Guia da Semana
Na Cidade
Por Lidia Capitani

Confira o melhor da programação grátis em São Paulo e online em dezembro de 2020

Lista conta com shows, festival de cinema, debates e muito mais.

Árvore de Natal no Complexo Parque Estaiada | Steve Vai (Fotos: Flashbang (via Index Conectada) | Divulgação (via FleishmanHillard))

A programação gratuita de dezembro de 2020 está incrível. Em clima de festas, a agenda conta com diversas atividades, shows, mostras e festivais diferentes. São eventos para todos os gostos, desde amantes da música e cinema à apreciadores de literatura e artes.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação gratuita de dezembro em São Paulo ou online. Confira:


► LIVRARIA DA VILA

A programação do mês da Livraria da Vila está repleta de grandes artistas representantes da música e da literatura brasileira. São nomes como Fernando Rocha e Laurent Suaudeau.

O #LivecomaVila acontece no Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila)
• 10/12 às 19h - Fernando Rocha
• 12/12 às 19h - Laurent Suaudeau

Onde: @livrariadavila
Quanto: gratuito


► MOVIMENTO MOARA

O Movimento Moara promove dobradinha de talks sobre urbanidade, permacultura, educação e aprendizagem ecossistêmica. Serão duas noites, nos dias 8 e 10 de dezembro, no YouTube. No dia 8 é a vez do talk “Ecossistema de Aprendizagem - Qual é o papel das redes em um ecossistema de aprendizagem?”, às 19h. A segunda noite de conversa será sobre “Urbanidade Permacultora - Como serão nossas cidades no futuro? Estaremos em simbiose com a natureza, em paz com o meio-ambiente?”, às 19h.

Quando: 8 e 10 de dezembro às 19h
Onde: Youtube
Quanto: gratuito - inscrições aqui


► CINEMATECA DO MAM

A Cinemateca do MAM destaca alguns filmes para compor sua programação de dezembro. A programação apresenta a retrospectiva do animador e diretor brasileiro Alê Abreu com a exibição de animações como “Sírius”, “Espantalho” e “Garoto Cósmico”, de 8 a 14 de dezembro, e “Passo”, “Vivi Viravento” e “O Menino e o Mundo”, de 15 a 21 de dezembro. Por fim, de 18 a 24 de dezembro, serão exibidas produções de Hélio Oiticica como “Agripina é Roma-Manhattan” e “Battery Park”. Todos os filmes podem ser vistos no canal do Vimeo.

Quando: de 1 a 24 de dezembro
Onde: Vimeo
Quanto: gratuito


► ÁRVORE DE NATAL DE SÃO PAULO

A tradicional árvore da Coca-Cola FEMSA Brasil tem uma nova casa: a região da Ponte Estaiada. A árvore possui 46 metros de altura, 17,65 m de diâmetro e ainda terá projeção 360° em alta resolução e estrela em movimento. As luzes do laser poderão ser vistas a 10 km de distância.

Quando: a partir de 5 de dezembro
Onde: Ponte Estaiada e redes sociais da Coca-Cola


► DMX - DIGITAL MUSIC EXPERIENCE

Este ano, o evento será online, com transmissão gratuita em seu canal oficial do YouTube e pelo site. Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, grandes artistas, músicos mundialmente conhecidos e especialistas da música vão falar sobre suas artes, experiências, trajetórias de carreira, vida na música e ainda farão shows exclusivos. O DMX de 2020 terá a participação de grandes nomes da música, como Hermeto Pascoal, Sérgio Dias com Frejat e Steve Vai.

Quando: de 9 a 11 de dezembro
Onde: online - confira aqui
Quanto: gratuito


► IX CACHOEIRADOC – FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS DE CACHOEIRA

O IX CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira acontece a partir de 4 de dezembro e segue até o dia 20 de dezembro. Serão apresentados 42 filmes online e 10 filmes exibidos presencialmente. Além disso, a programação gratuita conta com atividades artísticas, conferências, oficinas e lançamento de livro que se acontecem no site www.cachoeiradoc.com.br, Facebook e YouTube (CachoeiraDoc).

Quando: de 4 a 20 de dezembro
Onde: Site e redes sociais CachoeiraDoc


► CINEMA #EMCASACOMSESC

A cada semana, a série Cinema #EmCasaComSesc oferece streaming gratuito de grandes
filmes e documentários.

Quando: a partir de 1 de dezembro
Onde: online - confira aqui!
Quanto: gratuito


► 15ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

A 15ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 09 a 16 de dezembro, em formato online, gratuito e disponível em todo território nacional. Ao todo serão exibidos 36 filmes representando 15 países da América Latina e Caribe. Está presente a tradicional seção ‘Contemporâneos’, com 21 filmes recentes, sendo 19 deles inéditos no país. Estão incluídas cinco produções brasileiras em pré-estreia mundial: “Domicílio Incerto”, “Filmefilia” – Um Fax para Godard”, “Ozu Piroclástico”, “Rompecabezas” e “Um Dia Qualquer”. Além disso, haverá a ‘Homenagem BrLab 10 Anos’, com longas-metragens que estiveram em diferentes edições deste laboratório de desenvolvimento de projetos, com diversos debates e lives.

Quando: de 9 a 16 de dezembro
Onde: online - confira aqui!
Quanto: gratuito


► FESTIVAL DE NATAL

O Festival de Natal de São Paulo, promovido pela Prefeitura de São Paulo acontece entre os dias 11 a 23 de dezembro de 2020. Com o tema "Um sonho de cidade", o público verá refletida a diversidade cultural e artística da cidade de São Paulo. Entre os destaques, estão apresentações do Coral Paulistano e Coro Luther King; uma homenagem aos 100 anos de João Cabral de Melo Neto com Letícia Sabatella e Lirinha; a versão moderna do balé ‘O Quebra-nozes, no ritmo do break’; a cantora Luedji Luna, entre outros. Além disso, a cidade estará repleta de decorações natalinas em locais históricos e turísticos como o Viaduto do Chá, o Pateo do Colégio e a tradicional árvore de natal na Ponte Estaiada.

Quando: de 11 a 23 de dezembro
Onde: Youtube e Facebook


► 1ª BIENAL VIRTUAL DO LIVRO

De 7 a 13 de dezembro, ocorre a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Com salas de conversa ao vivo, é possível participar em tempo real de bate-papos sobre o mercado literário, literatura infantil e sobre escritoras mulheres. Também é possível explorar as estantes de novidades das editoras ou pesquisar um autor independente.

Quando: de 7 a 13 de dezembro
Onde: Online
Quanto: gratuito


► IDEIAS #EMCASACOMSESC

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, a série ‘Ideias’ trata de assuntos diversos por meio de debates online. Os encontros vão abordar a potência educativa do Cinema Ambiental, na terça (8/12); o centenário de Clarice Lispector - As adaptações literárias da obra de Clarice Lispector para o audiovisual, na quinta (10/12); e a inclusão e transformação social, no sábado (12/12).

Quando: 8, 10 e 12 de dezembro, às 16h
Onde: Youtube
Quanto: gratuito


► JAPAN HOUSE NA SEM BARREIRAS - FESTIVAL DE ACESSIBILIDADE E ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA

A Japan House São Paulo participa virtualmente da 2º edição do "Sem Barreiras - Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência", evento que visa artistas deficientes e conteúdos com recursos de acessibilidade. A Instituição irá exibir um vídeo produzido pela Shoko Kanazawa, calígrafa da arte do Shod?. As exposições "O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi" e "Japonésia" irão oferecer LIBRAS, audiodescrição e closed caption através de QRcode. A ''Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa'' traz uma experiência olfativa através de aromas japoneses e será conduzida por Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.

Quando: de 7 a 13 de dezembro
Onde: site
Quanto: gratuito


► CCBB EDUCATIVO

O CCBB São Paulo anuncia a retomada parcial das atividades presenciais, que passam a ser realizadas para públicos restritos e com horários reduzidos. Entre as atividades que reabrem ao público, estão as visitas mediadas e visitas mediadas em Libras às exposições que estão em cartaz nos quatro centros, além do ‘Lugar de Criação’, tradicionalmente destinado às crianças e suas famílias. Confira todas as atividades aqui!

Quando: diversos horários
Onde: presencial e online
Quanto: gratuito


Por Lidia Capitani

Atualizado em 9 Dez 2020.

Mais notícias

Gastronomia das alturas: Dinner in the Sky confirma edição 2021 no Parque do Ibirapuera

Na Cidade

19 exposições imperdíveis em São Paulo em 2021

Na Cidade

Site do Itaú Cultural exibe pocket shows de artistas de todas as regiões do Brasil

Na Cidade

Prédio histórico do CCBB SP ganha visita teatralizada presencial e online

Na Cidade

A Rua: projeto realiza exposição online de fotografia urbana

Na Cidade

15 exposições em São Paulo para ver em janeiro de 2021

Na Cidade
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!