Guia da Semana

E finalmente chegou o feriadão de Páscoa 2018. O que isso quer dizer? Folga e muito entretenimento! Para você que não quer ficar em casa, mas também não está disposto a desembolsar muita grana neste fim de mês, o Guia da Semana selecionou 23 passeios gratuitos para aproveitar nos próximos dias de descanso.

Confira o nosso roteiro com a programação grátis em São Paulo na Páscoa 2018 e escolha a atividade que mais lhe agradar ;)

SHOWS


Negra Li faz show gratuito no Sesc Parque Dom Pedro II (Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)


NEGRA LI
Misturando rap, soul e R&B, a cantora e compositora paulistana faz show gratuito no qual revisita marcos da carreira.
QUANDO Sábado (31), às 16h
ONDE Sesc Parque Dom Pedro II


MICHELLE EUFRÁSIO CANTA RITA LEE
A cantora, compositora e violinista, Michelle Eufrasio - que estreou seu trabalho autoral "Configurações" em 2015 - lança seu novo projeto musical, no qual interpreta a cantora e compositora Rita Lee.
QUANDO Sábado (31), às 18h
ONDE Sesc Bom Retiro


AS DESPEJADAS
A banda de mulheres que tocam para denunciar injustiças no lugar onde nasceram, um bairro da periferia de Guarulhos, faz show gratuito no Sesc Santana.
QUANDO Sábado (31), às 19h
ONDE Sesc Santana


TONINHO NASCIMENTO
Com arranjos ricos e modernos, Toninho Nascimento apresenta canções autorais, além de músicas de nomes consagrados como Cartola, Pixinguinha, Luiz Gonzaga e outros.
QUANDO Domingo (1), às 13h
ONDE Centro Cultural Fiesp


TEATRO


"Caranguejo Overdrive", em cartaz na Caixa Cultural SP (Foto: Reprodução/caixacultural.com.br)


ANTÍGONA
O solo de Andréa Beltrão se debruça sobre a obra de Sófocles para revelar sua atualidade. Na trama escrita por volta de 442 a.C., Antígona é condenada à morte pelo rei, seu tio Creonte, após reivindicar o sepultamento do irmão.
QUANDO Sexta (30) e sábado (31), às 20h; e domingo (1), às 19h
ONDE Itaú Cultural



CARANGUEJO OVERDRIVE
nspirado no movimento contracultura manguebeat, o espetáculo da Aquela Cia. discute a gentrificação e as mudanças urbanas brutais pelas quais passou o Rio de Janeiro no século 19.
QUANDO Sexta (30), sábado (31) e domingo (1), às 19h15
ONDE Caixa Cultural São Paulo


A SERPENTE
Inspirada na peça de Nelson Rodrigues, é a história de uma mulher que se apaixona pelo cunhado e a disputa pelo amor de um mesmo homem.
QUANDO Sexta (30) e sábado (31), às 20h; e domingo (1), às 19h
ONDE Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo



EXPERIMENTO ESPELHO
Confrontando ideias de um conto de Machado de Assis com suas próprias vivências, três jovens atores compartilham com a plateia não somente a história em si, mas sua construção cênica nos dias de hoje. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
QUANDO Sexta (30), às 20h
ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade



QUARTO 19
Peça inspirada no conto homônimo da escritora britânica Doris Lessing, que fala sobre a liberdade das mulheres na sociedade patriarcal. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
QUANDO Sexta (30), às 20h, e sábado (31), às 18h
ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade


ACÚMULOS
A peça aborda o tema do acúmulo em diferentes aspectos, do material ao existencial, e sua contradição com a sensação do vazio. Reserve aqui o seu ingresso.
QUANDO Sexta (30) e sábado (31), às 20h30; e domingo (1), às 19h30
ONDE Centro Cultural Fiesp


EXPOSIÇÕES


Exposição de Jean-Michel Basquiat segue em cartaz no CCBB (Foto: Divulgação/Agência Galo)


EXPOSIÇÃO SENNA SEMPRE
A exposição em homenagem a Ayrton Senna apresenta objetos originais e painéis que contam de forma linear pontos importantes da carreira do atleta, além de miniaturas dos carros utilizados pelo piloto. Mais aqui.
QUANDO Sexta (30), sábado (31) e domingo (1), das 14h às 20h
ONDE Teatro Sérgio Cardoso


HIPERFOTO - BRASIL
O CCSP)recebe a mostra "Hiperfoto - Brasil", do artista francês Jean-François Rauzier. Mesclando fotografia e manipulação digital para criar novas imagens, Rauzier apresenta obras coloridas, ricas em detalhes e de tom surrealista. Mais aqui.
QUANDO Sexta (30), sábado (31) e domingo (1), das 10h às 18h
ONDE CCSP


AMAZÔNIA LADO B
Primeira mostra do ano do projeto Nova Fotografia do MIS, a exposição de Fernanda Frazão apresenta um conjunto de fotos produzidas durante uma jornada de cruzeiro pelo Rio Negro, no Amazonas. Mais aqui.
QUANDO Sexta (30) e sábado (31), das 12h às 21h; domingo, das 11h às 19h
ONDE MIS


OCUPAÇÃO ANGEL VIANNA
O Itaú Cultural homenageia a bailarina, coreógrafa e educadora Angel Vianna, que completa 90 anos em 2018, em sua primeira ocupação do ano, com fotos, documentos, vídeos e cadernos. Mais aqui.
QUANDO Sexta (30), das 9h às 20h; sábado (31) e domingo (1), das 11h às 20h
ONDE Itaú Cultural


TOM ZÉ 80 ANOS
Músicas, fotos, textos e depoimentos são traduzidos em instalações concebidas especialmente para a exposição em homenagem às oito décadas de vida do cantor e compositor tropicalista Tom Zé. Mais aqui.
QUANDO Sexta (30), sábado (31) e domingo (1), das 9h às 19h
ONDE Caixa Cultural São Paulo


JEAN-MICHEL BASQUIAT
O artista americano ganha uma retrospectiva com cerca de 80 obras, entre pinturas, desenhos e objetos. Sua produção é marcada pelo uso de recursos simples, como colagens e a combinação de palavras e imagens do corpo humano. Mais aqui.
QUANDO Sexta (30), sábado (31) e domingo (1), das 9h às 21h
ONDE CCBB

VÉIO - A IMAGINAÇÃO DA MADEIRA
O escultor sergipano Cicero Alves dos Santos, conhecido como Véio, ocupa três andares do Itaú Cultural com uma mostra de 270 esculturas em madeira, de formatos e dimensões diversas.
QUANDO Sexta (30), das 9h às 20h; sábado (31) e domingo (1), das 11h às 20h
ONDE Itaú Cultural

CARLOS GARAICOA: SER URBANO
Conhecido por questionar, a partir de aspectos arquitetônicos, a situação política e social de regiões, o cubano Carlos Garaicoa apresenta oito trabalhos entre instalações, vídeos, fotografias, desenhos e maquetes.
QUANDO Sexta (30) e sábado (31), das 10h às 19h; e domingo (1), das 10h às 17h
ONDE Espaço Cultural Porto Seguro


CIRCONJECTURAS
O artista paranaense Rafael Silveira apresenta uma série de instalações interativas, além de pinturas e esculturas, que dialogam com elementos da cultura underground, peças publicitárias dos anos 1950 e a estética do circo.
QUANDO Terça a sábado, das 10h às 22h / domingo, das 10h às 20h (até 6/5)
ONDE Centro Cultural Fiesp


CINEMA


"Viva - A vida é Uma Festa" terá exibição grátis e em 3D no CineSesc (Foto: Divulgação/Pixar)


CINEMA PAULISTA JÁ!
O MIS leva ao público a retrospectiva completa do cineasta paulistano Alain Fresnot, com mostra de cinema e exposição com fotografias, cartazes e manuscritos. Veja aqui a programação.
QUANDO Sessões na sexta (30), sábado (31) e domingo (1), às 20h
ONDE MIS


MOSTRA DO FILME LIVRE 2018
A 17ª edição da mostra invade o CCBB com uma seleção de cerca de 230 títulos de todos os tipos – curtas, longas, dramáticos ou cômicos, cheios de suspense ou poesia. Em comum, eles têm apenas a nacionalidade: são todos brasileiros. Veja aqui a programação.
QUANDO Sexta (30), sábado (31) e domingo (1), diversos horários
ONDE CCBB


CINE MENINADA!
O projeto do Sesc Bom Retiro dedicado a exibição de filmes infantis exibe neste sábado a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta".
QUANDO Sábado (31), às 12h
ONDE Sesc Bom Retiro


CINECLUBINHO
O projeto do CineSesc dedicado a exibição de filmes infantis exibe neste domingo a animação vencedora do Oscar "Viva - A Vida é Uma Festa".
QUANDO Domingo (1), às 11h
ONDE CineSesc

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 29 Mar 2018.