Guia da Semana
Na Cidade
Por Lid Capitani

Sesc Verão 2020: veja atividades esportivas gratuitas imperdíveis em janeiro e fevereiro

Em homenagem aos Jogos Olímpicos de 2020, as unidades do Sesc em São Paulo oferecem atividades diversas.

Fotos: Shutterstock

Que tal aproveitar o verão para espantar a preguiça e começar um esporte? O Sesc está em clima olímpico e oferece diversas atividades esportivas para os meses de janeiro e fevereiro de 2020. As 40 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo se transformaram em polos de práticas, vivências, espetáculos e conhecimentos de diversas modalidades esportivas que fazem parte dos programas Olímpicos e Paralímpicos dos Jogos de Verão que serão realizados em Tóquio, no Japão.

O intuito é despertar a vontade de incluir o esporte como hábito no dia a dia das pessoas. Cada unidade vai receber uma programação incrível com aulas abertas, conversas com atletas, exposições e muito mais. Serão mais de 50 esportes e cerca de 1500 atividades.

Por isso, o Guia da Semana reuniu algumas das atrações imperdíveis. Confira:

► TRIATLO

Foto: Shutterstock

No Sesc Belenzinho, o foco será o Triatlo, modalidade que possui um percurso a ser realizado através de três outras modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. Os visitantes poderão experimentar esse esporte em três atividades em um percurso com interações tecnológicas e entender os significados, sentidos e sensações deste esporte olímpico. Dividido em núcleos, a exposição é totalmente interativa e permite uma imersão sensorial na natação, com vídeos. Já para o ciclismo, há bicicletas de spinning conectadas a aplicativos para mensurar resultados, enquanto na corrida haverá uma simulação da modalidade guiada por atletas virtuais. Tudo para você experimentar qual a sensação deste esporte espetacular.

Quando: terça a sexta, das 10h às 20h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito

► RECREÁGUA: HIDRO VERÃO

Na piscina do Sesc 24 de Maio haverá aula recreativa de hidroginástica com equipe de instrutores do Sesc. A atividade engloba exercícios de força, resistência e flexibilidade, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a socialização.

Quando: Sábado e domingo, das 12h30 às 13h
Onde: Sesc 24 de Maio
Quanto: gratuito

► EXERGAMES: VIVÊNCIA EM ESPORTES

Foto: Divulgação (via assessoria - Sesc Santana)

A instalação do Sesc Santana foca na convergência entre jogos e arte. A partir de jogos de movimento, o público será convidado a praticar atividades físicas e esportivas de uma forma gamificada. Uma boa oportunidade para os pequenos se interessarem por esporte.

Quando: quintas e sextas, das 17h30 às 19h30 | sábados, das 14h30 às 16h30
* de 11/01 a 15/02
Onde: Sesc Santana
Quanto: gratuito


► BADMINTON

No espaço do Hall dos Esportes, no Sesc 24 de Maio, haverá uma quadra oficial de badminton que vai receber as atividades de vivência, recreação esportiva e desafios. O público é convidado a vivenciar o badminton para conhecer melhor as regras e estratégias de jogo. Haverá desafios, recreação com arbitragem e aulas abertas para quem nunca jogou.

Quando: de terça a sábado, das 9h30 às 20h30 | domingo, das 9h30 às 17h30
Onde: Sesc 24 de Maio
Quanto: gratuito


► TÊNIS DE MESA

Foto: Shutterstock

O Sesc 24 de Maio também oferece várias atividades relacionadas ao Tênis de Mesa. São torneios, recreação e desafios que vão te deixar craque na modalidade. O “Tênis de Mesa (Im)Possível” é uma atividade diferente e desafiadora: os níveis de dificuldade são aumentados com a mesa e rede que mudam de formato e com o número de jogadores envolvidos. O Mini Torneio fará um ranqueamento de todos os jogadores que participarem entre janeiro e fevereiro.

Quando: de terça a sábado, das 10h30 às 20h30 | domingo, das 10h30 às 17h30
Onde: Sesc 24 de Maio
Quanto: gratuito


► CIRCUITO BMX

No Sesc Avenida Paulista, o destaque é a pista de BMX, a modalidade radical praticada com bicicletas. A pista simula uma pista oficial de BMX com lombadas e rampas para manobras. O BMX surgiu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo MotoCross. É a modalidade mais nova do ciclismo a entrar no programa olímpico. Além disso, haverá stickers para customização das magrelas e apresentação de BMX (11/01 e 12/01).

Quando: até 17/01 - de terça a sexta, das 10h30 às 21h. | sábado, das 10h30 às 20h | domingo, das 10h30 às 18h
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quanto: gratuito


► ESGRIMA

Foto: Shutterstock

Já pensou aprender mais sobre a esgrima? Esta é sua oportunidade no Sesc Avenida Paulista. O local oferecerá apresentação e vivência do esporte de combate em que os competidores utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

Quando: sábado, das 12h20 às 14h
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quanto: gratuito


► HÓQUEI, FRISBEE, RUGBY E BADMINTON

Uma grama sintética foi instalada no Sesc Bom Retiro para receber as modalidades Hóquei, Frisbee, Rugby e Badminton. É uma oportunidade única para aprender e praticar estas diferentes modalidades. Haverá educadores incentivando e ensinando os esportes.

Quando: até 31/01 | de terça a domingo
Onde: Sesc Bom Retiro
Quanto: gratuito


► BASQUETE

Foto: Shutterstock

Com o intuito de abranger a todos, o Sesc Parque Dom Pedro II instalou quadras de basquete para a prática 3x3 e para basquete com cadeiras de rodas. Além disso, haverá brinquedão de basquete com educadores físicos do Sesc.

Quando: de quarta a domingo, das 10h às 18h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: Gratuito


► ARREMESSOS URBANOS

No Sesc Parque Dom Pedro II, você poderá conferir uma exposição muito interessante sobre o basquete 3x3 e o basquete em cadeira de rodas celebrados na fotografia. Estão expostas fotos, textos e até um rap composto por Karol de Souza.

Quando: até 29/03 | de quarta a domingo, das 10h às 18h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: gratuito


► FUTSAL

Foto: Shutterstock

Com material fornecido pelo Sesc Parque Dom Pedro II, os visitantes poderão vivenciar e praticar futsal de forma livre, com sua forma de organização, a fim de estimular a prática do futsal e integração entre as pessoas.

Quando: até 30/12 | de quarta a domingo, das 10h às 16h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: gratuito


► GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Você pode não imaginar, mas existe uma modalidade chamada Ginástica de Trampolim e você pode vivência-la no Sesc Pompeia. Será diversão sem fim para todas as idades com diversas camas elásticas. Além deste espaço, vai rolar apresentação de Alice Hellen, atleta da seleção brasileira, no dia 26/01, às 14h30.

Quando: de sábado a terça, das 10h às 17h
Onde: Sesc Pompeia
Quanto: gratuito


► SKATE

Foto: Shutterstock

O Sesc Guarulhos está com pista de skate nova e uma programação imperdível voltada à modalidade que também faz parte dos Jogos Olímpicos. Os atletas Sandro Dias (11/01), Lucas Xaparral (18/01), Felipe Nunes (08/02) e Bob Burnquist (15/02) vão estar presentes para um bate papo na unidade.

Onde: Sesc Guarulhos
Quanto: gratuito


► MARIA ESTHER BUENO - A BAILARINA DO TÊNIS

O Sesc Guarulhos está com uma exposição muito importante para o tênis brasileiro, “Maria Esther Bueno - A Bailarina do Tênis”, um dos maiores nomes da modalidade no país. Eleita a melhor tenista do século XX da América Latina, Maria Esther Bueno foi uma das maiores do mundo. Durante a carreira, venceu 589 torneios sendo 19 deles do Grand Slam, que é o grupo de torneios mais importante de uma temporada.

Quando: até 01/03 | de terça a sexta, das 9h às 21h30 | sábado e domingo, das 9h às 17h30
Onde: Sesc Guarulhos
Quanto: gratuito


► KATA, JUDÔ, TAI CHI CHUAN, KARATÊ

As lutas são destaque no Sesc Santo Amaro. Serão atividades e vivências de diversas modalidades de luta como Kata, Judô, Tai Chi Chuan e Karatê. Será sua oportunidade para aprender golpes e defesas das artes marciais. Além disso, haverá apresentação de luta Greco-Romana com Ronisson Brandão e participação especial Evelym Mattos no dia 19 da janeiro, às 15h.

Onde: Sesc Santo Amaro
Quanto: gratuito


Por Lid Capitani

Atualizado em 11 Jan 2020.

Mais notícias

22 eventos imperdíveis que acontecem em São Paulo nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2020

Na Cidade

Programação de férias nos shoppings de São Paulo em janeiro de 2020

Na Cidade

25 passeios gratuitos imperdíveis em São Paulo em janeiro de 2020

Na Cidade

15 lugares que inauguraram recentemente em São Paulo e merecem a sua visita

Na Cidade

15 exposições imperdíveis em São Paulo em janeiro de 2020

Na Cidade

10 pontos turísticos em São Paulo para conhecer em 2020

Na Cidade