Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Museu do Café - Santos

Museu do Café (Foto: Divulgação/Museu do Café)

Museu do Café - Santos

Horário(s) Terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir do mês de dezembro/20126 até abril/2017, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h.

Endereço
Rua XV de Novembro, 95, 02362-085

Telefone (13) 3219-5585

Site do estabelecimento

O Museu do Café fica fica localizado na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Em dois andares do Palácio da Bolsa Oficial de Café de Santos está o Museu do Café, que desde 1990, conta a história de um dos principais produtos da agricultura brasileira, o café. O acervo é composto por diversos objetos antigos que ajudavam no plantio, colheita, torrefação e costura das sacas de café, além de documentos, livros de contabilidade e imagens antigas de fazendas e plantações.

Inaugurado em 7 de setembro de 1922, o prédio da Bolsa Oficial foi projetado por um escritório de arquitetura francês e é inspirado no renascimento italiano. O último pregão aconteceu em 1957 e em 1981 o imóvel foi tombado. Além da sala de Pregões e do café bem servido, os visitantes são atraídos pela arquitetura e pelos painéis assinados por renomados artistas, entre ele o vitral "A Visão de Anhanguera", feito por Benedito Calixto.

Parte dos objetos e móveis faz parte da exposição de longa duração A Trajetória do Café no Brasil, inaugurada em 2005. A mostra foi dividida em quatro partes: Sala do Pregão, Café e o Trabalho, O Café e as Novas Rotas e Santos e o Porto. Uma sala de projeção multi-mídia exibe os documentários Café: A História de um Sucesso Nacional e Café: A História de um Símbolo Nacional.

Imagens do porto de Santos, em 1887, e das rotas de plantio e do escoamento do produto mostram como era o procedimento de transporte do café das fazendas para o litoral. Duas maquetes apresentam a expansão das rotas ferroviárias e o processo de desenvolvimento da cidade de Santos, no início do século 20. O Centro de Documentação e a Biblioteca, localizados no museu, guardam registros antigos que preservam a história do café na região. Há monitoria em português e em inglês.

INGRESSOS E FUNCIONAMENTO

O Museu do Café funciona de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir do mês de dezembro/20126 até abril/2017, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. O telefone para contato é (13) 3213-1750 e o CEP é 11010-151. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.


Atualizado em 14 Dez 2016.

Mapa do local

Explore ao redor

Mussashi Yakissobateria

Restaurantes

Palco Ipiranga

Viagens

Sushi Shima - Moema

Restaurantes

Museu do Santos F.C. - Santos

Arte

Memorial das Conquistas

Viagens

Barra do Bié - Cunha

Viagens

Notícias recomendadas

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte