Guia da Semana

Com o novo ano se iniciando, os centros culturais e museus de São Paulo estão com uma programação online e gratuita para o mês de janeiro. São oficinas, festas, debates, contação de histórias, tour virtual, shows e filmes, tudo isso sem você precisar sair de casa.

Sem falar que janeiro é o mês do aniversário de São Paulo, então, você pode esperar muitas atrações culturais incríveis!

Sendo assim, o Guia da Semana reuniu os melhores da programação online e gratuita de janeiro de 2021.

Confira!

► BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS: "ADONIRAN: MEU NOME É JOÃO RUBINATO"

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo, apresenta nesta edição em parceria com a Pandora Filmes o longa "Adoniran: meu nome é João Rubinato" (Brasil, 2018, 92 min, 12 anos). O diretor do filme Pedro Serrano participa do bate-papo.

Quando: 9 de janeiro, às 18h
Onde: site

► NO AR COQUETEL MOLOTOV

A partir do dia 11 de janeiro, o No Ar Coquetel Molotov transporta para o ambiente on-line sua proposta de curadoria artística com novos talentos e revelações nacionais, refletindo o que há de melhor na vanguarda de festivais independentes. Sua programação traz ações exclusivas em um mundo 3D, além de uma série conceitual audiovisual dividida em dois episódios com nomes como Lia de Itamaracá, Alessandra Leão, Amaro Freitas, Boogarins, Ava Rocha, Tuyo e forte presença da nova cena pernambucana contemporânea.

Quando: de 11 a 23 de janeiro
Onde: site

► #VIRADASPONLINE

A #ViradaSP Online ocorre dia 9 de janeiro com uma programação musical intensa. Serão shows de diversos artistas e grupos locais, como o Que Bloco é Esse, com muito reggae e samba; a peça "O Rato no Muro", que faz alusão ao momento político brasileiro na década de 60; a contação de história "Do Fundo do Baú: A História de José Olimpio", com o grupo Teatral Athos de Rua; a apresentação "A Hora da História", com o artista plástico e músico, Luiz Trentin; e a apresentação da cantora e DJ paraibana Luana Flores. Além disso, destacam-se os shows de Sérgio Reis e do grupo musical O Teatro Mágico.

Quando: 9 de janeiro, a partir das 12h
Onde: site


► 3º FESTIVAL DE ARTE VALE DO PARAÍBA

De 6 a 10 de janeiro de 2021, acontece o 3º Festival de Arte Vale do Paraíba em formato on-line. O festival reunirá mais de 100 artistas da cultura popular brasileira para uma grande homenagem a uma das duplas mais importantes da história da música brasileira: Pena Branca e Xavantinho.

Quando: 6 a 10 de janeiro
Onde: site, Facebook e YouTube

► IDEIAS #EMCASACOMSESC

No encontro, serão debatidas as consequências da pandemia causada pelo coronavírus na Folia de Reis e a importância dessa manifestação das culturas populares tradicionais. Pesquisadores e mestres contam as histórias da Folia de Reis dos Prudêncio de Cajuru (SP), com um repertório de mais de 50 toadas diferentes, e da Festa de Reis de Palmital (SP), considerada a maior do gênero no país.

Quando: 9 de janeiro, às 16h
Onde: YouTube

► CINEMA #EMCASACOMSESC

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro. A programação 2021 estreia na quinta-feira, 7/11, com as obras de ficção "Viver para Cantar" e "A Espuma dos Dias", e os documentários "Torquato Neto - Todas as Horas do Fim" e "Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano".

Quando: 7 de janeiro
Onde: site

► CURTA UMBRELLA

Com estreia gratuita no dia 7 de janeiro, às 12h, no YouTube, “Umbrella”, que tem direção de Helena Hilario e Mario Pece, é o primeiro curta nacional de animação a entrar na corrida pelo Oscar. O filme traz em sua narrativa a mensagem de empatia com a história e as memórias afetivas de Joseph, um menino que vive em um orfanato.

Quando: de 7 a 21 de janeiro
Onde: YouTube

► MOSTRA LIMA DUARTE: PROFISSÃO ATOR

A programação on-line destaca cinco produções de personagens consagrados do ator nos últimos 45 anos de cinema. A mostra está em cartaz até 10 de janeiro, e conversa com a exposição presencial do Itaú Cultural, também em homenagem ao ator, que segue até o dia 7 de fevereiro. São filmes como "Guerra Conjugal", "Sargento Getúlio"," Corpo em Delito", "Palavra e Utopia" e "A Volta para Casa".

Quando: até 10 de janeiro
Onde: site

► TOUR VIRTUAL - "ARTE NO BRASIL: UMA HISTÓRIA NA PINACOTECA DE SÃO PAULO"

A Pinacoteca de São Paulo tem um tour virtual da antiga exposição permanente do museu "Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo". A mostra ocupava todo o segundo andar do edifício da Pinacoteca Luz e era composta por mais de 500 obras, distribuídas pelo percurso de 11 salas. Estiveram expostas pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira.

Onde: site

► TOUR VIRTUAL MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

O Memorial da América Latina disponibilizou uma tour virtual pelos monumentos de Oscar Niemeyer. O visitante se surpreende com obras de artistas consagrados, expostas ao longo da esplanada ou dentro dos espaços culturais. O arquiteto convidou artistas que conhecia e o acompanharam desde o projeto arquitetônico da Pampulha para doarem obras que dialogassem com o espaço.

Onde: site

► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

O Museu Índia Vanuíre está com uma Oficina de Artesanato Indígena com Dirce Jorge, Kaingang da Terra Indígena Vanuíre, que ensinará artesanato indígena por meio de vídeo.

Onde: site

► MUSEU DO CAFÉ

O Museu do Café está com uma programação para janeiro que inclui Curso online de drinks com café solúvel e a Semana de formação do barista. Para se inscrever no curso online de drinks com café solúvel, envie email para inscriçã[email protected], com o nome do curso no assunto da mensagem. Em janeiro, a primeira turma do curso de barista dos módulos básico, latte art e avançado acontece entre os dias 11 e 15.

Semana de formação do barista
Quando: De 11 e 15/11, das 9h30 às 16hs

Curso online de drinks com café solúvel
Quando: 8/01, às 15hs

► FOLIA DE REIS LUZ DE BELÉM

O Baú de Folias, de São Bento do Sapucaí (SP), apresenta um cortejo por alguns lugares públicos como praças, parques e espaços culturais. A Folia de Reis Luz de Belém foi organizada pelo artista Fábio Miguel em 2015. Desde então, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, a folia caminha pelas ruas da cidade entoando louvores ao Menino Deus, visitando casas e presépios, com música, danças e cantorias.

Quando: 9/01, às 15h
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

► IDEIA PASSARINHA - POESIA (INCOMPLETA) PARA CRIANÇAS

O espetáculo Ideia Passarinha traz uma seleção das canções mais conhecidas pelas crianças em nível nacional. O repertório é composto de músicas que ampliam as poéticas da infância ao tratar de assuntos pertinentes ao imaginário da criança. Os assuntos são variados, como medos, animais, crescimento, universo. Ao lado de grandes nomes da música paulista (os multi-instrumentistas Romulo Scarinni e Moringa), a cantora Fernanda Sander convida o público a brincar, a rir e a se emocionar ao apresentar instrumentos e a reinaugurar timbres e acessórios em cena.

Quando: 10 de janeiro, às 11h
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

► BOI BUMBÁ - NARRAÇÃO EM PORTUGUÊS E LIBRAS

Nesta live, com muita dança, brincadeiras e música, o gRUPO êBA! compartilha a trajetória de Catirina e Francisco, história conhecida dos contos de tradição popular do Brasil. Esses famosos personagens levarão às crianças pelas riquezas da cultura maranhense e do nordeste brasileiro. A apresentação é narrada em formato bilíngue (em português e Libras), na qual tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. Para isso, usam e abusam de gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais para que todos possam participar.

Quando: 16 de janeiro, às 15h
Onde: Facebook

► DUO RIOS ARAÚJO

Criado em 2017 pela violinista mineira Geiciane Rios e pelo violonista paulista Adailson Araújo, o Duo Rios Araújo apresenta um repertório original e transcrições de obras diversas para violino e violão. O repertório permeia a valorização e a pesquisa da música popular e brasileira, sem abandonar o tradicional consagrado para essa formação.

Quando: 17 de janeiro, às 11h
Onde: Instagram , Facebook e Twitter

► CIRANDA DE HISTÓRIAS

Nessa "ciranda", o público é convidado a desfrutar do prazer da leitura. Brincando com as histórias e cantando o nosso Brasil, o Grupo Ziriguidum, formado por Fabiana Fonseca, Marília Maia e Rodrigo de Carlis, inclui todos numa experiência que dá novo significado à misteriosa relação entre o humano e o universo imaginário. O brincar, a musicalidade da infância e as memórias brincantes são base para a construção desse espetáculo musical dedicado especialmente à valorização da cultura da infância.

Quando: 23 de janeiro, às 15h
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

► DANÇANDO SOBRE RODAS

A proposta da Cia Dançando sobre Rodas é trazer um espetáculo de interação entre o museu e a dança, proporcionando a mistura de corpos, paisagens, obras e público. Os bailarinos Julia Mariano, Fabiana Lofrano e Mateus Vasconcellos farão uma apresentação especial gravada nas alamedas do Museu Felícia Leirner. O grupo tem o objetivo de resgatar pessoas com deficiência, sendo a única companhia do Vale do Paraíba que trabalha com dança inclusiva.

Quando: 24 de janeiro, às 11h
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

► CONTOS EM CANTOS E ENCANTOS DE UM POVO COM TIA NASTÁCIA E TIO BARNABÉ

Tia Nastácia e Tio Barnabé, da obra de Monteiro Lobato, expõem os costumes, as crenças e as verdades do povo afro-brasileiro por meio de uma apresentação musical. Os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo mostram canções dos mais derivados ritmos folclóricos brasileiros como samba, maracatu e jongo; e retratam a história, vivências e crendices populares com os personagens interpretando canções que trazem a história e a trajetória do povo negro.

Quando: 30 de janeiro, às 15h
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

► A LENDA DO GUAPURUVU

Num diálogo bem humorado entre o relato teatral e os sons instrumentais, o espetáculo comandado pela Cia Griot conta a história do grande guerreiro Guapuruvu e sua amada, a mãe do ouro, e como, deste amor surgiu a árvore de mesmo nome, abundante no Vale do Paraíba. A partir deste bate-papo desenvolve-se o tema da relação do homem com a natureza e a importância da preservação ambiental.

Quando: 31 de janeiro, às 15h
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

► DANÇAS ADROATLÂNTICAS

Os dançarinos e pesquisadores do coletivo Danças Afroatlânticas trazem à cena elementos ligados às origens africanas e indígenas das danças de salão e danças populares praticadas no continente americano, para responder às perguntas: "O que essas danças têm em comum?" e "o que delas se perdeu ao longo do processo de elitização e embranquecimento?". O espetáculo será exibido via live do Youtube Oficinas Culturais, e na sequência de cada exibição, acontecerá uma roda de conversa do público com os integrantes do coletivo, via plataforma Zoom.

Quando: 28 e 29 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro, quintas e sextas-feiras, às 20h.
Onde: site

► DRAMATURGIA SEM PALCO

Laboratório de experimentos sonoros, plásticos e gráficos, que pretendem aprofundar estudos de obras que habitam a fronteira entre literatura, performance, artes visuais e teatro, além de acompanhar o desenvolvimento de projetos autorais de dramaturgia em campo expandido. Para trazer outras perspectivas e fomentar o debate, os artistas-pesquisadores Babi Fontana, João Turchi e Lígia Oliveira, que trabalham com o texto e a palavra em territórios de fronteira, são convidados a intervir em alguns dos encontros, que acontecerão on-line às segundas-feiras

Quando: de 18 de janeiro a 1 de março, das 16h às 18h. Inscrições até 14 de janeiro.
Onde: site

► MOVER O TOCAR - MOVIMENTO E EUTONIA ENTRE MULHERES

A partir do diálogo entre Dança e Eutonia, a proposta das aulas on-line é trabalhar o corpo em movimento de modo sensível, para entrar em contato com a capacidade e a potência de se autocuidar em um momento tão delicado pelo qual passamos. Serão abordados e desenvolvidos temas como a consciência da pele, ossos e suas relações com o suporte do solo e com o espaço que nos cerca. As práticas têm como princípio a expansão da atenção e a presença no corpo, abertura de espaços internos, experiência do auto-toque e a escuta silenciosa ao desejo do corpo, suas necessidades e possibilidades de movimentos.

Quando: às segunda-feira, 10h30 às 12h, de 18 de janeiro a 22 de fevereiro. Inscrições até 17 de janeiro.
Quando: site

► TREINAMENTO MODO FLOW

O laboratório de movimento propõe a ação de estudar e desenvolver um pensamento do corpo, a conexão de corpo-mente-ambiente no trabalho do ator, a sofisticação da escuta, o mapeamento do movimento involuntário dos olhos, a coordenação motora, a dissociação cerebral, a rítmica corporal (investigação cognitiva e afetiva), a sequência coreográfica autoral, a improvisação de ações, o antídoto do movimento. Os encontros serão realizados pelo Zoom. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 15 de janeiro.

Quando: às terças-feiras, de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, das 18h30 às 20h30
Onde: site

► OFICINA ARTE PARTICIPATIVA E PERFORMANCE RELACIONAL

Os participantes terão contato com um panorama artístico nacional e internacional, no qual se propõem reflexões sobre as relações que podemos estabelecer entre Arte e Público. Durante esta vivência coletiva será montado o espetáculo-experiência "Afectos", junto aos participantes da oficina que quiserem adentrar neste experimento relacional participativo. A montagem é um desdobramento da exposição virtual de fotoperformances "Afecto" do casal de artistas Marcelo Prudente e Pedro Orlando. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, pelo Google Meet. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de janeiro.

Quando: de 21 de janeiro a 4 de março, das 19h às 21h.
Onde: site

► UM OLHAR SOBRE O ACERVO: NÓS (1917)

Palestra de Ana Lídia Teberga com foco no primeiro livro de Guilherme de Almeida, publicado em 1917, como ele foi recebido pela crítica especializada do período e como foi a repercussão do primeiro passo editorial do poeta junto ao público leitor.

Quando: 8 de janeiro, às 16h30
Onde: site

► MULHERES DO ACERVO: NOEMIA MOURÃO

Palestra de Ana Lídia Teberga com um mergulho no acervo, continuando o ciclo de destaque para as artistas mulheres presentes na Casa Guilherme de Almeida. Desta vez, destaca a vida e a obra da pintora, desenhista e cenógrafa Noemia Mourão e seu retrato de Baby de Almeida, esposa de Guilherme de Almeida.

Quando: 15 de janeiro, às 16h30
Onde: site

► DIRETORES DE VANGUARDA DO CINEMA

Curso de Franthiesco Ballerini sobre como o cinema se tornou a principal influência audiovisual a partir do século 20, abrindo caminhos para a televisão e as narrativas fragmentadas da internet. O curso propõe um mergulho nos grandes diretores da história do cinema, de diferentes tempos e culturas, propondo um apuramento do olhar a todos os públicos. São dois módulos, em que as inscrições devem ser feitas separadamente com aulas transmitidas online, por meio da plataforma Zoom.

Quando: janeiro, das 19h às 21h
Onde: site

Módulo I: de segunda a quinta-feira (18, 19, 20 e 21 de janeiro), das 19h às 21h
Módulo II: de segunda a quinta-feira (26, 27, 28 de janeiro e 1° de fevereiro), das 19h às 21h

► CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA DA CGA - ENTREVISTA COM SIMONE HOMEM DE MELLO

O Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida conversa com Simone Homem de Mello sobre o Centro de Estudos de Tradução Literária, espaço criado a partir do relevante papel de tradutor de Guilherme de Almeida, e que oferece cursos e oficinas para profissionais e interessados em tradução literária.

Quando: 29 de janeiro, às 16h30
Onde: site e YouTube

► SALA SÃO PAULO - OSESP

A Orquestra do Estado de São Paulo continuará a transmitir durante todo o mês de janeiro concertos ao vivo da Sala São Paulo.

Quando: janeiro
Onde: site

Por Lidia Capitani

Atualizado em 7 Jan 2021.