Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

Aventura na selva de pedra: 8 lugares para praticar esportes radicais e/ou aquáticos em SP

Além do concreto e dos arranha-céus, São Paulo tem muita coisa para te impressionar!.

A Casa de Pedra, na Pompeia, e a Represa de Guarapiranga oferecem muitas atividades aos aventureiros! (Reprodução Facebook Casa de Pedra/Reprodução Instagram @biancafal)

Quem mora em São Paulo provavelmente já está familiarizado com o concreto, os arranha-céus, as grandes avenidas e com o famoso apelido de "selva de pedra" que a cidade carrega. Mas quem pensa que SP não tem um lugar reservado para esportes radicais e aquáticos no meio de tanta urbanização está completamente enganado! Rios, reservas ambientais, represas e até mesmo viadutos são palco dessas práticas incomuns à vida urbana.

Para os aventureiros de plantão: conheça 8 lugares para praticar esportes radicais e/ou aquáticos em SP e explore tudo o que a selva de pedra tem para te oferecer!

1. Reserva Capivari-Monos


Shutterstock

A Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos, localizada na região de Parelheiros, é uma reserva florestal de 251 km² que abriga parte da Mata Atlântica. Rica em paraísos naturais e paisagens de tirar o fôlego, a região é cortada pelo rio Capivari-Monos, que permite a prática de esportes radicais, como o water trekking (trilha pelo leito do rio), o boia cross e o ducking (que é como o rafting, só que num bote menor). Além disso, também é possível praticar Stand Up Paddle, tirolesa e trilhas pela mata. Para mais informações sobre reservas e visitas com agendamento, clique aqui.

2. Represa de Guarapiranga


Shutterstock

A Represa de Guarapiranga, localizada na Zona Sul de São Paulo, é um leque cheio de oportunidades para quem ama os esportes aquáticos. Às margens da represa existem vários clubes que oferecem aluguéis de equipamentos e aulas monitoradas. O Tempo Wind & Sup Club oferece aluguel de prancha e aulas de Stand Up Paddle, wakeboard e wind surf, com horário de agendamento de terça a sexta, das 9h às 17h, pelo telefones (11) 5517-6085/5517-7198. Já o Yacht Club Santo Amaro oferece aulas e aluguel de equipamentos de SUP e vela para sócios e não sócios, basta contatar o clube pelo e-mail [email protected] para mais detalhes.

3. Viaduto Sumaré

Reprodução/Facebook Rapel SP

A ponte sobre a Avenida Doutor Arnaldo, conhecida como Viaduto Sumaré por abrigar a estação de metrô de mesmo nome, virou o maior point de rapel urbano em São Paulo! Para se arriscar na aventura e encarar os seus medos, basta contatar uma das muitas agências especializadas no esporte. Saiba mais aqui e aqui.

4. Represa Billings


Reprodução Facebook/Mau Loa SUP

A Represa Billings é o maior reservatório de água do ABC paulista e também possibilita a prática de esportes aquáticos, como o Stand Up Paddle e o wakeboard. A Mau Loa SUP é especialista no assunto e oferece aulas e aluguel de equipamentos por meio dos telefones (11) 95806-8279/98698-9715. Já a Allmada oferece cursos e aulas de Stand Up Paddle e surf, além de realizar o serviço de conserto de pranchas e venda de acessórios. Entre em contato pelo e-mail [email protected]r ou pelo telefone (11) 4177-2000.

5. Parque da Cantareira


Shutterstock

No Parque Estadual da Cantareira, localizado na Zona Norte da capital, você pode se aventurar por diversas trilhas e entrar em contato com a natureza, já que o local preserva parte da Mata Atlântica em seu território. Na Trilha da Cachoeira você encontra três quedas d'água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. As trilhas são autoguiadas nos finais de semana e monitoradas de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 15h30. Perfeito para aqueles que gostam de se aventurar pela mata - e tudo isso sem sair de SP.

6. Represa de Mairiporã


Shutterstock

A Represa de Mairiporã, localizada dentro do sistema da Cantareira, conta com, aproximadamente, 15 km de extensão e permite aos aventureiros várias práticas aquáticas, como a pesca, o Stand Up Paddle, jet ski e wakeboard. O EcoResort Refúgio Cheiro de Mato possibilita o aluguel de equipamentos e aulas de instrução aos hóspedes. Lembrando que há a opção de day use, dando acesso aos equipamentos e à infra-estrutura do hotel, com café da manhã e almoço inclusos. Saiba mais pelo telefone (11) 4419-8550.

7. Mirante 9 de Julho


Ariel Martini/Divulgação Mirante 9 de Julho

O Mirante 9 de Julho, localizado atrás do MASP, é um monumento da cidade de São Paulo que foi restaurado e revitalizado como um espaço de lazer e eventos em São Paulo. Além de receber festas, exposições e até cinema ao ar livre (quase tudo gratuitamente), também é possível a prática de rapel urbano no local. Saiba mais aqui.

8. Casa de Pedra


Reprodução Facebook/Casa de Pedra

A Casa de Pedra, localizada na Pompeia, promove a escalada esportiva para iniciantes e experientes, com aulas monitoradas. Além dos diversos paredões de escalada, a casa conta com outras atividades radicais, como tirolesa, slackline, e muito mais. Saiba mais sobre a casa aqui ou pelo telefone (11) 3879-6800.

12 lugares para ir em São Paulo se você está cansado de ser adulto

Vamos brincar de voltar a ser criança?

8 bares diferentões e bem inusitados para conhecer em São Paulo

Além de bons drinks, eles também oferecem alternativas de lazer divertidas e bem exóticas

15 lugares que todo apaixonado por cerveja precisa conhecer em São Paulo

Se existe alguma receita para a felicidade, esta com certeza deve envolver a mistura de malte, lúpulo e água


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 21 Fev 2018.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade