Guia da Semana

Já está rolando em São Paulo mais uma edição da Festa da Francofonia, que celebra e difunde as culturas dos países de língua francesa com uma programação recheada de música, cinema, arte e gastronomia. As atrações acontecem em diversos pontos da cidade até o dia 8 de abril - muitas com entrada gratuita. Confira aqui a programação completa. ;)

Entre os destaques, está a tradicional "Mostra de Cinema da Francofonia", que levará ao Sesc Vila Mariana, a partir do dia 24 de março, oito filmes que discutem diferenças e semelhanças entre culturas. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Outra atração imperdível é a sessão de autógrafos com Delphine Coulin. O evento gratuito acontece no dia 21, a partir das 18h30, na Cinemateca Brasileira, onde a diretora e roteirista participará de uma sessão ao ar livre de "Samba", cujo roteiro foi adaptado a partir de um de seus livro.

Aos amantes do teatro, o festival preparou uma programação com peças, leituras cênicas, saraus e bate-papo com artistas convidados, que acontecem nos teatros Eva Herz e Aliança Francesa. No quesito música, o festival convidou quatro artistas para diversos shows espalhados pela cidade. O destaque vai para a apresentação da francesa ZAZ, que se apresenta no dia 2 de abril, às 21h, no Espaço das Américas. Os ingressos custam a partir de R$ 90 - clique aqui para comprar.

A arte também tem vez com a exposição "Kabadio Ritos e Rituais - memórias de uma aldeia no sul do Senegal", que fica em cartaz Aliança Francesa Faria Lima, entre os dias 21 de março e 30 de abril. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A gastronomia francesa será celebrada na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, com receitas e degustação de cerveja. No dia 28, às 19h30, a chef Simone Gomes falará sobre a cozinha de Senegal e Marrocos em evento gratuito e sujeito à lotação. Já no dia 30, o local armará uma degustação de cervejas, a partir das 13h30 - a entrada também é gratuita e sujeita à lotação.

10 filmes franceses atuais que você precisa assistir

Saiba quais são as produções recentes do país que você não pode perder!

9 Filmes franceses que você vai gostar de ver na Netflix

Confira o melhor do cinema francês em cartaz no canal

Festival exibe filmes franceses online gratuitamente

My French Film Festival disponibiliza títulos inéditos até 17 de fevereiro

Atualizado em 16 Mar 2017.