Guia da Semana

A programação online para o Dia das Crianças 2020 está incrível. De lives e contação de histórias a livros gratuitos, música, teatro e cinema, as atividades especiais para os pequenos prometem agradar a todos.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação online para o Dia das Crianças 2020. Confira:


► JORNADAS DE OUTUBRO

A programação da EAV Parque Lage para o fim de semana das crianças e o feriado do dia 12 integra a 5ª edição das Jornadas de Outubro, projeto voltado às crianças. Nos dias 10 e 11, haverá uma atividade online, através do whatsapp da EAV: o projeto de experimentação sonora ‘O Grande Ruído Misterioso’, com três professores-artistas. Já no dia 12, o professor de pintura Bernardo Magina fará uma ocupação artística no palacete, instalando três painéis pintados em homenagem a Cosme, Damião e Doum.

Quando: dias 10, 11 e 12 de outubro, às 9h às 17h
Onde: inscrições aqui


► FESTIVAL DE MÚSICA INFANTIL PEIXE-BOI

O Festival de Música Infantil Peixe-Boi chega à sua 4ª edição com estreia no dia 12 de outubro e término no fim do mês de dezembro. O evento apresenta trabalhos em vídeo de 10 artistas ou grupos atuantes no universo da música infantil. Entre eles, estão o Grupo Girasonhos, Lili Flor & Paulo Pixu, Paulo Bira/Brasileirinhos, Meu Pequeno Coração Caipira, entre outros.

Quando: a partir do dia 12 de outubro
Onde: Youtube


► E-BOOKS INFANTIS GRATUITOS

O Skeelo, plataforma de e-books, disponibilizou gratuitamente mais de 10 livros clássicos infantis para ler no smartphone ou tablet. A iniciativa é um convite tanto para o público infantil desenvolver o hábito da leitura como para os mediadores que gostam de separar um momento para ler histórias junto com os pequenos. Entre as opções disponíveis estão “Memórias da Emília”, “O Saci”, “Fábulas” e “Caçadas de Pedrinho”. Para acessar os livros gratuitamente, o leitor deve acessar a plataforma do Skeelo, disponível para Android e iOS.

Onde: confira aqui


► LIVE CIA. DOIS PALITOS

O Shopping Jaraguá, Cia Dois Palitos e Parque Vivo apresentam uma live para arrecadação de fundos para a campanha Apoio ao Raul. O evento será recheado de músicas infantis que evocam as emoções e a memória afetiva, tudo isso em um formato cheio de brincadeiras e experiências rítmicas inusitadas.

Quando: dia 12 de outubro, às 10h
Onde: Facebook do Shopping Jaraguá, Cia Dois Palitos e Parque Vivo


► LIVE COM GISELA DE CASTRO

No dia 12, às 18h, Gisela de Castro, autora de “Um voo sobre as capitais brasileiras” – livro voltado para a garotada que une poesia e geografia –, vai contar histórias numa live simultânea no Facebook (@atrizgiseladecastro) e no Instagram (@decastrogisela) com direito a sorteio de exemplares dos livros "Um voo sobre as capitais brasileiras” e “A asa da borboleta e outras sutilezas", ambos de sua editora Zucca Books.

Quando: dia 12 às 18h
Onde: Facebook (@gisela.decastro.5ro) e Instagram (@decastrogisela)


► MUSEU DO PORTINARI

No dia 12, haverá uma contação de histórias nas redes. Os educadores do Museu narrarão os encantos, os sonhos e os medos que fizeram parte da infância do pintor Portinari. Na terça-feira (13), as redes do equipamento compartilharão um vídeo do programa "Cultura é Currículo", de 2010. Foram 41 vídeos de instituições culturais e locais históricos visitados pelos alunos dentro do projeto "Lugares de Aprender", sendo 32 filmes de espaços localizados no interior do Estado de São Paulo e outros nove situados na capital. A apresentação do Museu Casa de Portinari ficará por conta de dois adolescentes que fizeram um passeio pelo local e por Brodowski.

Quando: 12 e 13 de outubro
Onde: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok - @museucasadeportinari


► SESC SÃO PAULO

As atividades começam no dia 12 de outubro, às 10h, com ‘Brincando de Ginástica’, ao vivo, no Instagram @esportesescsp. Na sequência, a série ‘Crianças #EmCasaComSesc’ apresenta uma sessão extra, ao meio-dia, com a Companhia do Polvo. O grupo sobe no palco da unidade 24 de Maio, sem público, para a transmissão ao vivo do espetáculo "Telhado de Ninguém", que será exibido pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo.

Dando sequência à programação, às 15h, acontece o lançamento do primeiro episódio da websérie “Perambular e Brincar” na plataforma do Sesc Digital. Inspirada na exposição “Perambular”, que reúne brinquedos, palavras e coisas que perambulam entre o Brasil, Portugal e o Atlântico, a websérie traduz a pesquisa dos escritores Selma Maria e José Santos pelas infâncias brasileiras e portuguesas.

Serviço:
12/10
10h: Brincando de Ginástica ao vivo no Instagram @esportesescsp
12h: Companhia do Polvo em Telhado de Ninguém - do palco do Sesc 24 de Maio. Transmissão via Instagram Sesc ao Vivo e YouTube do Sesc SP.
15h: lançamento de Brinquedo-Movimento, primeiro episódio da websérie Perambular e Brincar. Exibição na plataforma do Sesc Digital.


► LIVE DIA DAS CRIANÇAS COM A LIGA DA ALEGRIA

No dia 12, a partir das 15h, o grupo realiza diretamente do Plaza Shopping de Carapicuíba uma grande live com danças, mágicas, brincadeiras e muito humor. Com apoio do Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo), o evento terá participação do renomado mágico e ilusionista Ossamá Sato e do personagem Chiquinho HB. A transmissão acontecerá através do YouTube e do Facebook da Liga da Alegria.

Quando: dia 12, às 15h
Onde: Youtube e Facebook da Liga da Alegria


► VIVO BRINCAR

A Vivo está promovendo uma atividade bem legal para o Dia das Crianças e promete resgatar clássicos da literatura infantil, contados por grandes nomes do teatro. Serão nove contos, exibidos de hora em hora, a partir das 10h do dia 12 de outubro, na plataforma @Vivo.Cultura, no Instagram.

Na programação, a peça "O Patinho Feio" será narrado pelo ator Cássio Scapin (às 10h); "A Abóbora Menina" por Amanda Acosta (às 11h); "A Nova Roupa do Rei" por Luciana Carnieli (às 12h); "O Menino que Gritava Lobo" por Olívia Araújo (às 13h); "A Cigarra e a Formiga" por Elias Andreato (às 14h); "Chapeuzinho Vermelho" por Sienna Belle (às 15h); "Pinocchio" por Clara Carvalho (às 16h); "Meninas Guerreiras" por Ana Cecília Costa (às 17h); e "João e o Pé de Feijão" por Fortuna (às 18h).

Quando: dia 12 de outubro, a partir das 10h
Onde: @Vivo.Cultura no Instagram


► LIVE PARA UMA CRIANÇA DO ITAÚ

Em comemoração dos 10 anos do projeto “Leia para uma criança”, do Itaú Unibanco, o mês de outubro será presenteado com o projeto “Live para uma criança”, em que famosos leem textos infantis para o público online. São nomes como Gilberto Gil, Gaby Amarantos e Drauzio Varella, que lerão livros para as crianças e comentarão temas atuais como saúde, meio ambiente e empatia. A live ocorre todos os sábados, às 16h.

Quando: todos os sábados, às 16h
Onde: Facebook e YouTube do Itaú Unibanco


► MÊS DAS CRIANÇAS DAS FÁBRICAS DE CULTURA

No mês de outubro, as Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha promovem uma programação online especial voltada para o público infantil. São atividades envolvendo música, teatro, cinema e literatura.

Confira a programação:

A QUARENTENA DA PERSPECTIVA DE UMA CRIANÇA COM MOSHOOD BALOGUN
Música
12/10 - segunda-feira - 16h às 16h30
Plataforma: YouTube


FESTIVAL PEQUENO GRANDES ARTISTAS COM KAIK PEREIRA
Cinema
14/10 - quarta-feira - às 14h30
Plataforma: IGTV/ Instagram


FESTIVAL PEQUENOS GRANDES ARTISTAS COM FERNANDA RIBEIRO
Cinema
22/10 - quinta-feira - 18h às 18h30
Plataforma: IGTV/ Instagram


NA COMPANHIA DE HÍBRIDA COM PEQUENOS ARTISTAS
Vídeo
15/10 - quinta-feira - 14h
Plataforma: IGTV/ Instagram


NOS BASTIDORES DA LONA
Teatro
16/10 - sexta-feira - 16h às 16h30
Plataforma: Facebook


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA "VER DE OUTRAS MANEIRAS"
Teatro
17/10 - sábado - 15h
Plataforma: YouTube


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA "OS SONHOS DO REI" COM A PALHAÇA TRANCINHA
Teatro
Dia 24/10 - sábado - 16h
Plataforma: Facebook


SARAU DO CAPÃO "SÓ PARA BAIXINHOS"
Literatura
24/10 - sábado - 18h às 19h
Plataforma: Facebook


GRUPO JEQUITIRANABOIA
Música
31/10 - sábado às 18h
Plataforma: YouTube

Por Lidia Capitani

Atualizado em 12 Out 2020.