Guia da Semana

Guia da Semana

A programação do Museu da Língua Portuguesa em maio de 2022 está incrível e recheada de eventos presenciais, online e interações, como exposições, sarau e visitas educativas. Ou seja, a agenda do famoso museu situado na Estação da Luz está bem diversificada!

Ficou animada(o)? Confira a programação do Museu da Língua Portuguesa em maio de 2022:

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “Sonhei em português!”
Em horário de funcionamento do Museu

A migração como um direito humano é a premissa da exposição realizada pelo Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, Sonhei em português! tematiza esta que é uma das grandes questões sociais do século XXI, revelando como tal experiência é atravessada pela questão da língua. A mostra entrou em cartaz no dia 12 de novembro de 2021, na sede do
museu, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, tradicional ponto de partida e chegada de migrantes no coração do bairro do Bom Retiro, que também tem todo o seu povoamento baseado na imigração. A exposição temporária “Sonhei em português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do Mattos Filho Advogados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


INSTALAÇÃO “O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA”
Saguão B. Em horário de funcionamento do Museu
7 de maio a 24 de julho

Realização de uma ocupação celebrando o centenário do autor português José Saramago com foco em um público por muitas vezes não associado ao autor: o infantil. Baseado em seu livro infantil mais famoso, “O Conto da Ilha Desconhecida”, o MLP pretende proporcionar, de forma gratuita, uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruído de forma lúdica pelo público, onde serão recriados os elementos fantásticos retratados no conto. O ambiente será construído pela companhia teatral, Pia Fraus, que possui grande trajetória de desenvolvimento de performances para o público infantil. Dessa forma, o museu pretende aproximar a rica criação do autor lusófono a um público não familiarizado com o mesmo e aos seus fãs.

A ocupação se estenderá até o mês de férias, julho, quando serão promovidas diversas oficinas de quinta a domingo que dialoguem com a instalação cênica e as temáticas abordadas neste e outros livros infantis do autor. A ocupação está sendo desenvolvida em parceria com a Companhia das Letras, editora do autor no Brasil, e a Fundação Saramago, responsável por apoiar ações do centenário Saramago no mundo.
Grátis


DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Museu da Língua Portuguesa – diversos espaços
5 a 7 de maio

A convite do Museu da Língua Portuguesa, o diretor de cinema e teatro Felipe Hirsch propõe uma programação especial para a sexta edição do Dia Internacional da Língua Portuguesa, que acontece de forma presencial e pelas redes do museu. A partir de
irradiações de sua aclamada peça “Língua Brasileira”, Felipe apresenta uma série de atrações que levam música, conversas e performances ao museu. A programação ainda contará com a abertura de instalação infanto-juvenil "O Conto da Ilha
desconhecida" com Pia Fraus, no dia 07 de maio às 11h.


BIRICAR
11h às 13h, Museu da Língua Portuguesa (presencial), Saguão B e calçada
11 a 25 de maio

O coletivo Birico Arte ocupa o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa a cada 15 dias por meio do projeto Biricar. Trata-se de mais uma ação artístico-pedagógica do Museu da Língua Portuguesa com grupos de sua vizinhança.
Grátis


DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS – VISITA INTEGRADA MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E PINACOTECA - MÓDULO VÍDEO: A PAISAGEM COMO POESIA, PALAVRA E IMAGEM

Horário a definir, Virtual

Lançamento de vídeo visita concebida em parceria com a Pinacoteca marcando o Dia
Internacional dos Museus.
Grátis


VISITA EDUCATIVA À EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA + OFICINA DE
ATIVAÇÃO

12 de maio, das 09 às 11h e 19 de maio, das 14h às 16h - Sonhei em português!, Foyer, Dispersão da
Praça da Língua (presencial)
Evento fechado do núcleo de Articulação Social

Visita educativa à mostra "Sonhei em português!, em parceria com a Associação Multiplicando Esperança (AME+), que atende crianças imigrantes ou filhas de imigrantes. E a realização de oficina de criação de bandeiras com a artista Carmem Garcia (A4 Mãos Zine).


PLATAFORMA CONEXÕES - AS OBSCÊNICAS

18 de maio, das 12 às 18h, Estação da Luz, Saguão do CTPM

O Plataforma Conexões contemplou artistas solo, grupos ou cooperados iniciantes que realizam trabalhos em diversas áreas da cultura. Os oito projetos selecionados trazem um olhar sensível e diverso sobre o tema proposto ‘Travessias pela Cidade’ nas linguagens da música, teatro e literatura. A primeira apresentação será de uma fanfarra de mulher (a única fanfarra feminina da cidade de SP). “As Obscênicas” é uma referência ao livro “Obscénica: contos eróticos egrotescos” da escritora Hilda Hilst. A ideia é de celebração pelas vidas das mulheres, que fala das pautas feministas em meio a um ambiente social que mata e criminaliza o feminino.
Grátis


SARAU LÍNGUA AFIADA - SÉRGIO VAZ E CONVIDADOS

21 de maio, das 12 às 14h, Estação da Luz, Saguão do CTPM

O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz volta ao MLP e comanda o Sarau Língua Afiada. “O microfone vai estar aberto para quem quiser falar a sua poesia”, avisa Vaz, criador do Sarau da Cooperifa, um dos mais importantes saraus da periferia
paulistana. O evento é uma ótima oportunidade para quem tem um texto guardado na gaveta e deseja mostrá-lo para um público, bem como para conhecer novos artistas. Nesta edição Vaz traz os convidados Dj Zeca e Sarau Elo da Corrente.
Grátis


ESTAÇÃO FAMÍLIAS: ARPILLEIRAS
22 de maio, das 10h30 às 12h30, Museu da Língua Portuguesa, Saguão Oeste

O educativo do Museu da Língua Portuguesa convida famílias e quem mais quiser participar a construir uma arpillera coletiva.
As arpilleras são bordados feito com retalhos de tecidos e são símbolo da resistência feminina em alguns países da América Latina. Fazer uma Arpillera é contar histórias, construir memórias e também denunciar desigualdades.
Grátis


ENCONTRO COM VIZINHOS
25 de maio, das 14h às 16h, local a definir

Encontro com articuladores, artistas, ativistas e lideranças do território e seus equipamentos.
Inscrições via formulário a ser disponibilizado.


NA PONTA DA LÍNGUA
27 de maio, das 12h30 às 13h30, Museu da Língua Portuguesa, Saguão Central da CPTM

O Educativo do Museu da Língua Portuguesa vai ao saguão central realizar jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa, cultura popular e outras curiosidades com o público que circula pela Estação da Luz. Dessa forma, a parceria entre o SESC e o Museu da Língua Portuguesa para a desenvolvimento deste projeto representa uma oportunidade de sinergia entre duas renomadas instituições culturais brasileiras para proporcionar uma experiência única para o grande público durante a efeméride e, posteriormente, com a produção de uma obra audiovisual inédita.
Grátis

ATIVIDADES RECORRENTES

VISITA EDUCATIVA PARA GRUPOS
Terça a Sexta, às 9h,10h, 13h30 ou 15h, presencial

Ideal para escolas e instituições. As visitas têm duração de uma hora e meia e acontecem com o acompanhamento dos educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa.
Necessário agendamento prévio: [email protected] | Tel 4470 -1515 (ramal 1014)
Grátis


HOJE NOSSO PAPO É
Terça a Sexta, às 11h30 e 15h30, online

O Programa Educativo do Museu da Língua Portuguesa oferece encontros virtuais com temáticas relacionadas à língua portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Os encontros acontecem em formato de bate-papo, com duração de 45 minutos e ocorrem durante o horário escolar. “Hoje nosso papo é...” possui caráter lúdico e convida o público a compartilhar histórias e conhecimentos sobre a língua portuguesa por meio de jogos e dinâmicas que fazem uso de elementos culturais e linguísticos do Brasil e dos países que têm o português como língua de comunicação.
Necessário agendamento prévio: [email protected] Tel 4470 -1515 (ramal 1014)
Grátis


VISITAS TEMÁTICAS ÀS EXPOSIÇÕES
Sábados e domingos, das 10h e 13h, Museu da Língua Portuguesa (presencial)

Ideal para visitantes espontâneos que gostariam de conhecer perspectivas específicas das nossas exposições a partir de mediações com os educadores. Tem cerca de 1 hora de duração, 10 vagas e não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada.
Grátis


VISITA AO PRÉDIO DA ESTAÇÃO DA LUZ
Sábados e domingos, das 11h e 15h, Museu da Língua Portuguesa (presencial)

Para visitantes espontâneos que desejam se aprofundar na história e características da Estação da Luz. A visita é mediada pelos educadores e educadoras do MLP e tem cerca de 1 hora de duração. Ao longo da visita os participantes poderão percorrer a gare da Estação da Luz e a ala histórica do museu, com término no terraço Paulo Mendes da Rocha, uma das novidades pós-reconstrução e restauração do espaço. 10 vagas e não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada.
Grátis


ESTAÇÃO FAMÍLIAS
Domingos, das 10h30 às 12h30, Museu da Língua Portuguesa, no Saguão B (presencial)

O MLP convida as famílias para atividades educativas e lúdicas a todas as idades. É um programa de incentivo à leitura e de estímulo a visitas em família a museus e espaços culturais, que proporciona atividades lúdicas para serem compartilhadas em família, mesclando lazer a diversas formas de leitura.
Grátis

* Programação sujeita a alterações


SERVIÇO

Endereço: Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos: R$20 Inteira | R$10 Meia
*crianças até 7 anos não pagam
**entrada gratuita para todos aos sábados

Por Amanda Matos

Atualizado em 12 Mai 2022.