Guia da Semana

Todos os anos a cidade de São Paulo fica mais velha e nós é quem ganhamos o presente! No dia 25 de janeiro, a terra da garoa fica viva e repleta de eventos culturais – e o melhor: muitos com entrada gratuita! Em 2020, São Paulo completa 466 anos e por isso a programação está incrível!

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação grátis no Aniversário de São Paulo 2020. Mas se vocIe quiser ver programação completa, clique aqui!


► PASSEIO PELO CENTRO DE SP, CCBB

Foto: Shutterstock

O CCBB Educativo está com um passeio bem legal para comemorar o Aniversário de São Paulo. São atividades de visitas guiadas pelo centro histórico de São Paulo, passando por monumentos, prédios tombados e patrimônios da cidade. A ideia é ver a cidade pela perspectiva das populações que habitam a metrópole desde a sua formação inicial, quando ainda era apenas uma vila, até os dias atuais. O projeto “Lugar de Criação” acontece no dia 25 de janeiro (sábado) em três horários: às 10h, às 12h e às 14h; E no dia 26 de janeiro (domingo), às 10h às 14h. Cada encontro tem a duração de duas horas e o ponto de encontro é o CCBB SP.

Quando: 25 e 26 de janeiro, das 10h às 14h
Onde: CCBB
Quanto: gratuito


SHOWS GRÁTIS NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Para comemorar seus 466 anos de São Paulo, a Prefeitura planejou uma programação imperdível com diversos shows gratuitos espalhados por todos os cantos da cidade. São apresentações de MPB, rap, rock, samba, funk e muito mais! Emicida, Paula Lima, Marcelo Jeneci, Negra Li e Falamansa são alguns dos nomes que prometem animar o público no dia 25 de janeiro.

+ CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE SHOWS GRATUITOS NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 2020


► MUSICAIS NO CINEMA, MIS

Segue em cartaz a exposição “Musicais no Cinema”, no Museu de Imagem e Som, o MIS. Porém, o mês de janeiro está repleto de workshops, cursos e oficinas. Para celebrar o Aniversário de São Paulo em grande estilo, o MIS terá entrada gratuita no sábado, dia 25. Aproveite para conferir esta megaexposição!

Quando: 25 de janeiro, o dia todo
Onde: MIS
Quanto: gratuito


► ACERVO PETER SCHEIER, IMS

Foto: Divulgação (via assessoria IMS)

No dia 25 de janeiro, o Instituto Moreira Salles inaugura a exposição "Acervo Peter Scheier" com uma retrospectiva do trabalho do fotógrafo, que se dedicou a registrar momentos importantes da história do Brasil, como a 1ª Bienal de São Paulo e a construção de Brasília. A exposição possui 300 itens, entre fotografias, publicações e documentos, e ainda traz fotos inéditas ou pouco conhecidas da história da arquitetura moderna em São Paulo.

Quando: 25 de janeiro a 24 de maio
Onde: IMS
Quanto: gratuito


► ORQUESTRA NO PARQUE

No dia 26 de janeiro, domingo, a Orquestra Arte Viva, Frejat e Luiza Possi apresentam o show Toca Raul em comemoração ao Aniversário de São Paulo com espetáculo ao ar livre e gratuito. O show terá uma mistura popular e erudito com os clássicos de Raul Seixas na plateia externa do Auditório Ibirapuera. Este show é promovido pelo Ministério da Cidadania e Colgate, que fazem uma homenagem a Raul Seixas, falecido 30 anos atrás.

Quando: 26 de janeiro, às 16h
Onde: Auditório Ibirapuera
Quanto: gratuito


► ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Foto: IGOR GALLO KALASSA / Shutterstock.com

Para comemorar o Aniversário de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira está com programação especial para a data. No dia 25, sábado, das 10h às 18h, os visitantes poderão visitar as exposições em cartaz, assistir a um concerto e ainda participar de uma oficina com o Educativo MCB. A exposição ‘A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado’ é um passeio no tempo para compreender as transformações urbanas da cidade na primeira metade do século 20. Já na oficina “Casa na Praia”, adultos e crianças vão se divertir com atividades típicas de praia como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia.

Quando: 25 de janeiro, das 10h às 18h
Onde: Museu da Casa Brasileira
Quanto: gratuito | visitação ao museu: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)


► EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA GLOBO

Nos 466 anos de São Paulo, a Globo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza mais uma edição da EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA GLOBO, que propõe uma nova perspectiva sobre o bairro do Bixiga, um dos mais tradicionais de São Paulo. Localizado na região central da cidade, o bairro suscita diversos olhares sobre a história da cidade, passando pela herança negra, imigração, diversidade, arquitetura e urbanismo.

Quando: 25 de janeiro, às 9h
Onde: R. Pedroso, 238 - Bela Vista
Quanto: gratuito


► GRANDE CORTEJO MODERNISTA

Foto: Marcos Hermes (via assessoria - Batucada Comunicação)

O espetáculo itinerante do Grande Cortejo Modernista começa às 14h, no Pátio do Colégio, e convida o público a reconhecer os pontos históricos da cidade. O percurso será feito pelo Largo São Bento, Rua Líbero Badaró, Avenida São João, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo - onde fica o Theatro Municipal de São Paulo -, Largo do Paiçandu, esquina das avenidas Ipiranga e São João e Praça da República. Os artistas convidados são Elza Soares, Bixiga 70, Karol Conka, Rashis, Ney Matogrosso, Skank, Demônios da Garoa e mais!

Quando: 25 de janeiro, às 14h
Onde: Região central, concentração Pátio do Colégio
Quanto: gratuito


► VIRADINHA PARAISÓPOLIS

O evento fez parte da Virada Cultural, mas hoje, a Viradinha, voltado às crianças, faz parte da programação de outros eventos da Secretaria Municipal de Cultura. No Aniversário de São Paulo, crianças e seus familiares poderão se divertir com diversas atividades culturais e de lazer na Viradinha Paraisópolis.

Quando: 25 de janeiro, das 10h às 14h
Onde: Paraisópolis
Quanto: gratuito


► CIRCO NO THEATRO MUNICIPAL

Foto: Shutterstock

No dia 27 de janeiro, o Theatro Municipal vai receber o espetáculo “São Paulo, Meu Amor!”, que reúne circo e música. Com direção e roteiro de Hugo Possolo, artistas circenses representam moradores da cidade, acompanhados por uma trilha executada pela Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Jamil Maluf, com participação do Coro Infantojuvenil da Escola de Música.

Quando: 27 de janeiro, às 20h
Onde: Theatro Municipal
Quanto: gratuito


► NOVAS OBRAS DE ARTE URBANA

É no Aniversário de São Paulo que a cidade ganha mais cor. Lançado em dezembro, a nova edição do MAR (Museu de Arte de Rua), que incentiva a produção de arte urbana pela cidade, apresenta seus primeiros resultados. Serão inauguradas cerca de 30 obras em grandes dimensões, em prédios grande da cidade. Entre os destaques, estão o projeto #TarsilaInspira, desenvolvido por Luciana Branco para colorir cinco prédios do centro da capital com trabalhos produzidos por mulheres, a partir da obra de Tarsila do Amaral. Além desta, há a homenagem ao compositor João Gilberto, na Avenida Mercúrio, próximo do Mercadão, criada por Speto, um dos principais grafiteiros do Brasil.


► INAUGURAÇÃO DE PLACAS MEMÓRIA PAULISTANA

O projeto de placas memória paulistanas tem como proposta dar visibilidade a locais relevantes para a história e cultura de São Paulo. Ao longo do ano, serão inauguradas 466 placas do Inventário Memória Paulistana, em alusão ao Aniversário da cidade. A ideia é identificar lugares importantes, mas não percebidos no cotidiano.

No dia 25 de janeiro, no Beco do Batman, às 10h, haverá a instalação da placa sobre a galeria de arte a céu aberto e também será lançada uma camada na plataforma Geosampa de mais de 300 locais já inventariados.


Por Lid Capitani

Atualizado em 24 Jan 2020.