Guia da Semana

O mês de abril chegou e, para a alegria de todos, está recheado de atrações grátis imperdíveis – sim, gente, rolês na faixa! Então se você não está podendo ou não quer gastar muita grana esse mês, fica tranquilo(a) que você vai se divertir de graça!

O Guia da Semana reuniu 18 passeios grátis que rolam em São Paulo em abril de 2019. Confira:

SHOWS


Foto: Globo/Renato Rocha Miranda


► TIÊ

Cantora e compositora de voz doce e letras sinceras, Tiê entra na fase final da turnê do seu quarto disco, “Gaya”, com os singles “Mexeu Comigo”, “Amuleto” e, claro, os sucessos dos seus discos anteriores, como o grande hit “A Noite”.

QUANDO: 13 de abril, às 16h
ONDE: Sesc Pompéia
QUANTO:
entrada gratuita


► FELIPE CATTO

Catto apresenta o show "Over", um espetáculo de respiro, tempo e canção que tem um formato musical minimalista e cameristico com dois violões e voz.

QUANDO: 18 de abril, às 16h
ONDE: Sesc Itaquera
QUANTO:
entrada gratuita


ZÉ GUILHERME

No dia 24 de abril, o cantor Zé Guilherme é o convidado do projeto Segue o Baile, do Sesc Pompeia. Neste dia, o artista apresenta o repertório de seu terceiro CD "Abre a Janela – Zé Guilherme Canta Orlando Silva", além de sucessos de outros intérpretes.

QUANDO: 24 de abril, às 16h30
ONDE:
*
Os convites precisam ser retirados com 1 hora de antecedência


► MARCELO D2

No dia 28 de abril, o SESC Itaquera recebe um show gratuito do Marcelo D2. Com mais de 20 anos de carreira, o rapper carioca lança sua nova turnê "AMAR é para os FORTES", com canções do trabalho lançado em setembro de 2018. Além do repertório do novo trabalho, o show apresenta sucessos da carreira do músico, incluindo sucessos do Planet Hemp.

QUANDO: 28 de abril, às 15h30
ONDE: Sesc Itaquera
QUANTO:
entrada gratuita


TEATRO E EXPOSIÇÃO


Foto: Claudinei Nakasone/Divulgação (via assessoria de imprensa)


► GLÓRIA

Cheio de humor, a comédia é instigante e poética, com muitas doses de Realismo Fantástico. Uma eleição agita os moradores de uma ilha no meio do nada. Com todos os tipos de artifício, uma líder comunitária e uma sacerdotisa disputam o governo. O que as pessoas são capazes de fazer para conquistar sua coroa de louros?

QUANDO: quinta a sábado, às 21h, e domingos, às 19h
ONDE: Teatro do Sol [Rua Damiana da Cunha, 413 - Santana]
QUANTO: entrada gratuita


► VELHAS FIANDEIRAS

Essa é a história de uma menina que não gostava de fiar, por mais que sua mãe mandasse. Um dia, ela é levada ao palácio da Rainha, onde se vê obrigada a fiar uma enorme quantidade de lã. Com a ajuda de três velhas muito esquisitas, ela muda seu destino.

QUANDO: 14 de abril, das 15h às 16h
ONDE: SESC Parque Dom Pedro II
QUANTO: entrada gratuita


ARCHITECTURE FOR DOGS: ARQUITETURA PARA CÃES

A mostra, com curadoria do designer japonês Kenya Hara, apresenta 15 conceituais casas de cachorros em um pioneiro exercício de escala que leva em conta as atuais relações da sociedade com esses bichos de estimação. As peças são assinadas por renomados arquitetos e designers.

QUANDO: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 18h (Até 7/4)
ONDE:
QUANTO:
entrada gratuita


FLUIDEZ

Água, luz e música são os principais elementos que dão vida a Fluidez, instalação que ocupa o térreo da Japan House, em São Paulo, entre os dias 23 de abril e 04 de agosto. A exposição inédita é do estúdio japonês de inovação criativa W0W, que possui extensa atuação no campo do design e se apresenta pela primeira vez na América do Sul. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.

QUANDO: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h; Domingos e feriados: das 10h às 18h
ONDE:


JAPÃO 47 ARTESÃOS

De 23 de abril a 17 de julho, a Japan House São Paulo recebe a exposição JAPÃO 47 ARTESÃOS. Tradição da habilidade manual e as novas possibilidades da tecnologia são destaques na mostra. A exposição ocupará o segundo andar do centro cultural e mostrará objetos contemporâneos feitos de forma artesanal seguindo técnicas tradicionais, propondo uma visão geral das 47 províncias japonesas.

QUANDO: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h; Domingos e feriados: das 10h às 18h
ONDE:


GASTRONOMIA


* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


► CHOCOLAT FESTIVAL

Entre os dias 12 e 14 de abril, o maior evento de chocolate do Brasil, o Chocolat Festival, chega ao Pavilhão da Bienal e reúne num só lugar toda a cadeia produtiva do cacau. Além da grande exposição e venda de chocolates de Origem, Premium, Gourmet e outras, o festival tem programação completa com experiências sensoriais, uma série de atividades culturais, exposição de arte, cursos e palestras.

QUANDO: 12 a 14 de abril
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


► FESTIVAL PAIXÕES PAULISTANAS

Nos dias 13 e 14 de abril, o Modelódromo do Ibirapuera promove o evento gastronômico Festival Paixões Paulistanas. Neste dia, o espaço receberá nada menos do que quatro festivais ao mesmo tempo: do Pernil, do Bauru, da Alheira e do Doce de Leite.

QUANDO: 13 e 14 de abril
ONDE: Modelódromo do Ibirapuera
QUANTO: entrada gratuita


► PAULISTÂNIA BEER FEST

A 18ª edição do Paulistânia Beerfest [edição especial de páscoa], acontece no dia 13 de abril, na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 1469. Os convidados poderão saborear opções como a cerveja Paulistânia “Largo do Café”, uma Stout elaborada com aveia e café, e que harmoniza com chocolate (R$9,00 – 300 ml).

QUANDO: 13 de abril, das 12h às 17h
ONDE: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 1469
QUANTO: entrada gratuita

PASSEIOS


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Textual Comunicação)


► HERÓIS DA MARVEL

A partir de 22 de março, os heróis das histórias em quadrinhos da Marvel tomarão conta da Praça de Eventos do Shopping Jardim Sul. A atração gratuita contará com brinquedos especiais para as crianças e até mesmo para os adultos que são fãs do HQ. Em formato de circuito, cada etapa terá atividades que representam as aventuras dos heróis.

QUANDO: até 21 de abril, segunda a sexta, 12h às 22h| sábados, das 10h às 22h |domingos e feriados, das 13h às 21h
ONDE: Shopping Jardim Sul
QUANTO:
entrada gratuita


► OVO GIGANTE INTERATIVO

Com o objetivo de comemorar a Páscoa, a Lacta traz um Ovo de Páscoa com mais de 20 metros de altura envolvido por LEDs no Parque do Ibirapuera. A novidade estará aberta ao público até 21 de abril. O público poderá, ainda, interagir com o Ovão fazendo vídeos e ilustrações por meio do aplicativo Páscoa Lacta, disponível para Android e IOS. Mais informações podem ser conferidas no aplicativo.

QUANDO: até 21 de abril
ONDE:
QUANTO:
grátis


► MERCADO DAS MADALENAS

O Museu da Casa Brasileira apresenta a 22ª edição do Mercado das Madalenas. Com temática voltada ao Dia das Mães, o evento reúne marcas de segmentos entre vestuário, decoração, joias, acessórios e presentes, além de uma gama de opções gastronômicas.

QUANDO: 13 e 14 de abril, sábado e domingo, das 10h às 20h
ONDE: Museu da Casa Brasileira
QUANTO: entrada gratuita


RED BULL STATION

Entre os dias 2 e 28 de abril, ocorre a 4ª edição do Red Bull Music Pulso, no prédio do Red Bull Station. Dessa vez, 25 artistas independentes irão discutir o futuro do rap e seu encontro com outros estilos. O público poderá ver o resultado dessas experimentações por meio de palestras, workshops e shows gratuitos.

QUANDO: 2 e 28 de abril [programação completa aqui]
ONDE: Red Bull Station


PÁSCOA

► CAÇA AOS OVOS

No dia 20 de abril, véspera da Páscoa, o Shopping Pátio Higienópolis realiza uma Caça aos Ovos, para as crianças até 12 anos se divertirem, das 12h às 18h. O início dessa aventura será no Piso Higienópolis, onde todas as crianças receberão o Mapa do Tesouro, com pistas – e os pais recebem vouchers para retirada de brindes exclusivos nas lojas participantes. Estão também programadas três oficinas - customização de orelhas de coelho, pintura facial e customização de copos.

QUANDO: 20 de abril, das 12h ás 18h
ONDE: Shopping Pátio Higienópolis
QUANTO: entrada gratuita


PÁSCOA NA VILA BUTANTAN

Nos dias 19 e 20 de abril, a Vila Butantan vai promover um evento de Páscoa especialmente para as crianças, com muitos brinquedos, música ao vivo e, claro, muito chocolate. Durante os dois dias de evento, a criançada vai poder se divertir com futebol inflável, cama elástica,estilingue humano, tobogã e Play Gol.

QUANDO: 19 e 20 de abril, das 12h às 22h
ONDE: Vila Butantan
QUANTO: entrada gratuita


► PÁSCOA NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA

A Páscoa chega ao Parque da Água Branca nos dias 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 19h. Vai ter Festival de Chocolates e doces, muitas brincadeiras para a criançada, além da presença especial do Coelhinho da Páscoa, que estará no evento, sempre a partir das 15h.

QUANDO: 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 19h
ONDE: Parque da Água Branca
QUANTO: entrada gratuita

Por Amanda Matos

Atualizado em 22 Abr 2019.