Guia da Semana

A programação gratuita de dezembro de 2020 está incrível. Em clima de festas, a agenda conta com diversas atividades, shows, mostras e festivais diferentes. São eventos para todos os gostos, desde amantes da música e cinema à apreciadores de literatura e artes.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação gratuita de dezembro em São Paulo ou online. Confira:


► LIVRARIA DA VILA

A programação do mês da Livraria da Vila está repleta de grandes artistas representantes da música e da literatura brasileira. São nomes como Fernando Rocha e Laurent Suaudeau.

O #LivecomaVila acontece no Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila)
• 10/12 às 19h - Fernando Rocha
• 12/12 às 19h - Laurent Suaudeau

Onde: @livrariadavila
Quanto: gratuito


► MOVIMENTO MOARA

O Movimento Moara promove dobradinha de talks sobre urbanidade, permacultura, educação e aprendizagem ecossistêmica. Serão duas noites, nos dias 8 e 10 de dezembro, no YouTube. No dia 8 é a vez do talk “Ecossistema de Aprendizagem - Qual é o papel das redes em um ecossistema de aprendizagem?”, às 19h. A segunda noite de conversa será sobre “Urbanidade Permacultora - Como serão nossas cidades no futuro? Estaremos em simbiose com a natureza, em paz com o meio-ambiente?”, às 19h.

Quando: 8 e 10 de dezembro às 19h
Onde: Youtube
Quanto: gratuito - inscrições aqui


► CINEMATECA DO MAM

A Cinemateca do MAM destaca alguns filmes para compor sua programação de dezembro. A programação apresenta a retrospectiva do animador e diretor brasileiro Alê Abreu com a exibição de animações como “Sírius”, “Espantalho” e “Garoto Cósmico”, de 8 a 14 de dezembro, e “Passo”, “Vivi Viravento” e “O Menino e o Mundo”, de 15 a 21 de dezembro. Por fim, de 18 a 24 de dezembro, serão exibidas produções de Hélio Oiticica como “Agripina é Roma-Manhattan” e “Battery Park”. Todos os filmes podem ser vistos no canal do Vimeo.

Quando: de 1 a 24 de dezembro
Onde: Vimeo
Quanto: gratuito


► ÁRVORE DE NATAL DE SÃO PAULO

A tradicional árvore da Coca-Cola FEMSA Brasil tem uma nova casa: a região da Ponte Estaiada. A árvore possui 46 metros de altura, 17,65 m de diâmetro e ainda terá projeção 360° em alta resolução e estrela em movimento. As luzes do laser poderão ser vistas a 10 km de distância.

Quando: a partir de 5 de dezembro
Onde: Ponte Estaiada e redes sociais da Coca-Cola


► DMX - DIGITAL MUSIC EXPERIENCE

Este ano, o evento será online, com transmissão gratuita em seu canal oficial do YouTube e pelo site. Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, grandes artistas, músicos mundialmente conhecidos e especialistas da música vão falar sobre suas artes, experiências, trajetórias de carreira, vida na música e ainda farão shows exclusivos. O DMX de 2020 terá a participação de grandes nomes da música, como Hermeto Pascoal, Sérgio Dias com Frejat e Steve Vai.

Quando: de 9 a 11 de dezembro
Onde: online - confira aqui
Quanto: gratuito


► IX CACHOEIRADOC – FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS DE CACHOEIRA

O IX CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira acontece a partir de 4 de dezembro e segue até o dia 20 de dezembro. Serão apresentados 42 filmes online e 10 filmes exibidos presencialmente. Além disso, a programação gratuita conta com atividades artísticas, conferências, oficinas e lançamento de livro que se acontecem no site www.cachoeiradoc.com.br, Facebook e YouTube (CachoeiraDoc).

Quando: de 4 a 20 de dezembro
Onde: Site e redes sociais CachoeiraDoc


► CINEMA #EMCASACOMSESC

A cada semana, a série Cinema #EmCasaComSesc oferece streaming gratuito de grandes
filmes e documentários.

Quando: a partir de 1 de dezembro
Onde: online - confira aqui!
Quanto: gratuito


► 15ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

A 15ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 09 a 16 de dezembro, em formato online, gratuito e disponível em todo território nacional. Ao todo serão exibidos 36 filmes representando 15 países da América Latina e Caribe. Está presente a tradicional seção ‘Contemporâneos’, com 21 filmes recentes, sendo 19 deles inéditos no país. Estão incluídas cinco produções brasileiras em pré-estreia mundial: “Domicílio Incerto”, “Filmefilia” – Um Fax para Godard”, “Ozu Piroclástico”, “Rompecabezas” e “Um Dia Qualquer”. Além disso, haverá a ‘Homenagem BrLab 10 Anos’, com longas-metragens que estiveram em diferentes edições deste laboratório de desenvolvimento de projetos, com diversos debates e lives.

Quando: de 9 a 16 de dezembro
Onde: online - confira aqui!
Quanto: gratuito


► FESTIVAL DE NATAL

O Festival de Natal de São Paulo, promovido pela Prefeitura de São Paulo acontece entre os dias 11 a 23 de dezembro de 2020. Com o tema "Um sonho de cidade", o público verá refletida a diversidade cultural e artística da cidade de São Paulo. Entre os destaques, estão apresentações do Coral Paulistano e Coro Luther King; uma homenagem aos 100 anos de João Cabral de Melo Neto com Letícia Sabatella e Lirinha; a versão moderna do balé ‘O Quebra-nozes, no ritmo do break’; a cantora Luedji Luna, entre outros. Além disso, a cidade estará repleta de decorações natalinas em locais históricos e turísticos como o Viaduto do Chá, o Pateo do Colégio e a tradicional árvore de natal na Ponte Estaiada.

Quando: de 11 a 23 de dezembro
Onde: Youtube e Facebook


► 1ª BIENAL VIRTUAL DO LIVRO

De 7 a 13 de dezembro, ocorre a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Com salas de conversa ao vivo, é possível participar em tempo real de bate-papos sobre o mercado literário, literatura infantil e sobre escritoras mulheres. Também é possível explorar as estantes de novidades das editoras ou pesquisar um autor independente.

Quando: de 7 a 13 de dezembro
Onde: Online
Quanto: gratuito


► IDEIAS #EMCASACOMSESC

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, a série ‘Ideias’ trata de assuntos diversos por meio de debates online. Os encontros vão abordar a potência educativa do Cinema Ambiental, na terça (8/12); o centenário de Clarice Lispector - As adaptações literárias da obra de Clarice Lispector para o audiovisual, na quinta (10/12); e a inclusão e transformação social, no sábado (12/12).

Quando: 8, 10 e 12 de dezembro, às 16h
Onde: Youtube
Quanto: gratuito


► JAPAN HOUSE NA SEM BARREIRAS - FESTIVAL DE ACESSIBILIDADE E ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA

A Japan House São Paulo participa virtualmente da 2º edição do "Sem Barreiras - Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência", evento que visa artistas deficientes e conteúdos com recursos de acessibilidade. A Instituição irá exibir um vídeo produzido pela Shoko Kanazawa, calígrafa da arte do Shod?. As exposições "O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi" e "Japonésia" irão oferecer LIBRAS, audiodescrição e closed caption através de QRcode. A ''Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa'' traz uma experiência olfativa através de aromas japoneses e será conduzida por Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.

Quando: de 7 a 13 de dezembro
Onde: site
Quanto: gratuito


► CCBB EDUCATIVO

O CCBB São Paulo anuncia a retomada parcial das atividades presenciais, que passam a ser realizadas para públicos restritos e com horários reduzidos. Entre as atividades que reabrem ao público, estão as visitas mediadas e visitas mediadas em Libras às exposições que estão em cartaz nos quatro centros, além do ‘Lugar de Criação’, tradicionalmente destinado às crianças e suas famílias. Confira todas as atividades aqui!

Quando: diversos horários
Onde: presencial e online
Quanto: gratuito

Por Lidia Capitani

Atualizado em 9 Dez 2020.