Guia da Semana

Se existe alguma receita para a felicidade, esta com certeza deve envolver a mistura de malte, lúpulo e água. Sim, a fórmula básica da cerveja! A bebida gelada que combina com happy hour, amigos, petiscos e com tudo mais que te faz feliz.

Para os cervejeiros paulistas explorarem o melhor que existe no estado, nós reunimos 18 lugares que todo apaixonado por cerveja precisa conhecer em São Paulo! Prepare-se para conhecer todos e brindar com muita breja gelada:

1. Brewdog Bar


Reprodução/Facebook Brewdog Bar São Paulo

Uma das cervejarias mais famosas de todo mundo abriu sua filial em São Paulo em 2014 - e desde então tem sido uma parada obrigatória para os cervejeiros da cidade. A Brewdog, localizada em Pinheiros, é um bar-cervejaria que, além de ter a sua própria marca exclusiva de cerveja, oferece diversos outros rótulos artesanais, internacionais e exóticos. Aos finais de semana, a casa promove eventos com lanchonetes e bandas convidadas, e você ainda pode curtir tudo com o cãozinho (é petfriendly)! A cervejaria conta com um ambiente descolado e industrial, com uma varanda espaçosa na entrada, mesinhas externas e uma estrutura de contêiner externa que funciona como uma lojinha de cervejas especiais.

Brewdog

Endereço: Rua dos Coropés, 41 - Pinheiros
Telefone: (11) 3032-4007

2. Goose Island Brewhouse


Divulgação/Goose Island Brewhouse

A Goose Island Brewhouse, aberta no fim de 2016 em Pinheiros, é uma das mais novas choperias artesanais de São Paulo! O bar, que conta com uma fachada de tijolinhos e ambiente bem industrial e descolado, fica num sobrado de dois andares, com um rooftop que tem vista para todo o bairro. Além de provar 15 rótulos artesanais de cervejas e chopes, o cliente pode acompanhar o processo de fabricação das bebidas. O mestre-cervejeiro à frente da casa é Guilherme Hoffmann, que passou dois meses em treinamento na sede da Goose Island, em Chicago.

Goose Island Brewhouse

Endereço: Rua Baltazar Carrasco, 191 - Pinheiros
Telefone: (11) 2886-9858

3. Soul Botequim


Reprodução/Instagram @soulbotequim

O Soul Botequim, localizado na região do Brooklin, conta com doze torneiras de chopp, que são semanalmente abastecidas com rótulos artesanais diferentes. Além de provar cervejas de todos os tipos, a casa conta com um ambiente super descontraído e convidativo, com mesas na calçada e decoração industrial descolada. Para comer, sempre rolam uns food trucks estacionados em frente ao bar, além de petiscos oferecidos pela cozinha do local. Ah, e a casa é petfriendly!

Soul Botequim

Endereço: Avenida Padre Antônio José dos Santos, 812 - Brooklin
Telefone: (11) 3297-0006

4. Let's Beer

Reprodução/Instagram @letsbeer

A Let's Beer Tasting Bar & Shop, localizada na Vila Mariana, é um empório de cervejas artesanais com mais de 200 rótulos diferentes, de diversos tipos e países de origem, prontas para a degustação dos clientes. Além de funcionar como bar e loja, o espaço localizado na Rua Joaquim Távora ainda promove eventos com sommeliers, palestras sobre o mundo da cerveja, tardes com food trucks e eventos com música ao vivo.

Let's Beer

Endereço: Rua Joaquim Távora, 961 - Vila Mariana
Telefone: (11) 2589-9695

5. Cervejaria Dogma


Divulgação/Cervejaria Dogma | Reprodução/Instagram @cervejariadogma

A Dogma, marca de cerveja já conceituada na cidade, inaugurou no fim de 2017 um tasting room anexo à sua fábrica, localizada na região de Santa Cecília. Trata-se de uma casa de degustação, que oferece cervejas exclusivas e produzidas no local. O cliente vai poder se servir de uma das 20 torneiras da casa ou levar a bebida engarrafada. O espaço visa trazer as cervejas com um preço mais em conta do que o mercado atual. Para comer, a cervejaria receberá food trucks periodicamente com diversas delícias.

Cervejaria Dogma

Endereço: Rua Fortunato, 236 - Santa Cecilia

6. Armazém 77


Reprodução/Instagram @armazem.77

O Armazém 77, localizado no bairro da Penha, vem com uma proposta diferente das demais cervejarias: todo chopp ou cerveja servido na casa é brasileiro. A cervejaria reúne o que há de melhor das cervejas artesanais nacionais em um ambiente intimista, aconchegante e descolado. Toda sexta-feira e sábado a casa recebe um food truck diferente na porta, além de também oferecer música ao vivo aos clientes nos últimos dois sábados do mês.

Armazém 77

Endereço: Rua Betari, 525 - Penha
Telefone: (11) 2296-6120

7. Câmara Fria


Divulgação/Câmara Fria

No andar de cima do bar Original, localizado em Moema, se esconde o Câmara Fria, bar speakeasy que conta com 10 torneiras de chopp artesanal, além de uma carta com 25 rótulos de cerveja. Para comer, o estabelecimento oferece pizzas com massa da Bráz em tamanho “brotinho” e em quatro diferentes sabores, porções de coxinhas, tábuas de frios e pães quentinhos vindos diretamente do bar de baixo.

Câmara Fria

Endereço: Rua Graúna, 137 - Moema
Telefone: (11) 5093-9486

8. Capitão Barley


Reprodução/Instagram @capitaobarley

Com temática náutica, o bar Capitão Barley é especializado em cervejas artesanais, sejam elas nacionais ou importadas. Além do agradável ambiente com deck externo localizado na Pompeia, a casa ainda recebe food trucks ou chefs de cozinha toda terça e sexta-feira, a partir das 19h, para matar a fome dos "marujos" cervejeiros. Aos sábados, os food trucks chegam por volta das 13h e ficam até o fechamento da casa.

Capitão Barley

Endereço: Rua Cotoxó, 516 - Pompeia
Telefone: (11) 2609-9476

9. Toca do Urso


Divulgação/Cervejaria Colorado

A Cervejaria Colorado, nascida em Ribeirão Preto, acaba de inaugurar um espaço exclusivo em sua cidade natal: a Toca do Urso. O local simula o habitat natural do símbolo da marca, reunindo inovações em cerveja, gastronomia local e loja com itens exclusivos. As 14 torneiras de chopp funcionarão no sistema de autosserviço, tipo um self-service de chopp: por meio de cartões pré-pagos, os clientes poderão escolher qualquer uma das cervejas disponíveis e servir a quantidade desejada. Saiba mais aqui.

Toca do Urso

Endereço: Rodovia Anhanguera, km 308 - Ribeirão Preto
Telefone: (16) 3941-4949

10. Van Der Ale


Reprodução/Instagram @vanderale

O bar Van Der Ale, que também é uma microcervejaria, está localizado em uma das ruas mais agitadas da Vila Madalena. Com cerca de 30 torneiras de chopp, todos artesanais, a casa ainda oferece rótulos de fabricação própria, feitos no piso superior. No cardápio, opções de sanduíches e porções. Para descontrair, os clientes ainda podem aproveitar os fliperamas do bar!

Van Der Ale

Endereço: Rua Aspicuelta, 268 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3034-0853

11. Baden Baden


Shutterstock

A microcervejaria Baden Baden, localizada em Campos do Jordão, é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade - e para obrigatória para qualquer cervejeiro que esteja passando por lá! A fábrica, inaugurada em 1999, realiza visitas diariamente, envolvendo experiências gourmet de visual, tato, olfato e paladar. O público recebe dicas de degustação e harmonização e ainda experimenta os chopes Cristal e Bock. No final do tour, os visitantes podem passar na lojinha e adquirir as cervejas e acessórios exclusivos. Recentemente, o Baden Baden Tour passou por uma reforma - saiba mais sobre como participar aqui.

Baden Baden

Endereço: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 - Campos do Jordão
Telefone: 0800-771-2344

12. Delirium Café


Reprodução/Instagram @deliriumcsp

A marca de cerveja belga Delirium Tremens abriu em 2014 uma casa em São Paulo para a alegria dos cervejeiros. No Delirium Café acontecem eventos, cursos e shows ao vivo, além de funcionar como local de degustação e compra de rótulos especiais. Além das cervejas próprias da casa, você encontra mais de 400 rótulos no cardápio, distribuídos pelas 24 torneiras de chope dispostas no balcão.

Delirium Café

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 589 - Pinheiros
Telefone: (11) 2495-2225

13. Cervejoteca

Reprodução/Instagram @cervejoteca

A Cervejoteca, que conta com a sua loja matriz na Vila Mariana, tem um dos maiores acervos de cervejas da cidade! São mais de 750 rótulos nacionais e importados nas prateleiras, tudo à disposição do cliente cervejeiro. A casa oferece cursos na área e ainda conta com sommeliers para te ajudar na escolha do rótulo ideal. Mais do que uma loja de cervejas especiais, o espaço é realmente um espaço dedicado à cultura cervejeira.

Cervejoteca

Endereço: Rua Sena Madureira, 749 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5084-6047

14. Cervejaria Nacional

Antônio Rodrigues/Divulgação Cervejaria Nacional | Mariana Buck/Divulgação Cervejaria Nacional

A Cervejaria Nacional, localizada em Pinheiros, é desde 2011 um dos maiores points para cervejeiros em SP. A casa mistura os conceitos de fábrica e de bar, contando com enormes tanques de fermentação nos quais os chopps artesanais servidos na casa são feitos. Os rótulos de fabricação própria mais famosos da casa são inspirados no folclore brasileiro, como a Y-îara Pilsen, Kurupira Ale, Sa'si Stout, Mula IPA e Domina Weiss, e o cardápio ainda indica ao cliente qual petisco harmoniza melhor com cada cerveja. Mais uma notícia boa para os cervejeiros: durante o happy hour, das 17h às 20h, a casa oferece double drinks de todas as bebidas do cardápio (exceto as doses).

Cervejaria Nacional

Endereço: Rua Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros
Telefone: (11) 3628-5000

15. Les 3 Brasseurs


Adilson Silva/Divulgação Les 3 Brasseurs

O restaurante e chopperia Les 3 Brasseurs é o primeiro gastropub francês da cidade de São Paulo. A cerveja é fabricada no próprio local, e o cliente ainda pode agendar um tour de 20 minutos pela cervejaria num grupo de até 10 pessoas. O local é indicado para aqueles que, além de apreciar uma cerveja artesanal, gostam de desfrutar boa comida, afinal a casa conta com pratos refinados. Uma curiosidade: a casa conta com um bafômetro à disposição dos clientes, para os curiosos em saber a quantas anda o seu teor alcoólico!

Les 3 Brasseurs

Endereço: Rua Jesuíno Arruda, 470 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3167-4145

16. Paulistânia Brew Pub


Reprodução/Facebook Paulistânia | Reprodução/Instagram @cervejapaulistania

No Paulistânia Brew Pub, os clientes podem ter a experiência de degustar cervejas que são produzidas ali mesmo, na nano cervejaria do bar. O espaço é propício para happy hour e aniversário, sem contar que não paga nada para entrar, só o que for consumido no local. Caso haja interesse em levar algumas garrafas da marca para casa, é possível comprar os rótulos ali mesmo. A programação é de sexta e sábado, com música ao vivo.

Paulistânia Brew Pub

Endereço: Av. Eng° Eusébio Stevaux, 1469 - Jurubatuba

17. Cervejaria Invicta


Reprodução/Instagram @cervejariainvicta

A Cervejaria Invicta, nascida em 2011 em Ribeirão Preto, atrai cervejeiros de toda São Paulo por seu portfólio variado e de qualidade. Um de seus rótulos mais curiosos é a cerveja Indie Rockin’Beer, feita a pedido da banda de rock Velhas Virgens. A fábrica conta com seu bar próprio, onde é possível tomar uma gelada e acompanhar todo o processo de produção da cervejaria. O bar funciona de segunda a sábado, das 11h até por volta de 1h, e a loja exclusiva da casa abre de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado até às 14h. Para informações de visitação, é preciso entrar em contato pelo (16) 3878-1020.

Cervejaria Invicta

Endereço: Avenida do Café, 1365 - Ribeirão Preto
Telefone: (16) 3878-1020

18. Cervejaria Bamberg


Reprodução/Instagram @bambergbier

A microcervejaria Bamberg, localizada em Votorantim, foi criada em 2005 por três irmãos apaixonados por cerveja. Desde então, essa tem sido a sua missão, conquistando diversos prêmios, como o de melhor "Cervejaria das Américas" pela Copa Cervezas de Americas 2011, no Chile. A visita guiada pela fábrica dá direito a degustação das cinco cervejas em linha - pilsen, munchen, weizen, schwarz e Rauch -, além de duas cervejas sazonais. Agende sua visita pelo telefone (15) 3242-7685.

Cervejaria Bamberg

Endereço: Rua Sebastião Benedito Reis, 582 - Votorantim
Telefone: (15) 3242-7685

Bares para tomar cerveja de garrafa por menos de R$ 10 em São Paulo

Opções para quem quer economizar na hora de beber uma gelada

Lugares com chopp e drinks à vontade para aproveitar o happy hour em São Paulo

Pode comemorar porque nesses lugares você sai trançando as pernas e com a conta bancária viva

10 petiscos que combinam perfeitamente com aquela maratona de filmes e seriados

O balde de pipoca vai ficar pequeno de tanta coisa gostosa que você vai querer provar.

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 7 Jan 2019.