Guia da Semana

A programação online e gratuita de setembro está pra lá de incrível. Mostra de cinema, shows de música, debates, palestras e festivais culturais são alguns dos eventos virtuais que ocorrem durante o nono mês do ano.

Para você não perder nenhuma atração bacana, o Guia da Semana separou o melhor da programação online e virtual do mês de setembro. Confira:


► FLI - Festival Literário de Iguape

Foto: Júia Rodrigues/Divulgação (via assessoria - Poesis Gestão Cultural)

Entre os dias 7 e 20 de setembro, acontece o Festival Literário de Iguape, com o tema “Pausa para o agora”, que vai nortear os encontros, performances artísticas e experiências. Entre os convidados da 8ª edição do FLI estão Gilberto Gil, Amara Moira, Ailton Krenak, Emicida, Preta Rara, Jerá Guarani, Siba, Tiganá Santana, Marcelo D'Salete e Raull Santiago. O festival gratuito será virtual neste ano, via Instagram, Facebook e YouTube.

Quando: de 7 a 20 de setembro
Onde: Instagram, Facebook e YouTube
Quanto: gratuito

► Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Realizada pelo Instituto da Cultura Árabe - ICArabe, com parceria do Sesc São Paulo, o festival ocorre de 28 de agosto a 27 de setembro, pelo site do evento e na plataforma Sesc Digital. O festival será realizado totalmente em formato online e trará quatro filmes inéditos no Brasil. Além disso, a programação conta com uma seleção especial dos destaques da mostra. Na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, quatro filmes da mostra estreiam sempre às segundas-feiras, a partir de 31 de agosto, e ficam disponíveis por uma semana.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 28 de agosto a 27 de setembro
Onde: sescsp.org.br/cinemaemcasa
Quanto: gratuito


► 46º Festival Sesc Melhores Filmes

Filme "Border" | Foto: Divulgação (via assessoria do CineSesc)

O 46º Festival Sesc Melhores Filmes continua nesta edição especial online. Foram disponibilizados os filmes mais votados pelo público e pela crítica, assim, o público pode ver e rever gratuitamente filmes incríveis como o polonês "Guerra Fria", de Paweł Pawlikowski; o dinamarquês "Rainha de Copas", de May el-Toukhy; o sueco "Border", de Ali Abbasi; e o "Cine São Paulo", de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli. Os filmes ficam disponíveis na plataforma do Sesc Digital até 20 de setembro.

Quando: até 20 de setembro
Onde: sescsp.org.br/cinemaemcasa
Quanto: gratuito


► Cinema Na Rede: "Telê Santana - Meio Século De Futebol Arte"

No dia 12 de setembro, o Museu do Futebol exibe o documentário "Telê Santana - Meio Século de Futebol Arte" no Cinema na Rede. Porém, antes da exibição do longa, haverá um bate-papo com a diretora Ana Carla Portela, jornalistas e ex-jogadores sobre a trajetória de Telê Santana - a partir das 20h. Depois, às 21h30, o público poderá conferir à produção no canal do YouTube e Facebook do Museu do Futebol.

Telê Santana da Silva é a personificação do estilo de jogo que pregava o futebol-arte. Dentro das quatro linhas do campo, como jogador ou técnico, Telê encantou torcedores e adversários de todos os clubes pelos quais passou, desde o início com as glórias no Fluminense, onde se tornou o “Fio de Esperança” até a formação da inesquecível seleção brasileira de 1982 e aos onze títulos – incluindo Libertadores da América e Mundiais Interclubes – pelo São Paulo Futebol Clube.

Quando: 12 de setembro, a partir das 20h
Onde: youtube.com/museudofutebolspaulo | facebook.com/museudofutebol
Quanto: gratuito


► Arte da Palavra 2020

Até dezembro, segue a programação do Arte da Palavra 2020, em sua 4ª edição com uma versão inédita. O projeto conta com uma programação online, reunindo performances artísticas e oficinas de criação. Serão 40 escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias e outros artistas da palavra em apresentações virtuais gratuitas. O público pode conferir a iniciativa pelo Facebook do Arte da Palavra.

Quando: de 1º de setembro a dezembro
Onde: Facebook Arte da Palavra
Quanto: gratuito


► BAphoto Live

Obra "Sufocamento", de Pedro David | Foto: Pedro David (via assessoria - Agência Guanabara)

Ao todo, sete galerias de arte brasileiras participam da BAphoto Live, a versão digital da feira de arte de Buenos Aires, que ocorre até 15 de setembro. As galerias Aura, Luciana Brito, Janaina Torres, Karla Osorio, Luisa Strina, Mamute e Múltiplo Espaço Arte estão entre os 60 expositores que terão suas obras disponíveis na plataforma do evento.

Quando: de 1 a 15 de setembro
Onde: BAphoto
Quanto: gratuito


► Contação de história - Museus Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida

Nos dias 10 e 11 de setembro, os museus Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida vão promover contações de histórias online. No dia 10, às 16h30, está marcada a contação de “Lendas Nordestinas”: a educadora Fernanda Mazete, motivada pelos estudos etnográficos de Mário de Andrade, trará algumas histórias populares que estão enraizadas na cultura tradicional nordestina. Já no dia 11, também às 16h30, Maryangela Barbieri fará a leitura de trechos do livro “O Sonho de Marina”, do poeta Guilherme de Almeida, e também vai propor uma atividade para os pequenos.

Quando: dias 10 e 11 de setembro, 16h30
Onde: Casa Mário de Andrade (Facebook/Youtube) e Casa Guilherme de Almeida (Facebook/YouTube)


► ENTRETODOS 13 - Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos

O Entretodos-13 Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos ocorre de 13 a 19 de setembro, de forma gratuita e com transmissão exclusiva pela plataforma SPCINEPLAY, diretamente no site do Festival. A curadoria do evento selecionou filmes curtos que promovem o debate sobre direitos humanos como participação social, direito à moradia, à vida, à igualdade social, à orientação sexual, processos migratórios, entre outros.

O Festival também conta com o CineClube Entretodos: semanalmente, a curadoria disponibiliza gratuitamente um filme com destaque para temáticas atuais. Toda quarta-feira, às 20hs, é realizado um bate-papo ao vivo com convidados no Instagram do Festival. O público ainda pode ouvir o podcast que aborda questões relacionadas aos direitos humanos.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 13 a 19 de setembro
Onde: entretodos.com.br / Instagram
Quanto: gratuito


► Mostra de Cinemas Africanos

Entre os meses de setembro e novembro, a Mostra de Cinemas Africanos apresenta a nova edição do Cine África com vários títulos de ficção e documentários. O projeto online e gratuito traz 12 sessões (10 longas e dois programas de curtas), todos legendados em português, com filmes de destaque de Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão, além de outras atividades. As exibições serão realizadas no site da plataforma Sesc Digital.

Todas as quintas, a partir de 10 de setembro, a mostra estreia um filme novo, que ficará disponível por uma semana na plataforma, acompanhado de uma entrevista exclusiva com seu diretor ou diretora. Também está previsto o curso “Cinemas Africanos: trajetórias e perspectivas”, com duração de três meses, e o lançamento de um e-book ao final. Inscrições aqui.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 10 de setembro a 2 de dezembro
Onde: Cinema #emcasacomsesc
Quanto: gratuito


9ª Mostra Ecofalante de Cinema

De 12 de agosto a 20 de setembro, a Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 9ª edição de forma totalmente online e gratuita. A programação do evento dedicado às temáticas socioambientais reúne 98 títulos de 24 países, muitos deles inéditos no Brasil. A grade de programação terá novidades diárias, com até 11 diferentes sessões por dia. Ao longo das seis semanas do evento os títulos ficam disponíveis sempre às 15h, por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um. Além das exibições, você também pode conferir as palestras e bate-papos online.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 12 de agosto a 20 de setembro
Onde: ecofalante.org.br
Quanto: gratuito


► 12° In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical

Filme "Porfírio do Amaral: a verdade sobre o samba" | Foto: Divulgação (via assessoria - ATTi Comunicação e Ideias)

O 12° In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical ocorre de 9 a 20 de setembro. Com mais de 60 filmes nacionais e internacionais, o evento será pela primeira vez online, com acesso em todo território nacional. No Panorama Brasileiro, o festival apresenta títulos com personagens como Dorival Caymmi, Pitty, Arto Lindsay, a escola de Samba Mangueira, entre outros. A programação poderá ser acessada pela plataforma do festival br.in-edit.org e também através de plataformas parceiras (Sesc Digital e Spcine Play), a R$ 3,00 e gratuitamente.

Quando: de 9 a 20 de setembro
Onde: In-Edit Brasil
Quanto: gratuito (parte da programação)


► Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Realizada pelo Instituto da Cultura Árabe - ICArabe, com parceria do Sesc São Paulo, o festival ocorre de 28 de agosto a 27 de setembro, pelo site do evento e na plataforma Sesc Digital. O festival será realizado totalmente em formato online e trará quatro filmes inéditos no Brasil. Além disso, a programação conta com uma seleção especial dos destaques da mostra. Na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, quatro filmes da mostra estreiam sempre às segundas-feiras, a partir de 31 de agosto, e ficam disponíveis por uma semana.

Confira a programação completa aqui!

Quando: de 28 de agosto a 27 de setembro
Onde: sescsp.org.br/cinemaemcasa
Quanto: gratuito


► Festival FARO

O programa de rádio FARO, transmitido semanalmente na MOOD FM (104.5 FM) e comandado pela jornalista Fabiane Pereira, traz Anderson Primo, Caio Prado, Caru, Luciane Dom, Julia Mestre, Mariana Volker, Marina Íris, Pietá, Troá e Victor Mus para o line up de seu festival virtual. A sétima edição do evento acontece entre os dias 14 e 18 de setembro.

Quando: 14 a 18 de setembro
Onde: Facebook e Youtube
Quanto: gratuito


► Semana do Krav Maga

Entre os dias 7 e 13 de setembro, a Federação Sul Americana de Krav Maga vai ensinar em encontros virtuais o Krav Maga, modalidade de defesa pessoal israelense.

Quando: de 7 a 13 de setembro
Onde: Semana do Krav Magá
Quanto: gratuito


► 5ª Edição da Mostra de Cinema Negro de Sergipe

O Videocamp disponibiliza, de 03 a 30 de setembro, as obras da 5ª Edição da Mostra de Cinema Negro de Sergipe (EGBÉ), que traz uma programação online de filmes e debates. Para assistir, basta se cadastrar na plataforma. No momento da sessão, será necessário apenas fazer o login. Já os debates serão realizados nas redes sociais da Mostra.

Quando: de 3 a 30 de setembro
Onde: Videocamp / Youtube
Quanto: gratuito

Atualizado em 11 Set 2020.