Guia da Semana

Que tal aproveitar o verão para espantar a preguiça e começar um esporte? O Sesc está em clima olímpico e oferece diversas atividades esportivas para os meses de janeiro e fevereiro de 2020. As 40 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo se transformaram em polos de práticas, vivências, espetáculos e conhecimentos de diversas modalidades esportivas que fazem parte dos programas Olímpicos e Paralímpicos dos Jogos de Verão que serão realizados em Tóquio, no Japão.

O intuito é despertar a vontade de incluir o esporte como hábito no dia a dia das pessoas. Cada unidade vai receber uma programação incrível com aulas abertas, conversas com atletas, exposições e muito mais. Serão mais de 50 esportes e cerca de 1500 atividades.

Por isso, o Guia da Semana reuniu algumas das atrações imperdíveis. Confira:

► TRIATLO

Foto: Shutterstock

No Sesc Belenzinho, o foco será o Triatlo, modalidade que possui um percurso a ser realizado através de três outras modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. Os visitantes poderão experimentar esse esporte em três atividades em um percurso com interações tecnológicas e entender os significados, sentidos e sensações deste esporte olímpico. Dividido em núcleos, a exposição é totalmente interativa e permite uma imersão sensorial na natação, com vídeos. Já para o ciclismo, há bicicletas de spinning conectadas a aplicativos para mensurar resultados, enquanto na corrida haverá uma simulação da modalidade guiada por atletas virtuais. Tudo para você experimentar qual a sensação deste esporte espetacular.

Quando: terça a sexta, das 10h às 20h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito

► RECREÁGUA: HIDRO VERÃO

Na piscina do Sesc 24 de Maio haverá aula recreativa de hidroginástica com equipe de instrutores do Sesc. A atividade engloba exercícios de força, resistência e flexibilidade, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a socialização.

Quando: Sábado e domingo, das 12h30 às 13h
Onde: Sesc 24 de Maio
Quanto: gratuito

► EXERGAMES: VIVÊNCIA EM ESPORTES

Foto: Divulgação (via assessoria - Sesc Santana)

A instalação do Sesc Santana foca na convergência entre jogos e arte. A partir de jogos de movimento, o público será convidado a praticar atividades físicas e esportivas de uma forma gamificada. Uma boa oportunidade para os pequenos se interessarem por esporte.

Quando: quintas e sextas, das 17h30 às 19h30 | sábados, das 14h30 às 16h30
* de 11/01 a 15/02
Onde: Sesc Santana
Quanto: gratuito


► BADMINTON

No espaço do Hall dos Esportes, no Sesc 24 de Maio, haverá uma quadra oficial de badminton que vai receber as atividades de vivência, recreação esportiva e desafios. O público é convidado a vivenciar o badminton para conhecer melhor as regras e estratégias de jogo. Haverá desafios, recreação com arbitragem e aulas abertas para quem nunca jogou.

Quando: de terça a sábado, das 9h30 às 20h30 | domingo, das 9h30 às 17h30
Onde: Sesc 24 de Maio
Quanto: gratuito


► TÊNIS DE MESA

Foto: Shutterstock

O Sesc 24 de Maio também oferece várias atividades relacionadas ao Tênis de Mesa. São torneios, recreação e desafios que vão te deixar craque na modalidade. O “Tênis de Mesa (Im)Possível” é uma atividade diferente e desafiadora: os níveis de dificuldade são aumentados com a mesa e rede que mudam de formato e com o número de jogadores envolvidos. O Mini Torneio fará um ranqueamento de todos os jogadores que participarem entre janeiro e fevereiro.

Quando: de terça a sábado, das 10h30 às 20h30 | domingo, das 10h30 às 17h30
Onde: Sesc 24 de Maio
Quanto: gratuito


► CIRCUITO BMX

No Sesc Avenida Paulista, o destaque é a pista de BMX, a modalidade radical praticada com bicicletas. A pista simula uma pista oficial de BMX com lombadas e rampas para manobras. O BMX surgiu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo MotoCross. É a modalidade mais nova do ciclismo a entrar no programa olímpico. Além disso, haverá stickers para customização das magrelas e apresentação de BMX (11/01 e 12/01).

Quando: até 17/01 - de terça a sexta, das 10h30 às 21h. | sábado, das 10h30 às 20h | domingo, das 10h30 às 18h
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quanto: gratuito


► ESGRIMA

Foto: Shutterstock

Já pensou aprender mais sobre a esgrima? Esta é sua oportunidade no Sesc Avenida Paulista. O local oferecerá apresentação e vivência do esporte de combate em que os competidores utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

Quando: sábado, das 12h20 às 14h
Onde: Sesc Avenida Paulista
Quanto: gratuito


► HÓQUEI, FRISBEE, RUGBY E BADMINTON

Uma grama sintética foi instalada no Sesc Bom Retiro para receber as modalidades Hóquei, Frisbee, Rugby e Badminton. É uma oportunidade única para aprender e praticar estas diferentes modalidades. Haverá educadores incentivando e ensinando os esportes.

Quando: até 31/01 | de terça a domingo
Onde: Sesc Bom Retiro
Quanto: gratuito


► BASQUETE

Foto: Shutterstock

Com o intuito de abranger a todos, o Sesc Parque Dom Pedro II instalou quadras de basquete para a prática 3x3 e para basquete com cadeiras de rodas. Além disso, haverá brinquedão de basquete com educadores físicos do Sesc.

Quando: de quarta a domingo, das 10h às 18h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: Gratuito


► ARREMESSOS URBANOS

No Sesc Parque Dom Pedro II, você poderá conferir uma exposição muito interessante sobre o basquete 3x3 e o basquete em cadeira de rodas celebrados na fotografia. Estão expostas fotos, textos e até um rap composto por Karol de Souza.

Quando: até 29/03 | de quarta a domingo, das 10h às 18h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: gratuito


► FUTSAL

Foto: Shutterstock

Com material fornecido pelo Sesc Parque Dom Pedro II, os visitantes poderão vivenciar e praticar futsal de forma livre, com sua forma de organização, a fim de estimular a prática do futsal e integração entre as pessoas.

Quando: até 30/12 | de quarta a domingo, das 10h às 16h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: gratuito


► GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Você pode não imaginar, mas existe uma modalidade chamada Ginástica de Trampolim e você pode vivência-la no Sesc Pompeia. Será diversão sem fim para todas as idades com diversas camas elásticas. Além deste espaço, vai rolar apresentação de Alice Hellen, atleta da seleção brasileira, no dia 26/01, às 14h30.

Quando: de sábado a terça, das 10h às 17h
Onde: Sesc Pompeia
Quanto: gratuito


► SKATE

Foto: Shutterstock

O Sesc Guarulhos está com pista de skate nova e uma programação imperdível voltada à modalidade que também faz parte dos Jogos Olímpicos. Os atletas Sandro Dias (11/01), Lucas Xaparral (18/01), Felipe Nunes (08/02) e Bob Burnquist (15/02) vão estar presentes para um bate papo na unidade.

Onde: Sesc Guarulhos
Quanto: gratuito


► MARIA ESTHER BUENO - A BAILARINA DO TÊNIS

O Sesc Guarulhos está com uma exposição muito importante para o tênis brasileiro, “Maria Esther Bueno - A Bailarina do Tênis”, um dos maiores nomes da modalidade no país. Eleita a melhor tenista do século XX da América Latina, Maria Esther Bueno foi uma das maiores do mundo. Durante a carreira, venceu 589 torneios sendo 19 deles do Grand Slam, que é o grupo de torneios mais importante de uma temporada.

Quando: até 01/03 | de terça a sexta, das 9h às 21h30 | sábado e domingo, das 9h às 17h30
Onde: Sesc Guarulhos
Quanto: gratuito


► KATA, JUDÔ, TAI CHI CHUAN, KARATÊ

As lutas são destaque no Sesc Santo Amaro. Serão atividades e vivências de diversas modalidades de luta como Kata, Judô, Tai Chi Chuan e Karatê. Será sua oportunidade para aprender golpes e defesas das artes marciais. Além disso, haverá apresentação de luta Greco-Romana com Ronisson Brandão e participação especial Evelym Mattos no dia 19 da janeiro, às 15h.

Onde: Sesc Santo Amaro
Quanto: gratuito

Por Lid Capitani

Atualizado em 11 Jan 2020.