso de equipamento. O espaço foi pensando para atender ao público como um todo. Por isso, os portadores de necessidades especiais também têm a diversão garantida, com promotores treinados para o atendimento em libras e de crianças autistas. Na área interna da atração, um simulador de realidade virtual levará as crianças para uma viagem pela savana africana e estimular a imaginação, além de promover uma experiência única.

Quem passar pelo circuito poderá também tirar muitas fotos e as famosas selfies na réplica da Árvore da Vida, presente, não apenas no filme, mas também em um dos parques da Disney, o Animal Kingdom.

Quando: a partir do dia 17 de janeiro, segunda a sexta-feira, das 12h às 22h | sábados, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 12h às 20h
Onde: Shopping Metrô Itaquera [Av. José Pinheiro Borges, s/n - Itaquera]
Quanto: R$35 por pessoa (Criança a partir de 11 meses e Adultos) pelo período de 1h (As horas adicionais custam R$15)
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING ELDORADO

O Shopping Eldorado traz cenários temáticos de cidade que a LEGO® montará com as peças mais cobiçadas do mundo dos brinquedos. A LEGO® City vai ocupar a Praça de Eventos do dia 15 de janeiro até o dia 09 de fevereiro, sempre das 12h às 19h30. Com atividades totalmente interativas, a atração promete aguçar a curiosidade das crianças, além de incentivá-las a usar cada vez mais sua criatividade.

O espaço da LEGO® City conta com cinco estações – LEGO® Park Duplo, LEGO® Estação de Polícia, LEGO® Galeria de Arte, LEGO® Car Race e LEGO® Friends Cafeteria.com – todas, com atividades didáticas para usar as pecinhas de montar.

Para participar, os pais ou responsáveis deverão fazer o download do aplicativo do Shopping Eldorado e capturar o cupom que dá direito a uma criança participar. Ao chegar no Shopping para o dia agendado para a brincadeira, basta apresentar o comprovante no balcão do evento, com 25 minutos de antecedência, para a realização do cadastro presencial obrigatório e liberação para desfrutar do espaço. Baixe o aplicativo aqui:  IOS e Android

Quando: de 15 de janeiro a 09 de fevereiro, das 12h às 19h30
Onde: Shopping Eldorado | Praça de Eventos [Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros]
Quanto: grátis (cada sessão terá duração de 25 minutos e pode abrigar até 46 crianças por vez, com idades entre 18 meses até os 12 anos)
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING PENHA

O Shopping Penha vai ser invadido pelas brincadeiras e claro, pela música infantil mais amada do momento do desenho Baby Shark, fenômeno do YouTube. O evento, inédito e gratuito, acontece de 17 de janeiro a 5 de fevereiro na Praça de Alimentação do empreendimento. O cenário de fundo do mar faz com que as crianças se sintam dentro do desenho. Todas as brincadeiras são lúdicas e envolvem diversas atividades que estimulam os pequenos a desenvolver equilíbrio, coordenação motora, força e ritmo durante as atividades. Piscina de bolinhas, gira-gira, túnel de obstáculo, escorrega submarino e uma área para os pequenos assistirem e dançarem as músicas do Baby Shark oferece muita diversão.

Quando: de 17 de janeiro a 5 de fevereiro, as 14h às 20h
Onde: Shopping Penha | Praça de alimentação [R. Dr. João Ribeiro, 304 - Penha de França]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SANTANA PARQUE SHOPPING

No cenário Magic Snow, uma piscina com circuito gigante de quase 300m² e mais de 430 mil bolinhas traz brincadeiras de encher os olhos da criançada. Com um playground de 10 metros de comprimento, a atração conta com mais de 7 atividades para crianças de todas as idades. No espaço totalmente interativo os pequenos podem escolher por onde querem começar a diversão congelante: pelo Globo Inflável, onde é possível se sentir dentro do clássico brinquedo decorativo com direito a chuva de neve artificial, pelo Escorregador dos Bonecos de Neve ou ainda se desafiar no Circuito de Torres, Passarelas e Escorregadores, além do radical Giro Inflável, que incentiva a coordenação dos participantes.

Para quem gosta de esporte, a Parede Goleiro convida a todos a testarem suas habilidades marcando as pontuações de cada gol. E tudo isso ainda pode ser registrado com uma foto incrível no Cenário Instagramável.

Quando: até 13 de março
Onde: Shopping Penha | Praça de Eventos [Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana]
Quanto: R$30 por pessoa por 30 minutos (vigência mínima)
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


GRANDE SP


Colônia de Férias no Shopping Iguatemi Alphaville | Foto: Fabiana Monteiro


► SHOPPING TAMBORÉ

A partir do dia 14 de janeiro, o mundo mágico dos unicórnios vai invadir o Shopping Tamboré. As crianças vão se divertir com o Magic Unicorn, evento que traz uma piscina de bolinha com mais de 160 mil bolinhas, tobogãs, escorregadores e fofo unicórnio inflável. A Estação Kids oferece uma programação completa com oficinas educativas para as crianças brincarem durante todo o mês. Já a AZE Games, traz muita aventura e interatividade em diversos jogos eletrônicos.

E para os pequenos que desejam fazer um passeio diferente pelo shopping, o Big Kids Trem e Os Bichinhos Pet Drive são as opções ideais. No primeiro, os passageiros desfilam dentro de um animado trem com músicas infantis. Já o segundo, traz bichinhos motorizados que levam os passageiros para um lúdico passeio pelos corredores do shopping.

Do lado de fora do shopping, a Roda-Gigante Brasil espera pelos visitantes para um delicioso passeio em uma das maiores rodas-gigantes transportáveis da América Latina, com 30 metros de altura.

Quando: a partir do dia 14 de janeiro
Onde: Shopping Tamboré [Av. Piracema, 669 - Tamboré, Barueri ]
Quanto: varia de acordo com a atividade
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► CANTAREIRA NORTE SHOPPING

Um dos principais atrativos do Cantareira Norte Shopping em janeiro é o Millennium Park, parque de diversões que reúne atividades para todas as idades, tais como: Montanha Russa, Extreme, Samba, Disko -que possui uma rotação de 360º e movimentação como o famoso Barco Viking-, Crazy Dance (que apresenta um show de luzes e se movimenta de acordo com a batida da música), o clássico Carrossel, além do Fusca, Red Baron, Trenó, Tobogã Inflável Tigrão, Cama Elástica, entre outros. Os brinquedos custam R$7 ou o combo com cinco ingressos por R$30. As bilheterias aceitam pagamento em dinheiro ou nos cartões de débito e crédito.

Outras novidades para os pequenos são o Emotion Park e o Rally Kids. O primeiro deles é o parque de trampolins com camas elásticas interligadas para crianças e adultos fazerem acrobacias; 2 cestas de basquete; 2 piscinas com mais de 2000 mil blocos de espumas e 300 bonecos de emoticons. Valores promocionais da atração são divulgados somente no local.

Já o Rally Kids é um brinquedão com um circuito de pontes elásticas, escorregador tubular, desafios a ultrapassar e uma piscina de bolinhas. A entrada é permitida para todas as idades, porém, menores de 6 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos.

Os aventureiros podem aproveitar o Labirinto dos Desafios, que diverte crianças, jovens e adultos em meio a um cenário escuro, repleto de obstáculos e surpresas assustadoras durante o trajeto. A brincadeira propõe quatro níveis de intensidade para os participantes escolherem, seguindo as normas de idade do regulamento. A entrada é permitida para crianças a partir de 6 anos acompanhadas de adulto pagante, e custa R$13 por pessoa.

O empreendimento também conta com uma loja de maternidade de bonecas, a Viva’s Reborn. O espaço é repleto de bebês de diferentes materiais e tipos, além de estrutura e atendimento de berçario para proporcionar um ambiente mágico aos visitantes. As atendentes são chamadas e caracterizadas como enfermeiras e, para as “mamães” que adquirirem seus bebês na loja, é realizada a pesagem, medição e o registro com todas as características na documentação da boneca antes de sair da maternidade.

Quando: varia de acordo com a atividade
Onde: Cantareira Norte Shopping [Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001, Jardim Pirituba]
Quanto: varia de acordo com a atividade
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING IGUATEMI ALPHAVILLE

Para divertir os pequenos com atividades educativas e animadas, o Iguatemi Alphaville promove até o dia 24 de janeiro uma Colônia de Férias, na Vila Animada, um projeto criado especialmente para proporcionar muita diversão para garotada em um ambiente lúdico, repleto de atividades e com total segurança.

Já no período da tarde, das 15h às 19h, o mesmo espaço oferece a Programação de Férias, com atividades especiais, pelos valores da tabela vigente da Vila. A programação inclui oficinas de artes marciais, games, gastronomia, ballet, música, inclusão social e chá com bonecas.

Para gastar muita energia, o Jump Mania é o lugar ideal com suas camas elásticas que permitem brincadeiras em grupo. Outro espaço “queridinho” entre as crianças é o Aze Games, no piso Rio Negro, um parque eletrônico com diversos brinquedos para diferentes idades, como mini carrossel, simulador de moto, cesta de basquete, entre outros.

Além disso, O Maremonti Trattoria & Pizza convida a garotada para suas oficinas de pizza, realizadas aos domingos, durante todo o mês de janeiro. Enquanto os pais saboreiam deliciosos menus da gastronomia italiana, as crianças podem se divertir numa atividade lúdica, divertida e saborosa: o preparo das pizzas, desde a massa, a escolha dos ingredientes e recheios. No final da brincadeira os pequenos gourmets podem ainda degustar a redonda que produziu.

Quando: até o dia 24 de janeiro
Onde: Shopping Iguatemi Alphaville [Alameda Rio Negro, 111 - Alphaville Industrial, Barueri ]
Quanto: os pacotes são voltados para crianças de 3 a 10 anos, não necessitam inscrição prévia e custam R$80,00 a diária, R$155,00 2 diárias, R$375,00 por 1 semana, R$700 para 2 semanas e R$1.000 para o período de 3 semanas completo.
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► INTERNECIONAL SHOPPING

O Internacional Shopping promove uma aventura intergaláctica voltada para crianças e adultos. A Nave Planetária chega ao empreendimento com muita tecnologia e envolve a todos em uma viagem fora da Terra. A atração tem início no dia 07 de janeiro e fica até o dia 09 de fevereiro.

Fascinante e tecnológica, a "Nave Planetária" tem uma projeção Full HD e uma cúpula com capacidade para até 50 pessoas. Ao todo, são cinco filmes que despertam a imaginação de quem assiste e participa dessa experiência. A astronomia, as estrelas e as galáxias fazem parte dessa temática e encantam públicos de todas as idades.

Quando: de 07 de janeiro a 9 de fevereiro, de segunda a sábado das 10h às 22h (última sessão às 21h30) e aos domingos e feriados das 14h às 20h (última sessão às 19h30)
Onde: Internacional Shopping [Rodovia Presidente Dutra, Saída 225, s/n - Itapegica, Guarulhos ]
Quanto: grátis [para participar basta realizar um cadastro e escolher o horário da sessão]
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING TABOÃO

A proposta do empreendimento é que a criançada deixe de lado os eletrônicos e se esbalde nas tradicionais brincadeiras de rua resgatando a infância de muitas gerações. Queimada, ioiô, brincadeira do elástico, bola de gude, corda, corrida de saco, rouba bandeira, gincana mãe da rua, vivo ou morto e quente-frio estão entre as atividades ao ar livre gratuitas que agitam o período de 16 a 26 de janeiro.

No evento, será possível até brincar de O Stop e participar de oficinas de vivência de pipa, peteca e futebol. Além disso, o Circuito de Férias incentiva os participantes a se exercitarem e mostrarem suas performances nas aulas de jazz, zumba, yoga, capoeira e karatê music kombat. A atração conta também com programação de teatro, contação de histórias e espetáculo de mágica para toda a família.

Quando: de 16 a 26 de janeiro [clique aqui para mais informações]
Onde: Shopping Taboão | Estacionamento[Rodovia Régis Bittencourt, 2643 – Taboão da Serra]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


ABC


Zig Labirinto Castelo no Atrium Shopping | Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - CLARA Comunicação)


► ATRIUM SHOPPING

O Atrium Shopping, em Santo André, selecionou mais uma atração especial para entreter as crianças até o dia 23 de fevereiro: o Zig Labirinto Castelo. Montada na praça de eventos, a estrutura, que irá proporcionar uma divertida aventura para a garotada, inclui um castelo, uma grande piscina de bolinhas, um labirinto e escorregadores.

Quando: até o dia 23 de fevereiro
Onde: Atrium Shopping | Praça de Eventos [Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING PRAÇA DA MOÇA

Um navio pirata vai ancorar no Shopping Praça da Moça nas férias. Quem passar pelo empreendimento vai encontrar um Galeão Pirata com 8 metros de altura encalhado em um rochedo em meio à praça de eventos do Piso Araucária.

A atração leva as crianças para dentro da história do Capitão Pena e do Pirata Morrison, animatronics que ficam dentro do navio e conversam sobre os visitantes que adentram à embarcação. O espaço conta também com o KidPlay, um circuito de túneis, corredores, pontes, elásticos e escorregadores que desembocam em uma piscina de bolinhas. Tudo liberado para os pequenos explorarem livremente. Um tubarão também pode ser avistado em alto mar e os visitantes conseguem tirar foto dentro de sua boca.

Com capacidade máxima de 80 pessoas, está aberto para crianças de 3 a 12 anos, e os responsáveis podem entrar para acompanhar seus pequenos.

Quando: até o dia 23 de fevereiro, de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 12h às 20h
Onde: Shopping Praça da Moça | Piso Araucária [Rua Manoel da Nóbrega, 712 - Centro, Diadema]
Quanto: de segunda a quinta-feira, o valor da atividade é de R$30 para 30 minutos ou R$40 para uma hora de brincadeira, mais 1 real por minuto excedido. Sextas, sábados e domingos a brincadeira sai por R$35 para 30 minutos ou R$50 por uma hora e o mesmo valor para os minutos excedidos.
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING ABC

O Shopping ABC recebe a partir do dia 10 de janeiro nada mais nada menos que um circuito de atividades do maior influenciador infantil da atualidade considerado o “Príncipe dos Baixinhos”, o YouTuber Luccas Neto.

No espaço, os pequenos de 3 a 12 anos, se sentem integrantes do próprio canal ao chegar no cenário rico em formas e cores que traz além da imagem do personagem Luccas Neto os integrantes do grupo Aventureiros. No local, fica difícil escolher por qual brinquedo iniciar a diversão. Começando pelo Brinquedão, que faz referência ao famoso vídeo do canal “Banho de Nutella”, onde os participantes escalam para chegar até o escorregador e lá de cima são surpreendidos com uma chuva de bolinhas que caem de um balde gigante. A aventura se completa com um mergulho na piscina com mais de 8 mil bolinhas.

Outra atividade que não poderia ficar de fora e remete às tradicionais gincanas do canal é o Escorregador com Chute a Gol. Os participantes que acertarem o centro do alvo garantem mais pontos. Além disso, um espaço com estilingue gigante desafia os pequenos a derrubar o maior número de bolinhas.

A atração reserva ainda um espaço lúdico direcionado para quem adora pintar e uma cabine de leitura do mundo das boias coloridas com algumas histórias e fábulas para despertar a imaginação das crianças.

Quando: até o dia 9 de fevereiro | de domingo a sexta, das 12h às 19h30 e de sábado, das 10h às 21h30 (horário da última sessão)
Onde: Shopping ABC | Piso 1 [Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda - Santo André]
Quanto: grátis
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h


► SHOPPING GOLDEN SQUARE

Misturar tintas e descobrir novas cores é sinônimo de muita diversão! Essa é a proposta de Cidade Colorir Turma da Mônica, que chega ao Golden Square Shopping com muita diversão para a criançada nessas férias. O espaço, com uma cenografia de 100 m², é todo dividido em módulos de até 1,20 m de altura, que reproduzem o bairro do Limoeiro, o mais famoso das histórias em quadrinhos criadas por Mauricio de Sousa. Na atração, crianças de 2 até 12 anos podem brincar à vontade com atividades lúdicas, que estimulam a criatividade artística e a coordenação motora.

Na Cidade Colorir Turma da Mônica, todos os participantes recebem um kit exclusivo para pintura, que inclui um avental, pincel e seis potes de tinta guache. Um time de recreadores acompanha os pequenos artistas durante toda a atividade. A atração permite que crianças maiores de 8 anos permaneçam desacompanhadas, porém os responsáveis devem aguardar próximos ao evento, enquanto os pequenos se divertem. Ao final, as crianças podem levar para casa sua caixinha de tintas e ainda ganham o certificado de artista oficial da Cidade Colorir Turma da Mônica com direito a autógrafo do Prefeito Honorário Mauricio de Sousa. - A estrutura permite que crianças PCD (Pessoa com deficiência) também possam brincar da mesma forma que as demais, garantindo a total inclusão.

Quando: de 6 de janeiro a 1º de março, segunda a sábado, das 12h às 21h30 | domingos e feriados, das 12h às 19h30
Onde: Shopping ABC | Piso 1 [Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda - Santo André]
Quanto: R$25 para 25 minutos de permanência. Após este tempo é cobrado R$1 a cada minuto adicional de permanência. Para os pais ou responsáveis que fizerem o download do aplicativo do Golden Square Shopping e capturarem o cupom, haverá desconto de R$5 no ingresso (desconto não aplicável para PCD). Crianças PCD (Pessoa com deficiência) pagam R$12.
Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h.

Por Amanda Matos

Atualizado em 22 Jan 2020.