Guia da Semana

Mesmo sem poder visitar os seus museus e centros culturais preferidos, você pode curtir uma programação online e gratuita que fornece muito aprendizado, conhecimento e até entretenimento. Na programação online e gratuita de agosto, você pode conferir lives, palestras, oficinas, festivais de audiovisual e até atividades infantis.

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou o melhor da programação virtual e gratuita no mês de agosto para você curtir sem sair de casa. Confira:


► WORKSHOPS DE GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL DAS FÁBRICAS DE CULTURA

Em agosto, a agenda das Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha realizam diversas atividades culturais e formativas pelas redes sociais. Novos caminhos de gestão e produção cultural para diferentes segmentos artísticos vão orientar os workshops e bate-papo.

Confira a agenda:

O que a música pode falar pra você? Workshop de mercado musical, com Edu Silva
Quando: 12/08 - quarta-feira - às 18h
Onde: Youtube

Empreendedorismo Cultural Periférico em Contexto De Pandemia: Desafios e Possibilidades, com Coletivo Estética Urbana
Quando: 13 e 27/08 - quinta-feira - às 19h
Onde: Facebook

Festival Re(Orí)Entar - Novas Formas de Gestão e Produção Cultural, com Marta Carvalho, Michelle Serra e Raiany Fernandes
Quando: 14, 21 e 28/8 - sexta-feira - 16h
- Novos imaginários - Raça, etnia e gênero na Produção Cultural brasileira;
- Gestão Cultural pós Covid-19;
- Fontes de financiamento.
Onde: IGTV
Classificação indicativa: 16 anos

Workshop de fotografia com o celular, com Magali Moraes
Quando: 19/8 - quarta-feira - às 17h
Onde: IGTV
Classificação indicativa: 16 anos

Diálogo sobre produção cultural, com equipe da Fábrica de Cultura
Quando: 20/8 - quinta-feira - às 15h
Onde: SoundCloud
Classificação indicativa: 12 anos

Elas na produção, com Yzalú e Natacha Martins
Quando: 22/08 - sábado - às 18h
Onde: Facebook

A arte de contar grandes histórias em pequenos vídeos, com João Wainer
Quando: 29/08 - sábado - às 18h
Onde: Facebook


► EXPEDIÇÃO BRASILIANA, ITAÚ CULTURAL

Foto: Divulgação (via assessoria - Conteúdo Comunicação)

O projeto é inspirado na Coleção Brasiliana, que tem um recorte em exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, dentro do Itaú Cultural. Ele propõe para as crianças uma expedição de aventura dentro de casa, criando seus equipamentos de viagem com inspiração em fatos históricos do Brasil. Os episódios são acompanhados de um texto complementar para quem quiser se aprofundar no tema apresentado, além de sugerir brincadeiras e apontar links relacionados.

Onde: Youtube


CAMARIM EM CENA COM FERNANDO SAMPAIO, ITAÚ CULTURAL

No dia 8 de agosto, às 14h, o circo marca presença na quarta temporada da versão online do Camarim em Cena, com o ator e palhaço Fernando Sampaio. Fundador da Cia LaMínima de Teatro e diretor artístico do Circo Zanni, Sampaio conversa com o crítico Valmir Santos sobre sua trajetória nos palcos e picadeiros, a relação com as expressões circenses e teatrais, a dificuldade financeira para as apresentações das trupes pelo país.

Quando: 8 de agosto, às 14h
Onde: Youtube


► NALATA FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA

Reconhecida como a capital mundial do grafite, São Paulo recebe o NaLata Festival Internacional de Arte Urbana com a participação de quinze artistas consagrados nacional e internacionalmente. Os grafiteiros realizarão doze obras de arte urbana únicas pintadas na região do Largo da Batata. Os trabalhos irão compor o maior museu brasileiro de grafite a céu aberto: são 3689 m² de arte que serão entregues à população da capital no dia 20 de agosto. Os interessados podem acompanhar a cobertura do festival pela internet, através do site nalatafestival.com.br ou pelas redes sociais @nalata.festival.

As obras podem ser conferidas nos seguintes endereços:
- Rua dos Pinheiros, 1474. Artistas: Mateus Bailon, Paola Delfin, Gleo e Pri Barbosa
- Av Faria Lima, 1134. Artistas: Selon e Marcelo Eco
- Rua Artur de Azevedo, 985. Artistas: Alex Senna e Selon
- Rua Capitão Prudente, 151. Artista: Mari Mats
- Rua Campo Alegre, 60. Artista: Enivo
- Rua Dos Pinheiros 2767. Artista: Thiago Nevs
- Largo da Batata (metrô). Artistas: Sliks e Evol

Onde: Site e redes sociais @nalata.festival


9ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

De 12 de agosto a 20 de setembro, a Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 9ª edição de forma totalmente online e gratuita. A programação do evento dedicado às temáticas socioambientais reúne 98 títulos de 24 países, muitos deles inéditos no Brasil. A grade de programação terá novidades diárias, com até 11 diferentes sessões por dia. Ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficam disponíveis sempre às 15h por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um. Além das exibições, você também pode conferir as palestras e bate papos online.

Confira a programação completa aqui

Quando: de 12 de agosto a 20 de setembro


OFICINAS DE ARTESANATO ONLINE

As Oficinas Culturais e Fábricas de Cultura estão com inscrições abertas para uma programação online e gratuita dedicada às artes manuais. São aulas de desenho, pintura, fotografia, colagem, tecelagem, mosaico e até bijuterias. Saiba mais aqui.


Oficina de Experimentação Criativa: Conexões, memórias e afetos

Quando: de 11 a 27 de agosto - terças e quintas-feiras, das 10h às 12h.
Onde: Google Meet.
Inscrições: até 10 de agosto aqui.


Tecendo em fios de lã – Amigurumi

Quando: 20 e 27 de agosto - quintas-feiras, das 14h às 15h30
Onde: Zoom
Inscrições: até 12 de agosto aqui


Pequeno diário do futuro próximo - com Equipe Biblioteca

Quando: 11 de agosto – terça-feira, das 15h às 16h
Onde: YouTube


Colando os traços - com Equipe Biblioteca

Quando: 21 de agosto – sexta-feira, das 11h às 12h
Onde: YouTube


DIY: Como fazer colar de pedra castroada - com Equipe Biblioteca

Quando: 21 de agosto – sexta-feira, das 15h às 16h
Faixa Etária: maiores de 10 anos
Onde: YouTube


31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO

Foto: Divulgação (via assessoria - ATTi Comunicação e Ideias)

O 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum -, que acontece via plataformas digitais de 20 a 30 de agosto, também está promovendo um "esquenta": uma programação prévia de 6 e 13 de agosto, com exibições de curtas históricos e lives com seus realizadores.

Confira a programação aqui

Quando: de 20 a 30 de agosto


LIVES TURÍSTICAS POR SÃO PAULO

Em agosto, haverá uma extensa agenda de visitas semanais a pontos turísticos da cidade de São Paulo. A ideia é promover pontos turísticos durante a pandemia, incentivando as pessoas a conhecerem locais icônicos sem sair de casa. Na programação, estão centros como Pinacoteca do Estado de São Paulo (13/08), Biblioteca de São Paulo (20/08) e o Parque Villa-Lobos e Biblioteca Villa-Lobos (27/08).

Onde: Facebook e intagram @turismoprefsp; instagram @saopauloturismo


KIDS FESTIVAL

Nos dias 29 e 30 de agosto, das 15h às 18h, o Kids Festival promoverá o evento online ‘Brincar Faz O Bem’. Crianças poderão acompanhar artistas, bandas, desenhos, histórias, oficinas, apresentações de curiosidades e Youtubers. O objetivo é arrecadar doações para a ONG Ame Amoroso, que atende mensalmente mais de 2.500 crianças no mais alto índice de vulnerabilidade social em São Paulo, e para a União Brasileira de Circo Itinerante (UBCI), cuja principal atribuição é ajudar os circos espalhados pelo país, escolas e os trabalhadores envolvidos.

Quando: 29 e 30 de agosto, das 15h às 18h
Inscrição: aqui
Onde: Facebook e instagram @kidsfestivalsp


CRIANÇAS #EMCASACOMSESC

No sábado, 8 de agosto, o espetáculo é com a arte-educadora e encantadora de histórias Dalisa Campos Miranda, que apresenta Contos Capixabas Encantados. Neste espetáculo de tradição oral, Dalisa oferece um repertório de contos, lendas e cantos típicos do Espírito Santo, especialmente da região da grande Vitória.

Quando: 8 de agosto, às 12h
Onde: transmissão no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube


CINEMA #EMCASACOMSESC

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, traz a cada quinta-feira uma programação de filmes em streaming na plataforma Sesc Digital, com curadoria do CineSesc. E neste mês, a partir do dia 6, se inicia um novo ciclo dedicado à autoria indígena. Basta acessar o ‘Cinema Em Casa’ para conferir longas e curtas-metragens, ficcionais e documentais, sempre a partir de quinta-feira, com acesso gratuito a qualquer hora do dia e sem necessidade de cadastro.

Quando: a partir de 6 de agosto
Onde: site #EmCasaComSesc


FESTIVAL DE INVERNO RIO

Foto: Divulgação (via assessoria - Lupa Comunicação)

O Festival de Inverno Rio, que em 2020 chega à sua quarta edição, está confirmado para os dias 07 e 08 de agosto. Na sexta-feira (07), haverá uma mistura de rap, pop, samba e pagode, com shows de Marcelo D2, Ferrugem e Thiago Martins. Já no sábado (08), a noite será dedicada aos amantes do Rock and Roll, com grandes representantes do rock nacional, como Raimundos, Barão Vermelho e Detonautas.

Quando: 7 e 8 de agosto
Onde: youtube.com/festivaldeinvernorio


MOSTRA ON-LINE POÉTICA DA VELHICE

A exposição “Poética da Velhice” traz trabalhos audiovisuais que retratam personagens complexos da terceira idade e questionam como representar a subjetividade de pessoas mais velhas sem estereótipos. A mostra fica em cartaz no modo online de 3 a 17 de agosto, no site do Itaú Cultural.

Quando: de 3 a 17 de agosto
Onde: Confira aqui


FESTIVAL SUPERNOVA

O festival de promoção de cultura e arte urbana preparou uma série de conteúdos online para curtir em casa. A partir do dia 10 de agosto, a plataforma oferece transmissões online da chamada “Galeria Delivery”. Através do Twitch, a “Galeria Delivery” irá apresentar uma programação com 20 trabalhos de graffitti, estêncil e lambe realizados em formato de performances. A novidade tem curadoria de Binho Ribeiro, que também será o primeiro artista a se apresentar.

Quando: a partir de 10 de agosto
Onde: Confira aqui


SP-ARTE VIEWING ROOM

Foto: Divulgação (via assessoria - a4&holofote comunicação)

Entre os dias 24 e 30 de agosto, ocorre a primeira edição do SP-Arte Viewing Room, feira online que reúne milhares de obras de arte moderna e contemporânea, além de peças de design, apresentadas por mais de 100 renomadas galerias do circuito nacional e internacional. Dentre as galerias já confirmadas, estão endereços de São Paulo, Londres, da Colômbia e Peru. Simultaneamente à feira online, o público também poderá participar de uma série de atividades virtuais com especialistas do setor, com programação que será anunciada em breve.

Quando: de 24 a 30 de agosto
Onde: Confira aqui


OFICINAS INFANTIS DO MUSEU LASAR SEGALL

As oficinas gratuitas acontecerão aos domingos, em ambiente virtual, mediante inscrição prévia. A programação terá dois encontros no mês de agosto (dias 9 e 23) e outros dois no mês de setembro (dias 6 e 20), sempre às 10h. As atividades artísticas são apresentadas no Caderno de Atividades Criativas, disponíveis no site. A primeira oficina acontece dia 9 de agosto e terá como tema “frotagem”, considerada um tipo de gravura, utilizada para transferir texturas de objetos para o papel por meio da fricção de lápis ou giz. A programação prevê ainda Oficina de Dedoches (dia 23/8); Oficina de Colagem (dia 6/9); e Oficina de Autorretrato (dia 20/9).

Quando: dia 9 e 23 de agosto, às 10h
Onde: inscrições aqui


CICLO DE ENCONTROS PERCURSOS TEMÁTICOS, MUSEU LASAR SEGALL

O novo programa é um ciclo de encontros online voltado a leituras e discussões temáticas sobre obras do acervo do Museu Lasar Segall. Cada encontro propõe a leitura de um conjunto de obras de Segall pela perspectiva de temas que tratam das linguagens artísticas presentes em sua obra, aspectos históricos, culturais e conexões com o contemporâneo.

Os encontros acontecerão em dois sábados do mês de agosto (dias 8 e 22) e outros dois no mês de setembro (dias 5 e 19), sempre às 10h. As inscrições são gratuitas, e cada encontro possui 25 vagas (é necessário inscrição). Dentre os temas de discussão, estão “A casa de Lasar Segall: Gregori Warchavchik e a arquitetura moderna no Brasil”, “Segall e a cor do Brasil”, “Lasar Segall e o Rio de Janeiro” e “O desenho de Segall”.

Quando: dias 8 e 22 de agosto, 5 e 19 de setembro, às 10h
Onde: inscrições aqui


OSESP MASP

O MASP e a Osesp retomaram a série de concertos Osesp MASP. Desde 2015, o evento combina arte e música no palco do MASP Auditório, entretanto, este ano os concertos serão transmitidos online. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e as composições musicais. Os vídeos ficarão disponíveis nas redes sociais do MASP posteriormente por tempo ilimitado.

Quando: a partir de 5 de agosto
Onde: Facebook e Instagram @MASP


#MISEMCASA

Foto: Felipe Larozza/RADIOLAS (via assessoria do Museu da Imagem e do Som – MIS)

Mostra Cinema de Acervo – São Paulo, a cidade-mundo

A mostra ‘São Paulo, a cidade-mundo’ traz discussões sobre a formação de bairros famosos da cidade e de como esse espaço urbano é característico. Em “Barra Funda” (Dir. Ana Regina Freitas, 1989), Ana Regina Freitas apresenta as origens de um dos bairros mais queridos da cidade, da chegada dos primeiros imigrantes italianos até a criação de espaços culturais característicos do local. Marcelo Masagão faz de "SP" (Dir. Marcelo Masagão, 1991) um retrato experimental da cidade com fotos históricas em meio aos prédios que identificam a cidade. Completa a mostra o filme “Madalena, Beatriz e outras vilas” (Dir. Elaine Lavezzo e Ana Regina Freitas), que conta a história do famoso bairro paulistano Vila Madalena.

Quando: a partir de 7 de agosto
Onde: Acervo MIS


Bate-papo de Cinema Pontos MIS

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta nesta semana o longa “Domingo” (Direção Clara Linhart e Fellipe Barbosa, Brasil, 2018). Para assistir gratuitamente ao filme, que será exibido às 16h, basta preencher um cadastro. Já o bate-papo ao vivo, que conta as presenças Clara Linhart e Fellipe Barbosa, Cássio Starling e mediação Chico Santos, acontece às 18h, no canal do MIS no Youtube.

Sobre o filme: 1º de janeiro de 2003. Enquanto Brasília celebra a posse do Presidente Lula, duas famílias do interior gaúcho se reúnem em uma velha casa de campo para um churrasco regado a champanhe, segredos, anseios e frustrações. ‘Domingo’ poderia ser um dia qualquer – não fosse a tempestade repentina que despertará antigos fantasmas.

Quando: 8 de agosto, às 16h e 18h
Onde: inscrições aqui


Lendo Imagens – Ep 5: Fernanda Frazão

O museu convida artistas a escolherem uma imagem do acervo para compartilhar uma leitura com o público, com o objetivo divulgar as obras e, também, valorizar fotógrafos e pesquisadores. Neste quinto episódio, a fotógrafa e cineasta Fernanda Frazão lê uma imagem do Felipe Larozza, fotógrafo participante do Nova Fotografia 2019 com a série RADIOLAS. Radiolas é o nome dado às festas de reggae e todo um sistema de som, estilo musical muito presente em São Luís do Maranhão.

Quando: 9 de agosto, às 11h
Onde: Youtube


#Cineciência ao vivo – 2001 – Uma odisseia no espaço

O #CineCiência é um tradicional programa do MIS que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros. No domingo, 9 de agosto, acontece um debate sobre o clássico ‘2001- Uma Odisséia no Espaço’ (dir. Stanley Kubrick, EUA - UK, 1968). Mediado por José Luiz Goldfarb, curador do projeto, para essa edição os convidados são: o físico Luis Carlos Meneses e do doutor em cinema Francisco Tupy.

Quando: 9 de agosto, às 17h
Onde: Youtube


CINEMATECA DO MAM ONLINE

Foto: Fabio Souza/MAM Rio (via assessoria - Mônica Villela)

Em agosto, a Cinemateca do MAM Rio segue com programação online gratuita. Serão exibidos três documentários: ‘Uma questão de fé’ (de Élber Xavier), ‘Animal indireto’ (de Daniel Lentini) e ‘Edna’ (de Edna Toledo). Na sequência, a curadoria apresenta dois curtas que desdobram as comemorações dos 65 anos da Cinemateca: a ficção ‘Valentina’ e o documentário ‘Juliana na Cinemateca’, filmes-irmãos realizados no interior da cinemateca. Além disso, também há o filme de Bebeto Abrantes e Cavi Borges, ‘Me cuidem-se! (parte VI)’, sobre a crise da Covid-19.

A programação inclui ainda três filmes do coletivo Anarca Filmes: ‘Migues’, ‘Waleska Molotov’ e ‘Bad Galeto: no Limite da Morte’, que representam a experimentação, o engajamento, a criatividade e a combatividade do trabalho desenvolvido pelo coletivo que reúne artistas e pensadoras LGBTQI+. Uma sessão especial, em parceria com o Recine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, vai exibir Cacaso na corda bamba, de José Joaquim Salles e Ph Souza, vencedor do festival em 2016.

Quando: de 7 de agosto a 10 de setembro
Onde: vimeo/MAMRio

Por Lidia Capitani

Atualizado em 10 Ago 2020.