Guia da Semana

A programação gratuita de fevereiro em São Paulo está repleta de eventos imperdíveis. Há exposições, shows e feiras de todos os tipos – do segmento de festas, moda e música –, além, é claro, de dezenas de bloquinhos de Carnaval que prometem animar os foliões de plantão.

Pra te ajudar nessa, o Guia da Semana reuniu 20 passeios gratuitos imperdíveis para curtir em fevereiro de 2020 na cidade de São Paulo. Confira:

EXPOSIÇÕES

Foto: Fernando Lemos (via assessoria - MIS)


► REVELANDO HILDA HILST - MIS

A exposição “Revelando Hilda Hilst”, em comemoração aos 90 anos da autora e 50 anos do MIS, fica em cartaz no museu até 15 de março. A mostra apresenta retratos de Hilda, desenhos de sua autoria nunca antes exibidos em público, edições originais de seus livros e uma instalação sonora. Uma programação paralela conta com exibição de filmes e leituras dramáticas.

Quando: 15 de março de 2020
Onde: MIS
Quanto: Entrada gratuita


► PASTEUR, O CIENTISTA - SESC INTERLAGOS

O Sesc Interlagos traz a exposição “Pasteur, o cientista” até 26 de julho, com entrada gratuita. A exposição apresenta a vida e obra de Pasteur através de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos. O visitante poderá conhecer melhor as invenções e inovações do século 19 e também poderá interagir com algumas das descobertas incríveis de Pasteur.

Quando: até 26 de julho de 2020
Onde: Sesc Interlagos
Quanto: Entrada gratuita


► GIRLS ON POP - GALERIA HOUSSEIN JAROUCHE

Até o dia 29 de fevereiro fica exposta a mostra “Girls On Pop”, na Galeria Houssein Jarouche, com obras de diversos artistas que de alguma forma se relacionam com o universo do feminino. Entre as artistas participantes estão Marina Abramovic, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claudio Tozzi, Anna Bella Geiger e muito mais.

Quando: até 29 de fevereiro
Onde: Galeria Houssein Jarouche
Quanto: Entrada gratuita


► EXPOSIÇÃO OLÁ MAURÍCIO! - FIESP

A Fiesp segue com exposição sobre a vida e carreira do célebre autor da Turma da Mônica. A mostra "Olá, Mauricio!" comemora os 60 anos de trajetória do autor e quase 500 personagens criados. São personagens que fazem parte da cultura brasileira e que protagonizam histórias com importantes temas, como acessibilidade e sustentabilidade.

Quando: até 16 de fevereiro de 2020
Onde: Fiesp
Quanto: Entrada gratuita


► SUSAN MEISELAS: MEDIAÇÕES - IMS

Iniciada dia 15 de outubro no IMS, a exposição é uma retrospectiva do trabalho da fotógrafa americana Susan Meiselas. São obras que datam de 1970 até os dias atuais, entre fotos, vídeos, filmes e documentos. Integrante da agência Magnum desde 1976, ela cobre uma vasta área, desde direitos humanos, identidade cultural até indústria do sexo. A exposição chama atenção para indivíduos e comunidades sujeitos à violência e à opressão na América Central, retrata a diáspora do povo curdo e também expõe as mulheres sobreviventes de abuso doméstico no Reino Unido.

Quando: até 1 de março de 2020
Onde: IMS São Paulo
Quanto: entrada gratuito


► RATOS E URUBUS - CCSP

A exposição “Ratos e Urubus”, inaugurada dia 23 de novembro, fica em cartaz no CCSP até março de 2020. A mostra reúne obras de arte contemporânea que conversam com o desfile “Ratos e Urubus, larguem minha fantasia” (1989), da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, concebido pelo artista carnavalesco Joãosinho Trinta, cujo carro abre-alas foi o Cristo Mendigo. São obras de artistas como Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Barbara Wagner e Benjamin de Burca, Edu Marin, João Simões e mais, que reanimam o manifesto que gerou o desfile.

Quando: até 1º de março de 2020
Onde: CCSP
Quanto: Entrada gratuita


► RETRATOS DE MULHERES POR MULHERES - FIESP

A exposição apresenta retratos de fotógrafas contemporâneas mulheres com grande influência no meio como Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Cris Bierrenbach, Marcela Bonfim, Luisa Dorr, Denise Camargo, Ana Carolina Fernandes, entre outras. Elas discutem diferentes tipos de retratos e ainda exploram assuntos de beleza, empoderamento, corporalidade, feminismo, sexualidade, direitos humanos e identidade.

Quando: de 25 de janeiro de 2020 a 3 de maio de 2020
Onde: FIESP Cultural
Quanto: Entrada gratuita

SHOWS

Foto: Shutterstock


► JAZZ EM TRIBUTO

Artistas nacionais fazem show inspirados em grandes nomes do jazz internacional. No dia 15, Vitor Alcântara interpreta John Coltrane às 19h.

Quando: 15 de fevereiro
Onde: Sesc Santana
Quanto: Entrada gratuita


► OS AMANTICIDAS

O grupo Os Amanticidas, formado em 2012, faz show no Itaú Cultural no dia 13 de fevereiro. Na ocasião, a banda apresenta o novo disco “Teto”, e conta com participação de Ná Ozzetti e Alzira E. Suas canções abordam temas cotidianos com melancolia e humor ácido. O espetáculo começa às 20h e tem entrada gratuita.

Quando: 13 de fevereiro, às 20h
Onde: Itaú Cultural
Quanto: Entrada gratuita


► ROBSON FERNANDES

O guitarrista de blues se apresenta no Pátio Metrô São Bento no dia 27 de fevereiro. Com uma carreira de espetáculos em várias cidades pelo mundo, incluindo os Estados Unidos, Europa e as Américas, o músico realiza seu mais recente trabalho, "Blue Central". O álbum destaca a versatilidade de estilos, como o R&B, música latina, Jazz, Rock, Funk e as vertentes tradicional e moderna do Blues.

Quando: 27 de fevereiro, das 13h30 às 14h30.
Onde: Pátio Metrô São Bento - Praça da Colmeia.
Quanto: Entrada gratuita

CARNAVAL

Foto: Shutterstock


► CARNAVAL SESC CONSOLAÇÃO

O Carnaval no Sesc Consolação está recheado de bons eventos para curtir em família. Inspirado nos poemas de Mário Quintana, as atividades celebrarão a leveza dos passarinhos que habitam e colorem a praça. Haverão shows, gincanas, oficinas de confecção de acessórios de carnaval, oficinas de confecção de passarinhos, blocos com muita música e diversão. Confira a programação completa aqui!

Onde: Sesc Consolação
Quanto: Entrada gratuita


► CARNAVAL 2020

No Sesc Ipiranga, a programação de Carnaval está repleta de oficinas e cortejos que celebram o mais tradicional da festividade. São manifestações de cultura popular que resistem pelo tempo. Haverá oficina de confecção de máscaras, cortejo de cabeções, bateria feminina, entre outras rodas de samba e blocos de carnaval. Confira a programação completa aqui!

Onde: Sesc Ipiranga
Quanto: Entrada gratuita


► FOLIA NO PARQUINHO

O Carnaval do Sesc Parque Dom Pedro II está com uma programação voltada aos pequenos que vai divertir a família inteira. São blocos voltados à família, oficinas de construção de fantasias, oficinas de confecção de ecobags e confetes sustentáveis. No dia 23 haverá show gratuito dos barbatuques, enquanto no dia 24 o bloco dos Beatles para crianças vai animar o público. Além disso, a programação ainda contará com outras oficinas e blocos divertidos para curtir durante o mês de fevereiro. Confira a programação completa aqui!

Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: Entrada gratuita


► CARNAVAL SESC VILA MARIANA

A programação de Carnaval do Sesc Vila Mariana foca nos ritmos e batuques tradicionais da cultura brasileira e que se manifestam durante o Carnaval em diversas vertentes musicais. Haverão oficinas de confecção de estandarte, tambores para crianças, máscara de carnaval com LED, maquiagem, além de diversos shows, rodas de samba e blocos para curtir. Confira a programação completa aqui!

Onde: Sesc Vila Mariana
Quanto: Entrada gratuita


► CARNAVAL SUL SUL BELEZA

O Carnaval do Sesc Interlagos em 2020 será eclético, misturando marchinhas e samba com axé e folk. Haverão shows diferentes que vão desde o hip hop, folk, afrobeat, samba e mais. Haverá show da banda Bixiga 70 no dia 24, às 16h, além do show da Trupe Chá de Boldo com participação especial de Tatá Aeroplano no dia 23, às 16h. Além disso, haverão oficinas de máscaras e fantasias. Confira a programação completa aqui!

Onde: Sesc Interlagos
Quanto: Entrada gratuita


+ VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS BLOCOS DE RUA DO CARNAVAL DE SÃO PAULO 2020

CINEMA

Foto: Divulgação (via assessoria - Cinusp)


MOSTRA ELES QUE LUTEM

O Cinusp apresenta mostra de cinema com o tema “Eles que Lutem” com filmes sobre as artes marciais. A mostra acontece do dia 27 de janeiro a 16 de fevereiro, com obras como "Operação Dragão", "A lenda do mestre invencível II", "Um toque de zen", "Kung-fusão, Creed - nascido para lutar", "Menina de Ouro", "Touro indomável", "O grande dragão branco" e muito mais. Confira a programação completa aqui!

Quando: de 27 de janeiro a 16 de fevereiro
Onde: Cinusp
Quanto: Entrada gratuita


► CARTA BRANCA A LYGIA FAGUNDES TELLES

A programação da Cinemateca Brasileira de fevereiro será uma homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, que completa 97 anos e foi presidente da instituição em 1977. A Mostra reúne 14 títulos selecionados pela escritora, que a marcaram em diferentes momentos de sua trajetória. Dentre as obras estão "Casablanca", "…E o vento levou", "Cidadão Kane", "Cantando na chuva", "Deus e o diabo na terra do sol", "Apocalypse now", "O poderoso chefão" e mais. A mostra ainda conta com duas exibições ao ar livre: "Acossado", do Jean-Luc Godard, no dia 15, e "O Leopardo", de Luchino Visconti, dia 23. Confira a programação completa aqui!

Quando: 13 a 23 de fevereiro
Onde: Cinemateca Brasileira
Quanto: Entrada gratuita


► 6ª MOSTRA CURTAS E LONGAS PREMIADOS

Acontece entre os dias 4 a 18 de fevereiro a 6ª Mostra Curtas e Longas Premiados no Itaú Cultural, com a exibição de 22 filmes (curtas e longas-metragens) premiados nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais em 2019, entre eles o Anima Mundi, Festival de Gramado, Mostra de Tiradentes e Festival de Brasília. As obras que compõem a mostra abordam temáticas femininas, questões raciais e de gênero. Os 15 filmes exibidos presencialmente na Sala Itaú Cultural acontecem nos dias 4, 5, 11 e 18 de fevereiro, sempre às 19h. Os outros 7 filmes estão disponíveis no site do instituto.

Quando: de 4 a 18 de fevereiro
Onde: Itaú Cultural
Quanto: Entrada gratuita

EVENTOS

Foto: Shutterstock


► TOUR GUIADO PELO CENTRO HISTÓRICO

Em parceria com o projeto Caminhos do Triângulo, o Pátio Metrô São Bento oferece todos os sábados um tour guiado gratuito mostrando os destaques do Triângulo Histórico do Centro de São Paulo. O passeio já faz parte da programação cultural do centro e é feito a pé, passando pelos principais pontos turístico do centro velho, como a Catedral da Sé e o Pateo do Collégio.

Quando: todos os sábados às 11h.
Onde: ponto de encontro Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia.
Quanto: grátis, com retirada de senhas às 10h30 *sujeito a lotação


► BIKE TOUR

Outro passeio legal promovido pelo Pátio Metrô São Bento é um tour gratuito de bicicleta pelo centro de São Paulo. E não precisa de bicicleta para participar! Acontece todos os domingos de manhã e só é necessário levar 2kg de alimento não-perecível para participar. Em parceria com o projeto Bike Tour SP, o passeio disponibiliza a magrela, capacete e colete de identificação, além de um aparelho de áudio com informações e curiosidades sobre os pontos visitados.

Quando: todos os domingos de fevereiro - saídas às 9h, 11h, 13h e 15h
Onde: Pátio Metrô São Bento – Largo São Bento, 109
Inscrições pelo site www.biketoursp.com.br
Quanto: 2 kg de alimentos não perecíveis

Atualizado em 12 Fev 2020.